OBS: * As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas para o e-mail
esperanca.cene2020@gmail.com* Para responder as atividades, selecione o arquivo, copie e cole em outra página. Após responder, encaminhe para o e-mail disponibilizado.
ATIVIDADE DE INGLÊS
COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA
PROFESSOR: WILTON MATÉRIA: GEOGRAFIA
CURSO 7º A - VESPERTINO
UNIDADE I
MENSAGEM: “Sua vida muda quando você muda.”
Questões:
1ª) Quantos Estados tem o Brasil?
2ª) Quais são as regiões brasileiras ?
3ª) Enumere a segunda (2ª) coluna de
acordo com a primeira (1ª).
1ª COLUNA 2ª COLUNA
( 1 ) ACRE ( ) MACEIÓ
( 2 ) AMAZONAS ( ) RIO BRANCO
( 3 ) BAHIA ( ) FORTALEZA
( 4 ) PIAUÍ ( ) MANAUS
( 5) PERNAMBUCO ( ) SALVADOR
( 6) RORAIMA ( ) RECIFE
( 7 ) TOCANTINS ( ) BOA VISTA
( 8 ) ALAGOAS ( ) TERESINA
( 9 ) CEARÁ ( ) PALMA
( 10 ) MINAS GERAIS ( ) BELO HORIZONTE.
3ª) Baseado na questão acima ( 1ª) cite:
- Dois estados que pertencem a região Nordeste:
- Dois estados que pertencem a região Norte:
- Um estado que pertence a região Sudeste:4ª) Cite os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro.NORTE:__________ SUL_____________.LESTE:___________OESTE:____________.5º) Em relação a linha do Equador, a maior parte do território brasileiro está localizada em que Hemisfério?6ª) Cite os países que, com o Brasil compõem a América do Sul.7ª) a)Qual é mais extenso, a fronteira terrestre ou o litoral brasileiro?b) Com qual dos países o Brasil tem a fronteira mais extensa?8ª) Assinale V se Verdadeiro e F se Falso nas alternativas abaixo:( ) O território brasileiro encontra-se inteiramenteà este do Meridiano de Greenwich.( )Situado na porção sul do continente americano, o Brasilfaz limite com quase todos os países da América do Sul, excetoChile e Equador.( ) A construção de Brasília, na década de 1960, foi um dosfatores mais importantes para a integração entre as regiões brasileiras.( ) Monocultura: produções agrícolas voltadas para o cultivo devários produtos e realizadas, geralmente, em pequenas áreas.( ) O Brasil possui uma grande diversidade natural. Parte dessadiversidade deve-se a grande dimensão territorial do nosso país.( ) A Floresta Amazônica se desenvolve em áreas de clima quentee úmido, e apresenta grande biodiversidade.( ) Biodiversidade: corresponde à variedade de espécies vivasexistentes em uma área.( ) A Mata de Araucária é encontrada na região Sul do Brasil,onde predomina o clima subtropical.( ) O Campos não correspondem a um tipo de vegetação composta,sobretudo, de gramíneas.( ) A Região do Quadrilátero Ferrífero compreende os municípios deBelo Horizonte, Santa Bárbara, Congonhas e Mariana.9ª) Qual a importância dos manguezais para a vida marinha? E para aspopulações que vivem desses ambientes?
____________________ XXXXXXX _______________________
Atividade de HistóriaProfº Juan
Texto sobre os:maias, incas e astecas.
A História Geral invoca, com
bastante veemência, a descoberta da América por Cristóvão Colombo. Até
então, considerava-se que o “Velho Mundo” desconhecia a presença de
povos civilizados e desenvolvidos do “Novo Mundo”.No entanto, os
registros históricos retratam a existência de povos civilizados que já
habitavam o continente muito antes da chegada dos europeus.Chamadas de
pré-colombianas, essas civilizações eram dotadas de sistemas econômico e
administrativo próprios, bem como cultura, hábitos e costumes
característicos.Antes de falarmos sobre as principais civilizações
pré-colombianas, como os Incas, Maias e Astecas, trataremos desses povos
que descobriram a América muito antes que os europeus.O que são povos
pré-colombianos?Os povos pré-colombianos são assim chamados por terem
vivido na América antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.De
fato, o termo contempla desde o povoamento original, ainda no Período
Paleolítico, até a colonização européia na Idade Moderna. Porém, é mais
utilizado para referir-se ao contexto das maiores civilizações.Sendo
assim, destacam-se os povos que habitaram as seguintes regiões da
Mesoamérica (toltecas, olmecas, maias, mixtecas e astecas) e os Andes
(incas, moches, cañaris e chibchas).Documentos dão conta de grandes
feitos registrados por estas civilizações. Os astecas, por exemplo,
construíram a impressionante Tenochtitlán, atual Cidade do México.As
principais civilizações pré-colombianasApesar da existência de tantos
povos, focaremos nas três maiores civilizações daquele período: incas,
maias e astecas.Civilização maiaO povo maia habitou a região das
florestas tropicais dos atuais territórios de Honduras, Guatemala e
região sul do México (Península de Yucatán), entre os séculos IV a.C e
IX a.C.A base da sociedade era formada pelos camponeses, trabalhadores
urbanos e artesãos. Estes faziam parte da classe menos favorecida e,
assim como em outras civilizações, precisavam pagar altos impostos. A
nobreza, por sua vez, habitava a zona urbana em conjunto com os
sacerdotes, chefes militares e administradores do império.Sendo assim,
as cidades compunham um núcleo religioso e político sob o governo de um
estado teocrático. Isso significa que o imperador era considerado um
representante dos deuses na Terra. Deuses porque os maias eram
politeístas, ou seja, adoravam mais de uma divindade, e acreditavam em
entidades ligadas à natureza.A base de sua economia era a agricultura,
com o plantio de feijão, milho e tubérculos, entre outros produtos. A
atividade era impulsionada pelo desenvolvimento das técnicas de
irrigação. Além disso, eram bons comerciantes e trocavam produtos com
povos vizinhos e o interior do império.Outro setor que merece destaque é
o artesanato, representado pelo uso de tintas e fiação de roupas e
tecidos. Tais práticas contavam com o auxílio da Matemática. Os maias
foram os criadores das casas decimais e valor zero.Ademais, são donos de
um calendário complexo que dividia o ano em 206 dias determinado pelos
movimentos dos astros.Os registros de datas, acontecimentos, colheitas,
guerras e coleta de impostos foram possíveis graças à escrita. Os maias,
assim como os egípcios, adotaram o sistema hieroglífico, baseado em
desenhos e símbolos. A habilidade dos maias também estava presente em
suas construções.A arquitetura demonstrava avanço considerável por meio
de pirâmides, templos e palácios erguidos por esse povo.Porém, um
detalhe falho contribuiu para o fim da civilização maia. Por nunca terem
formado um império unificado, a região era vulnerável ao domínio de
outros povos o que, de fato, aconteceu.Nos séculos IX e X, a região foi
invadida pelos toltecas, também habitantes da Mesoamérica, que dominaram
os maias.Civilização astecaA civilização asteca habitou a região onde
atualmente fica o México, entre os séculos XIV e XVI.Foi a fundadora da
cidade de
Tenochtitlán (Cidade do México), no século XIV, em uma
região de pântanos próxima do lago Texcoco. Seu idioma era o nahuatl e,
também, eram chamados de Mexica, algo como “lago da Lua” .A sociedade
era organizada em ordem hierárquica. Na base, estavam os camponeses,
artesãos e trabalhadores urbanos. No topo, a nobreza composta pelo
imperador, sacerdotes e chefes militares. O imperador era, também, o
chefe do exército e obrigava a classe baixa da sociedade a realizar um
trabalho compulsório a seu favor.Isso era feito por meio de trabalhos em
obras públicas, como canais de irrigação, estradas, templos e
pirâmides. A agricultura asteca era intensamente desenvolvida graças a
técnicas eficientes, como as chinampas (ilhas de cultivo) e obras de
drenagem. Os principais cultivos eram pimenta, tomate, milho e cacau.
Este, inclusive, era usado como moeda de troca pelo povo asteca.A
civilização se destacou, também, na invenção de conceitos matemáticos e
astronômicos, além de praticar a escrita baseada no uso de símbolos e
desenhos (pictógrafos). Quanto ao calendário, adaptaram o sistema maia e
inseriram algumas modificações.O artesanato asteca era dotado de
extrema riqueza demonstrada nos objetos de ouro e prata, artigos
pintados à mão e tecidos confeccionados por eles mesmos. Muitos dos
artigos estão expostos atualmente em museus da Cidade do México.Assim
como os maias, os astecas tinham uma religião politeísta. Os deuses
adorados eram relacionados a elementos da natureza, como o deus Sol,
Chuva, Trovão e Lua.O desenvolvimento da arquitetura, a propósito, era
refletido na construção de pirâmides destinadas a cultos religiosos e
sacrifícios humanos em homenagem aos deuses. O intuito era deixar as
divindades mais calmas e felizes.Ao contrário dos maias, os astecas
formaram um império que, sob o comando de Montezuma II, no início do
século XVI, chegou a ser composto por 500 cidades. Porém, seu fim chegou
em 1519, através da invasão espanhola. Os europeus dominaram o povo,
tomaram grande parte de suas riquezas e os escravizaram nas minas de
ouro e prata.Civilização incaA civilização inca habitou a região da
Cordilheira dos Andes em território correspondente ao Peru, Bolívia,
Chile e Equador. A cidade sagrada de Cusco, capital do Império, foi
fundada no século XIII. Seu idioma era o quéchua, falado pelo território
em vários dialetos. Foi o maior império entre os três, chegando a 12
milhões de súditos.Suas conquistas territoriais começaram pela
cordilheira dos Andes e ao longo da costa do Oceano Pacífico, no início
do século XV. Cem anos depois, a civilização atingiu seu auge.A
composição da sociedade seguia os moldes das outras civilizações, ou
seja, hierarquizada em três camadas:Base formada pelos artesãos e
camponeses, as classes mais baixas;Classe média composta pelos
funcionários públicos e trabalhadores especializados;Topo formado pelo
imperador e nobreza (governantes, chefes militares, juízes e
sacerdotes).O imperador era conhecido por Sapa Inca e considerado um
deus na Terra. Recebia pesados impostos dos mais pobres sob a forma de
mercadorias ou trabalhos em obras públicas.A economia dos incas era
baseada na agricultura de terraços, degraus formados nas costas das
montanhas. Neles, plantavam feijão, batata e milho, o alimento
sagrado.Criavam animais como a lhama, vicunhas e alpacas. Domesticados,
serviam como meio de transporte, além de fonte de carne, leite e lã.No
artesanato, ficaram conhecidos pelos objetos feitos em ouro e prata,
além de jóias e tecidos de qualidade. Porém, o maior destaque dessa
civilização, talvez, esteja na arquitetura.Um grande exemplo está na
cidade de Machu Picchu, descoberta em 1911. Sua estrutura conseguiu
traduzir como a formação urbana dos incas era eficiente. Ademais, a
civilização ergueu grandes construções, como casas, palácios e templos,
tendo como base blocos de pedras encaixadas.Construíram, ainda, um
complexo de estradas ligando todo o império. O sistema tinha duas vias
principais no sentido norte-sul: uma, com cerca de 3.600 km, corria ao
longo da costa do Pacífico e a outra, com quase a mesma extensão, seguia
pelos Andes, bem como canais de irrigação para desviar o curso dos rios
para as aldeias.Os incas desenvolveram, ainda, o quipo, sistema de
contagem praticado em um instrumento feito com cordões coloridos. Cada
um representava uma contagem. Com o quipo, os incanas somavam e
registravam impostos, habitantes e colheitas.Quipo, instrumento inca
utilizado para comunicação e outros registros.A única questão é que,
mesmo diante de tantas contribuições, o sistema de escrita inca não foi
desenvolvido.Na religião dos incas, eles cultuavam o deus Inti (deus
Sol), além de animais sagrados, como o jaguar e condor. Acreditavam,ainda,
no Viracocha, o criador de tudo. Infelizmente, os incas foram dominados
pelos espanhóis em 1532, poucos anos depois que a dominação dos
astecas.
1º) Os europeus( Velho Mundo) sabiam da existência de povos na América, antes de Colombo aqui chegar?
2º) Como eram chamados os povos que habitavam a América antes da chegada de Colombo?
3º) Cite os nomes das 03 principais civilizações pré-colombianas.
4º) Por que se chamavam de pré-colombianas?
5º) Quando os povos pré-colombianos começaram a habitar a América?
6º) Cite os nomes de outros povos pré-colombianos.
7º) Que grande cidade os astecas construíram?
8º) Que área os maias ocuparam?
9º) Quem fazia parte da base da sociedade maia?
10º) Quem eram os membros da elite maia?
11º) Como o imperador maia era visto? 12º) Em que os maias se destacaram a nível econômico?
13º) Como funcionava o calendário maia?
14º) Cite a área ocupada pelos astecas.
15º) Como se dividia a civilização asteca?
16º) Quem era o imperador asteca? Como ele tratava os membros menos favorecidos da sociedade asteca?
17º) Cite sua principal atividade econômica.
18º) Quando os astecas foram dominados?
19º) Que área os incas ocuparam?
20º) Como é considerado o Império Inca?
21º) Como era dividida a sociedade inca?
22º) Como era visto o seu imperador?
23º) Qual era a base da economia inca?
24º) Em que os incas se destacaram?
25º) Que outro grande feito inca merece destaque? Quando
__________________ XXXXXX _________________________
Atividade de Inglês
Profª Eugênia
Text: What is a coronavirus?
Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)
A. The coronavirus causes respiratory problems. ( )
B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. ( )
C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. ( )
D. The coronavirus has never killed anyone. ( )
___________________ XXXXX ________________________
Atividade de Matemática
Professor. Adriano.
10 Transformem em algarismos romanos os valores abaixo:
- 1722
- 2560
- 777
- 999
20 Marque V para verdadeiro e F para falso nas assertivas abaixo:
- Os números romanos, possuem 6 algarismos. ( )
- A letra D faz parte dos algarismos romanos. ( )
- A letra L faz parte dos algarismos romanos e tem o valor de 100.( )
- Os algarismos romanos são respectivamente I, V, X, L, C, D e M. ( )
30 Maria emprestou R$ 250,00 a João, meses depois João esqueceu o valor exato do empréstimo e fez dois depósitos de R$150,00. Qual valor Maria tem que devolver a João?
40 Julia tinha 120 bolinhas de gude, deu a seu irmão Carlos 23 bolinhas de gude e 37 bolinhas de gude a seu primo José, com quantas bolinhas de gude Julia ficou?
50 Dado o número 3,479.856 responda.
- O número 7 representa qual casa decimal?
- Qual número representa a casa das dezenas de milhar?
- O número 3 representa qual valor?
- Qual número representa a casa das centenas?
60 Escreva o que se pede.
- Um número natural de 4 algarismos distintos( diferentes) no qual apareça o algarismo 5 com valor posicional 500.
- O maior número natural de 3 algarismos.
- O maior número natural de 3 algarismos distintos cuja soma dos algarismos seja 5.
70 quantas ordens e classes o número 5734542 possui?
80 Escreva com algarismos os números a seguir.
- Cento e cinco mil e quinhentos.
- Doze milhões, quatrocentos e oitenta mil, cento e vinte oito.
- Dois milhões e dois.
- Quinze milhões, cinco milhões, trezentos e cinco mil e vinte.
90 determine o resultado de cada operação abaixo:
- 98764 + 64874 + 64647
- 98645 – 8476
- 76448 : 20
- 987364 . 65
100 Pedro tem R$ 170,00 em dois meses conseguiu quadruplicar esse número, com quanto ele ficou?
____________________________________XXXXXXXX __________________________
Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
- Atividade de Educação física
Profº Etiene
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Átila!
ExcluirAcho bacana ter esse material no caderno, mas precisamos que você nos dê o retorno para acompanharmos a sua dificuldade e podermos te dar o retorno.
O que é para fazer na tarefa de inglês???
ResponderExcluirInterpretação de texto.
ExcluirI will send the photo of my notebook in the email
ResponderExcluirIt is not for forwarding photos. Respond to the activity and send the file by email
ExcluirAlgumas palavra em ingles eu acho que escrevi errado
ResponderExcluirSem atualizações, informações e atividades!?
ResponderExcluir