COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

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8º ano


OBS: * As atividades deverão ser respondida e encaminhadas para o e-mail 
            esperanca.cene2020@gmail.com


         * Para  responder as  atividades, selecione o arquivo, copie e    cole em outra página.  Após  responder,  encaminhe para o e-mail disponibilizado.

ATIVIDADE DE INGLÊS - PROF.ª EUGÊNIA





























PROFESSOR WILTON                
MATÉRIA GEOGRAFIA      
CURSO  8º ANO- A  E  B _ MATUTINO .
UNIDADE I

MENSAGEM:  “ Sua vida muda quando você muda”
                                            EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA
QUESTÕES:
1ª) Quantos estados tem o Brasil ?
2ª) Quantas e quais são as regiões brasileiras ?

3ª) Enumere  a segunda ( 2ª) coluna de acordo
 com a primeira (1ª).
1ª COLUNA                                 2ª COLUNA
( 1  ) ACRE                                      (     ) SÃO LUÍS
(  2 ) AMAZONAS                          (     ) CUIABÁ
(  3 ) ALAGOAS                              (     ) RIO BRANCO
(  4 ) MATO GROSSO                    (     ) MANAUS
(  5 ) MARANHÃO                        (     ) MACEIÓ
(  6 ) PARAÍBA                                (     ) RECIFE
(  7 ) PARANÁ                                (     ) BOA VISTA
(  8 ) PERNAMBUCO                     (     ) JOÃO PESSOA
(  9 ) RORAIMA                              (     ) CURITIBA
(10 ) SERGIPE                                 (     ) ARACAJÚ

4ª) CITE 5 ( CINCO)  ESTADOS DAS REGIÕES ABAIXO:
REGIÃO NORTE         
 REGIÃO NORDESTE                          

5ª) Entre o século I e o século XVIII o que aconteceu com
 o crescimento populacional ?

6ª) Indique o motivo principal em razão  do qual a população mundial passou a crescer rapidamente após  1700 ?.
7ª)  Assinale ( V ) se Verdadeiro e ( F ) se Falso nas alternativas abaixo: 
(     ) Expectativa de Vida- Indica quantos anos, em média, as pessoas esperam viver
(     ) Mortalidade Infantil – Número de crianças que morrem antes de completar um ano.
(     ) Um país ou região pode apresentar uma população numerosa e nesse caso, podemos dizer 
que esse país ou região é populoso.
(     ) Em comum, pessoas que emigram compartilham o desejo de uma vida melhor.
(     ) Migrações forçadas, motivadas por guerras, desastres naturais e outros fatores.
(     ) A redução das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida, gradualmente, levam ao envelhecimento da população.
(     ) A superfície terrestre é formada por áreas emersas, compostas pelos continentes e ilhas, e por áreas submersas.
(     ) Atualmente, as áreas emersas ocupam mais de um terço de toda a superfície do planeta.
(     ) Cultura , envolve tudo o que é  criado e praticado pelo ser humano, por exemplo, a língua falada, os objetos fabricados, o tipo de escrita etc.
(     ) O Tibete é um território  situado na porção oeste da Ásia, em meio à cordilheira do Himalaia.
8ª) Responda as questões abaixo:
  1. O que é Nação ?
  2. Podemos afirmar que atualmente toda nação é soberana sobre o território onde vive? 
    Explique sua resposta com exemplo.
  3. Diferencie limite e fronteira.
  4. Quais são as línguas mais faladas na América do Sul ? E no Brasil?


























































Profº Julio e Jair



















ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE



1. No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) ocupação das áreas litorâneas.
b) expulsão do assalariado do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios.
d) fixação do escravo na agricultura.
e) expansão para o interior
2. "Como não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir povoadores (...) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer lá. O custo do transporte será fornecido pelo Estado, a instalação dos colonos é cercada de toda a sorte de providências destinadas a facilitar e garantir a subsistência dos povoadores; as terras a serem ocupadas são previamente demarcadas em pequenas parcelas, (...) fornecem-se gratuitamente ou a longo prazo auxílios vários (instrumentos de trabalho, sementes, animais, etc)".
(Prado Júnior, C. História econômica do Brasil. 27 ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982. p. 95-6)
Com base no texto, é possível afirmar que o autor se refere:
a) à colonização do sertão nordestino através da pecuária.
b) à ocupação da Amazônia através das drogas do sertão.
c) à expansão para o interior paulista pelas entradas e bandeiras.
d) à colonização do Sul através da pecuária.
e) ao povoamento das Capitanias Hereditárias.
3. A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia.
As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
  1. No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores.
  2. A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
  3. O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
  4. A zona missioneira no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
  5. O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão de obra para a expansão da lavoura.
As afirmações corretas são:
  1. I, II e IV
  2. I, II e V
  3. I,II e III
  4. II, III e IV
  5. II, III e V
4. Os fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades econômicas periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão dos holandeses, em 1654, foram:
a) a criação de um mercado interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do século XVI e sua ampliação para as cidades litorâneas da colônia.
b) a inversão significativa da utilização da mão de obra escrava pela mão de obra livre na região das minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo.
c) estagnação econômica do Centro-Oeste, em função do renascimento agrícola no Nordeste, ao longo do século XVII.
d) o acompanhamento destas atividades, primeiro como complemento da atividade açucareira e, posteriormente, como núcleos abastecedores da atividade mineradora e seus desdobramentos.
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.
5. O texto abaixo refere-se à atividade pecuarista no Brasil Colônia: O gado podia penetrar o Sertão. Não tinha o problema seríssimo do transporte, porque transportava a si mesmo. A mão de obra exigida era pouca. Sem a complexidade da agricultura, principalmente da canavieira, tinha na amplitude do sertão o caminho de sua expansão, acompanhando os rios rumo ao interior.

Assinale a única alternativa não contida no texto.
a) A criação do gado era pouco exigente com respeito à mão de obra.
b) A agricultura açucareira era  atividade mais complexa do que a criação de gado.
c) A penetração do gado no Sertão não envolvia custos no transporte.
d) A pecuária não tinha maior produtividade do que as atividades agrícolas.
e) O Sertão apresentou-se como caminho adequado para a expansão e criação do gado.
____________________________ XXXXXXX ______________________________
Profº Julio e Jair

ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE



QUESTÃO 1:  
A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido:


  1. ao constante empenho do Papado na defesa dos índios contra os colonos.
  2. à bem sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
  3. aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à coroa.
  4. ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.
  5. à completa incapacidade dos índios para o trabalho.


QUESTÃO 2:  
No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):


  1. maior número de quilombos se concentrou na região nordeste do Brasil, em função da decadência da lavoura cafeeira, já que os fazendeiros, impossibilitados de sustentar os escravos, incentivavam-lhes a fuga.
  2. maior dos quilombos brasileiros, Palmares, foi extinto a partir de um acordo entre Zumbi e o governador de Pernambuco, que se comprometeu a não punir os escravos que desejassem retornar às fazendas.
  3. existência de poucos quilombos na região Norte pode ser explicada pela administração diferenciada, já que, no Estado do Grão-Pará e Maranhão, a Coroa Portuguesa havia proibido a escravidão negra.
  4. quase inexistência de quilombos no Sul do Brasil se relaciona à pequena porcentagem de negros na região, o que também permitiu que lá não ocorressem questões ligadas à segregação racial.
  5. população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.


QUESTÃO 3:  
É correto dizer que o tráfico negreiro transatlântico contou, em grande parte, com a participação decisiva:


  1. dos nativos africanos que, voluntariamente, ofereciam-se ao processo de escravidão.
  2. dos poderosos reinos africanos, que já praticavam a escravidão há séculos.
  3. dos poderosos reinos pré-colombianos, que já haviam dado início à escravização de africanos antes mesmo do descobrimento da América.
  4. dos chineses, que também tinham interesse no uso da mão de obra escrava negra em suas plantações de soja.
  5. dos japoneses, que também tinham interesse no uso da mão de obra escrava negra em suas plantações de arroz.


QUESTÃO 4:


  Os indígenas foram também utilizados em determinados momentos, e sobretudo na fase inicial [da colonização do Brasil]; nem se podia colocar problema nenhum de maior ou melhor “aptidão” ao trabalho escravo (...). O que talvez tenha importado é a rarefação demográfica dos aborígines, e as dificuldades de seu apresamento, transporte, etc. Mas na “preferência” pelo africano revela-se, mais uma vez, a engrenagem do sistema mercantilista de colonização; esta se processa num sistema de relações tendentes a promover a acumulação primitiva de capitais na metrópole; ora, o tráfico negreiro, isto é, o abastecimento das colônias com escravos, abria um novo e importante setor do comércio colonial, enquanto o apresamento dos indígenas era um negócio interno da colônia. Assim, os ganhos comerciais resultantes da preação dos aborígines mantinham-se na colônia, com os colonos empenhados nesse “gênero de vida”; a acumulação gerada no comércio de africanos, entretanto, fluía para a metrópole; realizavam-na os mercadores metropolitanos, engajados no abastecimento dessa “mercadoria”. Esse talvez seja o segredo da melhor “adaptação” do negro à lavoura ... escravista. Paradoxalmente, é a partir do tráfico negreiro que se pode entender a escravidão africana colonial, e não o contrário. (Fernando Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1979. p; 105. Adaptado).


Nesse trecho, o autor afirma que, na América portuguesa:


  1. os escravos indígenas eram de mais fácil obtenção do que os de origem africana, e por isso a metrópole optou pelo uso dos primeiros, já que eram mais produtivos e mais rentáveis.
  2. os escravos africanos aceitavam melhor o trabalho duro dos canaviais do que os indígenas, o que justificava o empenho de comerciantes metropolitanos em gastar mais para a obtenção, na África, daqueles trabalhadores.
  3. o comércio negreiro só pôde prosperar porque alguns mercadores metropolitanos preocupavam-se com as condições de vida dos trabalhadores africanos, enquanto outros os consideravam uma “mercadoria”.
  4. a rentabilidade propiciada pelo emprego da mão de obra indígena contribuiu decisivamente para que, a partir de certo momento, também escravos africanos fossem empregados na lavoura, o que resultou em um lucrativo comércio de pessoas.
  5. o principal motivo da adoção da mão de obra de origem africana era o fato de que esta precisava ser transportada de outro continente, o que implicava a abertura de um rentável comércio para a metrópole, que se articulava perfeitamente às estruturas do sistema de colonização.


QUESTÃO 5:


Assinale a alternativa ERRADA, sobre o comércio de africanos pelo Atlântico:


  1. Contribuiu para aumentar as guerras entre os africanos
  2. Era uma atividade da qual participavam europeus, africanos e brasileiros.
  3. Envolvia vários produtos, sobretudo armas de fogo e pólvora
  4. Era uma atividade pouco lucrativa que durou cerca de 100 anos
  5. Contribuiu para uma estreita ligação entre a história da África e a história do Brasil


__________________ XXXXX _________________________
Atividade de Inglês
Profª Eugênia
Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)
A. The coronavirus causes respiratory problems. ( )
 B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. ( )
 C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. ( )


 D. The coronavirus has never killed anyone. ( ) 

______________________________ XXXXXXXXX _________________________________
História - Profº Julio Hoios
Atividade para as turmas do 8° Matutino/Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.

Colégio Estadual Nova Esperança Data: Disciplina: História Série:
 Professor: Julio Cesar Hoios                            Turma : 
Nome(s):_____________________________________________  
Turno:                                                                                            Valor: 
Grupo: Ativ 1 

INSTRUÇÕES: 
ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE 

1. Pelo olhar do poeta, também é possível compreender determinados aspectos essenciais para a conceituação da História. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade: 
“Aconteceu há mil anos? Continua acontecendo. Nos mais desbotados panos Estou me lendo e relendo.” Ou, ainda, do mesmo autor: “O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida (presente.)” 
Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador. Coloque V verdadeiro ou F falso e depois marque a alternativa correta: 
a) Tendo por objeto o estudo do passado, a História parte das contingências da “vida presente” para inquirir aquilo que passou.
 b) Especialmente em épocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram.
 c) O quarteto acima traz a ideia de que o passado é continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a História conter um caráter científico. 
d) A reconstrução do passado, exatamente como ele ocorreu, é o que fazem os historiadores, independentemente de suas convicções ideológicas e pessoais. 

Marque a alternativa correta: 
a) V, V, F, F 
b) F, F, V, V 
c) F, V ,V, F
 d) V,F, F, V 

2. “Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionária Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de 
Salermo para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguia ter filho nenhum. Então o rapaz sabia que tinha uma irmã em Paola, que ele não conhecia e que era criada por um tio. Pediu consentimento para os oficiais e chegou em Paola, chegou lá para conhecer a irmã. Não sabia nem falar italiano, só falava português. Ninguém entendia nada. Aí procuraram o meu pai, que falava bem o português e meu pai serviu de intérprete para ele poder conhecer a irmã.” (Depoimento de Vicenzo Figlino) – (In: GOMES, A.C. (org). “Histórias de família entre a Itália e o Brasil”. Niterói: Muiraquitã, 1999.) 
Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento acima pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico. 
A alternativa que apresenta, respectivamente, a qualificação para este tipo de memória e uma referência relacionada ao depoimento é: 
a) social – imigração italiana 
b) oficial – Segunda Guerra Mundial
 c) oficial – Força Expedicionária Brasileira
 d) social – construção da cidadania italiana 

3. No limiar do século XX, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francês Ernest Lavisse fornecia as instruções para o ensino da História aos jovens de seu tempo, das quais reproduz-se o trecho seguinte: 
“Ao ensino histórico incumbe o dever glorioso de fazer amar e de fazer compreender a pátria, todos os nossos heróis do passado, mesmo envolto em lendas. Se o estudante não leva consigo a viva lembrança de nossas glórias nacionais, se não sabe que nossos ancestrais combateram por mil campos de batalhas por nobres causas, se não  aprendeu o que custou o sangue e o esforço para constituir a unidade da pátria e retirar, em seguida do caos de nossas instituições envelhecidas, as leis sagradas que nos fizeram livres, se não se torna um cidadão compenetrado de seus deveres e um soldado que ama a sua bandeira, o professor perdeu seu tempo.
Com o auxílio das ideias defendidas pelo historiador Lavisse, julgue os itens que se seguem. Coloque V para verdadeiro ou F para falso e depois marque a alternativa correta: 
a) A História é escrita pelos pesquisadores e deve ser ensinada pelos mestres com o compromisso de quem pesquisa e ensina as grandes questões de seu tempo
b) A visão excessivamente patriótica do autor expõe concepções que, no alvorecer do século XX, entendiam que o historiador tinha como função glorificar a nação, o Estado e as instituições
 c) O “ensino histórico”, no contexto do Brasil contemporâneo, deve ser, sobretudo, um instrumento de combate para fazer que as armas intelectuais estejam a favor da unidade da pátria e do amor de cada cidadão pela sua bandeira
 d) A revolução metodológica no ensino da História tornou-se, no fim do século XX, completamente racional e neutra, sem qualquer possibilidade de interferência da ideologia na teoria. 
 Marque a alternativa correta: 
a) F, F, V, V 
b) V, V, F, F
 c) F, V, V, F
 d) V, F, F, V 




4. Sobre as relações entre passado e o presente no trabalho do historiador, podemos afirmar corretamente que: 
a) é o presente que direciona todo o trabalho do historiador, fazendo-o escolher no passado somente aqueles fatos e documentos que interessam às suas opções políticas.
 b) o interesse por certos temas e as formas de abordar a história são influenciados pelas experiências diretas do historiador e suas opções políticas e sociais.
 c) o passado se impõe ao historiador através dos documentos, não importando as pressões nem os interesses do pesquisador.
 d) o historiador pode constituir quantos passados quiser, já que seu trabalho depende exclusivamente dos interesses mutáveis do presente. 
5. “A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas.” – Ferreira Gullar 
No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que: 
a) o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas.
 b) a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade.
 c) o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica. 
d) a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História.
 e) a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por “Heróis”, reforçando a ideologia da classe dominante. ______________________________________XXXXXXX ____________________________
Educação Física - Profº Etiene 8º Ano C

Vídeo com exemplos da Web aula. 
Pedi para cada aluno mandar foros fazendo os seus exercícios.
Obs: 
Onde tem Resistência localizada, entendam como Resistência Muscular.
 Pra finalizar! 
Questionário para responder on line! 
Acesse o link:
 https://forms.gle/i7PRPjUqWpB3pB9N7
 Por fim! 
Questionário para reforçar o conhecimento
______________________________________xxxxxx_____________________________________

Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
 - Atividade de Educação física
Profº Etiene


                
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2 comentários:

  1. Mário Peixoto9 de abril de 2020 às 07:48

    OI Aqui é Mário <3 bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  2. Sara Sthefany16 de maio de 2020 às 09:37

    Eu não tô entendendo nada da atividade de inglês.

    ResponderExcluir
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      Responder
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Começa hoje (06/04 a 17/04/2020) pelo calendário do INEP, o prazo para justificativa de ausência no ENEM 2019 e a solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM 2020. Repassem para nossos estudantes, acesso através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

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*Este é o link para aqueles que não têm o Cadastro Único e nem o Bolsa Família se inscreverem para receberem o auxílio emergencial, é rápido e fácil*

Para realizar seu Cadastro tenha em mãos:

✅Documentos Pessoais, CPF principalmente de todos os membros da família (apenas os que possuem);
✅Caso possua conta no Banco do Brasil ou Caixa, tenha os dados de agência e conta. Se não possuir, poderá abrir a conta digital no momento do cadastro, tenha em mãos o RG.
✅O telefone informado precisa ter sinal, para recebimento do Código de acesso. Um *número de telefone só poderá ser utilizado uma única vez.*
✅Se for Mulher, chefe de Família, não esqueça de marcar a opção.

Não precisa baixar nada! É no próprio site da Caixa.

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Vamos Estudar!

Vamos estudar !!!

*Secretaria da Educação disponibiliza canal com atividades para estudantes*

Propor uma série de atividades diferentes, divertidas e com o uso das tecnologias. É com este objetivo que a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança nesta segunda-feira (30), sugestões de rotinas de estudos diferenciadas para os estudantes. As atividades estarão disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/rotinas-de-estudo) e serão atualizadas todas as sextas-feira.

O canal terá conteúdo para estudantes do fundamental I, fundamental II e ensino médio, com temas gerais que equilibram os estudos com atividades criativas, como construção de textos, atividades físicas, gravação de vídeos, leitura livros, pesquisa, criação, e revisão de assuntos estudados em sala de aula, entre outras.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, este é um momento que as tecnologias devem estar a serviço da aprendizagem. "Precisamos usar de todos os recursos disponíveis para que nossos estudantes continuem aprendendo e tendo acesso ao conhecimento sem por em risco à sua saúde ou de seus familiares", afirmou Jerônimo.

“Nessa situação, em que os estudantes estão fora das escolas, por conta da pandemia do Coronavírus, o papel da rotina de estudos é orientar atividades que podem ser feitas durante o dia em casa. São atividades educativas que não tem necessariamente relação direta com que eles estavam estudando na sala de aula, mas sim com a educação como todo e que pode fazer parte do processo de aprendizagem”, explicou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT.

"Além deste canal, iremos lançar ainda este mês, outros canais com conteúdos para educadores e gestores, utilizando não só a Plataforma Anísio Teixeira, mas também, as redes sociais", afirmou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim. Ele ainda lembra que toda a Formação Continuada, para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas acontecerá no formato a distância, visando atender às normas postas durante a pandemia.

*Plataforma Anísio Teixeira*
Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil Recursos Educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que possui conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio.

*Suspensão das aulas*
O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.






INFORMATIVO

TVE exibe conteúdos para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio a partir de segunda-feira*
A partir desta segunda (30), a TVE vai exibir, diariamente, a programação "Estude em Casa", das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura. A primeira 1h30 de conteúdo educativo atenderá aos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. A meia hora final vai trazer outros programas educativos variados. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC) e o Canal Futura.

Esta é uma das iniciativas adotadas pela SEC para apoiar estudantes e professores das redes pública e privada durante a suspensão das aulas, válida por 30 dias.

"A TVE já tem uma programação educativa. Pela manhã, a emissora traz uma programação infantil com muita qualidade, com desenhos educativos. Além disso, durante todo o dia, oferece uma programação com muita informação. Estamos exibindo na TVE vídeos de artistas, estudantes e professores com recomendações de leitura. Esta parceria com o Canal Futura vai ampliar a oportunidade de estudar em casa. Alem disso, nós estamos conversando, neste momento, para criar uma plataforma de conteúdos para estudantes e professores participarem ativamente. Não é obrigatório, mas é um espaço para quase cinco milhões de professores e estudantes que estão em casa neste momento, para ocupar o tempo com cultura, educação e lazer", disse o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Durante este período, a emissora pública também priorizou a produção de conteúdos informativos que orientam e educam a população em relação à pandemia do Coronavírus, com o objetivo principal de salvar vidas.

É possível acompanhar a programação ao vivo, no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Outra opção é acompanhar a programação do Canal Futura pelo www.futuraplay.org.

A TVE integra o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado.

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COVID 19

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá pessoal. Aqui é Jeferson Simões.
Venho por meio desse pequeno texto falar sobre um assunto que está causando pânico e uma quarentena infernal.
Pessoal, a quarentena é eficaz para proporcionar que o vírus não se espalhe mais e mais. Segundo os estudos dos médicos especialistas de diversos países, os sintomas demoram de 2 a 14 dias para aparecerem, então nesses dias, se você não se proteger e não manter-se dentro de casa, você pode sem querer, sem intenções nenhuma, infectar outras pessoas e essas pessoas, sem a intenção, também vão passando a contaminação em diante, sem a consciência do que estão fazendo por mera desobediência.
Se você apresenta alguns sintomas da doença ( nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar) mantenha-se hidratado, lave bastante as mãos com água e sabão, use o álcool em gel; se está tossindo muito e espirrando, compre uma máscara para proteger você e seus entes queridos.

MAS UMA VEZ EU E TODOS QUE TE AMAM, PEDIMOS
#FIQUEMEMCASA
#JUNTOSVAMOSVENCEROCOVID19.

Ass: Jeferson Simões ( aluno da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)

CORONAVÍRUS

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá ,gente!

Venho aqui falar com vocês a importância sobre ficar em casa, por conta do CORONAVÌRUS.
Pode parecer besteira, mas não é. Pensem comigo: Se voçê tiver com sintomas e sair na rua. o que pode acontecer com as pessoas que estão ao seu redor? Simplesmente se contaminariam como o CORONAVÌRUS.
Fiquem em casa cuidem de si mesmos e cuide de sua família. Se sua mãe questiona dizendo: " Eu vou para a rua,porque todo mundo vai!"
Você vai dizer:" Mãe, você não é todo mundo".
FIQUE EM CASA
CUIDE DE SUA FAMÌLIA
EVITE SAIR PARA RUA.
DEUS TE GUARDA, MAS VOCÊ TEM QUE OBEDECER À LEI, POIS DEUS COLOCOU OS HOMENS NA TERRA E NÓS TEMOS QUE OBEDECER.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Ass: Ataisia Santana ( aluna da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)��

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Projeto Ciências sem Fronteira

Projeto Ciências sem Fronteira

Empoderamento do Conhecimento 2019

Empoderamento do Conhecimento 2019

Retrospectiva 2019

Retrospectiva 2019

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Equipe da Monitoria

Equipe da Monitoria

Equipe de Futsal Feminina 2019

Equipe de Futsal Feminina 2019

Comissão de Eventos 2019

Comissão de Eventos 2019
Comissão de Gestão CENE 2020. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.