COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

7º ano

OBS:  * As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas para o e-mail 
            esperanca.cene2020@gmail.com


         * Para  responder as  atividades, selecione o arquivo, copie e cole em  outra  página.  Após  responder,   encaminhe para o e-mail disponibilizado.




ATIVIDADE DE INGLÊS


COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA                                                         
PROFESSOR: WILTON         MATÉRIA: GEOGRAFIA                   
CURSO 7º A  -    VESPERTINO
UNIDADE I
  MENSAGEM: “Sua vida  muda quando você muda.”
Questões:
1ª) Quantos Estados tem o Brasil?
2ª) Quais são as regiões brasileiras ? 
3ª) Enumere a segunda (2ª)  coluna de 
acordo com a primeira (1ª).
1ª COLUNA                                      2ª  COLUNA
(  1  ) ACRE                                          (     ) MACEIÓ
(   2 ) AMAZONAS                              (     ) RIO BRANCO
(   3 ) BAHIA                                        (     ) FORTALEZA
(   4 ) PIAUÍ                                          (     ) MANAUS
(   5) PERNAMBUCO                          (     ) SALVADOR
(   6) RORAIMA                                   (     ) RECIFE
(  7 ) TOCANTINS                                (     ) BOA VISTA
( 8  ) ALAGOAS                                  (     ) TERESINA
( 9  ) CEARÁ                                       (     )  PALMA
( 10   ) MINAS GERAIS                     (     ) BELO HORIZONTE.

3ª) Baseado na questão acima ( 1ª) cite:
  1. Dois estados  que pertencem a região Nordeste:
  2. Dois estados que pertencem a região Norte:
  3. Um estado que pertence a região Sudeste:
    4ª) Cite os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro.
    NORTE:__________   SUL_____________.
    LESTE:___________OESTE:____________.
    5º) Em relação a linha do Equador, a maior parte do território brasileiro está localizada em que Hemisfério? 
    6ª) Cite os países que, com o Brasil compõem a América do Sul.
    7ª) a)Qual é mais extenso, a fronteira terrestre ou o litoral brasileiro?
    b) Com qual dos países o Brasil tem a fronteira mais extensa?  

     8ª) Assinale V se Verdadeiro e F se Falso nas alternativas abaixo:
    (     ) O território brasileiro encontra-se inteiramente
     à este do Meridiano de Greenwich.
    (      )Situado na porção sul do continente americano, o Brasil
     faz limite com quase todos os países da América do Sul, exceto 
    Chile e Equador.
    (     ) A construção de Brasília, na década de 1960, foi um dos 
    fatores mais importantes para a integração entre as regiões brasileiras.
    (     ) Monocultura: produções agrícolas voltadas para o cultivo de 
    vários produtos e realizadas, geralmente, em pequenas áreas.
    (     ) O Brasil possui uma grande diversidade natural. Parte dessa 
    diversidade deve-se a grande dimensão territorial do nosso país.
    (     ) A Floresta Amazônica se desenvolve em áreas de clima quente
     e úmido, e apresenta grande biodiversidade.
    (     ) Biodiversidade: corresponde à variedade de espécies vivas 
    existentes em uma área.
    (     ) A Mata de Araucária é encontrada na região Sul do Brasil,
     onde predomina o clima subtropical.
    (     ) O Campos não correspondem a um tipo de vegetação composta, 
    sobretudo, de gramíneas.
    (     ) A Região do Quadrilátero Ferrífero compreende os municípios de 
    Belo Horizonte, Santa Bárbara, Congonhas e Mariana.
    9ª) Qual a importância dos manguezais para a vida marinha? E para as
     populações que vivem desses ambientes?




 


                              Proposta de Atividades para o 7º ano Vespertino





____________________ XXXXXXX _______________________
Atividade de História
Profº Juan




Texto sobre os:maias, incas e astecas.

 A História Geral invoca, com bastante veemência, a descoberta da América por Cristóvão Colombo. Até então, considerava-se que o “Velho Mundo” desconhecia a presença de povos civilizados e desenvolvidos do “Novo Mundo”.No entanto, os registros históricos retratam a existência de povos civilizados que já habitavam o continente muito antes da chegada dos europeus.Chamadas de pré-colombianas, essas civilizações eram dotadas de sistemas econômico e administrativo próprios, bem como cultura, hábitos e costumes característicos.Antes de falarmos sobre as principais civilizações pré-colombianas, como os Incas, Maias e Astecas, trataremos desses povos que descobriram a América muito antes que os europeus.O que são povos pré-colombianos?Os povos pré-colombianos são assim chamados por terem vivido na América antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.De fato, o termo contempla desde o povoamento original, ainda no Período Paleolítico, até a colonização européia na Idade Moderna. Porém, é mais utilizado para referir-se ao contexto das maiores civilizações.Sendo assim, destacam-se os povos que habitaram as seguintes regiões da Mesoamérica (toltecas, olmecas, maias, mixtecas e astecas) e os Andes (incas, moches, cañaris e chibchas).Documentos dão conta de grandes feitos registrados por estas civilizações. Os astecas, por exemplo, construíram a impressionante Tenochtitlán, atual Cidade do México.As principais civilizações pré-colombianasApesar da existência de tantos povos, focaremos nas três maiores civilizações daquele período: incas, maias e astecas.Civilização maiaO povo maia habitou a região das florestas tropicais dos atuais territórios de Honduras, Guatemala e região sul do México (Península de Yucatán), entre os séculos IV a.C e IX a.C.A base da sociedade era formada pelos camponeses, trabalhadores urbanos e artesãos. Estes faziam parte da classe menos favorecida e, assim como em outras civilizações, precisavam pagar altos impostos. A nobreza, por sua vez, habitava a zona urbana em conjunto com os sacerdotes, chefes militares e administradores do império.Sendo assim, as cidades compunham um núcleo religioso e político sob o governo de um estado teocrático. Isso significa que o imperador era considerado um representante dos deuses na Terra. Deuses porque os maias eram politeístas, ou seja, adoravam mais de uma divindade, e acreditavam em entidades ligadas à natureza.A base de sua economia era a agricultura, com o plantio de feijão, milho e tubérculos, entre outros produtos. A atividade era impulsionada pelo desenvolvimento das técnicas de irrigação. Além disso, eram bons comerciantes e trocavam produtos com povos vizinhos e o interior do império.Outro setor que merece destaque é o artesanato, representado pelo uso de tintas e fiação de roupas e tecidos. Tais práticas contavam com o auxílio da Matemática. Os maias foram os criadores das casas decimais e valor zero.Ademais, são donos de um calendário complexo que dividia o ano em 206 dias determinado pelos movimentos dos astros.Os registros de datas, acontecimentos, colheitas, guerras e coleta de impostos foram possíveis graças à escrita. Os maias, assim como os egípcios, adotaram o sistema hieroglífico, baseado em desenhos e símbolos. A habilidade dos maias também estava presente em suas construções.A arquitetura demonstrava avanço considerável por meio de pirâmides, templos e palácios erguidos por esse povo.Porém, um detalhe falho contribuiu para o fim da civilização maia. Por nunca terem formado um império unificado, a região era vulnerável ao domínio de outros povos o que, de fato, aconteceu.Nos séculos IX e X, a região foi invadida pelos toltecas, também habitantes da Mesoamérica, que dominaram os maias.Civilização astecaA civilização asteca habitou a região onde atualmente fica o México, entre os séculos XIV e XVI.Foi a fundadora da cidade de
Tenochtitlán (Cidade do México), no século XIV, em uma região de pântanos próxima do lago Texcoco. Seu idioma era o nahuatl e, também, eram chamados de Mexica, algo como “lago da Lua” .A sociedade era organizada em ordem hierárquica. Na base, estavam os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos. No topo, a nobreza composta pelo imperador, sacerdotes e chefes militares. O imperador era, também, o chefe do exército e obrigava a classe baixa da sociedade a realizar um trabalho compulsório a seu favor.Isso era feito por meio de trabalhos em obras públicas, como canais de irrigação, estradas, templos e pirâmides. A agricultura asteca era intensamente desenvolvida graças a técnicas eficientes, como as chinampas (ilhas de cultivo) e obras de drenagem. Os principais cultivos eram pimenta, tomate, milho e cacau. Este, inclusive, era usado como moeda de troca pelo povo asteca.A civilização se destacou, também, na invenção de conceitos matemáticos e astronômicos, além de praticar a escrita baseada no uso de símbolos e desenhos (pictógrafos). Quanto ao calendário, adaptaram o sistema maia e inseriram algumas modificações.O artesanato asteca era dotado de extrema riqueza demonstrada nos objetos de ouro e prata, artigos pintados à mão e tecidos confeccionados por eles mesmos. Muitos dos artigos estão expostos atualmente em museus da Cidade do México.Assim como os maias, os astecas tinham uma religião politeísta. Os deuses adorados eram relacionados a elementos da natureza, como o deus Sol, Chuva, Trovão e Lua.O desenvolvimento da arquitetura, a propósito, era refletido na construção de pirâmides destinadas a cultos religiosos e sacrifícios humanos em homenagem aos deuses. O intuito era deixar as divindades mais calmas e felizes.Ao contrário dos maias, os astecas formaram um império que, sob o comando de Montezuma II, no início do século XVI, chegou a ser composto por 500 cidades. Porém, seu fim chegou em 1519, através da invasão espanhola. Os europeus dominaram o povo, tomaram grande parte de suas riquezas e os escravizaram nas minas de ouro e prata.Civilização incaA civilização inca habitou a região da Cordilheira dos Andes em território correspondente ao Peru, Bolívia, Chile e Equador. A cidade sagrada de Cusco, capital do Império, foi fundada no século XIII. Seu idioma era o quéchua, falado pelo território em vários dialetos. Foi o maior império entre os três, chegando a 12 milhões de súditos.Suas conquistas territoriais começaram pela cordilheira dos Andes e ao longo da costa do Oceano Pacífico, no início do século XV. Cem anos depois, a civilização atingiu seu auge.A composição da sociedade seguia os moldes das outras civilizações, ou seja, hierarquizada em três camadas:Base formada pelos artesãos e camponeses, as classes mais baixas;Classe média composta pelos funcionários públicos e trabalhadores especializados;Topo formado pelo imperador e nobreza (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes).O imperador era conhecido por Sapa Inca e considerado um deus na Terra. Recebia pesados impostos dos mais pobres sob a forma de mercadorias ou trabalhos em obras públicas.A economia dos incas era baseada na agricultura de terraços, degraus formados nas costas das montanhas. Neles, plantavam feijão, batata e milho, o alimento sagrado.Criavam animais como a lhama, vicunhas e alpacas. Domesticados, serviam como meio de transporte, além de fonte de carne, leite e lã.No artesanato, ficaram conhecidos pelos objetos feitos em ouro e prata, além de jóias e tecidos de qualidade. Porém, o maior destaque dessa civilização, talvez, esteja na arquitetura.Um grande exemplo está na cidade de Machu Picchu, descoberta em 1911. Sua estrutura conseguiu traduzir como a formação urbana dos incas era eficiente. Ademais, a civilização ergueu grandes construções, como casas, palácios e templos, tendo como base blocos de pedras encaixadas.Construíram, ainda, um complexo de estradas ligando todo o império. O sistema tinha duas vias principais no sentido norte-sul: uma, com cerca de 3.600 km, corria ao longo da costa do Pacífico e a outra, com quase a mesma extensão, seguia pelos Andes, bem como canais de irrigação para desviar o curso dos rios para as aldeias.Os incas desenvolveram, ainda, o quipo, sistema de contagem praticado em um instrumento feito com cordões coloridos. Cada um representava uma contagem. Com o quipo, os incanas somavam e registravam impostos, habitantes e colheitas.Quipo, instrumento inca utilizado para comunicação e outros registros.A única questão é que, mesmo diante de tantas contribuições, o sistema de escrita inca não foi desenvolvido.Na religião dos incas, eles cultuavam o deus Inti (deus Sol), além de animais sagrados, como o jaguar e condor. Acreditavam,ainda, no Viracocha, o criador de tudo. Infelizmente, os incas foram dominados pelos espanhóis em 1532, poucos anos depois que a dominação dos astecas.

Questionário:

1º) Os europeus( Velho Mundo) sabiam da existência de povos na América, antes de Colombo aqui chegar?
2º) Como eram chamados os povos que habitavam a América antes da chegada de Colombo?
3º) Cite os nomes das 03 principais civilizações pré-colombianas.
4º) Por que se chamavam de pré-colombianas?
5º) Quando os povos pré-colombianos começaram a habitar a América?
6º) Cite os nomes de outros povos pré-colombianos.
7º) Que grande cidade os astecas construíram?
8º) Que área os maias ocuparam?
9º) Quem fazia parte da base da sociedade maia?
10º) Quem eram os membros da elite maia?
11º) Como o imperador maia era visto?
12º) Em que os maias se destacaram a nível econômico?
13º) Como funcionava o calendário maia?
14º) Cite a área ocupada pelos astecas.
15º) Como se dividia a civilização asteca?
16º) Quem era o imperador asteca? Como ele tratava os membros menos favorecidos da sociedade asteca?
17º) Cite sua principal atividade econômica.
18º) Quando os astecas foram dominados?
19º) Que área os incas ocuparam?
20º) Como é considerado o Império Inca?
21º) Como era dividida a sociedade inca?
22º) Como era visto o seu imperador?
23º) Qual era a base da economia inca?
24º) Em que os incas se destacaram?
25º) Que outro grande feito inca merece destaque? Quando
__________________ XXXXXX _________________________
Atividade de Inglês
Profª Eugênia

Text: What is a coronavirus? 
Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)
A. The coronavirus causes respiratory problems. ( )
 B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. ( )
 C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. ( )

 D. The coronavirus has never killed anyone. ( ) 
___________________ XXXXX ________________________
Atividade de Matemática
Professor. Adriano.

10 Transformem em algarismos romanos os valores abaixo:
  1. 1722
  2. 2560
  3. 777
  4. 999
20 Marque V para verdadeiro e F para falso nas assertivas abaixo:
  1. Os números romanos, possuem 6 algarismos. (   )
  2. A letra D faz parte dos algarismos romanos. (   )
  3. A letra L faz parte dos algarismos romanos e tem o valor de 100.(   )
  4. Os algarismos romanos são respectivamente I, V, X, L, C, D e M. (   ) 
30 Maria emprestou R$ 250,00 a João, meses depois João esqueceu o valor exato do empréstimo e fez dois depósitos de R$150,00. Qual valor Maria tem que devolver a João?
40 Julia tinha 120 bolinhas de gude, deu a seu irmão Carlos 23 bolinhas de gude e 37 bolinhas de gude a seu primo José, com quantas bolinhas de gude Julia ficou?
50 Dado o número 3,479.856 responda.
  1. O número 7 representa qual casa decimal?
  2. Qual número representa a casa das dezenas de milhar?
  3. O número 3 representa qual valor?
  4. Qual número representa a casa das centenas?
60 Escreva o que se pede.
  1. Um número natural de 4 algarismos distintos( diferentes) no qual apareça o algarismo 5 com valor posicional 500.
  2. O maior número natural de 3 algarismos.
  3. O maior número natural de 3 algarismos distintos cuja soma dos algarismos seja 5.
70 quantas ordens e classes o número 5734542 possui?
80 Escreva com algarismos os números a seguir.
  1. Cento e cinco mil e quinhentos.
  2. Doze milhões, quatrocentos e oitenta mil, cento e vinte oito.
  3. Dois milhões e dois.
  4. Quinze milhões, cinco milhões, trezentos e cinco mil e vinte.
90 determine o resultado de cada operação abaixo:
  1. 98764 + 64874 + 64647
  2. 98645 – 8476
  3. 76448 : 20
  4. 987364 . 65
100 Pedro tem R$ 170,00 em dois meses conseguiu quadruplicar esse número, com quanto ele ficou?


____________________________________XXXXXXXX __________________________

Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
 - Atividade de Educação física
Profº Etiene
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

8 comentários:

  1. Atila Brito5 de abril de 2020 às 21:37

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE7 de abril de 2020 às 12:35

      Olá Átila!
      Acho bacana ter esse material no caderno, mas precisamos que você nos dê o retorno para acompanharmos a sua dificuldade e podermos te dar o retorno.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Unknown6 de abril de 2020 às 05:01

    O que é para fazer na tarefa de inglês???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE7 de abril de 2020 às 12:32

      Interpretação de texto.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  3. Unknown7 de abril de 2020 às 09:32

    I will send the photo of my notebook in the email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE7 de abril de 2020 às 12:32

      It is not for forwarding photos. Respond to the activity and send the file by email

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  4. Unknown15 de abril de 2020 às 07:19

    Algumas palavra em ingles eu acho que escrevi errado

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  5. Unknown2 de fevereiro de 2021 às 06:46

    Sem atualizações, informações e atividades!?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE
Ver meu perfil completo

INFORMÇÃO!


http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/google-realiza-formacao-line-para-estudantes-e-professores-nestas-quinta-e-sexta-16-e17

CPF

Informação importante para quem ainda não tem CPF.


https://g1.globo.com/economia/
noticia/2020/04/13/receita-federal-libera-inscricao-de-novos-cpfs-por-e-mail-sem-custo-e-para-qualquer-idade.ghtmlhttps://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04

Pesquisar este blog

  • Página inicial
  • Equipe Gestora
  • Equipe Docente
  • Cene - Retrospectiva 2016, 2017 e 2018.
  • Planejando 2020
  • 6º ano
  • 7º ano
  • 8º ano
  • 9º ano
  • 1ª série do Ensino Médio
  • 2ª série do Ensino Médio
  • 3ª série do Ensino Médio
  •  Informação importante para quem ainda não tem CPF...

Denunciar abuso

Arquivo do blog

  • jun. 17 (1)
  • ago. 28 (1)
  • mai. 20 (1)
  • set. 28 (1)
  • ago. 07 (1)
  • mai. 11 (1)
  • abr. 29 (1)
  • abr. 02 (1)
  • mar. 24 (1)

ENEM 2020

Começa hoje (06/04 a 17/04/2020) pelo calendário do INEP, o prazo para justificativa de ausência no ENEM 2019 e a solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM 2020. Repassem para nossos estudantes, acesso através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Utilidade Pública


https://auxilio.caixa.gov.br/#/destinacao

*Este é o link para aqueles que não têm o Cadastro Único e nem o Bolsa Família se inscreverem para receberem o auxílio emergencial, é rápido e fácil*

Para realizar seu Cadastro tenha em mãos:

✅Documentos Pessoais, CPF principalmente de todos os membros da família (apenas os que possuem);
✅Caso possua conta no Banco do Brasil ou Caixa, tenha os dados de agência e conta. Se não possuir, poderá abrir a conta digital no momento do cadastro, tenha em mãos o RG.
✅O telefone informado precisa ter sinal, para recebimento do Código de acesso. Um *número de telefone só poderá ser utilizado uma única vez.*
✅Se for Mulher, chefe de Família, não esqueça de marcar a opção.

Não precisa baixar nada! É no próprio site da Caixa.

OBS: *VOCÊ NÃO DEVE PAGAR A NINGUÉM POR ESTE CADASTRO, EM CASO DE DÚVIDAS, FAÇA CONTATO COM OS SERVIÇOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÕES EM SEU MUNICÍPIO.*

DÚVIDAS ESTOU A DISPOSIÇÃO. 🙋🏻‍♀️

Inscrição do ENEM

Atenção!

Solicite isenção para o Enem 2020.
Você tem direito à gratuidade no Enem?
Lembre-se!
O pedido de isenção vem antes da inscrição.
Quando?
6 a 17 de abril
Onde?
Página do Participante
Quem?
Três perfis de participantes têm direito à gratuidade

https://enem.inep.gov.br/antes

Vamos Estudar!

Vamos estudar !!!

*Secretaria da Educação disponibiliza canal com atividades para estudantes*

Propor uma série de atividades diferentes, divertidas e com o uso das tecnologias. É com este objetivo que a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança nesta segunda-feira (30), sugestões de rotinas de estudos diferenciadas para os estudantes. As atividades estarão disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/rotinas-de-estudo) e serão atualizadas todas as sextas-feira.

O canal terá conteúdo para estudantes do fundamental I, fundamental II e ensino médio, com temas gerais que equilibram os estudos com atividades criativas, como construção de textos, atividades físicas, gravação de vídeos, leitura livros, pesquisa, criação, e revisão de assuntos estudados em sala de aula, entre outras.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, este é um momento que as tecnologias devem estar a serviço da aprendizagem. "Precisamos usar de todos os recursos disponíveis para que nossos estudantes continuem aprendendo e tendo acesso ao conhecimento sem por em risco à sua saúde ou de seus familiares", afirmou Jerônimo.

“Nessa situação, em que os estudantes estão fora das escolas, por conta da pandemia do Coronavírus, o papel da rotina de estudos é orientar atividades que podem ser feitas durante o dia em casa. São atividades educativas que não tem necessariamente relação direta com que eles estavam estudando na sala de aula, mas sim com a educação como todo e que pode fazer parte do processo de aprendizagem”, explicou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT.

"Além deste canal, iremos lançar ainda este mês, outros canais com conteúdos para educadores e gestores, utilizando não só a Plataforma Anísio Teixeira, mas também, as redes sociais", afirmou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim. Ele ainda lembra que toda a Formação Continuada, para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas acontecerá no formato a distância, visando atender às normas postas durante a pandemia.

*Plataforma Anísio Teixeira*
Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil Recursos Educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que possui conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio.

*Suspensão das aulas*
O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.






INFORMATIVO

TVE exibe conteúdos para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio a partir de segunda-feira*
A partir desta segunda (30), a TVE vai exibir, diariamente, a programação "Estude em Casa", das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura. A primeira 1h30 de conteúdo educativo atenderá aos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. A meia hora final vai trazer outros programas educativos variados. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC) e o Canal Futura.

Esta é uma das iniciativas adotadas pela SEC para apoiar estudantes e professores das redes pública e privada durante a suspensão das aulas, válida por 30 dias.

"A TVE já tem uma programação educativa. Pela manhã, a emissora traz uma programação infantil com muita qualidade, com desenhos educativos. Além disso, durante todo o dia, oferece uma programação com muita informação. Estamos exibindo na TVE vídeos de artistas, estudantes e professores com recomendações de leitura. Esta parceria com o Canal Futura vai ampliar a oportunidade de estudar em casa. Alem disso, nós estamos conversando, neste momento, para criar uma plataforma de conteúdos para estudantes e professores participarem ativamente. Não é obrigatório, mas é um espaço para quase cinco milhões de professores e estudantes que estão em casa neste momento, para ocupar o tempo com cultura, educação e lazer", disse o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Durante este período, a emissora pública também priorizou a produção de conteúdos informativos que orientam e educam a população em relação à pandemia do Coronavírus, com o objetivo principal de salvar vidas.

É possível acompanhar a programação ao vivo, no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Outra opção é acompanhar a programação do Canal Futura pelo www.futuraplay.org.

A TVE integra o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado.

*Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:*

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

COVID 19

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá pessoal. Aqui é Jeferson Simões.
Venho por meio desse pequeno texto falar sobre um assunto que está causando pânico e uma quarentena infernal.
Pessoal, a quarentena é eficaz para proporcionar que o vírus não se espalhe mais e mais. Segundo os estudos dos médicos especialistas de diversos países, os sintomas demoram de 2 a 14 dias para aparecerem, então nesses dias, se você não se proteger e não manter-se dentro de casa, você pode sem querer, sem intenções nenhuma, infectar outras pessoas e essas pessoas, sem a intenção, também vão passando a contaminação em diante, sem a consciência do que estão fazendo por mera desobediência.
Se você apresenta alguns sintomas da doença ( nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar) mantenha-se hidratado, lave bastante as mãos com água e sabão, use o álcool em gel; se está tossindo muito e espirrando, compre uma máscara para proteger você e seus entes queridos.

MAS UMA VEZ EU E TODOS QUE TE AMAM, PEDIMOS
#FIQUEMEMCASA
#JUNTOSVAMOSVENCEROCOVID19.

Ass: Jeferson Simões ( aluno da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)

CORONAVÍRUS

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá ,gente!

Venho aqui falar com vocês a importância sobre ficar em casa, por conta do CORONAVÌRUS.
Pode parecer besteira, mas não é. Pensem comigo: Se voçê tiver com sintomas e sair na rua. o que pode acontecer com as pessoas que estão ao seu redor? Simplesmente se contaminariam como o CORONAVÌRUS.
Fiquem em casa cuidem de si mesmos e cuide de sua família. Se sua mãe questiona dizendo: " Eu vou para a rua,porque todo mundo vai!"
Você vai dizer:" Mãe, você não é todo mundo".
FIQUE EM CASA
CUIDE DE SUA FAMÌLIA
EVITE SAIR PARA RUA.
DEUS TE GUARDA, MAS VOCÊ TEM QUE OBEDECER À LEI, POIS DEUS COLOCOU OS HOMENS NA TERRA E NÓS TEMOS QUE OBEDECER.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Ass: Ataisia Santana ( aluna da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)��

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Projeto Ciências sem Fronteira

Projeto Ciências sem Fronteira

Empoderamento do Conhecimento 2019

Empoderamento do Conhecimento 2019

Retrospectiva 2019

Retrospectiva 2019

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Equipe da Monitoria

Equipe da Monitoria

Equipe de Futsal Feminina 2019

Equipe de Futsal Feminina 2019

Comissão de Eventos 2019

Comissão de Eventos 2019
Comissão de Gestão CENE 2020. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.