Questão 1
A vitamina K, encontrada na couve-flor, no espinafre e no fígado, é uma substância essencial para os processos de coagulação sanguínea. De acordo com a sua estrutura esquematizada a seguir, a massa molar (em g/mol) e o número de átomos de carbono terciário são, respectivamente,
Dados: M(C) = ; ; .
e .
e .
e .
e .
- e .
Questão 2
O hidrocarboneto que apresenta todos os átomos de carbono com orientação espacial tetraédrica é o:
Questão 3
As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o Nanokid, representado na figura a seguir.
Questão 4
“O Ministério da Saúde adverte: fumar pode causar câncer de pulmão.”
Um dos responsáveis por esse mal causado pelo cigarro é o alcatrão, que corresponde a uma mistura de substâncias aromáticas, entre elas benzeno, naftaleno e antraceno.
As fórmulas moleculares dos três hidrocarbonetos citados são, respectivamente,
.
Questão 5
Observe a fórmula estrutural simplificada do composto a seguir.
Com relação a esse composto policíclico, assinale a alternativa correta.
Contém somente átomos de carbono terciários.
Sua fórmula molecular é .
Os átomos de carbono de números e apresentam geometria trigonal plana.
Contém átomos de carbono primários.
Todos os carbonos da estrutura apresentam hibridação .
Questão 6
O ácido acetilsalicílico (AAS) é uma substância utilizada como fármaco analgésico no alívio das dores de cabeça. A figura a seguir é a representação estrutural da molécula do AAS.
Considerando-se essa representação, é correto afirmar que a fórmula molecular do AAS é
.
.
.
.
Questão 7
Observe os compostos a seguir e marque a alternativa correta.
O composto III apresenta seis ligações sigma e duas pi.
O composto II apresenta duas ligações pi e seis ligações sigma.
O composto I apresenta dez ligações sigma e três ligações pi.
No composto I, os átomos de carbono apresentam hibridização .
No composto III, os átomos de carbono apresentam hibridização .
Questão 8
Na estrutura a seguir, as quantidades de carbonos primário, secundário, terciário e quaternário são, respectivamente,
, , e .
, , e .
, , e .
, , e .
, , e .
Questão 9
O composto
Apresenta uma cadeia que pode ser classificada como
alicíclica, normal, heterogênea e saturada.
alicíclica, ramificada, homogênea e saturada.
alifática, ramificada, homogênea e insaturada.
alifática, ramificada, heterogênea e insaturada.
alifática, normal, homogênea e saturada.
Questão 10
Na fabricação de tecidos de algodão, a adição de compostos do tipo N-haloamina confere a eles propriedades biocidas, matando até bactérias que produzem mau cheiro. O grande responsável por tal efeito é o cloro presente nesses compostos.
A cadeia carbônica da N-haloamina representada pode ser classificada como
homocíclica, saturada e normal.
heterocíclica, insaturada e normal.
heterocíclica, saturada e ramificada.
homocíclica, insaturada e ramificada.
homocíclica, insaturada e polinuclear.
Questão 11
O hidrocarboneto que apresenta a menor cadeia carbônica aberta, saturada e ramificada tem fórmula molecular
Questão 12
O limoneno é um composto orgânico natural existente na casca do limão e da laranja. Sua molécula está representada a seguir.
Sobre essa molécula, é correto afirmar que
é aromática.
apresenta fórmula molecular .
possui cadeia carbônica insaturada, mista e homogênea.
apresenta dois carbonos quaternários.
possui somente duas ligações duplas e oito ligações simples.
Questão 13
Carne frita na frigideira pode aumentar risco de câncer de próstata
Um estudo norte-americano publicado nesta semana relaciona o câncer de próstata ao consumo de carne feita na frigideira. Para os homens que consomem muita carne vermelha frita dessa maneira, o risco pode ser até 40% maior. No entanto, a relação existe também para a carne de frango.
Os cientistas não sabem explicar por que a frigideira transformaria a carne em um potencial alimento cancerígeno, mas têm uma hipótese. Deixar a carne em temperaturas muito altas por longos períodos de tempo pode levar à formação dos chamados "aminos heterocíclicos", substâncias que podem alterar o DNA das nossas células – e isso pode dar origem a tumores.
CARNE frita na frigideira pode aumentar risco de câncer de próstata. G1, São Paulo, 17 ago. 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 4 fev. 2016 (adaptado).
2-amino-3-metilimidazol[4,5-f]quinolina
(Amino heterocíclico encontrado em carnes fritas)
Com base no texto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que os aminos heterocíclicos são compostos
formados a partir da carne feita na frigideira, ocasionando o câncer na próstata, doença rara e que não configura preocupação para a saúde pública.
encontrados apenas em carne vermelha, portanto não há relação do câncer de próstata com o consumo de carne branca como a do frango.
originados pelos maus hábitos dos pacientes e podem levar à formação do câncer na garganta, com inchaço e febre excessiva.
classificados como orgânicos e sua cadeia carbônica é heterocíclica, ramificada, polinuclear condensada e insaturada.
utilizados na conservação da carne, sendo os conservantes os principais responsáveis pela sua formação.
Questão 14
Observe a seguir a fórmula do ácido acetilsalicílico, um analgésico de diversos nomes comerciais (AAS, Aspirina, Buferin e outros).
Esse composto apresenta cadeia carbônica
acíclica, heterogênea, saturada e ramificada.
mista, heterogênea, insaturada e aromática.
mista, homogênea, saturada e alicíclica.
aberta, heterogênea, saturada e aromática.
mista, homogênea, insaturada e aromática.
Questão 15
Dados os compostos a seguir.
Assinale a alternativa correta.
B é um aldeído saturado.
A e B são compostos aromáticos.
A e B são compostos não aromáticos
O composto A apresenta aromaticidade.
O composto B é conhecido como anel aromático.
Proposta de redação: O valor do dinheiro
No ano de 1998, a Fundação Getúlio Vargas
apresentou como tema da redação de seu
vestibular a seguinte proposta:
Valor do dinheiro em nossa cultura
Desenvolva uma dissertação obedecendo
às instruções dadas abaixo:
- Escreva cerca de 30 linhas, manuscritas e legíveis;
- Escreva, obrigatoriamente, a tinta azul ou preta;
- Use a coletânea, mas não perca autoria de seu texto;
- Dê um título para seu texto.
Coletânea de textos
Texto 1
"Nossa cultura perdeu muito de seus
valores tradicionais. O dinheiro é a única coisa
que sobrou para estimular os desejos e as
aspirações da maioria das pessoas. O dinheiro
tomou o lugar ou entrou profundamente no mundo da
religião, do patriotismo, da arte, do amor e da ciência....
Os ricos e os pobres lutam por dinheiro por razões muito
diferentes. Mas quem é pobre entende algo sobre o dinheiro
que os ricos não entendem. E o contrário também é verdadeiro.
Os pobres sentem o poder do dinheiro na própria pele. Uma
pessoa rica freqüentemente sente isso nas suas emoções,
não no seu corpo. Quem é rico sabe que com dinheiro, muitas
vezes, você pode manipular, blefar, e fazer o que você quiser.
Mas até um certo ponto. Sabe interiormente que há algo essencial
na condição humana que o dinheiro não compra."
(JACOB NEEDLEMAN, entrevista à EXAME, edição 645, p.76).
Texto 2
Salário - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salário ou remuneração é o conjunto de vantagens habitualmente
atribuídas aos empregados, em contrapartida de serviços ao
empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades
próprias e da família.Segundo alguns juristas, a diferença entre
os termos salário e remuneração, está no fato do primeiro dizer
respeito apenas ao pagamento em dinheiro, e o segundo engloba
também as utilidades, como alimentação, moradia, vestuário, e
outras prestações in natura. Segundo legislação brasileira, salário
é o valor pago como contraprestação dos serviços prestados pelo
empregado, enquanto remuneração engloba este, mais outras
vantagens a título de gratificação ou adicionais.
Instruções finais
Nesta atividade, você deverá, obrigatoriamente, seguir a estrutura dada abaixo:
Título1º parágrafo: assunto + delimitação+ argumento 1 + argumento 2.
2º parágrafo: desenvolvimento do argumento 1.
4º parágrafo: expressão inicial + retomada do tema + considerações finais.
PRODUÇAO FINAL
Vanguardas Europeias
As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.
As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos. No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922. A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.
Contexto Histórico das Vanguardas Europeias
Com o advento da Revolução Industrial no século XIX e da Primeira Guerra Mundial no início do século XX, a sociedade passava por diversas transformações.Destacam-se os avanços tecnológicos, progressos industriais, descobertas científicas, dentre outros.
Nesse sentido, a arte demonstrou a necessidade de propor novas formas estéticas e de fruição artística, pautadas na realidade vigente. Dessa forma, os movimentos artísticos europeus surgidos no fervor dos ideais da época foram diretamente contra os ideais da guerra.
Os artistas utilizavam da ironia e da capacidade de “chocar” o público, a fim de despertar outras maneiras de apreciar e refletir sobre a vida. Por outro lado, um deles exaltou os avanços tecnológicos e o progresso, como é o caso do futurismo italiano.
Confira abaixo cada uma das vanguardas artísticas europeias, suas principais características, artistas e obras:
Expressionismo
Surgido em Dresden, na Alemanha, em 1905, o expressionismo foi um movimento artístico que teve origem com o grupo Die Brücke - que em português significa "A ponte".
Ernst Kirchner, Erich Heckel e Karl Schidt-Rottluff foram os artistas que se uniram para criar esse coletivo calcado na expressão dos sentimentos e emoções. Possuía um caráter deveras subjetivo, irracional, pessimista e trágico, justamente por enfatizar as mazelas e os problemas do ser humano.
Esse estilo de arte vem como uma oposição a outro movimento anterior, o impressionismo. O artista norueguês Edvard Munch pode ser considerado a grande inspiração do Die Brücke e precursor do expressionismo. Sua obra mais importante é O Grito (1893), uma das mais emblemáticas do pintor. Além dele, merece destaque o artista Van Gogh, que também influenciou profundamente o movimento.
Fauvismo
A dança (1910), de Matisse
O fauvismo foi um estilo de pintura baseado na intensidade cromática, simplificação das formas e utilização de cores puras, além de usá-las arbitrariamente, sem compromisso com as cores reais. Por conta dessas características, durante o Salão de Outono, alguns pintores desse movimento foram chamados pelos críticos de fauves ("os feras" em português). Alguns nomes importante do fauvismo são: André Derain, Maurice de Vlaminck, Othon Friesz e Henri Matisse, o mais conhecido.
Cubismo
Essa corrente artística teve como inspiração o trabalho do artista Cézanne
Futurismo
Velocidade do Automóvel (1913) de Giacomo Balla
O movimento futurista foi encabeçado pelo poeta italiano Filippo Marinetti no dia 20 de fevereiro de 1909. E no ano seguinte, diversos artistas lançam um Manifesto Futurista relacionado diretamente com a pintura.
Suas principais características eram a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso. Um dos expoentes da pintura futurista foi o artista italiano Giacomo Balla. Outros representantes são: Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Luigi Russolo e Gino Severini.
No Brasil, os ideais da Semana de Arte Moderna, que inauguraram o movimento modernista no país, sofreram grande influência do futurismo. Isso porque a rejeição ao passado, bem como o culto do futuro, propulsionaram as ideias modernistas.
Dadaísmo
A Fonte (1917), de Marcel Duchamp
O dadaísmo foi um movimento ilógico encabeçado por Tristan Tzara em 1916, que mais tarde ficou conhecido como o propulsor dos ideais surrealistas. Além dele, outros líderes do movimento foram: o poeta alemão Hugo Ball e o pintor, escultor e poeta franco-alemão Hans Arp. As principais características do dadaísmo são: a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e irracionalidade.
Sem dúvida, o pintor e escultor francês Marcel Duchamp foi uma das figuras mais emblemáticas do movimento dadaísta com seus objetos prontos (ready-made) que se afastam de sua função original. A Fonte é uma das obras mais representativas desse momento.
Surrealismo
A Persistência da Memória (1931) de Salvador Dalí
O surrealismo, liderado pelo artista André Breton, despontou em Paris em 1924.
Pautado no subconsciente, esse movimento era caracterizado por uma arte impulsiva, fantástica e onírica. Alguns artistas que merecem destaque são Giorgio de Chirico, Max Ernst, Joan Miró, René Magritte e Salvador Dalí.
A literatura e as artes plásticas brasileiras sofreram grande influência dessa vanguarda. Merecem destaque: o escritor Oswald de Andrade e os artistas plásticos Tarsila do Amaral, Ismael Nery e Cícero Dias.
Resumo das Vanguardas Europeias
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA/ LITERATURA
1. (UFPE-PE) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois:
a. ( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
b. ( ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
c. ( ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
d. ( ) O cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano.
b) V – V – V – F
c) V – V – F – F
d) V – F – V – F
2º) (UFPA- ADAPTADO)Repensando as Vanguardas Europeias, as ideias de Fellipo Marinetti influenciaram
muito os nossos autores. Dele, os escritores brasileiros seguiram:
a)a exacerbação do nacional e a sintaxe tradicional.
b)a paixão pela metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito.
c)a negação do passado e o uso de palavras em liberdade.
d)o conceito de felicidade na vida em contato com a natureza e a fé na razão e na ciência.
e)o gosto pelo psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.
3º)(UFPA) Em fevereiro de 1909, Marinetti publicou na Europa um manifesto cujas ideias desencadearam o:
a)Dadaísmo. b)Futurismo. c)Surrealismo. d)Romantismo. e)Simbolismo.
4º)O autor da tira a seguir utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para
representar a necessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.
Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi
adotado um procedimento semelhante é:
5º) Movimentos que procuram expressar as contradições desencadeadoras por mudanças, tanto ganhos como
derrotas, vividas na Era da Máquina:
( )Dadaísmo e Surrealismo
( )Vanguardas Europeias
( )Cubismo e Futurismo
( )Romantismo e Naturalismo
6º)
Os trechos acima são de um manifesto de 1919 ( o terceiro do movimento). Pelas ideias apresentadas, a que
movimento vanguardista europeu pertence?
7º)
Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna,
Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação: Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?
b) Vaso de flores
d) Nossa Senhora
OBSERVAÇÃO: Esta atividade pode ser respondida no caderno, tirar uma foto
com imagem boa para enviar. Mande sua atividade para o email
th.thais.souza@gmail.com ou no whatsapp.
Colégio Estadual Nova Esperança Data:___/___/2020
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série:3º ANO VESPERTINO
Professora: Thaís Souza
Assistam ao vídeo Semana de Arte Moderna - Minissérie " Um só coração" - e escrevam um texto contendo os principais aspectos que representaram a Semana de Arte Moderna.
Segue o link do vídeo:
Para mais estudos sobre a Semana de Arte Moderna, assistam ao segundo vídeo.
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Olá, estudantes!
Durante a quarentena não precisamos ficar sem estudar um pouco, não é? Podemos organizar um tempinho dedicado aos nossos estudos em casa, organizando os conteúdos, as atividades para fixarmos o que estudarmos e aquelas que precisamos repassar aos professores depois de prontas, de maneira que possamos aprender sem prejuízos. Então, vamos começar?
Iniciaremos nossos estudos com LITERATURA!
Até o 2º ano, vimos uma escola literária chamada Simbolismo, que representou uma reação contra a objetividade do período realista, reavivando o conceito de que a arte é mais fruto da inspiração que da técnica. Rompeu com os esquemas acadêmicos da época, prenunciando e preparando o Modernismo. A partir daí, veremos um sincretismo estético( mistura de vários estilos), dando início a um período na nossa literatura chamado de “Pré- Modernismo”(1900-1922).
Pré-Modernismo
(Brasil) - prosa, poesia, autores:
Período de transição entre as
estéticas do século XIX e o Modernismo, o Pré-Modernismo não constitui uma
estética literária, mas busca novo caminho para a literatura brasileira, usando
diversidade de temas e de abordagens. Seus temas voltam-se a questões sociais e
ao positivismo. Sua linguagem oscila entre rebuscamento e coloquialismo. O final do século
XIX e o início do século XX foi marcado pela ascensão do regime republicano e
por diversas manifestações populares que se opunham ao sistema político, bem
como combatiam as injustiças sociais, que foram deixadas de lado pelas
oligarquias cafeeiras que controlavam a máquina eleitoral.
Nesse contexto marcado por modificações nas cidades e, ao mesmo tempo, abatidas
por crises sociais que se estenderam também ao campo, resquícios de um processo
de abolição tardio e mal-executado, nasce o Pré-Modernismo. Um período
transitório na produção literária, no qual alguns autores, ainda não modernos,
buscavam inovar e romper com o passado.
Nesse
momento, os escritores assumem uma posição mais crítica em relação à sociedade
e aos modelos literários anteriores.Por isso, muitos escritores pré modernos
rompem com a linguagem formal do arcadismo e, além disso, exploram temas
históricos, políticos e econômicos. Isso porque o Brasil passava por momentos
como a República do café com leite e inúmeras revoltas (Revolta da Vacina,
Revolta da Chibata, Revolta da Armada, Revolta de Canudos).
Características do Pré-Modernismo:
Ruptura com o academicismo;
Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana;Linguagem coloquial, simples;
Exposição da realidade social brasileira;
Regionalismo e nacionalismo;
Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato;
Temas: fatos históricos, políticos, econômicos e sociais.
Com o que ficar atento?
Durante o Pré-Modernismo coexistiram tendências conservadoras e renovadoras,
por isso o período envolve grande diversidade de autores e gêneros, na prosa e
na poesia.
Prosa: aqui destacam-se três
autores: Euclides da Cunha (1866 - 1909), autor de Os Sertões, com seu estilo barroco, marcado pela interpretação
cientificista dos fatos; Lima Barreto (1881 - 1922), autor de Triste fim de Policarpo Quaresma, cuja
ficção traça um quadro fiel do cotidiano nos subúrbios do Rio de Janeiro; e
Monteiro Lobato (1882 - 1948), criador do Sítio
do Pica-pau Amarelo e do Jeca Tatu, que apresenta em suas obras a realidade
nacional despida de embelezamentos ufanistas.
Poesia: destaca-se Augusto dos Anjos
(1884 - 1914), que combina elementos parnasianos, simbolistas e expressionistas
a uma preocupação formal que demonstra certo exagero e deformação expressiva.
Euclides
da Cunha(1866-1909)
Euclides Rodrigues da Cunha foi um escritor, poeta,
ensaísta, jornalista, historiador, sociólogo, geógrafo, poeta e engenheiro
brasileiro. Ocupou a cadeira 7 na Academia Brasileira de Letras de 1903 a
1906.Publicou "Os Sertões: Campanha de Canudos" em 1902, a qual é
dividida em três partes: A Terra, o Homem, A Luta. A obra regionalista retrata
a vida do sertanejo. Publicou também a Guerra de Canudos (1896-1897) no
interior da Bahia.
Graça Aranha(1868-1931)
José Pereira da Graça Aranha foi um escritor e diplomata
maranhense. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e um dos
organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.Sua obra que merece destaque é
"Canaã" publicada em 1902. A obra aborda a migração alemã no estado
do Espírito Santo. Outras obras que merecem destaque: Malazarte (1914), A
Estética da Vida (1921) e Espírito Moderno (1925).
Monteiro
Lobato(1882-1948)
José Bento Renato Monteiro Lobato foi um escritor, editor,
ensaísta e tradutor brasileiro. Um dos mais influentes escritores do século XX,
Monteiro Lobato ficou muito conhecido por suas obras infantis de caráter
educativo, como por exemplo, a série de livros do Sítio do Picapau Amarelo.Em
1918 publica "Urupês" uma coletânea regionalista de contos e
crônicas. Já em 1919 publica "Cidades Mortas" livro de contos que
retrata a queda do Ciclo do Café.
Lima
Barreto(1881-1922)
Afonso Henriques de Lima Barreto, conhecido como Lima
Barreto, foi um escritor e jornalista brasileiro. Autor de uma obra crítica
veiculada aos temas sociais, o escritor rompe com o nacionalista ufanista e faz
críticas ao positivismo.Sua obra que merece destaque é o "Triste Fim de Policarpo Quaresma" escrito numa linguagem coloquial. Nela o autor faz
crítica à sociedade urbana da época.
Como
pode cair no ENEM?
A construção de um Brasil literário correspondente ao Brasil real - através da
aproximação entre literatura e realidade - foi uma das principais preocupações
dos Pré-Modernistas e pode ser explorada em questões sobre o panorama
histórico-cultural da época.
ATIVIDADE 01 : Sobre o contexto
histórico, período e autores.
1º)Que revoltas marcaram a história
do Brasil na última década do século XIX e nos princípios do século XX?
___________________________________________________________________________
2º)Que classe social era o sustentáculo do poder civil nas primeiras décadas da
República?
___________________________________________________________________________
3º)Qual era a situação da classe trabalhadora nas primeiras décadas da
República?
___________________________________________________________________________
4º)O que se entende por Pré- Modernismo?
___________________________________________________________________________
5º)Que fatos podem ser tomados para assinalar, didaticamente, os limites da literatura
pré-modernista?
___________________________________________________________________________
6º)O que se pode criticar em muitos escritores brasileiros do período
compreendido entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX?
___________________________________________________________________________
7º)Que autores se destacam no Pré-Modernismo brasileiro?
___________________________________________________________________________
OBSERVAÇÃO: Então, o que acharam? Nosso trabalho só está começando e não pode parar. Você pode responder às questões nesta atividade aqui e no seu caderno também. Depois de feita, envie o arquivo da atividade ou uma foto desta atividade no seu caderno para o email th.thais.souza@gmail.com. Mas não esqueça de sempre estar atento e seguir as orientações da professora, principalmente na realização das tarefas, ok?
Bom estudos!!
- ( ) As paisagens naturais, mais do que nunca, estãosofrendo uma incessante degradação causada pelahumanidade.
- ( ) Os terremotos são vibrações causadas, geralmente,pelo choque entre placas tectônicas que, como sabemos,deslocam-se lentamente, alguns centímetros por ano.
- ( ) O petróleo está presente nas bacias sedimentares,formadas pelo grande acúmulo de restos de organismosmarinhos.
- ( ) O Aquífero Guarani é o menor reservatório de águadoce da América do Sul, com 45 quatrilhões de litros.2ª) Sobre a formação geológica do território brasileiro,assinale a alternativa correta:a)O Brasil não apresenta dobramentos modernos,mas apresenta vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano.b) As províncias Mantiqueira, Borborema e Tocantinsresultam de processos orogenéticos ocorridos no Cenozóico.c) As camadas rochosas da bacia sedimentar do Paraná atestama ocorrência de extensos derrames vulcânicos durante a Pré-Cambriano.d) As províncias Guiana Meridional, Xingu e São Francisco figuramentre as principais bacias sedimentares brasileiras.e) A Serra do Mar foi formada pelo ciclo orogenético ocorrido no Quaternário.
- Mar de morros b) cuestas carbonáticas c) inselbergs
- Chapadas cristalinas e) coxilhas subtropicais.
- Redução do número de micro, pequenas e médias empresas,incorporadas pelos monopólios ou oligopólios.
- Aumento do número de empregados diretos na cadeiaprodutiva, com fortalecimento das reivindicações trabalhistase do movimento sindical.
- Redução da eficiência empresarial, com mais morosidade nasdecisões administrativas, com a contratação direta deprestadores de serviços.
- Substituição das relações formalizadas de emprego porrelações informais de compra e venda de serviços.
- Diminuição da participação, na economia, das atividadesde serviços (setor terciário), diretamente relacionadas aoprocesso de industrialização.2ª) União Europeia, Nafta, Mercosul, Apec, Pacto Andinosão alguns exemplos de blocos econômicos regionais definidospelo processo de integração econômica entre países.Na realidade , esses mercados internacionais constituem umdos caminhos ou etapas da globalização, da interdependênciacrescente de todos os países e povos do mundo, de umaampliação de mercados, entre outrosVESENTINI. J. W. Geografia: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo;ÁticaEm relação ao Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta),assinado em 1993, que representa a progressiva integração econômicaentre os EUA, o Canadá e o México, é correto afirmar que:a) Abriu, progressivamente, as fronteiras entre os países-membros,facilitando a livre circulação de mercadorias, serviços e mão deobra entre eles.b) Aproximou os padrões e os níveis de consumo da populaçãomexicana aos padrões e níveis de consumo das populaçõesestadunidenses e canadense.c) Desestruturou a agricultura mexicana . Com a criação dessebloco, os produtos agrícolas dos EUA (subsidiados, isentos deimpostos e vendidos a preços inferiores aos praticados nomercado interno mexicano) inundaram o México, provocandoo abandono de terras cultivadas, o desemprego de milharesde camponeses, a emigração de milhares de agricultores paraos EUA, a elevação das importações mexicanas de produtos agrícolas etc.d) Transformou o México no principal parceiro comercial do Canadá,que, dessa forma , deixou de ser o “quintal” do Reino Unido,com quem mantinha a maior parte de suas relaçõescomerciais antes do bloco.3ª) Sobre globalização e pobreza, assinale a afirmativa incorreta.a) Para garantir o mínimo de condições de sobrevivência aosindivíduos, os países ricos difundiram os princípios do estado debem-estar social.b) A ampliação da exclusão social pode estar vinculada aosprincípios neoliberais que foram incorporados em várias partes do mundo.c) O processo de globalização econômica e financeira ampliou adiferença entre ricos e pobres, além de provocar empobrecimentoda população, mesmo em países desenvolvidos.d) IDH, PIB, PNB, renda per capita, mortalidade infantil ,expectativa de vida, escolaridade são índices utilizados paraa classificação dos países em ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos.e) A desconcentração espacial da riqueza na economia internacionaltem aumentado a equidade social entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos4ª) A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formamo Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabeleceas regras e os procedimentos par a integração econômica entre osquatro países. Sobre esse bloco econômico, é correto afirmar que:a) Integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível derenda muito diferentes.b) Estabelece “fronteiras abertas” para o livre deslocamento depessoas, produtos e capitais.c) Permite a livre circulação dos bens industriais sem restriçõese barreiras alfandegárias.d) Restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricasexistentes dentro do bloco.e) Amplia a competitividade do setor agropecuários devidoà diferença no valor da terra.
- O Mercosul foi criado na década de 1980 através do Tratado de Assunçãoassinado pelos países-membros ou Estados partes: Brasil, Argentina,Paraguai e Uruguai.
- Após a criação O Mercosul, mais sete países Aderiram ao tratadocomo países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru,Venezuela e Guiana Francesa.
- A presidência do Mercosul é exercida por rotação dos Estadosmembros, em ordem alfabética, pelo período de um ano.
- Os Estados Unidos não têm interesse no sucesso do Mercosulporque este poderia atrasar a consolidação da ALCA – Área de LivreComércio das Américas.
- Um dos maiores motivos do sucesso do Mercosul está relacionadoà economia diversificada e aos parques industriais venezuelano e brasileiro.6ª) No Tratado do Mercosul, foi criada uma zona de livre-comércio.Explique o que isso significa.7ª) Uma tendência do processo de globalização, as nações tendema se agregar em grupos, formando mercados comuns. Sobre essaintegração econômica é correto afirmar:a) Na América , os dois blocos mais importantes se formaramdesde a década de 1980.b) Dos blocos americanos, o Mercosul é o que tem mais seampliado nos últimos anos.c) A Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – APEC´agrega somente o Japão e os Tigres Asiáticos.d) A formação de mercados comuns tem reduzido o fluxo comercialda Pacífico e intensificado mais o do oceano Atlântico.
- Este processo caracteriza-se pelo desenvolvimento de ramos fundamentaisda Tecnologia, como a informática e a mecatrônica.
- Uma das características da globalização da economia é a formação demegablocos regionais, como a União Europeia, O Mercosul e o Nafta.
- Os investimentos em Ciência e Tecnologia são fundamentais neste processo.Os EUA, Japão e África do Sul lideram os investimentos em Ciência eTecnologia no mundo.
- Empresas transnacionais como IBM, Sony e Microsoft atuam no setorda informática.
- A comunicação por redes tem possibilitado o armazenamento e atransmissão de informações, acelerando e ampliando o conhecimento científico.9ª) Desde os anos 1980, têm sido observadas algumas importantes modificaçõesem aspectos da organização econômica, social e política do mundo.a) Enumere dois aspectos da organização do mundo atual que têm sido apontadoscomo entraves `maior participação do país na nova ordem econômica mundial.10ª) “ O mundo do pós- Guerra Fria é um mundo de polaridades indefinidas,que obedece a duas lógicas: a globalização e a fragmentaçãoCadernos do Terceiro Mundo. P.17Exemplifique, com dois fatos do mundo atual, a coexistência dos processosde globalização e fragmentação.
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Atividade de Redação
Profª Thais
É relevante abordar, primeiramente, que as cidades brasileiras foram construídas sobre um viés elitista e segregacionista, de modo que os centros culturais estão, em sua maioria, restritos ao espaço ocupado pelos detentores do poder econômico. Essa dinâmica não foi diferente com a chegada do cinema, já que apenas 17% da população do país frequenta os centros culturais em questão. Nesse sentido, observa-se que a segregação social - evidenciada como uma característica da sociedade brasileira, por Sérgio Buarque de Holanda, no livro "Raízes do Brasil" - se faz presente até os dias atuais, por privar a população das periferias do acesso à cultura e ao lazer que são proporcionados pelo cinema.
Paralelo a isso, vale também ressaltar que a concepção cultural de que a arte não abrange a população de baixa renda é um fato limitante para que haja a democratização plena da cultura e, portanto, do cinema. Isso é retratado no livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, o qual ilustra o triste cotidiano que uma família em condição de miserabilidade vive, e, assim, mostra como o acesso a centros culturais é uma perspectiva distante de sua realidade, não necessariamente pela distância física, mas pela ideia de pertencimento a esses espaços.
Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Economia destine verbas para a construção de salas de cinema, de baixo custo ou gratuitas, nas periferias brasileiras por meio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias, com o intuito de descentralizar o acesso à arte. Além disso, cabe às instituições de ensino promover passeios aos cinemas locais, desde o início da vida escolar das crianças, mediante autorização e contribuição dos responsáveis, a fim de desconstruir a ideia de elitização da cultura, sobretudo em regiões carentes. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia no âmbito cultural."
(Ana Clara Socha)
AGORA É A SUA VEZ!!
Leia os 3 textos motivadores e , em seguida, redija um texto sobre o tema abaixo.
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/impacto-ambiental-acao-do-homem-sobre-o-meio-ambiente/5382. Acesso em 13/04/2020.
Planeta Terra
“Tem um lugar /Pra gente viver/Pra gente morar/Mas tem que cuidar dele/Um paraíso/Lindo demais/
Tão cheio de paz/Mas tem que cuidar dele/Não é possível/A gente crescer/Tendo que aturar/
Poluição e guerra/Esse é o lugar/Da gente morar/Ele é o nosso lar/Nosso planeta Terra[...]” (XUXA)
“A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.” Natália alves.. Nathy
OBSERVAÇÃO: Não se esqueça de fazer um rascunho antes de redigir o texto definitivo!! Não use o tema como título de sua redação. Não rasure seu texto definitivo. Alinhe as margens do seu texto definitivo. Cuidado para não fugir do tema! Não copie nada da internet e nem de livros! Este texto deve ser criação sua e não de outras pessoas! Abaixo, estaremos disponibilizando um modelo de folha de redação definitiva para quem quiser utilizar. Quem não quiser ou puder, pode usar a folha do próprio caderno, tirar uma foto com imagem boa para enviar. Mande sua redação para o email th.thais.souza@gmail.com .
- Para mais conhecimento de modelos de redação, acesse outras redações nota mil do ENEM.
- A REDAÇÃO QUE APRESENTAR CÓPIA DOS TEXTOS DA PROPOSTA DE REDAÇÃO TERÁ O NÚMERO DE LINHAS DESCONSIDERADO PARA EFEITO DE CORREÇÃO.
- O TEXTO DEFINITIVO DEVE SER ESCRITO À TINTA, EM ATÉ 30 LINHAS.
- ESTIVER COM ATÉ 7 LINHAS ESCRITAS (DESCONTANDO CÓPIA DE TEXTO MOTIVADOR, CASO HAJA);
- FUGIR DO TEMA;
- NÃO ATENDER AO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO;
- APRESENTAR PARTE DO TEXTO DELIBERADAMENTE DESCONECTADA DO TEMA PROPOSTO.
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Olá, estudantes!
Durante a quarentena não precisamos ficar sem estudar um pouco, não é? Podemos organizar um tempinho dedicado aos nossos estudos em casa, organizando os conteúdos, as atividades para fixarmos o que estudarmos e aquelas que precisamos repassar aos professores depois de prontas, de maneira que possamos aprender sem prejuízos. Então, vamos começar?
Iniciaremos nossos estudos com LITERATURA!
Até o 2º ano, vimos uma escola literária chamada Simbolismo, que representou uma reação contra a objetividade do período realista, reavivando o conceito de que a arte é mais fruto da inspiração que da técnica. Rompeu com os esquemas acadêmicos da época, prenunciando e preparando o Modernismo. A partir daí, veremos um sincretismo estético( mistura de vários estilos), dando início a um período na nossa literatura chamado de “Pré- Modernismo”(1900-1922).
Pré-Modernismo (Brasil) - prosa, poesia, autores:
Período de transição entre as estéticas do século XIX e o Modernismo, o Pré-Modernismo não constitui uma estética literária, mas busca novo caminho para a literatura brasileira, usando diversidade de temas e de abordagens. Seus temas voltam-se a questões sociais e ao positivismo. Sua linguagem oscila entre rebuscamento e coloquialismo. O final do século XIX e o início do século XX foi marcado pela ascensão do regime republicano e por diversas manifestações populares que se opunham ao sistema político, bem como combatiam as injustiças sociais, que foram deixadas de lado pelas oligarquias cafeeiras que controlavam a máquina eleitoral.
Nesse contexto marcado por modificações nas cidades e, ao mesmo tempo, abatidas por crises sociais que se estenderam também ao campo, resquícios de um processo de abolição tardio e mal-executado, nasce o Pré-Modernismo. Um período transitório na produção literária, no qual alguns autores, ainda não modernos, buscavam inovar e romper com o passado.
Nesse momento, os escritores assumem uma posição mais crítica em relação à sociedade e aos modelos literários anteriores.Por isso, muitos escritores pré modernos rompem com a linguagem formal do arcadismo e, além disso, exploram temas históricos, políticos e econômicos. Isso porque o Brasil passava por momentos como a República do café com leite e inúmeras revoltas (Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Revolta da Armada, Revolta de Canudos).
Características do Pré-Modernismo:
Ruptura com o academicismo;
Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana;
Linguagem coloquial, simples;
Exposição da realidade social brasileira;
Regionalismo e nacionalismo;
Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato;
Temas: fatos históricos, políticos, econômicos e sociais.
Com o que ficar atento?
Durante o Pré-Modernismo coexistiram tendências conservadoras e renovadoras, por isso o período envolve grande diversidade de autores e gêneros, na prosa e na poesia.
Prosa: aqui destacam-se três autores: Euclides da Cunha (1866 - 1909), autor de Os Sertões, com seu estilo barroco, marcado pela interpretação cientificista dos fatos; Lima Barreto (1881 - 1922), autor de Triste fim de Policarpo Quaresma, cuja ficção traça um quadro fiel do cotidiano nos subúrbios do Rio de Janeiro; e Monteiro Lobato (1882 - 1948), criador do Sítio do Pica-pau Amarelo e do Jeca Tatu, que apresenta em suas obras a realidade nacional despida de embelezamentos ufanistas.
Poesia: destaca-se Augusto dos Anjos (1884 - 1914), que combina elementos parnasianos, simbolistas e expressionistas a uma preocupação formal que demonstra certo exagero e deformação expressiva.
Euclides da Cunha(1866-1909)
Euclides Rodrigues da Cunha foi um escritor, poeta, ensaísta, jornalista, historiador, sociólogo, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro. Ocupou a cadeira 7 na Academia Brasileira de Letras de 1903 a 1906.Publicou "Os Sertões: Campanha de Canudos" em 1902, a qual é dividida em três partes: A Terra, o Homem, A Luta. A obra regionalista retrata a vida do sertanejo. Publicou também a Guerra de Canudos (1896-1897) no interior da Bahia.
Graça Aranha(1868-1931)
José Pereira da Graça Aranha foi um escritor e diplomata maranhense. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.Sua obra que merece destaque é "Canaã" publicada em 1902. A obra aborda a migração alemã no estado do Espírito Santo. Outras obras que merecem destaque: Malazarte (1914), A Estética da Vida (1921) e Espírito Moderno (1925).
Monteiro Lobato(1882-1948)
José Bento Renato Monteiro Lobato foi um escritor, editor, ensaísta e tradutor brasileiro. Um dos mais influentes escritores do século XX, Monteiro Lobato ficou muito conhecido por suas obras infantis de caráter educativo, como por exemplo, a série de livros do Sítio do Picapau Amarelo.Em 1918 publica "Urupês" uma coletânea regionalista de contos e crônicas. Já em 1919 publica "Cidades Mortas" livro de contos que retrata a queda do Ciclo do Café.
Lima Barreto(1881-1922)
Afonso Henriques de Lima Barreto, conhecido como Lima Barreto, foi um escritor e jornalista brasileiro. Autor de uma obra crítica veiculada aos temas sociais, o escritor rompe com o nacionalista ufanista e faz críticas ao positivismo.Sua obra que merece destaque é o "Triste Fim de Policarpo Quaresma" escrito numa linguagem coloquial. Nela o autor faz crítica à sociedade urbana da época. Como pode cair no ENEM?
A construção de um Brasil literário correspondente ao Brasil real - através da aproximação entre literatura e realidade - foi uma das principais preocupações dos Pré-Modernistas e pode ser explorada em questões sobre o panorama histórico-cultural da época.
ATIVIDADE 01 : Sobre o contexto histórico, período e autores.
1º)Que revoltas marcaram a história do Brasil na última década do século XIX e nos princípios do século XX? ___________________________________________________________________________
2º)Que classe social era o sustentáculo do poder civil nas primeiras décadas da República? ___________________________________________________________________________
3º)Qual era a situação da classe trabalhadora nas primeiras décadas da República? ___________________________________________________________________________
4º)O que se entende por Pré- Modernismo? ___________________________________________________________________________
5º)Que fatos podem ser tomados para assinalar, didaticamente, os limites da literatura pré-modernista? ___________________________________________________________________________
6º)O que se pode criticar em muitos escritores brasileiros do período compreendido entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX? ___________________________________________________________________________
7º)Que autores se destacam no Pré-Modernismo brasileiro? ___________________________________________________________________________
OBSERVAÇÃO: Então, o que acharam?
Nosso trabalho só está começando e não pode parar. Você pode responder às questões nesta atividade aqui e no seu caderno também. Depois de feita, envie o arquivo da atividade ou uma foto desta atividade no seu caderno para o email th.thais.souza@gmail.com. Mas não esqueça de sempre estar atento e seguir as orientações da professora, principalmente na realização das tarefas, ok? Bom estudos!!
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
1º) Pesquisar a atuação do ex-presidente como fundador do Real.
2º) A nível político, com Fernando Henrique encara o atual governo de Jair Bolsonaro?
3º) De que forma Fernando Henrique analisa a conjuntura econômica do Brasil na atualidade?
4º) A nível sociológico, como Fernando Henrique vê o governo de Jair Bolsonaro?
5º) Como o ex-presidente Fernando Henrique vê a atuação do governo de Bolsonaro em relação ao socorro emergencial aos mais pobres nessa crise do coronavírus?
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- (Enem-2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
- difundiu as teorias socialistas.
- acirrou as disputas territoriais.
- superou as crises econômicas.
- multiplicou os conflitos religiosos.
- conteve os sentimentos xenófobos.
- (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
- A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.
- Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.
- Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.
- A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
- Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
- (Enem-2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.
- a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
- o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
- o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
- a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
- a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.
- (Unesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se:
- a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.
- a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.
- o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.
- a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.
- a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.
- (Unirio) Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):
- nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
- acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
- desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
- descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
- oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.
- (Uefs 2018) Uma política foi sendo aos poucos colocada em prática, desde 1919, pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial: não intervir, porém conter o bolchevismo. Formar uma “barragem contínua”, apoiando-se no exército polonês e no exército romeno. Era o primeiro esboço do mais tarde chamado “cordão sanitário”.
- à irrelevância da revolução russa nas relações internacionais.
- à ausência de plano no combate dos capitalistas ao socialismo soviético.
- à aliança entre nações capitalistas e forças czaristas no combate ao socialismo.
- à defesa pelo Ocidente das liberdades democráticas nos estados socialistas.
- à consolidação da revolução socialista na Rússia soviética.
- (Famerp 2018) Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. […] Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado quando lhe disse: “Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo tenha suas derrotas por lá.”
- as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados.
- as rupturas sociais radicais, inauguradas pela Revolução Francesa, deram origem a regimes totalitários.
- o sucesso revolucionário seria possível somente no caso da propagação da revolução para países dominados pelos europeus.
- a vitória dos comunistas na Rússia foi liderada por partidos oriundos dos movimentos camponeses
- a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país
- (Pucrj 2018) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que derrubou o regime tzarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir:
- A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.
- A indústria e o setor financeiro se desenvolveram muito ao longo do século XIX e se tornaram a base de uma forte burguesia nacional.
- A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do regime monárquico.
- No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico através de uma sólida rede de sindicatos e partidos.
- I e II.
- II e III.
- I e III.
- I e IV.
- III e IV.
- (Ufpr 2018) Considere o seguinte texto:
- A recepção do acontecimento da Revolução Russa no Brasil foi amplamente favorável. Vários periódicos brasileiros de grande circulação lançaram notas em apoio à Revolução Bolchevique, criando assim uma prolífica imprensa engajada.( )
- O ano de 1917 dá início a um processo que transformou o mundo, sendo chamado por um importante analista de “utopia concreta”. Entretanto, os períodos que se seguem na construção do socialismo histórico apresentaram um universo militarizado e autoritário, que, por fim, revelou uma longa e trágica história de abusos e violências. ( )
- Embora o fim da URSS tenha ocorrido após os eventos que vão de 1989, com a queda do muro de Berlim, até dezembro de 1991, com o golpe de estado que derrubou Gorbatchev, a URSS teve outro momento de grande abalo por volta de 1956, quando vieram a público os crimes de estado do período de Stalin.( )
- O período em que Stalin esteve no controle da URSS foi de abertura política, graças à intercessão de Trotsky, que estabeleceu uma rede de contatos em todo o mundo, incluindo figuras como o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo.( )
- V – F – F – V.
- F – V – V – F.
- F – F – V – V.
- V – V – F – V.
- F – F – V – F.
- (Uerj) (adaptada) “Camaradas, a vida de nosso bem-amado Stálin pertence ao povo inteiro. Stálin é nosso guia, nosso sol. Morte a todos os restos do bando fascista. Sokorine, militante do Partido Comunista da URSS, 1936.” (Apud FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: REIS, Daniel Aarão Filho (org.) O século XX: o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.)
- eclosão da segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trótski.
- manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa.
- entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego.
- ntrodução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa.
- promoção do livre mercado e da liberdade de expressão.
- Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
- Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
- Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
- Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
- Fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes.
- Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
- Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
- Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.
- à disputa pela Coréia, na primeira guerra sino-japonesa (1894/95) e na guerra entre Japão e o Império Russo (1905).
- à divisão de parte da China em áreas de influência européia, bem como à reivindicação americana de também se beneficiar com a abertura dos portos chineses.
- à Revolta dos Cipaios, sufocada pelas potências européias e pelo Japão no século XIX, de modo a abrir caminho para a penetração imperialista na China.
- à imposição de tratados desiguais à China (como o Tratado de Nanquim) por meio de ameaça de bombardeio por parte do navio US Mississipi do Comodoro Perry (1853), com o objetivo de forçar a abertura dos portos daquele país.
- à força expedicionária de várias nações que sufoca o levante dos Boxers (1900/1901), derruba o governo Manchu e estabelece uma República.
temos outra missão não menos meritória, de fazer penetrar a civilização num continente que ficou para trás...” (“ Da influência civilizadora das ciências aplicadas às artes e às indústrias”. Revue Scientifique, 1889)
- A idéia de levar a civilização aos povos considerados bárbaros estava presente no discurso dos que defendiam a política imperialista.
- Aquela não era a primeira vez que o continente africano era alvo dos interesses europeus.
- Uma das preocupações dos países, como a França, que participavam da expansão imperialista, era justificar a ocupação dos territórios apresentando os melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas.
- Para os editores da Revue Scientifique (Revista Científica), civilizar consistia em retirar o continente africano da condição de atraso em relação à Europa.
- Somente a afirmativa IV está correta.
- Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
- Todas as afirmativas estão corretas.
- o convívio pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas.
- o fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.
- a exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.
- a dominação indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente a 10% de todo o território africano.
- a limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.
______________________ XXXXX ___________________ Atividade de Inglês
Profª Eugênia
Atividade para as turmas da 3ª Série do Ensino Médio - Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.
____________________________ XXXXXXXXXX ________________________________
Educação Física - Profª Etiene
Química
Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo Data:
Alunos:
Serie: 3º ano
Atividade
x 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A A A A A A A A A A A
B B B B B B B B B B B
C C C C C C C C C C C
D D D D D D D D D D D
E E E E E E E E E E E
Pesquise e responda as questões abaixo:
Questão 1
O gosto amargo, característico da cerveja, deve-se ao composto mirceno, proveniente das folhas de lúpulo, adicionado à bebida durante a sua fabricação.
A fórmula estrutural do mirceno apresenta:
a) um carbono terciário.
b) cinco carbonos primários.
c) cadeia carbônica heterogênea.
d) cadeia carbônica saturada e ramificada.
e) cadeia carbônica acíclica e insaturada.
Questão 2
Observe o composto a seguir e assinale a alternativa correspondente ao número de carbonos primários presente nesta cadeia:
2,3- dimetilbutano
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Questão 3
Observe a fórmula:
isobutano
As quantidades totais de átomos de carbono primário, secundário e terciário são respectivamente:
a) 3, 1 e 1
b) 3, 0 e 1
c) 2, 0 e 1
d) 3, 1 e 0
e) 3, 1 e 2
Questão 4
O náilon é um polímero de condensação, mais especificamente da classe das poliamidas, que são polímeros formados pela condensação de um diácido carboxílico com uma diamida. Uma das variedades desse polímero pode ser obtida por meio de uma matéria-prima denominada de caprolactana, cuja fórmula estrutural é:
Fórmula da caprolactana
Analisando essa cadeia, podemos classificá-la em:
a) Fechada, insaturada, heterogênea, mononuclear.
b) Alicíclica, insaturada, heterogênea, mononuclear.
c) Fechada alicíclica, saturada, heterogênea, mononuclear.
d) Fechada alicíclica, insaturada, homogênea, mononuclear.
e) Fechada, insaturada, homogênea, mononuclear.
Questão 5
O ácido etilenodiaminotetracético, conhecido como EDTA, utilizado como antioxidante em margarinas, de fórmula
Fórmula do EDTA (ácido etilenodiaminotetracético)
Apresenta cadeia carbônica
a) acíclica, insaturada, homogênea.
b) acíclica, saturada, heterogênea.
c) acíclica, saturada, homogênea.
d) cíclica, saturada, heterogênea.
e) cíclica, insaturada, homogênea.
Questão 6
O composto orgânico de fórmula plana abaixo possui:
a) 5 carbonos primários, 3 secundários, 1 terciário e 2 quaternários
b) 3 carbonos primários, 3 secundários, 1 terciário e 1 quaternário.
c) 5 carbonos primários, 1 secundário, 1 terciário e 1 quaternário.
d) 4 carbonos primários, 1 secundário, 2 terciários e 1 quaternário.
e) todos os carbonos da cadeia são primários.
Questão 7
As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura:
Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário?
A) Mãos.
B) Cabeça.
C) Tórax.
D) Abdômen.
E) Pés.
Questão 8
A vitamina K3 pode ser representada pela fórmula a seguir.
Quantos átomos de carbono e quantos de hidrogênio existem em uma molécula desse composto?
a) 1 e 3
b) 3 e 3
c) 9 e 8
d) 11 e 8
e) 11 e 10
Questão 9
No composto
As quantidades totais de átomos de carbono primário, secundário e terciário são, respectivamente:
a) 5, 2 e 3
b) 3, 5 e 2
c) 4, 3 e 5
d) 6, 4 e 4
e) 5, 6 e 5
Questão 10
Dada a fórmula estrutural do 5- metil-hex-2-en-4-ol, podemos afirmar que ela pode ser classificada em:
a) Aberta, ramificada, saturada e homogênea
b) Alicíclica, ramificada, insaturada e heterogênea
c) Acíclica, ramificada, insaturada e homogênea
d) Alifática, normal, saturada e heterogênea
e) acíclica, normal, saturada e homogênea
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Educação Física
Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
- Atividade de Educação física
Profº Etiene
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Língua Portuguesa |
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Boa noite professora Thaís essa atividade que a senhora passou que era para entregar no dia 26 que a senhora ré marcou para o dia 3 de Abril pode ser feita assim que retornar às aulas porque eu tenho condições de fazer ela agora só que tem colegas que estão incluídos no grupo que não tem celular não tem como fazer atividade agora nem como se comunicar com os demais colegas do grupo de WhatsApp por isso não mandei a atividade ainda porque eu faço parte do grupo e tem colegas que também fazem parte do grupo que não está tendo acesso a internet eu queria saber se tem como fazer essa atividade quando voltar às aulas ou o prazo dela é só até o dia 3 de abril sem exceção ? Porque aí como nem todos os os colegas de classe tem acesso à internet com facilidade então a gente poderia fazer uma apresentação na sala de aula de aula sobre o coronavírus a senhora concorda ?
ResponderExcluirOlá.
ExcluirComo houve a opção de fazer em grupo,Pode sim, não ter a problema algum, já que a intenção não é prejudicar nenhum de vocês, mas dar um prosseguimento nos estudos. Entretanto, os materiais e orientações que virão a seguir,você poderá acompanhar tranquilamente, pois só dependerá se você.
Abraços,
Professora Thaís Souza.
Muitas pessoas estão sabendo desse site e outra não
ResponderExcluirE as pessoas que não tem celular ou algo para fazer os dever, vai acontecer algo ou tira ponto?