COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

6º ano




              
  Proposta de Atividades para o 6º ano Vespertino

OBS:  *  As atividades deverão ser respondida e encaminhadas para o e-mail 
               esperanca.cene2020@gmail.com


         * Para  responder as  atividades, selecione o arquivo, copie e cole em outra página.  Após  responder,   encaminhe   para o e-mail disponibilizado.




ATIVIDADE DE INGLÊS - PROF.ª EUGÊNIA




PROFESSOR: WILTON
 MATÉRIA: GEOGRAFIA     UNIDADE I

EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA

MENSAGEM: Viver é ser o artista da autocriação.

Questões

1ª) O que estuda a Geografia, e qual o seu objetivo ?

2ª) O que você entende por Espaço Geográfico ?

3ª)Quantos Estados tem o Brasil ?

4ª) Quantas e quais são as regiões brasileiras?

5ª) Enumere a segunda (2ª) coluna 
de acordo com a primeira (1ª).

1ª COLUNA                                          2ª COLUNA.

(  1 )  ACRE                                           (    )  SÃO LUIZ.
(  2 )  AMAZONAS                               (    )   CUIABÁ
(  3 )  ALAGOAS                                   (     )   RIO BRANCO
(  4  )  MATO GROSSO                        (     )   MANAUS
(  5  )  MARANHÃO                           (     )   MACEIÓ
(  6  )  PARAÍBA                                    (     )  RECIFE
(  7  )  PARANÁ                                    (     )  BOA VISTA
(  8  )  PERNAMBUCO                         (     )  JOÃO PESSOA
(  9  )  RORAIMA                                  (     )  CURITIBA
( 10 )  SERGIPE                                     (     )  ARACAJÚ  

6ª) CITE  4 ( QUATRO) ESTADOS DAS REGIÕES ABAIXO:
a) REGIÃO  NORTE                         
b) REGIÃO NORDESTE                
c) REGIÃO SUDESTE
7ª) Complete:
A região  _____,é a menor de todas as regiões brasileiras.
8ª) Cite os três Estados que formam a região Sul.
9ª) Assinale  a alternativa ( V ) Verdadeira e ( F )  se Falso.

  1. (     ) Húmus- Material orgânico decorrente da decomposição de animais e vegetais.
  2. (     ) Evapotranspiração – perda de água para a atmosfera durante a transpiração das plantas e evaporação da água do solo.
  3. (     ) Igarapé – curso de rio largo, característico da bacia amazônica.
  4. (     ) Grande parte das águas que formam a bacia Amazônica é proveniente do degelo
     da neve da Cordilheira dos Andes.
  5. (     ) A mata de Igapó, composta basicamente por árvores, arbustos e cipós.
  6. (     ) Foz- parte do rio que deságua em outro rio, em um lago ou no oceano.
  7. (     ) O clima predominante da região Sul é o subtropical.
  8. (     ) Em meados do século xx, ocorreu a imigração de japoneses par a região Sul.
  9. (     )A mecanização do campo não causou migrações da população da região Sul.
  10. (     ) A região Sul tem a terceira maior participação no PIB.      
  11. (     ) Paisagem – é tudo aquilo que vemos em determinado lugar  
  12. (     ) Cada paisagem é única e, geralmente, apresenta aspectos distintos.]
  13. (     ) As técnicas, possibilitam as pessoas transformar as paisagens dos lugares onde viviam
     e permitiram que a humanidade povoasse grande parte da superfície do planeta.











Atividade de Inglês
Profª Eugênia

Text: What is a coronavirus? 
Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)
2. Mark True or False 
A. The coronavirus causes respiratory problems. ( )
 B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. ( )
 C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. ( )


 D. The coronavirus has never killed anyone. ( ) 
___________________ XXXXX __________________________
Atividade de Matemática
Professor. Adriano.
10 Transformem em algarismos romanos os valores abaixo:
  1. 1722
  2. 2560
  3. 777
  4. 999
20 Marque V para verdadeiro e F para falso nas assertivas abaixo:
  1. Os números romanos, possuem 6 algarismos. (   )
  2. A letra D faz parte dos algarismos romanos. (   )
  3. A letra L faz parte dos algarismos romanos e tem o valor de 100.(   )
  4. Os algarismos romanos são respectivamente I, V, X, L, C, D e M. (   ) 
30 Maria emprestou R$ 250,00 a João, meses depois João esqueceu o valor exato do empréstimo e fez dois depósitos de R$150,00. Qual valor Maria tem que devolver a João?
40 Julia tinha 120 bolinhas de gude, deu a seu irmão Carlos 23 bolinhas de gude e 37 bolinhas de gude a seu primo José, com quantas bolinhas de gude Julia ficou?
50 Dado o número 3,479.856 responda.
  1. O número 7 representa qual casa decimal?
  2. Qual número representa a casa das dezenas de milhar?
  3. O número 3 representa qual valor?
  4. Qual número representa a casa das centenas?
60 Escreva o que se pede.
  1. Um número natural de 4 algarismos distintos( diferentes) no qual apareça o algarismo 5 com valor posicional 500.
  2. O maior número natural de 3 algarismos.
  3. O maior número natural de 3 algarismos distintos cuja soma dos algarismos seja 5.
70 quantas ordens e classes o número 5734542 possui?
80 Escreva com algarismos os números a seguir.
  1. Cento e cinco mil e quinhentos.
  2. Doze milhões, quatrocentos e oitenta mil, cento e vinte oito.
  3. Dois milhões e dois.
  4. Quinze milhões, cinco milhões, trezentos e cinco mil e vinte.
90 determine o resultado de cada operação abaixo:
  1. 98764 + 64874 + 64647
  2. 98645 – 8476
  3. 76448 : 20
  4. 987364 . 65
100 Pedro tem R$ 170,00 em dois meses conseguiu quadruplicar esse número, com quanto ele ficou?


_________________________________ XXXXXXXX   _____________________________
Colégio Estadual de Nova Esperança
Profº Julio Hoios e Jair            Série: 6º ano
Aluno(a): __________________________________________________

TESTE DE SONDAGEM 



  1. O que você entende por História?

  1. Qual a importância desta ciência?

  1. Como você acha que podemos descobrir as informações sobre os fatos que aconteceram no passado?

Leia os trechos de textos abaixo e responda os exercícios 3 e 4:

TEXTO I

Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!

TEXTO II

É declarada extincta desde a data desta lei a escravidão no Brazil.

TEXTO III

Os ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos consistiram em uma ação coordenada pelo grupo terrorista islâmico Al- Qaeda contra alguns dos principais símbolos do país, que teve intensa cobertura da mídia, inclusive a transmissão ao vivo do segundo avião sequestrado que se chocou contra uma das torres do World Trade Center, as chamadas Torres Gêmeas.

TEXTO IV

Em 16 de janeiro, segundo o sindicato dos professores, o governo anunciou um reajuste dos salários e, ainda pior, a redução do número de horas que os professores têm para preparar aulas, corrigir avaliações e organizar suas atividades. Na primeira semana de janeiro, o governo tem punido os docentes durante a distribuição de aulas, pois segundo o sindicato da categoria, professores efetivos tem sido impedidos de assumir aulas extras, caso tenham faltado durante [o ano passado].
  1. Quais dos textos acima apresentam fatos históricos?
  2. Faça um desenho de algum acontecimento que você considere ter sido importante na sua vida, em seguida, faça um breve comentário sobre ele.


___________________________ XXXXXXXXXXXX ________________________________
Educação Física - Profº Etiene

Vídeo com exemplos da Web aula. 
Pedi para cada aluno mandar foros fazendo os seus exercícios.
Obs: 
Onde tem Resistência localizada, entendam como Resistência Muscular.
 Pra finalizar! 
Questionário para responder on line! 
Acesse o link:
 https://forms.gle/i7PRPjUqWpB3pB9N7
 Por fim! 
Questionário para reforçar o conhecimento

_____________________________ XXXXXXXXX ______________________________________

Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
 - Atividade de Educação física
Profº Etiene
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

4 comentários:

  1. Unknown13 de julho de 2020 às 15:45

    Boa noite como eu faço para mandar meus dever para vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  2. Unknown13 de julho de 2020 às 15:49

    Meu nome é Alanna do 6 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  3. Unknown14 de julho de 2020 às 09:22

    Eu Alanna de Jesus Armentano 6 ano não consigo enviar

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  4. Um dia Seremos Idosos Tambem29 de julho de 2020 às 05:52

    As atividades devem ser enviadas para o email.
    esperanca.cene2020@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE
Ver meu perfil completo

INFORMÇÃO!


http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/google-realiza-formacao-line-para-estudantes-e-professores-nestas-quinta-e-sexta-16-e17

CPF

Informação importante para quem ainda não tem CPF.


https://g1.globo.com/economia/
noticia/2020/04/13/receita-federal-libera-inscricao-de-novos-cpfs-por-e-mail-sem-custo-e-para-qualquer-idade.ghtmlhttps://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04

Pesquisar este blog

  • Página inicial
  • Equipe Gestora
  • Equipe Docente
  • Cene - Retrospectiva 2016, 2017 e 2018.
  • Planejando 2020
  • 6º ano
  • 7º ano
  • 8º ano
  • 9º ano
  • 1ª série do Ensino Médio
  • 2ª série do Ensino Médio
  • 3ª série do Ensino Médio
  •  Informação importante para quem ainda não tem CPF...

Denunciar abuso

Arquivo do blog

  • jun. 17 (1)
  • ago. 28 (1)
  • mai. 20 (1)
  • set. 28 (1)
  • ago. 07 (1)
  • mai. 11 (1)
  • abr. 29 (1)
  • abr. 02 (1)
  • mar. 24 (1)

ENEM 2020

Começa hoje (06/04 a 17/04/2020) pelo calendário do INEP, o prazo para justificativa de ausência no ENEM 2019 e a solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM 2020. Repassem para nossos estudantes, acesso através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Utilidade Pública


https://auxilio.caixa.gov.br/#/destinacao

*Este é o link para aqueles que não têm o Cadastro Único e nem o Bolsa Família se inscreverem para receberem o auxílio emergencial, é rápido e fácil*

Para realizar seu Cadastro tenha em mãos:

✅Documentos Pessoais, CPF principalmente de todos os membros da família (apenas os que possuem);
✅Caso possua conta no Banco do Brasil ou Caixa, tenha os dados de agência e conta. Se não possuir, poderá abrir a conta digital no momento do cadastro, tenha em mãos o RG.
✅O telefone informado precisa ter sinal, para recebimento do Código de acesso. Um *número de telefone só poderá ser utilizado uma única vez.*
✅Se for Mulher, chefe de Família, não esqueça de marcar a opção.

Não precisa baixar nada! É no próprio site da Caixa.

OBS: *VOCÊ NÃO DEVE PAGAR A NINGUÉM POR ESTE CADASTRO, EM CASO DE DÚVIDAS, FAÇA CONTATO COM OS SERVIÇOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÕES EM SEU MUNICÍPIO.*

DÚVIDAS ESTOU A DISPOSIÇÃO. 🙋🏻‍♀️

Inscrição do ENEM

Atenção!

Solicite isenção para o Enem 2020.
Você tem direito à gratuidade no Enem?
Lembre-se!
O pedido de isenção vem antes da inscrição.
Quando?
6 a 17 de abril
Onde?
Página do Participante
Quem?
Três perfis de participantes têm direito à gratuidade

https://enem.inep.gov.br/antes

Vamos Estudar!

Vamos estudar !!!

*Secretaria da Educação disponibiliza canal com atividades para estudantes*

Propor uma série de atividades diferentes, divertidas e com o uso das tecnologias. É com este objetivo que a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança nesta segunda-feira (30), sugestões de rotinas de estudos diferenciadas para os estudantes. As atividades estarão disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/rotinas-de-estudo) e serão atualizadas todas as sextas-feira.

O canal terá conteúdo para estudantes do fundamental I, fundamental II e ensino médio, com temas gerais que equilibram os estudos com atividades criativas, como construção de textos, atividades físicas, gravação de vídeos, leitura livros, pesquisa, criação, e revisão de assuntos estudados em sala de aula, entre outras.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, este é um momento que as tecnologias devem estar a serviço da aprendizagem. "Precisamos usar de todos os recursos disponíveis para que nossos estudantes continuem aprendendo e tendo acesso ao conhecimento sem por em risco à sua saúde ou de seus familiares", afirmou Jerônimo.

“Nessa situação, em que os estudantes estão fora das escolas, por conta da pandemia do Coronavírus, o papel da rotina de estudos é orientar atividades que podem ser feitas durante o dia em casa. São atividades educativas que não tem necessariamente relação direta com que eles estavam estudando na sala de aula, mas sim com a educação como todo e que pode fazer parte do processo de aprendizagem”, explicou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT.

"Além deste canal, iremos lançar ainda este mês, outros canais com conteúdos para educadores e gestores, utilizando não só a Plataforma Anísio Teixeira, mas também, as redes sociais", afirmou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim. Ele ainda lembra que toda a Formação Continuada, para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas acontecerá no formato a distância, visando atender às normas postas durante a pandemia.

*Plataforma Anísio Teixeira*
Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil Recursos Educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que possui conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio.

*Suspensão das aulas*
O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.






INFORMATIVO

TVE exibe conteúdos para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio a partir de segunda-feira*
A partir desta segunda (30), a TVE vai exibir, diariamente, a programação "Estude em Casa", das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura. A primeira 1h30 de conteúdo educativo atenderá aos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. A meia hora final vai trazer outros programas educativos variados. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC) e o Canal Futura.

Esta é uma das iniciativas adotadas pela SEC para apoiar estudantes e professores das redes pública e privada durante a suspensão das aulas, válida por 30 dias.

"A TVE já tem uma programação educativa. Pela manhã, a emissora traz uma programação infantil com muita qualidade, com desenhos educativos. Além disso, durante todo o dia, oferece uma programação com muita informação. Estamos exibindo na TVE vídeos de artistas, estudantes e professores com recomendações de leitura. Esta parceria com o Canal Futura vai ampliar a oportunidade de estudar em casa. Alem disso, nós estamos conversando, neste momento, para criar uma plataforma de conteúdos para estudantes e professores participarem ativamente. Não é obrigatório, mas é um espaço para quase cinco milhões de professores e estudantes que estão em casa neste momento, para ocupar o tempo com cultura, educação e lazer", disse o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Durante este período, a emissora pública também priorizou a produção de conteúdos informativos que orientam e educam a população em relação à pandemia do Coronavírus, com o objetivo principal de salvar vidas.

É possível acompanhar a programação ao vivo, no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Outra opção é acompanhar a programação do Canal Futura pelo www.futuraplay.org.

A TVE integra o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado.

*Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:*

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

COVID 19

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá pessoal. Aqui é Jeferson Simões.
Venho por meio desse pequeno texto falar sobre um assunto que está causando pânico e uma quarentena infernal.
Pessoal, a quarentena é eficaz para proporcionar que o vírus não se espalhe mais e mais. Segundo os estudos dos médicos especialistas de diversos países, os sintomas demoram de 2 a 14 dias para aparecerem, então nesses dias, se você não se proteger e não manter-se dentro de casa, você pode sem querer, sem intenções nenhuma, infectar outras pessoas e essas pessoas, sem a intenção, também vão passando a contaminação em diante, sem a consciência do que estão fazendo por mera desobediência.
Se você apresenta alguns sintomas da doença ( nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar) mantenha-se hidratado, lave bastante as mãos com água e sabão, use o álcool em gel; se está tossindo muito e espirrando, compre uma máscara para proteger você e seus entes queridos.

MAS UMA VEZ EU E TODOS QUE TE AMAM, PEDIMOS
#FIQUEMEMCASA
#JUNTOSVAMOSVENCEROCOVID19.

Ass: Jeferson Simões ( aluno da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)

CORONAVÍRUS

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá ,gente!

Venho aqui falar com vocês a importância sobre ficar em casa, por conta do CORONAVÌRUS.
Pode parecer besteira, mas não é. Pensem comigo: Se voçê tiver com sintomas e sair na rua. o que pode acontecer com as pessoas que estão ao seu redor? Simplesmente se contaminariam como o CORONAVÌRUS.
Fiquem em casa cuidem de si mesmos e cuide de sua família. Se sua mãe questiona dizendo: " Eu vou para a rua,porque todo mundo vai!"
Você vai dizer:" Mãe, você não é todo mundo".
FIQUE EM CASA
CUIDE DE SUA FAMÌLIA
EVITE SAIR PARA RUA.
DEUS TE GUARDA, MAS VOCÊ TEM QUE OBEDECER À LEI, POIS DEUS COLOCOU OS HOMENS NA TERRA E NÓS TEMOS QUE OBEDECER.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Ass: Ataisia Santana ( aluna da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)��

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Projeto Ciências sem Fronteira

Projeto Ciências sem Fronteira

Empoderamento do Conhecimento 2019

Empoderamento do Conhecimento 2019

Retrospectiva 2019

Retrospectiva 2019

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Equipe da Monitoria

Equipe da Monitoria

Equipe de Futsal Feminina 2019

Equipe de Futsal Feminina 2019

Comissão de Eventos 2019

Comissão de Eventos 2019
Comissão de Gestão CENE 2020. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.