Questão 1
Hoje em dia, com o rádio, o computador e o telefone celular, a comunicação entre pessoas a distância é algo quase que "banalizado". No entanto, nem sempre foi assim. Por exemplo, algumas tribos de índios norte-americanas utilizavam códigos com fumaça produzida pela queima de madeira para se comunicarem a distância. A fumaça é visível devido à dispersão da luz que sobre ela incide.
a) Considerando que a fumaça seja constituída pelo conjunto de substâncias emitidas no processo de queima da madeira, quantos "estados de agregação da matéria" ali comparecem? Justifique.
b) Pesar a fumaça é difícil, porém, "para se determinar a massa de fumaça formada na queima de uma certa quantidade de madeira, basta subtrair a massa de cinzas da massa inicial de madeira". Você concorda com a afirmação que está entre aspas? Responda sim ou não e justifique.
Questão 2
A solubilidade de qualquer substância depende do tipo de solvente em que ela está dispersa, da quantidade desse solvente e da temperatura. Assim, é necessário mencionar esses fatores quando se refere à solubilidade de uma substância. O gráfico a seguir apresenta a solubilidade de dois sais, A e B.
Após a análise do gráfico, responda ao que se pede.
a) É possível dissolver, em recipientes separados, de cada um dos sais A e B em de água a Justifique.
b) À temperatura de que soluto é mais solúvel?
Questão 3
A curva de solubilidade de um sal hipotético está representada acima. Calcule a quantidade de água necessária para dissolver de sal a
Questão 4
A fenilalanina é um aminoácido utilizado como adoçante dietético. O gráfico acima representa a variação da solubilidade em água da fenilalanina com relação à temperatura. Determine o volume de água, em mililitros necessário para dissolver completamente da fenilalanina à temperatura de Considere que a densidade da água a é
Cálculos:
Questão 5
Observe o gráfico a seguir.
a) Considere soluções separadas de A e de B. Que tipo de soluções para cada um dos solutos, quanto à saturação, há nos pontos e
b) Qual é o comportamento de cada soluto (A e B) com o aumento da temperatura?
Questão 6
O coeficiente de solubilidade de um sal em uma determinada temperatura é de . Calcule a massa de uma solução saturada que contenha desse sal na temperatura considerada.
Cálculos:
Em primeiro lugar, vamos iniciar abordando um tipo textual muito importante nos estudos de quem , em breve, enfrentará o ENEM: O PARÁGRAFO. A seguir , veremos alguns pontos indispensáveis para o entendimento sobre o que é e como escrever um bom texto dissertativo.
O Parágrafo
Nesta aula, começaremos a estudar a organização do parágrafo. Primeiro, vamos ver o que é um parágrafo: O parágrafo é uma unidade de informação construída a partir de uma ideia que, juntamente com outras ideias de outros parágrafos, constituirão um texto. É importante lembrar que pode haver um texto completo com um único parágrafo.
Analise a crônica “Aprenda a chamar a polícia...”, de autoria desconhecida.
“Eu tenho o sono muito leve e, numa noite dessas, notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente. Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa. Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:
— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!
Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderia isso por nada neste mundo. Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia. No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
— Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.
Eu respondi:
— Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.”
_______________________________________
Perceba que os parágrafos são formados por períodos simples e por períodos compostos. Além disso, cada um deles traz uma informação nova para o desenvolvimento da trama. Observe:
1º parágrafo: apresentação da situação;
2º parágrafo: primeira decisão da vítima;
3º parágrafo: primeira atitude dos policiais;
4º e 5º parágrafos: segunda decisão da vítima;
6º parágrafo: segunda atitude dos policiais;
7º parágrafo: clímax e atitude do ladrão;
8º parágrafo: posição dos policiais;
9º e 10º parágrafo: conclusão da história com atitude final da vítima.
Como você pôde notar, os parágrafos trazem informações diferentes que, progressivamente, formam o todo da trama textual. É por isso que dizemos que o parágrafo é uma unidade constituída a partir de uma ideia central. Cada parágrafo traz uma ideia que vai compondo a ideia maior trazida pela história.
No caso da crônica “Aprenda a chamar a polícia...”, essa ideia maior seria mostrar ao leitor como ele conseguiu, de forma inusitada, fazer com que a polícia viesse a sua casa para prender um ladrão. As ideias menores estão nos parágrafos, que dão andamento à narrativa. Um parágrafo deve ser completo: ter unidade que apresente uma organização e tenha coerência. O parágrafo terá coerência quando suas frases formam um todo com sentido completo ou se encaixam perfeitamente de forma compreensiva.
Falando em ideia central,vamos aprender um termo importante para seu estudo: tópico frasal.
O tópico frasal é a parte do parágrafo em que conseguimos identificar sua ideia central.
Quando você lê um parágrafo, deve ser capaz de reconhecer sua ideia-núcleo, ou seja, de encontrar o tópico frasal.
Lembre-se: se um parágrafo é coerente, o leitor entende o andamento do texto com tranquilidade, sem sobressaltos ou lacunas.
Falando em ideia central, vamos aprender um termo importante para seu estudo: tópico frasal. O tópico frasal é a parte do
parágrafo em que conseguimos identificar sua ideia central. Quando você lê um parágrafo, deve ser capaz de reconhecer
sua ideia-núcleo, ou seja, de encontrar o tópico frasal.
AGORA É A SUA VEZ DE EXERCITAR :
ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e enviadas para o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto.
Leia o texto a seguir e divida-o em três parágrafos, referentes a: introdução, outro ao desenvolvimento e outro à conclusão.
1º)
2º)
Hoje vamos pôr em prática o que já vimos sobre ADVÉRBIOS,
através de uma breve apostila, seguida de uma atividade de revisão.
ATIVIDADE DE REVISÃO:
ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e
enviadas para o email th.thais.souza@gmail.com ou via
whattsapp com foto. Com cabeçalho completo.
1º)Destaque e classifique os advérbios presentes nas seguintes orações:
a)Não conheço esse rapaz._____________________________
b)A moça ficou muito espantada._______________________
c)Ela sempre vem aqui._______________________________
d)Jamais diga isso!___________________________________
e)Nunca estive nessa cidade.___________________________
2º)Substitua a expressão destacada por um advérbio de significado equivalente:
a)Recebeu a repreensão sem dizer palavras. ________________________________
b)Falava sempre no mesmo tom.__________________________________________
c)Aceitou tudo sem se revoltar.___________________________________________
d)trataram-me como irmão.______________________________________________
3º)Observe o período: “De quando em quando, olhava furtivamente para o espelho.”
Substitua:
a)furtivamente por uma locução adverbial. ___________________________________
b)pouco a pouco por um advérbio.__________________________________________
4º)Escreva 1, para advérbio de lugar; 2 para advérbio de tempo; 3para modo;
4 para intensidade;5 para negação e 6 para advérbio de dúvida.
a)Minha mãe é muito bonita. ( )
b)Ela cuida muito bem de mim. ( ) ( )
c)As pessoas que aqui moram não são como as de lá. ( ) ( ) ( )
d)Talvez você chegue mais tarde. ( ) ( ) ( )
5º)Complete as frases com os advérbios do quadro:
a)A mãe embala o filhinho_______________
b)Eles foram muito_____________
c)_______,pode contar comigo.
d)Estamos________satisfeitos com você.
e)Eles estavam________animados.
f)________eu a visite amanhã.
6º)Leia este poema, de Carlos Drummond de Andrade:
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
(In: Reunião.10 ed. Rio de Janeiro:J Olympio, 1980.p.12.)
Identifique E CLASSIFIQUE os advérbios e locuções adverbiais
presentes neste poema.
__________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7º)Informe se o advérbio destacado refere-se a um verbo, um adjetivo ou a outro advérbio.
Modelo: Ele falou muito bem. — refere-se a outro advérbio
a) Regina tem andado bastante alegre. ____________________________
b) Essa rua é bem perto daqui. _________________________________
c)Todos ouviram atentamente as explicações do mestre. __________________________
d) O sol estava muito quente, por isso saí logo da praia. ___________________________
e)Moro perto da escola, mas bem longe do serviço. _____________________________
8º)Informe se a palavra destacada é pronome indefinido ou advérbio.
a) Sabe-se pouco sobre o assunto apesar das muitas pesquisas sobre ele. ______________________
b) Muitos frequentam a escola, mas poucos estudam. ___________________________
d) Comemos bastantes a frutas. ________________________________
e)Todos estamos bastante preocupados com os problemas sociais. __________________________
9º)Identifique as locuções adverbiais e classifique-as.
a)Às vezes vem, às vezes não vem. _____________________________
b) De vez em quando aparece alguém para visitá-lo. __________________________
c)Solitário, andava a esmo. De repente surgiu-lhe a ideia de comprar um presente.
Com certeza, ela iria gostar e tudo se arranjaria. __________________________
d) Ali havia censura, certeza por isso todos falavam de tudo à vontade. ____________________
e)Entrou à direita e de longe já avistou a pequena casa branca. _______________________________
f)“Um dos preceitos do estatuto familiar, em minha casa, era que rapazes não deviam ficar
à toa, por tempo nenhum a nenhum pretexto.” _________________________________________
|
Olá, estudantes!
Durante a quarentena não precisamos ficar sem estudar um pouco, não é? Podemos organizar um tempinho dedicado aos nossos estudos em casa, organizando os conteúdos, as atividades para fixarmos o que estudarmos e aquelas que precisamos repassar aos professores depois de prontas, de maneira que possamos aprender sem prejuízos. Então, vamos começar?Em primeiro lugar, vamos continuar abordando o ROMANTISMO ( no Brasil e em Portugal).
ROMANTISMO
|
ROMANTISMO PROSA – O ROMANCE ROMÂNTICO
1. ORIGEM: O romance. Como gênero literário, surgiu no Brasil em 1843, com a obra “O Filho do Pescador”, de Teixeira de Sousa. Como essa obra tem apenas valor histórico, a crítica julga mais oportuno considerar como primeiro romance de valor literário “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.
2.INFLUÊNCIAS INICIAIS: A)a tradição de romances estrangeiros, principalmente os romances de aventura oriundos da literatura francesa; B)gosto pela leitura, despertado na sociedade burguesa através dos saraus familiares; C)publicação de romance-folhetim.
3.CARACTERÍSTICAS: A)Romance de episódio; B)Oralismo ; C)Linearidade; D)Linguagem próxima do coloquial;
Dos
personagens
E)Idealização
Do ambiente
4.AS GRANDES LINHAS DO ROMANCE ROMÂNTICO:
LINHAS |
CARACTERÍSTICAS |
OBRAS PRINCIPAIS |
AUTORES |
INDIANISTA |
Idealização do índio brasileiro como símbolo da nacionalidade. Reprodução do “Mito do Bom Selvagem” ,de Rousseau, |
UBIRAJARA O GUARANI IRACEMA O ÍNDIO AFONSO |
JOSÉ DE ALENCAR JOSÉ DE ALENCAR JOSÉ DE ALENCAR BERNARDO DE GUIMARÃES |
HISTÓRICA |
Busca a criação de um mundo heroico e poético de nossas origens, no sentido de afirmação da nacionalidade. |
AS MINAS DE PRATA A GURRRA DOS MASCATES A ESCRAVA ISAURA |
JOSÉ DE ALENCAR JOSÉ DE ALENCAR
BERNARDO DE GUIMARÃES |
REGIONALISTA |
Difusão do “Mito do Sertanejo”. Idealização do nosso homem do campo: a pureza, a ingenuidade, a honra, os usos e costumes. |
O SERTANEJO O TRONCO DO IPÊ O GAÚCHO INOCÊNCIA O GARIMPEIRO O CABELEIRA |
JOSÉ DE ALENCAR JOSÉ DE ALENCAR JOSÉ DE ALENCAR VISCONDE DE TAUNAY BERNARDO DE GUIMARÃES FRANKLIN TÁVORA
|
SOCIAL-URBANA |
De ambiência tipicamente burguesa, os romances dessa fase fixam os padrões de comportamento (submetendo-o aos seus tabus e preconceitos), os quadros sociais, os perfis femininos e as tramas amorosas. Em alguns desses romances já se prenunciam atitudes realistas. |
SENHORA LUCÍOLA DIVA A MORENINHA HELENA A MÃO E A LUVA IAIÁ GARCIA |
JOSÉ DE ALENCAR JOSÉ DE ALENCAR JOSÉ DE ALENCAR JOAQUIM M. DE MACEDO MACHADO DE ASSIS MACHADO DE ASSIS MACHADO DE ASSIS |
O ROMANTISMO EM PORTUGAL
1ª GERAÇÃO: resgate do passado glorioso de Portugal.
DESTAQUES:
● ALMEIDA GARRETT: Poesia : “Flores sem frutos” e “Folhas caídas”.
Prosa: “Arco de Santana”.
Teatro: “Frei Luís de Sousa”.
● ALEXANDRE HERCULANO: destacou- se na prosa de ficção.
ROMANCES: “Eurico, o presbítero”, “O lobo” e “O monge de Cister”.
2ª GERAÇÃO: marcada pelo pessimismo, negativismo existencial, “mal- do- século”.
DESTAQUES:
● CAMILO CASTELO BRANCO: romances-folhetins/ novelas passionais: “Amor de perdição”, “Amor de salvação” e “O romance de um homem rico”.
3ª GERAÇÃO:
DESTAQUES:
● JULIO DINIS: autor do romance “As pupilas do Senhor Reitor”.
ATIVIDADE 01:
|
Questões: 1º)Segundo o eu- lírico, como a sua amada interpreta o seu medo de declarar- se apaixonado? ________________________________________ __________________________________________________________________________________ 3º)Como o eu- lírico caracteriza o seu próprio medo? __________________________________________________________________________________ 4º)O medo do eu- lírico é restrito ao amor?Justifique a sua resposta. __________________________________________________________________________________
|
9º)Identifique a características romântica marcante neste
fragmento do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu.
“Oh! Dias da minha infância! Oh! Meu céu de primavera! Que doce a vida não era Nessa risonha manhã! Em vez das mágoas de agora, Eu tinha nessas delícias De minha mãe as carícias E os beijos de minha irmã!” ______________________________________________________________________________________________________ 10º)Como está classificado a poesia do Romantismo no Brasil? _______________________________________________________________________________________________________________________________________
ROMANTISMO EM PORTUGAL:
1º)O medievalismo, a valorização do passado pátrio, a recriação de lendas tradicionais ibéricas constituíram um aspecto importante dos programas estéticos dos seguintes poetas portugueses: a)Almeida Garrett e Alexandre Herculano. b)Guerra Junqueiro e Júlio Dinis. c)Barbosa Du Bocage e Antônio Vieira. d)Eça de Queirós e João de Deus. e)Antero de Quental e Cesário Verde.
2º) “( ...) Que quereis fazer? Que cerimônias são estas? Que deus é esse que está nesse altar, e que quer roubar o pai e a mãe e sua filha? (Para os circunstantes:) Vós quem sois, espectros fatais? ... querei – mos tirar dos meus braços? ... Esta é a minha mãe, este é o meu pai ... Que me importa a mim com o outro? Que morresse ou não, que esteja com os mortos ou com os vivos, que se fique na cova ou que ressuscite agora para me matar?”
Responda às seguintes questões relativas ao texto acima: a)Qual a relação entre a cerimônia a que Maria se refere e o título da peça Frei Luísde Souza, de Almeida Garrett? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b)Que relação existe entre o outro e D. Sebastião? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
11º)Quais as principais características do Ultra- Romantismo? ________________________________________________________________________________________________________________________________________
312)Qual o poeta que mais se deixou contagiar pelo chamado mal- do- século? a)Fagundes Varela; b)Casimiro de Abreu; c)Álvares de Azevedo; d)Junqueira Freire; e)Visconde de Taunay.
13º)A poesia romântica caracteriza – se por ser: a)lusófoba e nacionalista; b)de influência inglesa; c)ateia e influenciada pelo positivismo; d)carente de bons poetas; e)N.D.A.
14º)O que diferencia a 1ª geração romântica da segunda? E da terceira? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ 15º)O texto seguinte é um fragmento de um poema de Fagundes Varela.Que características do Ultra- Romantismo podemos encontrar nestes versos? “Não te apavore o aspecto das tumbas. Esta boca sarcófaga que a terra Aqui a nossos pés abriu medonha Não é para engolir- nos O nosso cálix de abundantes dores Não transbordou ainda. Tua missão, minha harpa, é grande, é grande: -Sangrento- nos à morte. Aos túmulos, aos túmulos, minha harpa!” ____________________________________________________________________
3º) Este inferno de amar
Este inferno de amar- como eu amo! Quem mo pôs aqui n’alma ... Quem foi? Esta chama que alenta e consome, Que é vida – e que a vida destrói – Como é que se veio a atear, Quando – ai quando se há-de ela apagar?
Eu não sei, não me lembra; o passado, A outra vida que dantes vivi Era um sonho talvez ... – foi um sonho – Em que paz tão serena dormi! Oh! Que doce era aquele sonhar ... Quem me veio, ai de mim! Despertar? ( GARRETT , Almeida . In: TORRES, Alexandre Pinheiro (Org.). Antologia da Poesia Portuguesa (Séc. XII – Séc. XX)
Aponte as características da poesia defendida por Almeida Garrett presentes neste poema. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
ROMANTISMO - PROSA
1º)Em uma de suas obras mais importantes, José de Alencar apresenta uma visão lírica da miscigenação no Brasil. A propósito desse romance, o autor afirma: “Quem não pode ilustrar a terra natal, canta suas lendas, sem metro, na rude toada de seus antigos filhos”. A obra em questão é: a)Diva b)Senhora c)O Gaúcho d)Cinco Minutos e)Iracema
2º)Em MEMÓRIA DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, Manuel Antônio de Almeida cria um personagem principal: a)atípica, presa ao império da sensualidade e oprimido pela carga genética; b)de elite, representante das camadas aristocráticas da burguesia do tempo; c)complexa, rica de mistérios e profundidade psicológica, cuja intensa vida interior se vai revelando no curso dos acontecimentos; d)popular, tipicamente um anti- herói, por meio do qual se faz a crítica dos valores da sociedade burguês e das instituições da época; e)idealizada, com qualidades físicas e morais que representam o protótipo dos heróis do romance romântico.
3º)Em LUCÍOLA e SENHORA, de José de Alencar assume posição tipicamente romântica quando: a)desnuda o jogo de interesses que preside a relação amorosa, numa verdadeira denúncia da hipocrisia humana. b)investiga as origens mais remotas e mais autenticamente nacionais, exaltando épica e liricamente o indígena. c)faz prevalecer o amor como força redentora e reintegradora, tanto da mulher quanto do homem, pela preservação da autenticidade dos sentimentos.
uma imagem do índio brasileiro sem deformações ou idealismo.
6º)Leia, com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:
Tais características referem-se, respectivamente, aos romances: a)históricos, indianistas, urbanos, regionalistas. b)regionalistas, históricos, indianistas, urbanos. c)indianistas, históricos, regionalistas, urbanos. d)urbanos, indianistas, regionalistas, históricos. e)urbanos, indianistas, históricos, regionalistas.
|
d)explora o exotismo, atitude representada pela curiosidade de fixar tipos e costumes de regiões longínquas.
4º)Sobre o romance romântico de José de Alencar, é lícito afirmar que: a)se aproximou do Realismo, por incorporar o cotidiano e aspectos da vida social quando abordou a temática urbana. b)só abordou, da realidade social da época, o problema do índio. c)se restringiu, assim como a poesia romântica, à expressão do individualismo lírico. d)se aprofundou na análise da alma humana, desvinculada de qualquer influência do meio social. e)definiu as ações e as reações psicológicas das personagens como um produto na interação social.
5º)Qual das informações sobre José de Alencar é correta? a)Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra “Cinco Minutos”. b)Alencar foi um dos romancistas que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica. c)Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras “Lucíola” e “Senhora”, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados da realidade social e individual, onde podemos detectar um pré -realismo ainda inseguro. d)A obra de José de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, semincursões pelo romance pelo romance urbano. e)O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso,
7º)Na obra narrativa de José de Alencar nota-se: a)que seus personagens são marcados por profunda estrutura psicológica. b)um anseio de evasão no tempo e no espaço animado por acentuado egotismo. c)um grande menosprezo pelo colonizador branco e pela nobreza portuguesa. d)menos precisão e menor participação emotiva no ato de escrever. e)um total desligamento entre a realidade humana e a paisagem, que aparece apenas como cenário.
8º)Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que: a)analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais. b)é um composto resultante de formas originais do conto. c)dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza. d)representa contestação política ao domínio português. e)mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
|
OBSERVAÇÃO: Então, o que acharam? Nosso trabalho só está começando e não pode parar. Você pode responder às questões nesta atividade aqui e no seu caderno também. Depois de feita, envie o arquivo da atividade ou uma foto desta atividade no seu caderno para o email th.thais.souza@gmail.com. Mas não esqueça de sempre estar atento e seguir as orientações da professora, principalmente na realização das tarefas, ok?
Bom estudos!!
- Todas estão corretas
- Todas estão erradas
- Apenas II e III estão corretas
- Apenas I, III e IV estão corretas
- Apenas II, III e IV estão corretas.6º) São consideradas industrias de bens de consumo:a) Siderúrgicas e petroquímicasb) De automóveis e máquinasc)Metalúrgicas e de eletrodomésticod)De ferramentas, autopeças e automóveise)De automóveis e alimentos
_______________________________________ XXXXXX ______________________________
_____________________ XXXXXX _____________________________
de Redação
Profª Thais
É relevante abordar, primeiramente, que as cidades brasileiras foram construídas sobre um viés elitista e segregacionista, de modo que os centros culturais estão, em sua maioria, restritos ao espaço ocupado pelos detentores do poder econômico. Essa dinâmica não foi diferente com a chegada do cinema, já que apenas 17% da população do país frequenta os centros culturais em questão. Nesse sentido, observa-se que a segregação social - evidenciada como uma característica da sociedade brasileira, por Sérgio Buarque de Holanda, no livro "Raízes do Brasil" - se faz presente até os dias atuais, por privar a população das periferias do acesso à cultura e ao lazer que são proporcionados pelo cinema.
Paralelo a isso, vale também ressaltar que a concepção cultural de que a arte não abrange a população de baixa renda é um fato limitante para que haja a democratização plena da cultura e, portanto, do cinema. Isso é retratado no livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, o qual ilustra o triste cotidiano que uma família em condição de miserabilidade vive, e, assim, mostra como o acesso a centros culturais é uma perspectiva distante de sua realidade, não necessariamente pela distância física, mas pela ideia de pertencimento a esses espaços.
Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Economia destine verbas para a construção de salas de cinema, de baixo custo ou gratuitas, nas periferias brasileiras por meio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias, com o intuito de descentralizar o acesso à arte. Além disso, cabe às instituições de ensino promover passeios aos cinemas locais, desde o início da vida escolar das crianças, mediante autorização e contribuição dos responsáveis, a fim de desconstruir a ideia de elitização da cultura, sobretudo em regiões carentes. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia no âmbito cultural."
(Ana Clara Socha)
AGORA É A SUA VEZ!!
Leia os 3 textos motivadores e , em seguida, redija um texto sobre o tema abaixo.
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/impacto-ambiental-acao-do-homem-sobre-o-meio-ambiente/5382. Acesso em 13/04/2020.
Planeta Terra
“Tem um lugar /Pra gente viver/Pra gente morar/Mas tem que cuidar dele/Um paraíso/Lindo demais/
Tão cheio de paz/Mas tem que cuidar dele/Não é possível/A gente crescer/Tendo que aturar/
Poluição e guerra/Esse é o lugar/Da gente morar/Ele é o nosso lar/Nosso planeta Terra[...]” (XUXA)
“A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.” Natália alves.. Nathy
OBSERVAÇÃO: Não se esqueça de fazer um rascunho antes de redigir o texto definitivo!! Não use o tema como título de sua redação. Não rasure seu texto definitivo. Alinhe as margens do seu texto definitivo. Cuidado para não fugir do tema! Não copie nada da internet e nem de livros! Este texto deve ser criação sua e não de outras pessoas! Abaixo, estaremos disponibilizando um modelo de folha de redação definitiva para quem quiser utilizar. Quem não quiser ou puder, pode usar a folha do próprio caderno, tirar uma foto com imagem boa para enviar. Mande sua redação para o email th.thais.souza@gmail.com .
- Para mais conhecimento de modelos de redação, acesse outras redações nota mil do ENEM.
- A REDAÇÃO QUE APRESENTAR CÓPIA DOS TEXTOS DA PROPOSTA DE REDAÇÃO TERÁ O NÚMERO DE LINHAS DESCONSIDERADO PARA EFEITO DE CORREÇÃO.
- O TEXTO DEFINITIVO DEVE SER ESCRITO À TINTA, EM ATÉ 30 LINHAS.
- ESTIVER COM ATÉ 7 LINHAS ESCRITAS (DESCONTANDO CÓPIA DE TEXTO MOTIVADOR, CASO HAJA);
- FUGIR DO TEMA;
- NÃO ATENDER AO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO;
- APRESENTAR PARTE DO TEXTO DELIBERADAMENTE DESCONECTADA DO TEMA PROPOSTO.
______________________ XXXXXX ___________________
1º) Quem são os outros pensadores fundadores da Sociologia?
2º) Em que dia e local nasceu Weber?
3º) A quê Weber dedicou a sua obra?
4º) Em que ano Weber morreu?
5º) Como se justifica seu pessimismo?
6º) Em que se baseia a sociologia compreensiva de Weber?
7º) De que se ocupa essa sociologia compreensiva?
8º) O que as ações em si representam, para Weber?
9º) Qual o papel do sociólogo para Weber?
10º) Em que temas Weber mais trabalhou?
11º) O que Weber investigou em sua obra sobre a ética protestante?
12º) O que os fundamentos do protestantismo defende, segundo Weber?
13º) De que forma se compreende a realidade, numa perspectiva weberiana?
14º) Cite os dois elementos típicos do sistema de produção influenciado por uma ética protestante.
15º) Qual a marca do nosso tempo, segundo Weber?
16º) Qual a consequência do avanço da ciência e do capitalismo?
17º) O que é a burocracia para Weber?
18º) Como o indivíduo exerce sua função na burocracia?
19º) O que nos leva ao desencantamento do mundo, segundo Weber?
20º) Que outros profissionais Weber influenciou?
_______________________ XXXXXX _____________________
Profº Julio
- (Fuvest) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:
- desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.
- contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
- eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
- dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.
- impôs o domínio político e econômico dos criollos.
- Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano:
- Sobre os incas, na região andina.
- Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.
- Sobre os maias, na região amazônica.
- Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.
- Sobre os apaches no sul da Amazônia
- Assinale a que explica sucintamente os motivos que levaram os espanhóis a subjugarem as civilizações pré-colombianas, mesmo sendo numericamente inferiores.
- A extrema violência empregada pelos espanhóis aos povos nativos americanos foi marcada pelo uso de potentes armas de fogo que eram desconhecidas por estas civilizações, além da utilização dos cavalos, animais desconhecidos em terras americanas naquela época.
- Temos também a propagação de doenças que matavam rapidamente os nativos quando entravam em contato com os espanhóis, já que eles desconheciam as doenças e não tinham imunidade a elas.
- Por fim, podemos citar o fato de os espanhóis utilizarem uma tática de divisão entre os povos indígenas, incentivando confrontos decorrentes de conflitos já existentes, o que os enfraqueciam perante os espanhóis.
- Apenas I, II
- Apenas II, III
- Apenas I
- Todas verdadeiras
- Todas falsas
- (FEI-SP) As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:
- cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.
- a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.
- a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
- a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.
- a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
- (FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:
- baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe
- baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
- baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
- consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
- caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.
- O texto acima poder classificado como:
- Jornalístico
- Literário
- Historiográfico
- Filosófico
- Poético
- O autor se dirige a um público especializado ou a um público em geral
- O autor se dirige a um público voltado para a defesa dos direitos humanos, por isso seus texto é influente e utiliza uma linguagem simples e retrucada.
- O autor pretende atingir um público voltado para cientistas, devido a isto seu texto mostra-se bastante influente na linguagem arcaica da época
- O público a ser atingido pelo autor são de estudantes de direitos humanos, tanto que o texto construído é fluente e utiliza uma linguagem cotidiana e subjetiva
- O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e objetiva
- O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e monossilábica
- Segundo o autor, as línguas indígenas são “naturalmente” afetivas?
- Não; isto deriva do modo como as línguas indígenas são aprendidas e usadas pelos falantes bilígues.
- Aprende-se geralmente a falar a língua indígena com a mãe e a utilizam em ambientes íntimos.
- A língua europeia é aprendida na escola e usada em ambientes que exigem certa formalidade, a exemplo das repartições públicas.
- Todas verdadeiras
- Todas falsas
- I, II
- II, III
- I, II
- (UFSM -RS) A população inca vivia em pequenas coletividades agropastoris, as aldeias. Essas aldeias eram de vários tamanhos e habitadas por famílias unidas por
- laços de parentesco ou aliança, formando um conjunto denominado:
- Curaca
- Halach uinic
- Ayllu
- Calpulli
- Batab
- Simplicidade da organização social das tribos brasileiras
- Dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização
- Superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena
- Incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses
- Dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.
- A respeito do processo de colonização inglesa temos:
- Utilizou o processo de exploração através da mão de obra indígena
- Utilizou a politica de mercantilista de trafego negreiro e indígena para América do Sul
- As colônias do sul na América do norte tinham produção voltada para o mercado interno com mão de obra livre.
- I, II
- I, III
- Todas falsas
- Todas verdadeiras
- II, III
Profº Julio
- Jornalístico
- Literário
- Historiográfico
- Filosófico
- Poético
- O autor se dirige a um público voltado para a defesa dos direitos humanos, por isso seus texto é influente e utiliza uma linguagem simples e retrucada.
- O autor pretende atingir um público voltado para cientistas, devido a isto seu texto mostra-se bastante influente na linguagem arcaica da época
- O público a ser atingido pelo autor são de estudantes de direitos humanos, tanto que o texto construído é fluente e utiliza uma linguagem cotidiana e subjetiva
- O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e objetiva
- O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e monossilábica.
- Não; isto deriva do modo como as línguas indígenas são aprendidas e usadas pelos falantes bilígues.
- Aprende-se geralmente a falar a língua indígena com a mãe e a utilizam em ambientes íntimos.
- A língua europeia é aprendida na escola e usada em ambientes que exigem certa formalidade, a exemplo das repartições públicas.
- Todas verdadeiras
- Todas falsas
- I, II verdadeira
- II, III verdadeira
- I, II falsas
- Curaca
- Halach uinic
- Ayllu
- Calpulli
- Batab
- Simplicidade da organização social das tribos brasileiras
- Dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização
- Superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena
- Incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses
- Dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.
_______________________XXXXX_____________________ Atividade de Inglês
Profª Eugênia
Atividade para as turmas da 2ª Série do Ensino Médio -Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.
__________________________________ XXXXXXXXXX _______________________________
Química
Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo Data:
Alunos:
Serie: 2º ano
Atividade
x 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A A A A A A A A A A A
B B B B B B B B B B B
C C C C C C C C C C C
D D D D D D D D D D D
E E E E E E E E E E E
Pesquise e responda as questões abaixo:
Questão 1
A principal característica de uma solução é:
a) ser sempre uma mistura homogênea.
b) possuir sempre um líquido com outra substância dissolvida.
c) ser um sistema com mais de uma fase.
d) ser homogênea ou heterogênea, dependendo das condições de pressão e temperatura.
e) ser uma substância pura em um único estado físico.
Questão 2
Assinale a alternativa que contém exemplos de soluções:
a) água de torneira, mar, granito.
b) granito, mistura de água e óleo, ar.
c) petróleo no mar, granito, água destilada.
d) água pura, gás nitrogênio, ouro puro.
e) ar, água de torneira, ouro 18 quilates.
Questão 3
Os frascos contêm soluções saturadas de cloreto de sódio (sal de cozinha).
Diferentes soluções em exercícios sobre solubilidade e saturação
Podemos afirmar que:
a) a solução do frasco II é a mais concentrada que a solução do frasco I.
b) a solução do frasco I possui maior concentração de íons dissolvidos.
c) as soluções dos frascos I e II possuem igual concentração.
d) se adicionarmos cloreto de sódio à solução I, sua concentração aumentará.
e) se adicionarmos cloreto de sódio à solução II, sua concentração aumentará.
Questão 4
Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância?
a) saturadas e supersaturadas.
b) somente as saturadas.
c) insaturadas diluídas.
d) somente as supersaturadas.
e) insaturadas concentradas.
Questão 5
A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:
a) estável.
b) diluída.
c) saturada.
d) concentrada.
e) supersaturada.
Questão 6
Durante um procedimento em um laboratório, um aluno adiciona um único cristal de cloreto de potássio (KCl) em uma solução preexistente. Logo em seguida, esse aluno percebeu que um corpo de fundo começou a ser formado no recipiente. Baseando-se nessa descrição, podemos classificar a solução inicial como:
a) Supersaturada
b) Saturada com corpo de fundo
c) Estável
d) Concentrada
e) Saturada
Questão 7
Quando preparamos uma solução aquosa, formada pela mistura de um soluto e um solvente, em que este dissolve o máximo de soluto possível, como podemos classificá-la?
a) Insaturada diluída
b) Insaturada concentrada
c) Saturada e supersaturada
d) Somente supersaturada
e) Somente saturada
Questão 8
Quando adicionamos sal comum (NaCl) à água, sob agitação e temperatura constantes, verificamos que, em dado momento, o sal não se dissolve mais. No caso do NaCl, isso ocorre quando há, aproximadamente, 360 g de sal por 1000 mL de água. Se adicionarmos 500 g de NaCl em 1000 mL de água, nas mesmas condições acima, estaremos preparando uma solução que será classificada como uma:
a) solução saturada sem sal precipitado.
b) solução saturada com sal precipitado.
c) solução supersaturada.
d) solução insaturada.
e) solução supersaturada instável.
Questão 9
Calcule a concentração, em g/L, de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contém 30 g de sal em 400 mL de solução.
a) 0,075.
b) 75.
c) 12000.
d) 12.
e) 0,0133.
Questão 10
Dissolve-se 20 g de sal de cozinha em água. Qual será o volume da solução, sabendo-se que a sua concentração é de 0,05 g/L?
a) 400 L.
b) 0,0025 L.
c) 1,0 L.
d) 0,25 L.
e) 410 L.
___________________________ xxxxxxx ________________________________________
Educação Física
Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
- Atividade de Educação física
Profº Etiene
|
Língua Portuguesa |
Bom eu fiz só que não sei como enviar pra os professores ou pra escola
ResponderExcluirBoa tarde!
ExcluirAs atividades deverão ser encaminhadas para o e-mail: esperanca.cene2020@gmail.com