COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

2ª série do Ensino Médio




 Proposta de Atividade para a 2ª série do Ensino Médio

OBS: * As atividades deverão ser respondida e encaminhadas para o e-mail 
             esperanca.cene2020@gmail.com


         * Para  responder as  atividades, selecione o arquivo, copie  e cole em outra página.  Após  responder, encaminhe para o e-mail disponibilizado.


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - PROFº FERNANDO

























ATIVIDADE DE INGLÊS - PROFª EUGÊNIA













ATIVIDADE DE QUÍMICA - PROF.º EDVALDO


Questão 1


Hoje em dia, com o rádio, o computador e o telefone celular, a comunicação entre pessoas a distância é algo quase que "banalizado". No entanto, nem sempre foi assim. Por exemplo, algumas tribos de índios norte-americanas utilizavam códigos com fumaça produzida pela queima de madeira para se comunicarem a distância. A fumaça é visível devido à dispersão da luz que sobre ela incide.


a) Considerando que a fumaça seja constituída pelo conjunto de substâncias emitidas no processo de queima da madeira, quantos "estados de agregação da matéria" ali comparecem? Justifique.

b)  Pesar a fumaça é difícil, porém, "para se determinar a massa de fumaça formada na queima de uma certa quantidade de madeira, basta subtrair a massa de cinzas da massa inicial de madeira". Você concorda com a afirmação que está entre aspas? Responda sim ou não e justifique.



Questão 2


A solubilidade de qualquer substância depende do tipo de solvente em que ela está dispersa, da quantidade desse solvente e da temperatura. Assim, é necessário mencionar esses fatores quando se refere à solubilidade de uma substância. O gráfico a seguir apresenta a solubilidade de dois sais, A e B.




Após a análise do gráfico, responda ao que se pede.

a) É possível dissolver, em recipientes separados, de cada um dos sais A e B em de água a  Justifique.

b) À temperatura de  que soluto é mais solúvel?



Questão 3



A curva de solubilidade de um sal hipotético está representada acima. Calcule a quantidade de água necessária para dissolver de sal a


Questão 4


A fenilalanina é um aminoácido utilizado como adoçante dietético. O gráfico acima representa a variação da solubilidade em água da fenilalanina com relação à temperatura. Determine o volume de água, em mililitros necessário para dissolver completamente da fenilalanina à temperatura de  Considere que a densidade da água a  é


Cálculos:



Questão 5


Observe o gráfico a seguir.



a) Considere soluções separadas de A e de B. Que tipo de soluções para cada um dos solutos, quanto à saturação, há nos pontos  e


b) Qual é o comportamento de cada soluto (A e B) com o aumento da temperatura?


Questão 6


O coeficiente de solubilidade de um sal em uma determinada temperatura é de . Calcule a massa de uma solução saturada que contenha desse sal na temperatura considerada.

Cálculos:

















ATIVIDADE DE REDAÇÃO

Em primeiro lugar, vamos iniciar abordando um tipo textual muito importante nos estudos de quem , em breve, enfrentará o ENEM: O PARÁGRAFO. A seguir , veremos alguns pontos indispensáveis para o entendimento sobre o que é e como escrever um bom texto dissertativo.


O Parágrafo

Nesta aula, começaremos a estudar a organização do parágrafo.  Primeiro, vamos ver o que é um parágrafo: O parágrafo é uma unidade de informação construída a partir de uma ideia que, juntamente com outras ideias de outros parágrafos, constituirão um texto. É importante lembrar que pode haver um texto completo com um único parágrafo.

     Analise  a crônica “Aprenda a chamar a polícia...”, de autoria desconhecida. 

“Eu tenho o sono muito leve e, numa noite dessas, notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente. Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa. Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível. 

Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:


— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara! 

Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderia isso por nada neste mundo.  Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia. No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse: 

      — Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão. 

Eu respondi: 

     — Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.”   

_______________________________________

Perceba que os parágrafos são formados por períodos simples e por períodos compostos. Além disso, cada um deles traz uma informação nova para o desenvolvimento da trama.  Observe: 

1º parágrafo: apresentação da situação; 

2º parágrafo: primeira decisão da vítima; 

3º parágrafo: primeira atitude dos policiais; 

4º e 5º parágrafos: segunda decisão da vítima; 

6º parágrafo: segunda atitude dos policiais; 

7º parágrafo: clímax e atitude do ladrão;  

8º parágrafo: posição dos policiais;

9º e 10º parágrafo: conclusão da história com atitude final da vítima.

 Como você pôde notar, os parágrafos trazem informações diferentes que, progressivamente, formam o todo da trama textual.  É por isso que dizemos que o parágrafo é uma unidade constituída a partir de uma ideia central.  Cada parágrafo traz uma ideia que vai compondo a ideia maior trazida pela história.  

No caso da crônica “Aprenda a chamar a polícia...”, essa ideia maior seria mostrar ao leitor como ele conseguiu, de forma inusitada, fazer com que a polícia viesse a sua casa para prender um ladrão.  As ideias menores estão nos parágrafos, que dão andamento à narrativa.   Um parágrafo deve ser completo: ter unidade que apresente uma organização e tenha coerência.  O parágrafo terá coerência quando suas frases formam um todo com sentido completo ou se encaixam perfeitamente de forma compreensiva.   

 Falando em ideia central,vamos aprender um termo importante para seu estudo: tópico frasal.

O tópico frasal é a parte do parágrafo em que conseguimos identificar sua ideia central.  

Quando você lê um parágrafo, deve ser capaz de reconhecer sua ideia-núcleo, ou seja, de encontrar o tópico frasal.

Lembre-se: se um parágrafo é coerente, o leitor entende o andamento do texto com tranquilidade, sem sobressaltos ou lacunas.

Falando em ideia central, vamos aprender um termo importante para seu estudo: tópico frasal.  O tópico frasal é a parte do

parágrafo em que conseguimos identificar sua ideia central.   Quando você lê um parágrafo, deve ser capaz de reconhecer

sua ideia-núcleo, ou seja, de encontrar o tópico frasal.


 AGORA É A SUA VEZ DE EXERCITAR :

ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e enviadas para o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto. 

Leia o texto a seguir e divida-o em três parágrafos, referentes a: introdução, outro ao desenvolvimento e outro à conclusão.

1º)

"Fé na razão não é somente fé em nossa própria razão, mas também - e ainda mais - na razão dos outros. Dessa forma, um racionalista, mesmo acreditando ser intelectualmente superior aos outros (o que lhe é difícil julgar), apenas o será na medida em que aprender, por criticismo, bem como pelos próprios erros e os alheios, pois que só se aprende, neste sentido, se se levar a sério os outros, como também seus argumentos. O racionalismo está, portanto, ligado à ideia de que a outra pessoa tem o direito de ser ouvida, e de defender seus argumentos."

Karl R. Popper. A lógica da pesquisa científica. São Paulo:Cultrix,2000.


2º)

“Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor; livra-o da timidez ou preconceitos, faz com que veja e sinta o que esse leitor não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e se atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.”

YOURCENAR, Marguerite. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1983.













ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Hoje vamos pôr em prática o que já vimos sobre ADVÉRBIOS,

através de uma breve apostila, seguida de uma atividade de revisão.




ADVÉRBIOS

LOC. ADVERBIAIS

CONCEITOS

São palavras invariáveis que se associam aos verbos, indicando circunstâncias da ação verbal; aos adjetivos, intensificando as qualidades por eles expressas; e a outros advérbios, intensificando o seu sentido.

São expressões constituídas de duas ou mais palavras que exercem função adverbial.

TIPOS

EXEMPLOS

EXEMPLOS

LUGAR

Aqui, ali, acolá, lá, além, longe, perto, dentro, fora, acima, abaixo,adiante, defronte, embaixo, etc.

Por dentro, por fora, ao longe, em cima, por cima, por baixo, por perto, à direita, à esquerda, ao lado, etc.

TEMPO

Hoje, ontem, anteontem, amanhã, sempre, nunca, jamais, brevemente, cedo, tarde, antes, depois, ora, já ,logo, outrora, então, aí, quando, etc.

Depois de amanhã, em breve, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, hoje em dia, de madrugada,etc.

MODO

Bem, mal, assim,depressa, devagar; e a maioria dos advérbios formados pelo acréscimo de –MENTE: lentamente, rapidamente, velozmente, tranquilamente, facilmente, etc.

À vontade, às pressas, às claras, à toa, de mansinho, em silêncio, de cor, às escondidas.

INTENSIDADE

Muito, pouco, bastante,mais,menos,ainda, assaz,bem,mal,tão,apenas,tanto,quanto

XXXXXXX

DÚVIDA

Talvez, quiçá, acaso, porventura, provavelmente, possivelmente,eventualmente

Por certo, quem sabe

AFIRMAÇÃO

Sim, efetivamente,seguramente, certamente, realmente

Com certeza, sem dúvida

NEGAÇÃO

Não, absolutamente

De modo algum,  de jeito nenhum





ATIVIDADE DE REVISÃO:

ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e

enviadas para o email th.thais.souza@gmail.com ou via

whattsapp com foto. Com cabeçalho completo.



1º)Destaque e classifique os advérbios presentes nas seguintes orações:

a)Não conheço esse rapaz._____________________________

b)A moça ficou muito espantada._______________________

c)Ela sempre vem aqui._______________________________

d)Jamais diga isso!___________________________________

e)Nunca estive nessa cidade.___________________________


2º)Substitua a expressão destacada por um advérbio de significado equivalente:

a)Recebeu a repreensão  sem dizer palavras. ________________________________
b)Falava sempre no mesmo tom.__________________________________________
c)Aceitou tudo sem se revoltar.___________________________________________
d)trataram-me como irmão.______________________________________________


3º)Observe o período:    “De quando em quando, olhava furtivamente para o espelho.”

Substitua:

a)furtivamente por uma locução adverbial. ___________________________________

b)pouco a pouco por um advérbio.__________________________________________


4º)Escreva 1, para advérbio de lugar; 2 para advérbio de tempo; 3para modo;

4 para intensidade;5 para negação e 6 para advérbio de dúvida.

a)Minha mãe é muito bonita. (    )

b)Ela cuida muito bem de mim. (    )  (    )

c)As pessoas  que aqui moram não são como as de lá. (    )  (    )  (    )

d)Talvez você chegue mais tarde. (    ) (    ) (    )



5º)Complete as frases com os advérbios do quadro:

    longe    talvez   sim   sempre   amanhã   suavemente   bastante

a)A mãe embala o filhinho_______________   

b)Eles foram muito_____________

c)_______,pode contar comigo.   

d)Estamos________satisfeitos com você.                                             

e)Eles estavam________animados.              

f)________eu a visite amanhã.


6º)Leia este poema, de Carlos Drummond de Andrade:

              No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra


Nunca me esquecerei desse acontecimento

Na vida de minhas retinas tão fatigadas

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

                                (In: Reunião.10 ed. Rio de Janeiro:J Olympio, 1980.p.12.)



Identifique E CLASSIFIQUE os advérbios e locuções adverbiais

presentes neste poema.

__________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7º)Informe se o advérbio destacado refere-se a um verbo, um adjetivo ou a outro advérbio.

 Modelo: Ele falou muito bem. — refere-se a outro advérbio 

a) Regina tem andado bastante alegre. ____________________________

b) Essa rua é bem perto daqui.  _________________________________

c)Todos ouviram atentamente as explicações do mestre. __________________________

d) O sol estava muito quente, por isso saí logo da praia. ___________________________

e)Moro perto da escola, mas bem longe do serviço. _____________________________


8º)Informe se a palavra destacada é pronome indefinido ou advérbio. 

a) Sabe-se pouco sobre o assunto apesar das muitas pesquisas sobre  ele. ______________________

b) Muitos frequentam a escola, mas poucos estudam. ___________________________

d)  Comemos  bastantes a frutas. ________________________________

e)Todos estamos bastante preocupados com os problemas sociais. __________________________


9º)Identifique as locuções adverbiais e classifique-as.

a)Às vezes vem, às vezes não vem. _____________________________

b) De vez em quando aparece alguém para visitá-lo. __________________________

c)Solitário, andava a esmo. De repente surgiu-lhe a ideia de comprar um presente.

Com certeza, ela iria gostar e tudo se arranjaria. __________________________

d) Ali havia censura, certeza por isso todos  falavam de tudo à  vontade. ____________________

e)Entrou à direita e de longe já avistou a pequena casa branca. _______________________________

f)“Um dos preceitos do estatuto familiar, em minha casa, era que rapazes não deviam ficar

à toa, por tempo nenhum a nenhum pretexto.” _________________________________________












Colégio Estadual Nova Esperança                Data:___/___/2020

Disciplina:Língua Portuguesa   Série:  2º ANO  VESPERTINO

Professora: Thaís Souza

Nome(s):_____________________________________________

                                     

 

 


 

 



Olá, estudantes!

Durante a quarentena não precisamos ficar sem estudar um pouco, não é? Podemos organizar um tempinho dedicado aos nossos estudos em casa, organizando os conteúdos, as atividades para fixarmos o que estudarmos e aquelas que precisamos repassar aos professores depois de prontas, de maneira que possamos aprender sem prejuízos. Então, vamos começar?Em primeiro lugar, vamos continuar abordando o ROMANTISMO ( no Brasil e em Portugal).

ROMANTISMO

O Romantismo é fruto de dois grandes acontecimentos históricos: a Revolução Industrial e a Francesa. Essa escola foi marcada pelo:

*Individualismo(ou subjetivismo): relacionado à consciência burguesa da capacidade individual de criar.

*Sentimentalismo:a necessidade de exprimir sentimentos.

*Insatisfação:o romântico mostra- se insatisfeito com seu mundo.

*Desejo de evasão(escapismo):a insatisfação com o mundo leva- o a uma espécie de fuga da realidade.

*Nacionalismo:o desejo de fugir da realidade leva o romântico a valorizar o lado nacionalista. Valoriza- se a época medieval(Europa) e o índio(Brasil).

     A poesia romântica brasileira tem 3 gerações:

Primeira Geração:

Nacionalista ou indianista. O índio representa a identidade do Brasil pré- colonial. Momento muito ufanista.Destaque:

*Gonçalves de Magalhães,autor de uma das primeiras manifestações românticas brasileiras: Suspiros Poéticos e Saudades.

*Gonçalves Dias,autor de Últimos Cantos, I-Juca Pirama e Os Timbiras.

Segunda Geração:

Ultrarromântica ou Byroniana. Exagera o subjetivismo, a emoção, acrescentando a ele o gosto pela solidão e a morte.Destaques:

Junqueira Freire, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo,esse último, autor de Noite na Taverna, Lira dos Vinte Anos, Macário, entre outras.

Terceira Geração:

Condoreira. Usa a poesia para defender as grandes causas sociais: abolição, república, Guerra do Paraguai. Destaque:

Castro Alves,autor de Navio Negreiro, Vozes da África, Espumas Flutuantes.

Prosa brasileira:

Marcada pelo romance urbano, indianista, regionalista, além do histórico. Destaques:

Joaquim Manuel de Macedo:Autor de A Moreninha,uma das primeiras obras românticas brasileiras. Romance urbano, açucarado, que combina ingredientes do ambiente da classe média: dúvida de amor, brincadeiras estudantis.

José de Alencar:Autor de obras indianistas e históricas- Iracema, O Guarani-, urbanas- Senhora, Diva, Lucíola- , regionalistas- O Gaúcho, O Tronco de Ipê, O Sertanejo.

Manuel Antônio de Almeida: autor de Memórias de um Sargento de Milícias.Obra muito particular no contexto do Romantismo, traz o primeiro malandro da literatura, Leonardo. Desenvolve a narrativa no gênero chamado romance picaresco. A obra antecipa um traço do Realismo, o anti- herói.

 

 

 
 

                                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROMANTISMO PROSA – O ROMANCE ROMÂNTICO

 

1. ORIGEM: O romance. Como gênero literário, surgiu no Brasil em 1843, com a obra “O Filho do Pescador”, de Teixeira de Sousa. Como essa obra tem apenas valor histórico, a crítica julga mais oportuno considerar como primeiro romance de valor literário “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.

2.INFLUÊNCIAS INICIAIS: A)a tradição de romances estrangeiros, principalmente os romances de aventura oriundos da literatura francesa; B)gosto pela leitura, despertado na sociedade burguesa através dos saraus familiares; C)publicação de romance-folhetim.

3.CARACTERÍSTICAS: A)Romance de episódio; B)Oralismo ; C)Linearidade; D)Linguagem próxima do coloquial;

                                        Dos personagens

 E)Idealização

                                        Do ambiente

4.AS GRANDES LINHAS DO ROMANCE ROMÂNTICO:

LINHAS

CARACTERÍSTICAS

OBRAS PRINCIPAIS

AUTORES

INDIANISTA

Idealização do índio brasileiro como símbolo da nacionalidade. Reprodução do “Mito do Bom Selvagem” ,de Rousseau,

UBIRAJARA

O GUARANI

IRACEMA

O ÍNDIO AFONSO

JOSÉ DE ALENCAR

JOSÉ DE ALENCAR

JOSÉ DE ALENCAR

BERNARDO DE GUIMARÃES

HISTÓRICA

Busca a criação de um mundo heroico e poético de nossas origens, no sentido de afirmação da nacionalidade.

AS MINAS DE PRATA

A GURRRA DOS MASCATES

A ESCRAVA ISAURA

JOSÉ DE ALENCAR

JOSÉ DE ALENCAR

 

BERNARDO DE GUIMARÃES

REGIONALISTA

Difusão do “Mito do Sertanejo”. Idealização do nosso homem do campo: a pureza, a ingenuidade, a honra, os usos e costumes.

O SERTANEJO

O TRONCO DO IPÊ

O GAÚCHO

INOCÊNCIA

O GARIMPEIRO

O CABELEIRA

JOSÉ DE ALENCAR

JOSÉ DE ALENCAR

JOSÉ DE ALENCAR

VISCONDE DE TAUNAY

BERNARDO DE GUIMARÃES

FRANKLIN TÁVORA

 

SOCIAL-URBANA

De ambiência tipicamente burguesa, os romances dessa fase fixam os padrões de comportamento (submetendo-o aos seus tabus e preconceitos), os quadros sociais, os perfis femininos e as tramas amorosas. Em alguns desses romances já se prenunciam atitudes realistas.

SENHORA

LUCÍOLA

DIVA

A MORENINHA

HELENA

A MÃO E A LUVA

IAIÁ GARCIA

JOSÉ DE ALENCAR

JOSÉ DE ALENCAR

JOSÉ DE ALENCAR

JOAQUIM M. DE MACEDO

MACHADO DE ASSIS

MACHADO DE ASSIS

MACHADO DE ASSIS

 

 

 

 

 

 

O ROMANTISMO EM PORTUGAL

 

1ª GERAÇÃO: resgate do passado glorioso de Portugal.

DESTAQUES:

●        ALMEIDA GARRETT: Poesia : “Flores sem frutos” e “Folhas caídas”.

                                    Prosa: “Arco de Santana”.

                                    Teatro: “Frei Luís de Sousa”.

 

●        ALEXANDRE HERCULANO: destacou- se na prosa de ficção.

ROMANCES: “Eurico, o presbítero”, “O lobo” e “O monge de Cister”.

 

2ª GERAÇÃO: marcada pelo pessimismo, negativismo existencial,  “mal- do- século”.

 

DESTAQUES:

●        CAMILO CASTELO BRANCO: romances-folhetins/ novelas passionais:  “Amor de perdição”, “Amor de salvação” e “O romance de um homem rico”.

3ª GERAÇÃO:

DESTAQUES:

●        JULIO DINIS: autor do romance “As pupilas do Senhor Reitor”.

 

ATIVIDADE 01:

 

Caixa de Texto:  “AMOR  E  MEDO”
(Casimiro de Abreu)      
Quando eu fujo e me desvio cauto
Da luz de fogo que te cerca, oh! Bela,
Contigo dizes, suspirando amores:
“- Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela!”

Como te enganas! Meu amor é chama
Que se alimenta no voraz segredo,
E se te fujo é que te adoro louco...
És bela- eu moço; tens amor- eu medo!...

Tenho medo de mim, de ti, de tudo,
Da luz, da sombra, do silêncio ou vozes,
Das folhas secas, chorar das fontes,
Das horas longas a correr velozes.

O véu da noite me atormenta em dores,
A luz da aurora me intumesce os seios,
E ao vento fresco do cair das tardes
Eu me estremeço de cruéis receios.
(...)

Questões:

1º)Segundo o eu- lírico, como a sua amada interpreta o seu medo de declarar- se apaixonado?

________________________________________
________________________________________
2º)O medo de amar faz com que o eu- lírico adote que tipo de atitude?

__________________________________________________________________________________

3º)Como o eu- lírico caracteriza o seu próprio medo?

__________________________________________________________________________________

4º)O medo do eu- lírico é restrito ao amor?Justifique a sua resposta.

__________________________________________________________________________________

 

 

 

9º)Identifique a características romântica marcante neste fragmento do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu.Caixa de Texto: 5º)Quais são as características do Ultra- 
Romantismo?
____________________________________
____________________________________
6º)Qual o poeta que mais se deixou conta
giar pelo chamado “mal- do –século”?
____________________________________

7º)Além do saudosismo, que outra carac-
terística podemos encontrar na obra de
Casimiro de Abreu?
____________________________________

8º)O texto seguinte é um fragmento de um
 poema de Fagundes Varela.Que caracterís
ticas do Ultra- Romantismo podemos encon
trar nestes versos?
Não te apavore o aspecto das tumbas.
Esta boca sarcófaga que a terra
Aqui a nossos pés abriu medonha
                      Não é para engolir- nos
O nosso cálix de abundantes dores
                     Não transbordou ainda.
Tua missão, minha harpa, é grande, é grande:
                    -Sangrento- nos à morte.
Aos túmulos, aos túmulos, minha harpa!

 

“Oh! Dias da minha infância!

Oh! Meu céu de primavera!

Que doce a vida não era

Nessa risonha manhã!

Em vez das mágoas de agora,

Eu tinha nessas delícias

De minha mãe as carícias

E os beijos de minha irmã!”

______________________________________________________________________________________________________

10º)Como está classificado  a poesia do  Romantismo no Brasil?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

ROMANTISMO EM PORTUGAL:

 

1º)O medievalismo, a valorização do passado pátrio, a recriação de lendas tradicionais ibéricas constituíram um aspecto importante dos programas estéticos dos seguintes poetas portugueses:

a)Almeida Garrett e Alexandre Herculano.

b)Guerra Junqueiro e Júlio Dinis.

c)Barbosa Du Bocage e Antônio Vieira.

d)Eça de Queirós e João de Deus.

e)Antero de Quental e Cesário Verde.

 

2º) “( ...) Que quereis fazer?  Que cerimônias são estas? Que deus é esse que está nesse altar, e que quer roubar o pai e a mãe e sua filha? (Para os circunstantes:) Vós quem sois, espectros fatais? ... querei – mos tirar dos meus braços? ... Esta é a minha mãe, este é o meu pai ... Que me importa a mim com o outro? Que morresse ou não, que esteja com os mortos ou com os vivos, que se fique na cova ou que ressuscite agora para me matar?”

 

Responda às seguintes questões relativas ao texto acima:

a)Qual a relação entre a cerimônia a que Maria se refere e o título da peça Frei Luísde Souza, de Almeida Garrett?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Que relação existe entre o outro e D. Sebastião?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11º)Quais as principais características do Ultra- Romantismo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

312)Qual o poeta que mais se deixou contagiar pelo chamado mal- do- século?

a)Fagundes Varela;     

b)Casimiro de Abreu;    

c)Álvares de Azevedo;

d)Junqueira Freire;      

e)Visconde de Taunay.

 

13º)A poesia romântica caracteriza – se por ser:

a)lusófoba e nacionalista;             

b)de influência inglesa;

c)ateia e influenciada pelo positivismo;       d)carente de bons poetas; 

e)N.D.A.

 

14º)O que diferencia a 1ª geração romântica da segunda? E da terceira?

________________________________________________________________________________________________________________________________________

15º)O texto seguinte é um fragmento de um  poema de Fagundes Varela.Que características do Ultra- Romantismo podemos encontrar nestes versos?

“Não te apavore o aspecto das tumbas.

Esta boca sarcófaga que a terra

Aqui a nossos pés abriu medonha

                      Não é para engolir- nos

O nosso cálix de abundantes dores

                     Não transbordou ainda.

Tua missão, minha harpa, é grande, é grande:

                    -Sangrento- nos à morte.

Aos túmulos, aos túmulos, minha harpa!”

____________________________________________________________________

 

 

3º)

Este inferno de amar

 

Este inferno de amar- como eu amo!

Quem mo pôs aqui n’alma ... Quem foi?

Esta chama que alenta e consome,

Que é vida – e que a vida destrói –

Como é que se veio a atear,

Quando – ai quando se há-de ela apagar?

 

Eu não sei, não me lembra; o passado,

A outra vida que dantes vivi

Era um sonho talvez ... – foi um sonho –

Em que paz tão serena dormi!

Oh! Que doce era aquele sonhar ...

Quem me veio, ai de mim! Despertar?

( GARRETT , Almeida . In: TORRES, Alexandre Pinheiro (Org.).

Antologia da Poesia   Portuguesa (Séc. XII – Séc. XX)

 

Aponte as características da poesia defendida  por Almeida Garrett  presentes neste poema.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

ROMANTISMO - PROSA

 

1º)Em uma de suas obras mais importantes, José de Alencar apresenta uma visão lírica da miscigenação no Brasil. A propósito desse romance, o autor afirma: “Quem não pode ilustrar a terra natal, canta suas lendas, sem metro, na rude toada de seus antigos filhos”.

A obra em questão é:

a)Diva      b)Senhora    c)O Gaúcho     d)Cinco Minutos    e)Iracema

 

2º)Em MEMÓRIA DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, Manuel Antônio de Almeida cria um personagem principal:

a)atípica, presa ao império da sensualidade e oprimido pela carga genética;

b)de elite, representante das camadas aristocráticas da burguesia do tempo;

c)complexa, rica de mistérios e profundidade psicológica, cuja intensa vida interior se vai revelando no curso dos acontecimentos;

d)popular, tipicamente um anti- herói, por meio do qual se faz a crítica dos valores da sociedade burguês e das instituições da época;

e)idealizada, com qualidades físicas e morais que representam o protótipo dos heróis do romance romântico.

 

3º)Em LUCÍOLA e SENHORA, de José de Alencar assume posição tipicamente romântica quando:

a)desnuda o jogo de interesses que preside a relação amorosa, numa verdadeira denúncia da hipocrisia humana.

b)investiga as origens mais remotas e mais autenticamente nacionais, exaltando épica e liricamente o indígena.

c)faz prevalecer o amor como força redentora e reintegradora, tanto da mulher quanto do homem, pela preservação da autenticidade dos sentimentos.

 

uma imagem do índio brasileiro sem deformações ou idealismo.

 

6º)Leia, com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:

 

  1. Procura focalizar a corte; retrata a vida burguesa da época, utilizando histórias de amor como assunto das narrativas.
  2. Foi uma das soluções encontradas pelo escritor brasileiro para repetir aqui a proposta europeia de volta de volta ao passado. A civilização indígena representou literalmente o aspecto mais autêntico de nossa nacionalidade.
  3. Pretende trazer à tona figuras históricas ou até figuras lendárias, situando-as em seu tempo e momentos reais.
  4. Retrata diferentes partes do país, focalizando seus hábitos, costumes, linguagem, tradições; sempre em oposição aos valores urbanos da corte.

Tais características referem-se, respectivamente, aos romances:

a)históricos, indianistas, urbanos, regionalistas.

b)regionalistas, históricos, indianistas, urbanos.

c)indianistas, históricos, regionalistas, urbanos.

d)urbanos, indianistas, regionalistas, históricos.

e)urbanos, indianistas, históricos, regionalistas.

 

 

d)explora o exotismo, atitude representada pela curiosidade de fixar tipos e costumes de regiões longínquas.

 

4º)Sobre o romance romântico de José de Alencar, é lícito afirmar que:

a)se aproximou do Realismo, por incorporar o cotidiano e aspectos da vida social quando abordou a temática urbana.

b)só abordou, da realidade social da época, o problema do índio.

c)se restringiu, assim como a poesia romântica, à expressão do individualismo lírico.

d)se aprofundou na análise da alma humana, desvinculada de qualquer influência do meio social.

e)definiu as ações e as reações psicológicas das personagens como um produto na interação social.

 

5º)Qual das informações sobre José de Alencar é correta?

a)Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra “Cinco Minutos”.

b)Alencar foi um dos romancistas que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.

c)Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras “Lucíola” e “Senhora”, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados da realidade social e individual, onde podemos detectar um pré -realismo ainda inseguro.

d)A obra de José de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente  para assuntos indígenas e regionalistas, semincursões pelo romance pelo romance urbano.

e)O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso,

 

7º)Na obra narrativa de José de Alencar nota-se:

a)que seus personagens são marcados por profunda estrutura psicológica.

b)um anseio de evasão no tempo e no espaço animado por acentuado egotismo.

c)um grande menosprezo pelo colonizador branco e pela nobreza portuguesa.

d)menos precisão e menor participação emotiva no ato de escrever.

e)um total desligamento entre a realidade humana e a paisagem, que aparece apenas como cenário.

 

8º)Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:

a)analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.

b)é um composto resultante de formas originais do conto.

c)dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.

d)representa contestação política ao domínio português.

e)mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO:  Então, o que acharam? Nosso trabalho só está começando e não pode parar. Você pode responder às questões nesta atividade aqui e no seu caderno também. Depois de feita, envie o arquivo da atividade ou uma foto desta atividade no seu caderno para o email th.thais.souza@gmail.com. Mas não esqueça de sempre estar atento e seguir as orientações da professora, principalmente na realização das tarefas, ok?

Bom estudos!!

 







COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA                                                             
PROFESSOR:  WILTON      MATÉRIA:  GEOGRAFIA 
MENSAGEM: Mantenha elevado seu otimismo na vida !
                                                  EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA
QUESTÕES:
1ª) Analise as proposições em relação ao processo de
 industrialização, marcando V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(     ) A indústria moderna se caracteriza por uma grande 
divisão do trabalho e o seu ritmo depende basicamente 
das máquinas.
(     ) As  atividades realizadas , totalmente, a mão, marca
 uma das características do período conhecido como 
manufatura. 
(     ) No sistema de manufaturas a energia básica é
 a eletricidade.
(     ) A indústria moderna surgiu de fato com a Revolução 
Industrial.
(     ) O artesanato surgiu com a Revolução Industrial, 
em fins do século XVIII.
2ª) Citar 2 (dois) fatores que interferem no processo de 
localização industrial .
3ª) “ A mudança no processo produtivo ficou conhecido
 como Revolução Industrial, que ocorreu na Inglaterra
 durante o século XVIII”
*A fonte de energia utilizada na Primeira Revolução Industrial foi:
a) petróleo
b) carvão
c) eletricidade
d) atômica
e) solar.
4ª) Escreva 1 para artesanato; 2 para manufatura e 3 para Indústria:
(     ) atividade que nasceu a transformar a matéria-prima em produto.
(     ) a  execução da tarefa dependia de uma única pessoa.
(     ) utilização de máquinas de tração  animal e humana para o processo produtivo.
(     ) introdução da divisão social do trabalho e do trabalho assalariado
(     ) utilização de máquinas sofisticadas.
5ª) “Vários fatores interferiram no estabelecimento e no desenvolvimento das regiões industriais”.
*Em relação ao processo industrial analise as proposições a seguir:
i. As indústrias buscam regiões com baixa concentração populacional para 
evitar gastos com impostos e tributos.
II. Boa parte das atividades industriais dependem da grande quantidade de energia.
III. A instalação industrial próxima as fontes de matérias-primas,
 facilita o transporte e diminui gastos com a produção das mercadorias.
IV. A China é uma nação que apresenta um grande crescimento industrial.
# Marque corretamente:
  1. Todas estão corretas
  2. Todas estão erradas
  3. Apenas II e III estão corretas
  4. Apenas I, III e IV estão corretas
  5. Apenas II, III e IV estão corretas.
    6º) São consideradas industrias de bens de consumo:
    a) Siderúrgicas e petroquímicas
    b) De automóveis e máquinas
    c)Metalúrgicas e de eletrodoméstico
    d)De ferramentas, autopeças e automóveis
    e)De automóveis e alimentos
7ª) O que entende por Multinacionais ?
8ª) Como o processo de produção da indústria moderna levou a alienação do trabalho? Explique:


























_______________________________________ XXXXXX ______________________________
Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo                Data:
Alunos:
Serie:

Atividade

1.       Efetuar a leitura do artigo e a partir desta leitura escrever um resumo sobre as principais ideias contidas no texto. E insira sua opinião sobre o artigo. 








______________________________ XXXXXX ________________________________________
Atividade de Inglês
Profª Eugênia




                            _____________________ XXXXXX _____________________________
Atividade 

de Redação 
Profª Thais


Olá, estudantes!
Durante a quarentena não precisamos ficar sem estudar um pouco, não é? Podemos organizar um tempinho dedicado aos nossos estudos em casa, organizando os conteúdos, as atividades para fixarmos o que estudarmos e aquelas que precisamos repassar aos professores depois de prontas, de maneira que possa- mos aprender sem prejuízos. Então, vamos começar? Em primeiro lugar, vamos iniciar abordando um tipo textual muito importante nos estudos de quem , em breve, enfrentará o ENEM: O texto dissertativo. A seguir, veremos alguns pontos indispensávei s para o entendimento sobre o que é e como escrever um bom texto dissertativo. 

*A DISSERTAÇÃO*

     Dissertar é tratar com desenvolvimento um ponto doutrinário, um tema abstrato, um assunto genérico. Ou seja, dissertar é expor ideias em torno de um problema qualquer. 
Consiste na exposição de um assunto, no esclarecimento das verdades que o envolvem, na discussão da problemática que nele reside, na defesa de princípios, na tomada de posições.
Caracteriza - se a dissertação pela análise objetiva de um assunto, pela sequência lógica das ideias,quando refletidas e expressas,pela coerência na exposição das mesmas.
A redação expositiva ou dissertação implica uma estrutura organizada em etapas que focalizem o assunto a partir de uma técnica determinada, buscando objetivos precisos.
Portanto: a dissertação exige reflexão e seleção de ideias. Exige que se monte um plano de desenvolvimento.
Para reforçar esta necessidade, vale a pena transcrever algumas linhas de Buffon:
“É pela ausência de plano, é por não ter refletido bastante sobre o assunto, que um homem de talento se sente embaraçado, não sabendo por onde começar a escrever. Entrevê, ao mesmo tempo, grande número de ideias; e como não as comparou, nem subordinou, nada o obriga a preferir umas às outras; fica, pois, perplexo. Mas quando tiver esboçado um plano, quando tiver reunido e posto em ordem todos os pensamentos essenciais ao seu assunto, sentirá o ponto de maturação da produção do espírito, apressar-se-á a fazê-lo desabrochar e terá prazer em escrever.
Para escrever bem, é preciso, portanto, estar plenamente senhor do seu assunto; é preciso refletir bem nele, para ver claramente a ordem dos pensamentos e formular deles uma sequência, uma cadeia, uma sequência em que cada ponto representa uma ideia”.
Convém certo domínio de conhecimento do assunto, cultura apreciável e, sobretudo, domínio das estruturas sintáticas mais elaboradas, do período composto por subordinação. As orações reduzidas de infinitivo, particípio e gerúndio constituem excelente material.
Este é o tipo de redação pedido (ou esperado) pela maioria dos vestibulares do Brasil ou dos concursos públicos e, especificamente, no ENEM!
         Infelizmente, desde as primeiras redações primárias até as colegiais, a redação preferida, pela necessidade de se incentivar a criatividade, foi a narração. Contamos sobre piqueniques, passeios, viagens, excursões...; contamos o real, o imaginário, o verossímil...; passamos do infantil ao trágico; seguimos, enfim, por caminhos que a nossa imaginação e potencialidades nos levaram e, em matéria de redação, paramos aí.
O discutir assuntos, o criticar situações, o propor soluções sempre foram muito distantes de nossa realidade. A juventude, hoje mais do que nunca, alienou-se. Ela não participa, ela não sente, ela não reage, ela não discute, normalmente não entende e... por isso, não escreve; quando o faz, as paráfrases fazem-se presentes também.
A dissertação baseia-se em três partes fundamentais:
Introdução: parte em que se apresenta o assunto a ser questionado(1º parágrafo da redação);
Desenvolvimento: parte em que de se discute a proposta e, por último ( tem de 2 a 3 parágrafos, a depender da quantidade de linhas permitidas no total);
Conclusão: em que se toma posição relativamente à proposta (último parágrafo da redação).
Normalmente, os vestibulares pedem que se disserte em 25 ou 30 linhas, no máximo, o que nos faz sugerir parágrafos de 6 à 8 linhas.
A sermos coerentes, é necessário entre os parágrafos correlação. Isto é, o assunto deve ser criteriosamente distribuído.

EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO (REDAÇÃO NOTA MIL / ENE4M 2019)

Tema: “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao cinema. Isso acontece devido à concentração de salas de cinema nos grandes centros urbanos e à concepção cultural de que a arte direcionada aos mais favorecidos economicamente.
      É relevante abordar, primeiramente, que as cidades brasileiras foram construídas sobre um viés elitista e segregacionista, de modo que os centros culturais estão, em sua maioria, restritos ao espaço ocupado pelos detentores do poder econômico. Essa dinâmica não foi diferente com a chegada do cinema, já que apenas 17% da população do país frequenta os centros culturais em questão. Nesse sentido, observa-se que a segregação social - evidenciada como uma característica da sociedade brasileira, por Sérgio Buarque de Holanda, no livro "Raízes do Brasil" - se faz presente até os dias atuais, por privar a população das periferias do acesso à cultura e ao lazer que são proporcionados pelo cinema.
      Paralelo a isso, vale também ressaltar que a concepção cultural de que a arte não abrange a população de baixa renda é um fato limitante para que haja a democratização plena da cultura e, portanto, do cinema. Isso é retratado no livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, o qual ilustra o triste cotidiano que uma família em condição de miserabilidade vive, e, assim, mostra como o acesso a centros culturais é uma perspectiva distante de sua realidade, não necessariamente pela distância física, mas pela ideia de pertencimento a esses espaços.
          Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Economia destine verbas para a construção de salas de cinema, de baixo custo ou gratuitas, nas periferias brasileiras por meio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias, com o intuito de descentralizar o acesso à arte. Além disso, cabe às instituições de ensino promover passeios aos cinemas locais, desde o início da vida escolar das crianças, mediante autorização e contribuição dos responsáveis, a fim de desconstruir a ideia de elitização da cultura, sobretudo em regiões carentes. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia no âmbito cultural."
                                                                                                                          (Ana Clara Socha)
ATIVIDADE 01:
AGORA É A SUA VEZ!!
Leia os 3 textos motivadores e , em seguida, redija um texto sobre o tema abaixo.
TEXTO I: “Impacto Ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. É importante saber que avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos. As ações humanas sobre o meio ambiente tem o lado positivo e/ou negativo, dependendo da qualidade da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem ser utilizadas corretamente, contribuindo enormemente para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e não negativo. De acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológica, social e/ou econômica.”
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/impacto-ambiental-acao-do-homem-sobre-o-meio-ambiente/5382. Acesso em 13/04/2020.
TEXTO II:
Planeta Terra
“Tem um lugar /Pra gente viver/Pra gente morar/Mas tem que cuidar dele/Um paraíso/Lindo demais/
Tão cheio de paz/Mas tem que cuidar dele/Não é possível/A gente crescer/Tendo que aturar/
Poluição e guerra/Esse é o lugar/Da gente morar/Ele é o nosso lar/Nosso planeta Terra[...]” (XUXA)
TEXTO III:
“A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.”      Natália alves.. Nathy
A partir da leitura dos textos e do tema proposto  :O IMPACTO DAS AÇÕES HUMANAS NO MEIO AMBIENTE, e com base nos seus conhecimentos construídos ao longo, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da Língua Portuguesa , apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,  argumentos e fatos que comprovem seu ponto de vista.
OBSERVAÇÃO: Não se esqueça de fazer um rascunho antes de redigir o texto definitivo!! Não use o tema como título de sua redação. Não rasure seu texto definitivo. Alinhe as margens do seu texto definitivo. Cuidado para não fugir do tema! Não copie nada da internet e nem de livros! Este texto deve ser criação sua e não de outras pessoas! Abaixo, estaremos disponibilizando um modelo de folha de redação definitiva para quem quiser utilizar. Quem não quiser ou puder, pode usar a folha do próprio caderno, tirar uma foto com imagem boa para enviar. Mande sua redação para o email th.thais.souza@gmail.com .

  • Para mais conhecimento de modelos de redação, acesse outras redações nota mil do ENEM.
Mínimo 20 linhas.
  • A REDAÇÃO QUE APRESENTAR CÓPIA DOS TEXTOS DA PROPOSTA DE REDAÇÃO TERÁ O NÚMERO DE LINHAS DESCONSIDERADO PARA EFEITO DE CORREÇÃO. 
  • O TEXTO DEFINITIVO DEVE SER ESCRITO À TINTA, EM ATÉ 30 LINHAS. 
ATENÇÃO: A REDAÇÃO RECEBERÁ NOTA ZERO SE:
  • ESTIVER COM ATÉ 7 LINHAS ESCRITAS (DESCONTANDO CÓPIA DE TEXTO MOTIVADOR, CASO HAJA);
  • FUGIR DO TEMA;
  • NÃO ATENDER AO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO;
  • APRESENTAR PARTE DO TEXTO DELIBERADAMENTE DESCONECTADA DO TEMA PROPOSTO. 

FOLHA DE REDAÇÃO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30






______________________ XXXXXX ___________________
 Max Weber 

Ao lado de Émile Durkheim e Karl Marx, o alemão Max Weber integra o trio dos grandes pensadores clássicos responsáveis pela fundação da Sociologia. Nascido em 1864, em Munique, dedicou sua obra a compreender a nova sociedade que se formava a partir da consolidação do capitalismo industrial na Europa e sua propagação pelo planeta. Weber morreu em 1920, tendo vivenciado as turbulências da Primeira Guerra – o que, para alguns, fundamenta certo pessimismo weberiano frente a contemporaneidade .Como pioneiro no estudo científico da sociedade, Weber inaugura o método da sociologia compreensiva. Baseada na ideia de que ao estudar as ações sociais o sociólogo deve dar especial atenção a motivação dos indivíduos e grupos, a sociologia compreensiva ocupa-se do sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias ações – além do significado dessas ações em um contexto social mais amplo. Entende-se, por consequência, que as ações em si não tem um sentido próprio, mas o sentido que nós, como sujeitos modernos, atribuímos a elas. Para Weber, o papel do sociólogo deve ser compreender esses sentidos, que são dados pelos sujeitos mas não podem ser apreendidos de forma imediata por eles (o que justifica a necessidade da reflexão sociológica).Os temas trabalhados por Weber são variados, mas sua maior ênfase está nos estudos sociológicos sobre economia, religião e política – todas em sua configuração moderna. Em sua obra mais conhecida, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber investiga a influência da religião, especialmente do protestantismo, na formação do capitalismo ocidental. Para ele, os fundamentos dessa religião – que prega a intensa dedicação ao trabalho e não condena a acumulação de riquezas – favoreceram a consolidação do capitalismo nos países onde sua influência era grande. Weber aplica o método da sociologia compreensiva demonstrando que a forma como os sujeitos captavam o mundo (sua ética religiosa) influenciou diretamente suas ações (na consolidação do capitalismo).É também neste livro que percebemos um exemplo de emprego da noção de tipo ideal. Segundo Weber, para compreender a realidade é preciso antes transportá-la ao campo das ideias, o campo da teoria. Neste processo, que é uma espécie de reconstituição da realidade, devemos simplificar a complexidade apresentada no mundo real, isolando e destacando as características principais (isso é, típicas) daquilo que pretendemos compreender. No caso da ética protestante e o espírito do capitalismo, somos apresentados ao capitalismo a partir de um tipo ideal. Weber reconhece que, no mundo concreto, ele se apresenta de formas variadas, dependendo da época e do país onde é observado. Entretanto, alguns elementos – como a busca pelo lucro e a organização racional do trabalho – aparecem como típicos desse sistema de produção. Concebida por Weber, a elaboração de um tipo ideal é uma ferramenta útil ao sociólogo.Para Weber, a racionalização do trabalho – e de outras esferas da vida – é um traço definitivo que marca nosso tempo. O avanço da ciência e do capitalismo moldaram o mundo de forma que todos os espaços coletivos, desde de os políticos até os corporativos, sejam burocratizados. É preciso notar que a burocracia de que nos fala Weber é vista sob um ponto de vista positivo, pois significa a organização racional e eficiente das atividades coletivas, onde cada um exerce sua função específica e previamente estabelecida de forma detalhada. Essa tendência a intensa racionalização, ainda que positiva, é vista por Weber como algo que nos leva ao desencantamento do mundo, quando as formas místicas e religiosas de pensar perdem espaço para a burocratização. Pela importância deste e outros temas em sua obra, além de sociólogos, Weber também influenciou administradores e economistas.
Questionário:
1º) Quem são os outros pensadores fundadores da Sociologia?
2º) Em que dia e local nasceu Weber?
3º) A quê Weber dedicou a sua obra?
4º) Em que ano Weber morreu?
5º) Como se justifica seu pessimismo?
6º) Em que se baseia a sociologia compreensiva de Weber?
7º) De que se ocupa essa sociologia compreensiva?
8º) O que as ações em si representam, para Weber?
9º) Qual o papel do sociólogo para Weber?
10º) Em que temas Weber mais trabalhou?
11º) O que Weber investigou em sua obra sobre a ética protestante?
12º) O que os fundamentos do protestantismo defende, segundo Weber?
13º) De que forma se compreende a realidade, numa perspectiva weberiana?
14º) Cite os dois elementos típicos do sistema de produção influenciado por uma ética protestante.
15º) Qual a marca do nosso tempo, segundo Weber?
16º) Qual a consequência do avanço da ciência e do capitalismo?
17º) O que é a burocracia para Weber?
18º) Como o indivíduo exerce sua função na burocracia?
19º) O que nos leva ao desencantamento do mundo, segundo Weber?
20º) Que outros profissionais Weber influenciou?
_______________________ XXXXXX _____________________
Profº Julio

ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE



  1. (Fuvest) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:


  1. desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.
  2. contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
  3.  eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
  4. dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.
  5.  impôs o domínio político e econômico dos criollos.


  1. Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano:


  1.  Sobre os incas, na região andina.
  2. Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.
  3. Sobre os maias, na região amazônica.
  4. Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.
  5. Sobre os apaches no sul da Amazônia


  1. Assinale a que explica sucintamente os motivos que levaram os espanhóis a subjugarem as civilizações pré-colombianas, mesmo sendo numericamente inferiores.


  1. A extrema violência empregada pelos espanhóis aos povos nativos americanos foi marcada pelo uso de potentes armas de fogo que eram desconhecidas por estas civilizações, além da utilização dos cavalos, animais desconhecidos em terras americanas naquela época.
  2. Temos também a propagação de doenças que matavam rapidamente os nativos quando entravam em contato com os espanhóis, já que eles desconheciam as doenças e não tinham imunidade a elas. 
  3. Por fim, podemos citar o fato de os espanhóis utilizarem uma tática de divisão entre os povos indígenas, incentivando confrontos decorrentes de conflitos já existentes, o que os enfraqueciam perante os espanhóis.


Marque a alternativa correta:


  1. Apenas I, II
  2. Apenas II, III
  3. Apenas I
  4. Todas verdadeiras
  5. Todas falsas


  1. (FEI-SP) As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:


  1. cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.
  2.  a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.
  3.  a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
  4.  a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.
  5. a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.


  1. (FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:


  1. baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe
  2. baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
  3. baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
  4. consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
  5. caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.


Leia o texto a seguir com atenção:


As línguas da América Latina  


Muita gente pensa que nos países da América Latina são faladas apenas duas línguas, espanhol e português. Mas na realidade há centenas, ainda que um grande número delas esteja em risco de extinção.


               [...]


              “ Há dois países onde não só o castelhano, mas também certas línguas indígenas têm estatuto oficial: Peru e Paraguai. No Peru, o quéchua e o aimará são reconhecidos como oficiais pela Constituição, mas num papel secundário: na prática, são reconhecidas apenas para serem usadas e ensinadas dentro das respectivas comunidades indígenas e não há nenhuma tentativa séria de trata-las como línguas nacionais. Já no Paraguai, o guarani é realmente a segunda língua nacional, ensinada em todas as escolas. [...]
           Existe um curioso preconceito segundo a qual as línguas indígenas são “afetivas”, “sentimentais”, ao passo que as línguas europeias são “lógicas”, “racionais”. Isso nada tem a ver com as línguas em si, mas com a forma como são aprendidas e usadas pelos bilíngues. O índio “ladino” ( isto é, que fala uma língua latina) e o mestiço latino-americano geralmente aprendem a língua indígena com a mãe e com seus companheiros de infância e a usam em contextos íntimos, familiares ou de amizade [...]. Pelo contrário, uma língua como o castelhano ( ou outra europeia qualquer) é aprendida na escola [...] e o [indivíduo] bilíngue o continua usando em esferas relacionadas com a racionalidade e a impessoalidade: as repartições públicas, a relação com os superiores, o comércio científico modernos para essas línguas [...].
         
         COSTA, Antonio Luiz monteiro Coelho da. As línguas da América Latina. Como é a América Latina, 24 maio 2012. Blogue. Disponível em: <http:// www.comoaamerucalatina. Blogspot.com.br/2012/05/as-linguas-da-america-latina.html>. acesso e: 6 abr.2016.


  1. O texto acima poder classificado como:
  1. Jornalístico
  2. Literário
  3. Historiográfico
  4. Filosófico
  5. Poético


  1. O autor se dirige a um público especializado ou a um público em geral


  1. O autor se dirige a um público voltado para a defesa dos direitos humanos, por isso seus texto é influente e utiliza uma linguagem simples e retrucada.
  2. O autor pretende atingir um público voltado para cientistas, devido a isto seu texto mostra-se bastante influente na linguagem arcaica da época
  3. O público a ser atingido pelo autor são de estudantes de direitos humanos, tanto que o texto construído é fluente e utiliza uma linguagem cotidiana e subjetiva
  4. O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e objetiva
  5. O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e monossilábica


  1. Segundo o autor, as línguas indígenas são “naturalmente” afetivas?


  1. Não; isto deriva do modo como as línguas indígenas são aprendidas e usadas pelos falantes bilígues.
  2. Aprende-se geralmente a falar a língua indígena com a mãe e a utilizam em ambientes íntimos.
  3. A língua europeia é aprendida na escola e usada em ambientes que exigem certa formalidade, a exemplo das repartições públicas.


Assinale a alternativa correta:


  1. Todas verdadeiras
  2. Todas falsas
  3. I, II
  4. II, III 
  5. I, II 


  1. (UFSM -RS) A população inca vivia em pequenas coletividades agropastoris, as aldeias. Essas aldeias eram de vários tamanhos e habitadas por famílias unidas por 
  2. laços de parentesco ou aliança, formando um conjunto denominado:


  1. Curaca
  2. Halach uinic
  3. Ayllu
  4. Calpulli
  5. Batab


A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.
GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, demonstra a :

  1. Simplicidade da organização social das tribos brasileiras
  2. Dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização
  3. Superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena
  4. Incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses
  5. Dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.
  1. A respeito do processo de colonização inglesa temos:


  1. Utilizou o processo de exploração através da mão de obra indígena
  2. Utilizou a politica de mercantilista de trafego negreiro e indígena para América do Sul
  3. As colônias do sul na América do norte tinham produção voltada para o mercado interno com mão de obra livre.
Marque a alternativa correta:


  1. I, II
  2. I, III
  3. Todas falsas
  4. Todas verdadeiras
  5. II, III
_______________________________ XXXXXXXX ____________________________________
Profº Julio
ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE




Leia o texto a seguir com atenção:


As línguas da América Latina  


Muita gente pensa que nos países da América Latina são faladas apenas duas línguas, espanhol e português. Mas na realidade há centenas, ainda que um grande número delas esteja em risco de extinção.


               [...]


              “ Há dois países onde não só o castelhano, mas também certas línguas indígenas têm estatuto oficial: Peru e Paraguai. No Peru, o quéchua e o aimará são reconhecidos como oficiais pela Constituição, mas num papel secundário: na prática, são reconhecidas apenas para serem usadas e ensinadas dentro das respectivas comunidades indígenas e não há nenhuma tentativa séria de trata-las como línguas nacionais. Já no Paraguai, o guarani é realmente a segunda língua nacional, ensinada em todas as escolas. [...]
           Existe um curioso preconceito segundo a qual as línguas indígenas são “afetivas”, “sentimentais”, ao passo que as línguas europeias são “lógicas”, “racionais”. Isso nada tem a ver com as línguas em si, mas com a forma como são aprendidas e usadas pelos bilíngues. O índio “ladino” ( isto é, que fala uma língua latina) e o mestiço latino-americano geralmente aprendem a língua indígena com a mãe e com seus companheiros de infância e a usam em contextos íntimos, familiares ou de amizade [...]. Pelo contrário, uma língua como o castelhano ( ou outra europeia qualquer) é aprendida na escola [...] e o [indivíduo] bilíngue o continua usando em esferas relacionadas com a racionalidade e a impessoalidade: as repartições públicas, a relação com os superiores, o comércio científico modernos para essas línguas [...].
         
         COSTA, Antonio Luiz monteiro Coelho da. As línguas da América Latina. Como é a América Latina, 24 maio 2012. Blogue. Disponível em: <http:// www.comoaamerucalatina. Blogspot.com.br/2012/05/as-linguas-da-america-latina.html>. acesso e: 6 abr.2016.


QUESTÃO 1:


O texto acima poder classificado como:


  1. Jornalístico
  2. Literário
  3. Historiográfico
  4. Filosófico
  5. Poético


QUESTÃO 2:


O autor se dirige a um público especializado ou a um público em geral?


  1. O autor se dirige a um público voltado para a defesa dos direitos humanos, por isso seus texto é influente e utiliza uma linguagem simples e retrucada.
  2. O autor pretende atingir um público voltado para cientistas, devido a isto seu texto mostra-se bastante influente na linguagem arcaica da época
  3. O público a ser atingido pelo autor são de estudantes de direitos humanos, tanto que o texto construído é fluente e utiliza uma linguagem cotidiana e subjetiva
  4. O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e objetiva
  5. O autor se dirige ao público em geral; por isso seu texto é fluente e utiliza uma linguagem simples e monossilábica.


QUESTÃO 3:


Segundo o autor, as línguas indígenas são “naturalmente” afetivas?


  1. Não; isto deriva do modo como as línguas indígenas são aprendidas e usadas pelos falantes bilígues.
  2. Aprende-se geralmente a falar a língua indígena com a mãe e a utilizam em ambientes íntimos.
  3. A língua europeia é aprendida na escola e usada em ambientes que exigem certa formalidade, a exemplo das repartições públicas.


Assinale a alternativa correta:


  1. Todas verdadeiras
  2. Todas falsas
  3. I, II verdadeira
  4. II, III verdadeira
  5. I, II falsas


QUESTÃO 4:


(UFSM -RS) A população inca vivia em pequenas coletividades agropastoris, as aldeias. Essas aldeias eram de vários tamanhos e habitadas por famílias unidas por laços de parentesco ou aliança, formando um conjunto denominado:


  1. Curaca
  2. Halach uinic
  3. Ayllu
  4. Calpulli
  5. Batab


QUESTÃO 5:


A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.
GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, demonstra a :



  1. Simplicidade da organização social das tribos brasileiras
  2. Dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização
  3. Superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena
  4. Incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses
  5. Dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.





_______________________XXXXX_____________________ Atividade de Inglês
Profª Eugênia
Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)
A. The coronavirus causes respiratory problems. ( )
 B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. ( )
 C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. ( )


 D. The coronavirus has never killed anyone. ( ) 
__________________ XXXXXX __________________________
História - Profº Julio Hoios
Atividade para as turmas da 2ª Série do Ensino Médio -Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.

Colégio Estadual Nova Esperança Data: Disciplina: História Série:
 Professor: Julio Cesar Hoios                            Turma : 
Nome(s):_____________________________________________  
Turno:                                                                                            Valor: 
Grupo: Ativ 1 

INSTRUÇÕES: 
ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE 

1. Pelo olhar do poeta, também é possível compreender determinados aspectos essenciais para a conceituação da História. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade: 
“Aconteceu há mil anos? Continua acontecendo. Nos mais desbotados panos Estou me lendo e relendo.” Ou, ainda, do mesmo autor: “O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida (presente.)” 
Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador. Coloque V verdadeiro ou F falso e depois marque a alternativa correta: 
a) Tendo por objeto o estudo do passado, a História parte das contingências da “vida presente” para inquirir aquilo que passou.
 b) Especialmente em épocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram.
 c) O quarteto acima traz a ideia de que o passado é continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a História conter um caráter científico. 
d) A reconstrução do passado, exatamente como ele ocorreu, é o que fazem os historiadores, independentemente de suas convicções ideológicas e pessoais. 

Marque a alternativa correta: 
a) V, V, F, F 
b) F, F, V, V 
c) F, V ,V, F
 d) V,F, F, V 

2. “Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionária Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de 
Salermo para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguia ter filho nenhum. Então o rapaz sabia que tinha uma irmã em Paola, que ele não conhecia e que era criada por um tio. Pediu consentimento para os oficiais e chegou em Paola, chegou lá para conhecer a irmã. Não sabia nem falar italiano, só falava português. Ninguém entendia nada. Aí procuraram o meu pai, que falava bem o português e meu pai serviu de intérprete para ele poder conhecer a irmã.” (Depoimento de Vicenzo Figlino) – (In: GOMES, A.C. (org). “Histórias de família entre a Itália e o Brasil”. Niterói: Muiraquitã, 1999.) 
Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento acima pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico. 
A alternativa que apresenta, respectivamente, a qualificação para este tipo de memória e uma referência relacionada ao depoimento é: 
a) social – imigração italiana 
b) oficial – Segunda Guerra Mundial
 c) oficial – Força Expedicionária Brasileira
 d) social – construção da cidadania italiana 

3. No limiar do século XX, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francês Ernest Lavisse fornecia as instruções para o ensino da História aos jovens de seu tempo, das quais reproduz-se o trecho seguinte: 
“Ao ensino histórico incumbe o dever glorioso de fazer amar e de fazer compreender a pátria, todos os nossos heróis do passado, mesmo envolto em lendas. Se o estudante não leva consigo a viva lembrança de nossas glórias nacionais, se não sabe que nossos ancestrais combateram por mil campos de batalhas por nobres causas, se não  aprendeu o que custou o sangue e o esforço para constituir a unidade da pátria e retirar, em seguida do caos de nossas instituições envelhecidas, as leis sagradas que nos fizeram livres, se não se torna um cidadão compenetrado de seus deveres e um soldado que ama a sua bandeira, o professor perdeu seu tempo.
Com o auxílio das ideias defendidas pelo historiador Lavisse, julgue os itens que se seguem. Coloque V para verdadeiro ou F para falso e depois marque a alternativa correta: 
a) A História é escrita pelos pesquisadores e deve ser ensinada pelos mestres com o compromisso de quem pesquisa e ensina as grandes questões de seu tempo
b) A visão excessivamente patriótica do autor expõe concepções que, no alvorecer do século XX, entendiam que o historiador tinha como função glorificar a nação, o Estado e as instituições
 c) O “ensino histórico”, no contexto do Brasil contemporâneo, deve ser, sobretudo, um instrumento de combate para fazer que as armas intelectuais estejam a favor da unidade da pátria e do amor de cada cidadão pela sua bandeira
 d) A revolução metodológica no ensino da História tornou-se, no fim do século XX, completamente racional e neutra, sem qualquer possibilidade de interferência da ideologia na teoria. 
 Marque a alternativa correta: 
a) F, F, V, V 
b) V, V, F, F
 c) F, V, V, F
 d) V, F, F, V 




4. Sobre as relações entre passado e o presente no trabalho do historiador, podemos afirmar corretamente que: 
a) é o presente que direciona todo o trabalho do historiador, fazendo-o escolher no passado somente aqueles fatos e documentos que interessam às suas opções políticas.
 b) o interesse por certos temas e as formas de abordar a história são influenciados pelas experiências diretas do historiador e suas opções políticas e sociais.
 c) o passado se impõe ao historiador através dos documentos, não importando as pressões nem os interesses do pesquisador.
 d) o historiador pode constituir quantos passados quiser, já que seu trabalho depende exclusivamente dos interesses mutáveis do presente. 
5. “A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas.” – Ferreira Gullar 
No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que: 
a) o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas.
 b) a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade.
 c) o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica. 
d) a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História.
 e) a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por “Heróis”, reforçando a ideologia da classe dominante. ______________________________________XXXXXXX ____________________________
__________________________________ XXXXXXXXXX _______________________________
Química

Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo                Data:
Alunos:
Serie: 2º ano

Atividade
x    01    02    03    04    05    06    07    08    09    10
A    A    A    A    A    A    A    A    A    A    A
B    B    B    B    B    B    B    B    B    B    B
C    C    C    C    C    C    C    C    C    C    C
D    D    D    D    D    D    D    D    D    D    D
E    E    E    E    E    E    E    E    E    E    E






Pesquise e responda as questões abaixo:

Questão 1
A principal característica de uma solução é:
a) ser sempre uma mistura homogênea.
b) possuir sempre um líquido com outra substância dissolvida.
c) ser um sistema com mais de uma fase.
d) ser homogênea ou heterogênea, dependendo das condições de pressão e temperatura.
e) ser uma substância pura em um único estado físico.

Questão 2
Assinale a alternativa que contém exemplos de soluções:
a) água de torneira, mar, granito.
b) granito, mistura de água e óleo, ar.
c) petróleo no mar, granito, água destilada.
d) água pura, gás nitrogênio, ouro puro.
e) ar, água de torneira, ouro 18 quilates.


Questão 3
Os frascos contêm soluções saturadas de cloreto de sódio (sal de cozinha).

Diferentes soluções em exercícios sobre solubilidade e saturação
Podemos afirmar que:
a) a solução do frasco II é a mais concentrada que a solução do frasco I.
b) a solução do frasco I possui maior concentração de íons dissolvidos.
c) as soluções dos frascos I e II possuem igual concentração.
d) se adicionarmos cloreto de sódio à solução I, sua concentração aumentará.
e) se adicionarmos cloreto de sódio à solução II, sua concentração aumentará.


Questão 4
Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância?
a) saturadas e supersaturadas.
b) somente as saturadas.
c) insaturadas diluídas.
d) somente as supersaturadas.
e) insaturadas concentradas.

Questão 5
A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:
a) estável.
b) diluída.
c) saturada.
d) concentrada.
e) supersaturada.




Questão 6
Durante um procedimento em um laboratório, um aluno adiciona um único cristal de cloreto de potássio (KCl) em uma solução preexistente. Logo em seguida, esse aluno percebeu que um corpo de fundo começou a ser formado no recipiente. Baseando-se nessa descrição, podemos classificar a solução inicial como:
a) Supersaturada
b) Saturada com corpo de fundo
c) Estável
d) Concentrada
e) Saturada

Questão 7
Quando preparamos uma solução aquosa, formada pela mistura de um soluto e um solvente, em que este dissolve o máximo de soluto possível, como podemos classificá-la?
a) Insaturada diluída
b) Insaturada concentrada
c) Saturada e supersaturada
d) Somente supersaturada
e) Somente saturada






Questão 8
Quando adicionamos sal comum (NaCl) à água, sob agitação e temperatura constantes, verificamos que, em dado momento, o sal não se dissolve mais. No caso do NaCl, isso ocorre quando há, aproximadamente, 360 g de sal por 1000 mL de água. Se adicionarmos 500 g de NaCl em 1000 mL de água, nas mesmas condições acima, estaremos preparando uma solução que será classificada como uma:
a) solução saturada sem sal precipitado.
b) solução saturada com sal precipitado.
c) solução supersaturada.
d) solução insaturada.
e) solução supersaturada instável.


Questão 9
Calcule a concentração, em g/L, de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contém 30 g de sal em 400 mL de solução.
a) 0,075.
b) 75.
c) 12000.
d) 12.
e) 0,0133.

Questão 10
Dissolve-se 20 g de sal de cozinha em água. Qual será o volume da solução, sabendo-se que a sua concentração é de 0,05 g/L?
a) 400 L.
b) 0,0025 L.
c) 1,0 L.
d) 0,25 L.
e) 410 L.


___________________________ xxxxxxx ________________________________________
Educação Física

Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
 - Atividade de Educação física
Profº Etiene

________________________________ xxxxxxx _____________________________________


Língua Portuguesa

🚨 *ATENÇÃO*🚨
*MENSAGEM PARA OS ALUNOS DAS SEGUINTES TURMAS: 9° A-M/ 9° B-M / 1°A-M / 1° B- M/ 1° A-V / 2° A-V / 3° A-V*

Queridos estudantes, 

Como sabem , estamos passando por um momento delicado, de dimensão mundial, por isso, estamos em  isolamento social. Sendo assim, como sei que alguns já estão no tédio e outros estão preocupados com os estudos,  gostaria de passar algumas instruções sobre a atividade passada em nossa última aula presencial ( *com exceção da turma 9°B, a qual não tivemos aula no dia 13/03 e,  portanto , será novidade* ) : Trabalho sobre o coronavírus e medidas de prevenção. A data de entrega foi marcada para hoje, dia 26/3/2020, mas como não seria possível ,  estou reformulando a atividade para que fique mais viável e tranquila a elaboração, bem como sua entrega. 
Bem, antes vocês  fariam uma pesquisa, e dessa pesquisa é que produziriam o trabalho para entregar e/ ou apresentar. Desta vez , vamos fazer o seguinte: *Vocês poderão escolher APENAS UMA das opções abaixo para elaborar o trabalho e enviar para o meu email: th.thais.souza@gmail.com.* 
As opções são:
1° Fazer uma pesquisa escrita sobre o covid-19 e formas de prevenção ( seguindo as normas da ABNT). Não precisa imprimir, é só enviar;
2. Fazer uma apresentação de slides sobre o covid-19 e as formas de prevenção e enviar;
3. Fazer cartazes com desenhos criativos e frases de efeito sobre a prevenção contra o covid-19 (faz no computador e envia);
4. Criar uma paródia sobre prevenção ao covid-19 ( faz a música, grava e envia); 
5. Criar folheto informativo sobre o covid-19 e medidas de prevenção.
*Até o dia 03/04/2020*. 
*Poderão fazer individualmente,  em dupla ou até em grupos com 3 ou 4 componentes, no máximo.

Se ficar alguma dúvida, é só me procurar. 
Outros materiais  para estudos serão passados para vocês, como links de aulas, apostilas, exercícios,  etc. Mas não se preocupem, pois não será nada de mais. 

Um grande abraço a todos.
Professora Thaís Souza 
#fiquemtranquilos #fiquememcasa, #fiquemnapaz #estudememcasa

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

2 comentários:

  1. Unknown10 de maio de 2020 às 05:37

    Bom eu fiz só que não sei como enviar pra os professores ou pra escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE11 de maio de 2020 às 13:35

      Boa tarde!

      As atividades deverão ser encaminhadas para o e-mail: esperanca.cene2020@gmail.com

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE
Ver meu perfil completo

INFORMÇÃO!


http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/google-realiza-formacao-line-para-estudantes-e-professores-nestas-quinta-e-sexta-16-e17

CPF

Informação importante para quem ainda não tem CPF.


https://g1.globo.com/economia/
noticia/2020/04/13/receita-federal-libera-inscricao-de-novos-cpfs-por-e-mail-sem-custo-e-para-qualquer-idade.ghtmlhttps://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04

Pesquisar este blog

  • Página inicial
  • Equipe Gestora
  • Equipe Docente
  • Cene - Retrospectiva 2016, 2017 e 2018.
  • Planejando 2020
  • 6º ano
  • 7º ano
  • 8º ano
  • 9º ano
  • 1ª série do Ensino Médio
  • 2ª série do Ensino Médio
  • 3ª série do Ensino Médio
  •  Informação importante para quem ainda não tem CPF...

Denunciar abuso

Arquivo do blog

  • jun. 17 (1)
  • ago. 28 (1)
  • mai. 20 (1)
  • set. 28 (1)
  • ago. 07 (1)
  • mai. 11 (1)
  • abr. 29 (1)
  • abr. 02 (1)
  • mar. 24 (1)

ENEM 2020

Começa hoje (06/04 a 17/04/2020) pelo calendário do INEP, o prazo para justificativa de ausência no ENEM 2019 e a solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM 2020. Repassem para nossos estudantes, acesso através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Utilidade Pública


https://auxilio.caixa.gov.br/#/destinacao

*Este é o link para aqueles que não têm o Cadastro Único e nem o Bolsa Família se inscreverem para receberem o auxílio emergencial, é rápido e fácil*

Para realizar seu Cadastro tenha em mãos:

✅Documentos Pessoais, CPF principalmente de todos os membros da família (apenas os que possuem);
✅Caso possua conta no Banco do Brasil ou Caixa, tenha os dados de agência e conta. Se não possuir, poderá abrir a conta digital no momento do cadastro, tenha em mãos o RG.
✅O telefone informado precisa ter sinal, para recebimento do Código de acesso. Um *número de telefone só poderá ser utilizado uma única vez.*
✅Se for Mulher, chefe de Família, não esqueça de marcar a opção.

Não precisa baixar nada! É no próprio site da Caixa.

OBS: *VOCÊ NÃO DEVE PAGAR A NINGUÉM POR ESTE CADASTRO, EM CASO DE DÚVIDAS, FAÇA CONTATO COM OS SERVIÇOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÕES EM SEU MUNICÍPIO.*

DÚVIDAS ESTOU A DISPOSIÇÃO. 🙋🏻‍♀️

Inscrição do ENEM

Atenção!

Solicite isenção para o Enem 2020.
Você tem direito à gratuidade no Enem?
Lembre-se!
O pedido de isenção vem antes da inscrição.
Quando?
6 a 17 de abril
Onde?
Página do Participante
Quem?
Três perfis de participantes têm direito à gratuidade

https://enem.inep.gov.br/antes

Vamos Estudar!

Vamos estudar !!!

*Secretaria da Educação disponibiliza canal com atividades para estudantes*

Propor uma série de atividades diferentes, divertidas e com o uso das tecnologias. É com este objetivo que a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança nesta segunda-feira (30), sugestões de rotinas de estudos diferenciadas para os estudantes. As atividades estarão disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/rotinas-de-estudo) e serão atualizadas todas as sextas-feira.

O canal terá conteúdo para estudantes do fundamental I, fundamental II e ensino médio, com temas gerais que equilibram os estudos com atividades criativas, como construção de textos, atividades físicas, gravação de vídeos, leitura livros, pesquisa, criação, e revisão de assuntos estudados em sala de aula, entre outras.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, este é um momento que as tecnologias devem estar a serviço da aprendizagem. "Precisamos usar de todos os recursos disponíveis para que nossos estudantes continuem aprendendo e tendo acesso ao conhecimento sem por em risco à sua saúde ou de seus familiares", afirmou Jerônimo.

“Nessa situação, em que os estudantes estão fora das escolas, por conta da pandemia do Coronavírus, o papel da rotina de estudos é orientar atividades que podem ser feitas durante o dia em casa. São atividades educativas que não tem necessariamente relação direta com que eles estavam estudando na sala de aula, mas sim com a educação como todo e que pode fazer parte do processo de aprendizagem”, explicou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT.

"Além deste canal, iremos lançar ainda este mês, outros canais com conteúdos para educadores e gestores, utilizando não só a Plataforma Anísio Teixeira, mas também, as redes sociais", afirmou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim. Ele ainda lembra que toda a Formação Continuada, para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas acontecerá no formato a distância, visando atender às normas postas durante a pandemia.

*Plataforma Anísio Teixeira*
Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil Recursos Educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que possui conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio.

*Suspensão das aulas*
O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.






INFORMATIVO

TVE exibe conteúdos para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio a partir de segunda-feira*
A partir desta segunda (30), a TVE vai exibir, diariamente, a programação "Estude em Casa", das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura. A primeira 1h30 de conteúdo educativo atenderá aos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. A meia hora final vai trazer outros programas educativos variados. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC) e o Canal Futura.

Esta é uma das iniciativas adotadas pela SEC para apoiar estudantes e professores das redes pública e privada durante a suspensão das aulas, válida por 30 dias.

"A TVE já tem uma programação educativa. Pela manhã, a emissora traz uma programação infantil com muita qualidade, com desenhos educativos. Além disso, durante todo o dia, oferece uma programação com muita informação. Estamos exibindo na TVE vídeos de artistas, estudantes e professores com recomendações de leitura. Esta parceria com o Canal Futura vai ampliar a oportunidade de estudar em casa. Alem disso, nós estamos conversando, neste momento, para criar uma plataforma de conteúdos para estudantes e professores participarem ativamente. Não é obrigatório, mas é um espaço para quase cinco milhões de professores e estudantes que estão em casa neste momento, para ocupar o tempo com cultura, educação e lazer", disse o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Durante este período, a emissora pública também priorizou a produção de conteúdos informativos que orientam e educam a população em relação à pandemia do Coronavírus, com o objetivo principal de salvar vidas.

É possível acompanhar a programação ao vivo, no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Outra opção é acompanhar a programação do Canal Futura pelo www.futuraplay.org.

A TVE integra o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado.

*Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:*

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

COVID 19

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá pessoal. Aqui é Jeferson Simões.
Venho por meio desse pequeno texto falar sobre um assunto que está causando pânico e uma quarentena infernal.
Pessoal, a quarentena é eficaz para proporcionar que o vírus não se espalhe mais e mais. Segundo os estudos dos médicos especialistas de diversos países, os sintomas demoram de 2 a 14 dias para aparecerem, então nesses dias, se você não se proteger e não manter-se dentro de casa, você pode sem querer, sem intenções nenhuma, infectar outras pessoas e essas pessoas, sem a intenção, também vão passando a contaminação em diante, sem a consciência do que estão fazendo por mera desobediência.
Se você apresenta alguns sintomas da doença ( nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar) mantenha-se hidratado, lave bastante as mãos com água e sabão, use o álcool em gel; se está tossindo muito e espirrando, compre uma máscara para proteger você e seus entes queridos.

MAS UMA VEZ EU E TODOS QUE TE AMAM, PEDIMOS
#FIQUEMEMCASA
#JUNTOSVAMOSVENCEROCOVID19.

Ass: Jeferson Simões ( aluno da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)

CORONAVÍRUS

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá ,gente!

Venho aqui falar com vocês a importância sobre ficar em casa, por conta do CORONAVÌRUS.
Pode parecer besteira, mas não é. Pensem comigo: Se voçê tiver com sintomas e sair na rua. o que pode acontecer com as pessoas que estão ao seu redor? Simplesmente se contaminariam como o CORONAVÌRUS.
Fiquem em casa cuidem de si mesmos e cuide de sua família. Se sua mãe questiona dizendo: " Eu vou para a rua,porque todo mundo vai!"
Você vai dizer:" Mãe, você não é todo mundo".
FIQUE EM CASA
CUIDE DE SUA FAMÌLIA
EVITE SAIR PARA RUA.
DEUS TE GUARDA, MAS VOCÊ TEM QUE OBEDECER À LEI, POIS DEUS COLOCOU OS HOMENS NA TERRA E NÓS TEMOS QUE OBEDECER.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Ass: Ataisia Santana ( aluna da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)��

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Projeto Ciências sem Fronteira

Projeto Ciências sem Fronteira

Empoderamento do Conhecimento 2019

Empoderamento do Conhecimento 2019

Retrospectiva 2019

Retrospectiva 2019

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Equipe da Monitoria

Equipe da Monitoria

Equipe de Futsal Feminina 2019

Equipe de Futsal Feminina 2019

Comissão de Eventos 2019

Comissão de Eventos 2019
Comissão de Gestão CENE 2020. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.