COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

1ª série do Ensino Médio


                    Proposta de Atividades para a 1ª série dos turnos Matutino e Vespertino


OBS: * As atividades deverão ser respondida e encaminhadas para o e-mail 
            esperanca.cene2020@gmail.com


          * Para  responder as  atividades, selecione o arquivo, copie e cole em outra página.  Após  responder, encaminhe para o e-mail disponibilizado.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - PROFº FERNANDO





















ATIVIDADE DE INGLÊS - PROFª EUGÊNIA






























ATIVIDADE DE QUÍMICA- PROF.º EDVALDO

Questão 1


“Os peixes estão morrendo porque a água do rio está sem oxigênio, mas, nos trechos de maior corredeira, a quantidade de oxigênio aumenta”. Ao ouvir esta informação de um técnico do meio ambiente, um estudante que passava pela margem do rio ficou confuso e fez a seguinte reflexão: “Estou vendo a água no rio e sei que a água contém, em suas moléculas, oxigênio; então como pode ter acabado o oxigênio do rio?”.

a) Escreva a fórmula das substâncias mencionadas pelo técnico.

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?



Questão 2


Uma festa de aniversário foi decorada com dois tipos de balões. Diferentes componentes gasosos foram usados para encher cada tipo de balão. As figuras a seguir representam as substâncias presentes no interior de cada balão.


Indique quantos elementos diferentes e quantas substâncias simples diferentes existem nos balões.


Questão 3


Dados os sistemas I, II e III a seguir, classifique-os quanto à sua constituição em homogêneo ou heterogêneo e indique o número de fases e de componentes de cada um.





Questão 4


Os béqueres I e II, que contêm volumes diferentes de água pura, são mantidos a mesma pressão e aquecidos por fontes de calor idênticas.



a) Indique em qual dos dois béqueres a água entrará em ebulição a uma temperatura mais alta e depois justifique.

b) Indique em qual dos dois béqueres a água entrará em ebulição primeiro. Justifique essa indicação.


Questão 5

Em um recipiente A, adiciona-se, cuidadosamente e sem agitação, água, álcool e óleo, nessa ordem. Em um recipiente B, adiciona-se, cuidadosamente e sem agitação, água, óleo e álcool, nessa ordem. Quantas e quais são as fases dos sistemas existentes em A e B.





ATIVIDADE DE REDAÇÃO- PROF.ª THAÍS SOUZA

Hoje vamos pôr em prática a leitura e produção textual,

iniciando com os textos abaixo e, em seguida, a

produção de um poema. Será muito enriquecedor.


Desigualdade no Brasil

“O conceito de desigualdade é um guarda-chuva que

compreende diversos tipos, desde desigualdade de

oportunidade até desigualdade de escolaridade, de

renda,de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade

econômica,a mais conhecida, é chamada de

desigualdade social, dada pela distribuição desigual

de renda. No Brasil,a desigualdade social tem

sido um cartão de visita para o mundo, pois é

um dos países mais desiguais.” 

http://www.brasilescola


          Quanta fome que há em nosso mundo

              



Também trabalho escravo e infantil
               Que existe na África e América Central
               Mas também acontecem aqui no Brasil

              Quanto dinheiro se dá aos banqueiros

              Quanto dinheiro se dá ao já rico
              Algumas migalhas que se dá aos pobres
              Dizem que prejudica o patrimônio público 

              Este é o grande mal de nossa população
              Não sabem que os ricos desviam milhões
              Enquanto os pobres contam moedinhas

              Eu me revolto sempre com esta situação
              Porque a mídia só vê como boa ação
Aquilo que se faz para os almofadinhas



Os textos acima mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil.

O poema retrata que a desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela

existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco.  

 

Um poema é uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes.

Verso é sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e

melódica, correspondente a uma linha do poema. Os versos organizam-se

em estrofes e estrofe é um agrupamento de versos. Por meio dessa afirmação

e de acordo com os textos acima, organize suas ideias e crie um poema que

retrate a desigualdade existente no Brasil.


ATENÇÃO: O poema que você produzir deverá ser enviado

para o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto.

O poema deve ser original, criado por você mesmo(a).

 

Atenção:

      Lembre-se dos elementos que compõem um poema;

      Faça um poema com cinco estrofes de quatro versos;

      Cuidado com as margens;

      Observe atentamente a ortografia e pontuação;

      Passe seu poema a limpo à caneta.







































ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA- PROFª THAIS


OS SUBSTANTIVOS

São palavras que designam seres- visíveis ou não, animados

ou não, ações, estados, sentimentos, desejos, ideias.

CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS:

Quanto à existência, os substantivos classificam-se em:

1.Comuns: referem- se a qualquer ser de uma espécie,

sem particularizá-lo: açúcar, bolo.

2.Próprios: nomeiam um ser em particular, destacando-o

dentro da espécie ou do grupo ; são grafados com letra

maiúscula:    

   Japão, Salvador, Santo Inácio, Cabula, Bahia.

3.Concretos: nomeiam seres com existência própria, isto é,

que não dependem de outro ser para existir: lápis, gato,

cachorro.

4.Abstatos: nomeia ações, qualidades, estados, sentimentos,

isto é, seres que só existem em outros ou a partir da existência

de outros seres: ensino, aprendizagem, amor, paixão,

bravura,

pobreza, alegria, esperança, sucesso.

5.Coletivos: designam uma pluralidade de seres da mesma

espécie: multidão, enxame, resma.


CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS QUANTO À FORMAÇÃO

Quanto à formação da palavra, os substantivos classificam-se em:

Primitivos: são aqueles que dão origem a outras palavras:

livro, pedra, pão, flor, terra.

Derivados: são os que se originam de outras palavras:livraria,

pedreiro,padaria,florista,terreno.

Simples: são os formados por apenas uma palavra: terra,

homem, céu, mar.

Compostos: são os formados por mais de uma palavra:

lobisomem, extraescolar, ultrassom, antissocial, autorretrato,

planalto, minissaia, autoanálise, mandachuva, girassol, pontapé,

antirracista, antivírus, infraestrutura, autoescola.

FLEXÃO DO SUBSTANTIVO

FLEXÃO DE GÊNERO DO SUBSTANTIVO:

A flexão de gênero é uma só, com pouquíssimas variações:

forma-se o feminino pela troca das vogais o e e por a ou

pelo acréscimo da desinência –a:

    Lobo- loba   mestre – mestra    autor – autora

 EXCEÇÕES: avô  - avó; órfão – órfã; leão- leoa;

   valentão – valentona.

GÊNERO FEMININO:

A agravante /   a derme  /  a omoplata  /   a cal /A alface /

  a couve-flor /   a comichão /  a ênfase

A aguardente  /  a dinamite 


USADOS EM AMBOS OS GÊNEROS:

o/a aluvião    o/a personagem    o/a sabiá   

o/a amálgama    o/a suéter   o/a tapa

o/a usucapião


SUBSTANTIVOS BIFORMES

Possuem uma forma para o masculino e outra para o feminino:

Ex.:aluno ⁄  aluna                     menino ⁄  menina              

  Bode ⁄  cabra                    homem ⁄  mulher

Cavaleiro ⁄  amazona              carneiro ⁄  ovelha


SUBSTANTIVOS UNIFORMES

Apresentam única forma para o masculino e para o feminino.

EPICENOS:  onça macho - onça fêmea

     Jacaré macho - jacaré fêmea.

COMUNS DE DOIS GÊNEROS: 

   o artista⁄ a artista   o dentista ⁄ a  dentista

SOBRECOMUNS: a criança – a testemunha –

a pessoa – a criatura – o cônjuge.

SUBSTANTIVOS DE GÊNERO VACILANTE

Há substantivos cujo emprego, mesmo na língua culta,

apresenta oscilação de gênero. Em alguns casos, pode-se

recomendar a adoção de um dos dois gêneros; em outros,

consideram-se aceitáveis ambos os usos.

  • GÊNERO MASCULINO:

O aneurisma    o matiz    o guaraná    o eclipse   

o champanhe     o magma    o formicida     o dó

O apêndice       o plasma    o eczema    o clã


NÚMERO DO SUBSTANTIVO SIMPLES:

O plural dos substantivos simples se faz pelo acréscimo

da desinência –s:

                Peixe – peixes

    Há, entretanto, alguns substantivos simples que fazem

o plural de outras maneiras, dependendo de suas

terminações. Por exemplo:

Os substantivos terminados em –r , -s ou –z fazem

plural acrescentando –se “-es”:

    Açúcar – açúcares  ⁄  mês – meses ⁄  vez-vezes

Os substantivos terminados em –l fazem geralmente

o plural substituindo-se –l por –is:

   Canal - canais  ⁄  lençol - lençóis ⁄ anel - anéis


PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS:

Pluralizam-se as palavras variáveis (substantivo  e adjetivo)

e não se pluralizam as invariáveis (verbos, advérbios e interjeições)

que compõem o substantivo composto:

   Tenentes-coronéis            pequenos -burgueses                

  Beija - flores

  (SUBST.)   (SUBST.)           (ADJETIVO)      (SUBST.)             

(VERBO)   (SUBST.)

  

Pode-se pluralizar apenas o primeiro substantivo  se  o segundo

funcionar como especificador, com ou sem o auxílio de preposição:

    Pé- de – cabra ⁄ pés- de cabra     Pombo-correio ⁄ pombos- correio    

Banana – maçã ⁄  bananas-maçã

    Fruta-pão   ⁄  frutas- pão     Escola-modelo  ⁄  escolas-modelo


Nos substantivos compostos formados por palavras repetidas

ou onomatopeias, pluraliza-se o segundo elemento:

    Corre- corres    tico- ticos    reco- recos

Não se pluraliza o adjetivo contraído “grã(o)”:

    Grão- duque  ⁄   grão-duques

Nos nomes dos dias da semana pluralizam-se os dois elementos:

    Segundas-feiras   terças-feiras   quartas-feiras


Nos substantivos, a ideia de aumento ou diminuição das proporções

se expressa por meio de adjetivos ou de sufixos:

    Homem grande: homenzarrão      Homem pequeno: homenzinho

As ideias de grandeza e pequenez emprestam às vezes aos substantivos

um valor pejorativo ou depreciativo:

    cabeçorra, politicão, livreco;       Outras vezes, simpatia, afeição;    

  filhinha, benzinho, florzinha.


ATIVIDADE DE REVISÃO: 

ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e enviadas

para o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto.

O mesmo procedimento serve para a redação abaixo.

1º)LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO:

  “A moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira,

a fronte reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa, 

escutava as falas de seu marido..” ALENCAR, José de. Senhora.

Agora, aponte a alternativa em que todas as palavras são substantivos:

a)moça – reclinada –cadeira – marido.       b)talhe- recostado- cadeira- fronte.

c)cadeira – fronte- coalhados- ternura.       d)olhos- ternura- maviosa – falas.

e)talhe- espaldar- ternura –falas.


2º)Aponte substantivos para:

a)conceder:______________________   b)possuir:_________________________

c)mudar:________________________   d)isentar:__________________________


3º)Qual o plural das seguintes palavras: terça-feira; desvão; mão-de-obra.

a)terças-feira; desvãos; mãos-de-obra.

b)terças-feiras; desvãos; mãos-de-obra.

c)terça-feiras; desvões; mãos-de-obra.

d)terças-feiras; desvães; mãos-de-obras.

e)terça-feiras; desvães; mãos-de-obras.


4º) LEIA: 

“ O professor espera que todos os alunos cheguem.”


A alternativa cujo substantivo abstrato está substituindo devidamente o verbo destacado é:

a)O professor tem esperança de que os alunos tenham chegado.

b)O professor espera que todos os alunos chegassem.

c)O professor espera todos os alunos chegando.

d)O professor espera a chegada de todos os alunos.

e)O professor tem esperança no aparecimento de todos os alunos.


5º)Flexão é o processo de fazer variar um vocábulo, em sua estrutura interna, para nele

expressar dadas categorias gramaticais como gênero e número. A partir desse conceito,

a palavra sublinhada que admite flexão de gênero é:

  1. “Fez-se de triste o que se fez amante.”  (Vinícius de Moraes)

  2.  “Paisagens da minha terra, / Onde o rouxinol não canta.” (Manuel Bandeira)

  3. “Sou um homem comum/ de carne e de memória / de osso e de esquecimento.” (Ferreira Gullar)

  4. “Meu amigo, vamos cantar,/ vamos chorar de mansinho / e ouvir muita vitrola.”

  5. (Carlos Drummond de Andrade)


6º)As lacunas da frase: “Os _________ procuram _________.” Estão corretamente preenchidas em:

  1. alunos- educandos /  escola -modelos.               d)alunos –educandos  / escolas-modelo

  2. aluno- educandos / escolas-modelos.                e)alunos -educando / escolas- modelos.

  3. alunos- educando / escolas- modelo


7º)Pluralizam-se os dois elementos em todos os substantivos compostos do seguinte item:

a)cirurgião-dentista, guarda-roupa, reco-reco.      b)obra-prima, tenente-coronel,capitão-mor.

c)pombo-correio,bota-fora,caneta-tinteiro.           d)pé-de-moleque,padre-nosso,ave-maria.

e)pão-de-ló, caneta-tinteiro,beija-flor.



8º)Escreva os substantivos primitivos de:

a)verdadeiro:_____________________     b)juventude:__________________

c)realidade:_____________________     d)telefonema:_____________________

e)nervosismo:_____________________


9º)Classifique os substantivos em simples ou compostos:

a)passatempo:___________________   b)conquistador:__________________________

c):____________________   d)asa-delta:_______________________________

e)entrevista:____________________


10º)Classifique os substantivos a seguir em concreto ou abstrato:

a)aflição:__________________     b)nervoso:___________________________

c)homem:________________   d)aluno:_____________________________

e)coração:__________________



11º)Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales: 

                

                  (Níquel Náusea –nº17 http://www.terra.com.br/niquel/niquel.htm>acesso em  24⁄04⁄09)

O substantivo “crianças”, no segundo quadrinho, classifica-se como:

a)Substantivo comum de dois gêneros.

b)Substantivo epiceno.

c)Substantivo sobrecomum.

d)Substantivo biforme.

e)Substantivo vacilante.


12º)Assinale o item composto exclusivamente com substantivos comum de dois:

a)cônjuge – consorte – carrasco.

b)algoz – testemunha – guia.

c)celetista – cliente – intérprete.

d)equilibrista – criança – pianista.

e)pessoa – nenê – poeta.



   13º)E13º) Escreva os coletivos dos substantivos abaixo:

               a)pássaros: ______________          b)flores:_______________

               c)cães:_______________                d)ilhas:________________

               e)cardume:____________               f)acervo:_______________ 

                                                     

             14º)Em cada alternativa, produza uma frase com:

a)Substantivo masculino:_______________________________________________

b)Substantivo derivado:________________________________________________

c)Substantivo abstrato:_________________________________________________

d)Substantivo comum:_________________________________________________

e)Substantivo coletivo:_________________________________________________

























ATIVIDADE DE REDAÇÃO - PROFª THAIS SOUZA


Olá, estudantes!

Durante a quarentena não precisamos ficar sem estudar um pouco, não é? Podemos organizar um tempinho dedicado aos nossos estudos em casa, organizando os conteúdos, as atividades para fixarmos o que estudarmos e aquelas que precisamos repassar aos professores depois de prontas, de maneira que possamos aprender sem prejuízos.

Então, vamos começar?

Em primeiro lugar, vamos relembrar LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO VERBAL?

A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Vejamos alguns exemplos:


 POEMA:   

Prazeres (Bertold Brecht)

O primeiro olhar da janela de manhã
O velho livro de novo encontrado
Rostos animados
Neve, o mudar das estações
O jornal
O cão
A dialéctica
Tomar duche, nadar
Velha música
Sapatos cómodos
Compreender
Música nova
Escrever, plantar
Viajar, cantar
Ser amável.

Note que Bertolt Brecht construiu o poema acima com a linguagem verbal. Isto é, ele usou as palavras para enumerar os prazeres da vida. 

Se a linguagem verbal é o uso da palavra, a linguagem não verbal

é o não uso da palavra na comunicação.


Quem não conhece essas carinhas, hein? Esses elementos não verbais exprimem

diferentes sentimentos e pensamentos nas redes sociais, que são

marcadas pela agilidade na comunicação. Muito bonitinhas, não?

As expressões faciais, a pintura, a dança, os sinais, os desenhos... Todos eles são exemplos da linguagem não verbal:


Há textos que apresentam apenas a linguagem verbal e há textos que apresentam apenas a linguagem não verbal. Mas, há aqueles que misturam as duas! Nesse contexto, apresentam a linguagem mista. Veja:


Na tira do Armandinho, a linguagem verbal e a linguagem não verbal fundem-se de modo harmônico, compondo o texto que visa à critica social. Podemos citar outros textos que também empregam a linguagem mista: propagandas, notícias, reportagens, manuais de instrução, embalagens de produtos...

Enfim, a linguagem constitui-se de elementos (verbais e não verbais),  que são instituídos pela sociedade, para a interação entre as pessoas nas diversas situações comunicativas. Portanto, a linguagem é uma atividade interativa, concretizada mediante os conhecimentos e valores de mundo compartilhados entre os sujeitos envolvidos.

Para reforçar:


  • Linguagem verbal: uso da palavra na comunicação.

  • Linguagem não verbal: o não uso da palavra na comunicação.

  • Linguagem mista: a união da linguagem verbal e da linguagem não verbal na comunicação.


ATIVIDADE:

1º)As mensagens meteorológicas a seguir estão expressas em linguagem não-verbal. Transforme cada uma delas em linguagem verbal.

2º)Transforme a mensagem de cada sinal de trânsito a seguir em linguagem verbal.


a) b)
                  


c) d)


3º)Transforme em linguagem verbal as mensagens das placas e, em seguida, explique o que elas comunicam.

   
   
   
   


4º)Indique com um ( X ) as situações em que a comunicação se dá predominantemente pela linguagem verbal.

  1. Um espetáculo de mímica. ( )

  2. Um concerto de piano. ( )

  3. Um discurso de um político. ( )

  4. uma exposição de pintura. ( )


5º)Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:

  1. A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.

  2. São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.

  3. A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.

  4. Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.


6º) Observe os quadrinhos:



Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:

  1. A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.

  2. O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.

  3. O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.

  4. A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.


OBSERVAÇÃO: Então, o que acharam? Nosso trabalho só está começando e não pode parar.  Você pode responder às questões nesta atividade aqui e no seu caderno também. Depois de feita, envie o arquivo da atividade ou uma foto desta atividade no seu caderno para o email

 th.thais.souza@gmail.com. Mas não esqueça de sempre estar atento e seguir as orientações da professora, principalmente na realização das tarefas, ok?

Bom estudos!!!






Atividade de Biologia – Prof Maria Helena

Células

1. Sobre o estudo das células, marque a alternativa FALSA:

a) Todos os seres vivos são formados por células.

b) Somente os animais são formados por células.

c) Existem seres formados por uma célula e outros formados pela união várias células.

d) As células possuem: núcleo, citoplasma e membrana plasmática.

 

2. Como células tão pequenas conseguem formar organismos tão grandes como os nossos? Marque a alternativa verdadeira.

a) As células aumentam de tamanho par formar o corpo.

b) Somente bactérias são formadas por células.

c) As células se multiplicam e, unidas formam os tecidos que formam o corpo.

d) As células crescem, estouram e formam o corpo.

 

3. Explique o que são e qual a função das estruturas listadas a seguir:

a) Membrana plasmática da célula

______________________________________________________________________________

b) Núcleo da célula

______________________________________________________________________________

c) Citoplasma

______________________________________________________________________________

4) Podemos afirmar corretamente que todos os seres vivos são formados por células? O que isso quer dizer?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


_______________ XXX ___________

COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA  

NOME:__________________________

DATA:__________  SÉRIE:__________ PROF.ª: THAÍS SOUZA

DISCIPLINA: REDAÇÃO

 

Olá, Estudantes!

Vamos dar continuidade aos nossos estudos? O capítulo de hoje vai abordar as figuras de linguagem. Nós sempre  utilizamos quando queremos explorar os aspectos conotativos das palavras e novas maneiras de construir as frases. Também chamamos de figuras de estilo.  

 

FIGURAS  DE LINGUAGEM - I UNIDADE

 

●         Com a finalidade artística ou retórica, o uso das figuras de linguagem torna-se um recurso que possibilita trazer à construção um efeito de sentido renovado. Esse procedimento é alcançado por meio de combinações, assim classificadas:

 

01.FIGURAS DE PALAVRAS (OU  TROPOS)

EXEMPLOS

COMPARAÇÃO: : é feita de forma “explícita”, ou seja, com uso de conectivo comparativo (como, tal qual, igual)

 

Minha irmã é bondosa como um anjo.

 

METÁFORA: : é uma comparação abreviada, associação de ideias ou de característica comum entre dois seres.

 

Minha irmã é um anjo.

 

METONÍMIA: é a utilização de uma palavra por outra, porque mantêm  elas uma relação constante ou contiguidade de sentido.

- o autor pela obra: Você já leu Camões?

- o efeito pela causa: Respeite minhas rugas.

- o instrumento pela pessoa: Júlio é um bom garfo.

- o continente pelo conteúdo: Ele comeu dois pratos.

- o lugar pelo produto: Ele gosta de um bom havana.

- a parte pelo todo: Não tinha teto aquela família.

- o singular pelo plural: O paulista adora trabalhar.

- o indivíduo pela espécie ou classe: Ele é um judas.

- a matéria pelo objeto: A porcelana chinesa é belíssima.

- a marca pelo produto: pacote de bombril, fazer a barba com gillete, mascar um chiclete.

 

CATACRESE: metáfora tão usada que perdeu seu valor de figura e tornou-se cotidiana, não representando mais um desvio

céu da boca; cabeça do prego; asa da xícara; dente de alho; pé da cadeira.

ANTONOMÁSIA: é uma espécie de apelido que se confere aos seres, valorizando algum de seus feitos ou atributos.

Leu a obra do Poeta dos Escravos (Castro Alves).

O Rei do Futebol fez mais de mil gols (Pelé).

Você gosta da Terra da Garoa (São Paulo)?

 

SINESTESIA: é a figura que proporciona a mistura de percepções, mistura de sentidos.

Tinha um olhar gelado.

 

 

02.FIGURAS DE PENSAMENTO

EXEMPLOS

                                   PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA: atribuição de ações e pensamentos a seres inanimados.                                  

O sol disse- nos em segredo:

-Vocês terão um grande futuro!

IRONIA:palavras ou frases empregadas de modo a expressar o contrário do que parecem dizer.

Sua terra é perfeita:pessoas passando fome, crianças sem escola e doentes morrendo sem auxílio médico.

GRADAÇÃO: intensificação de uma ideia por meio de sequência de palavras.

Sonhamos, pensamos, planejamos e, enfim, construímos o futuro.

ANTÍTESE: oposição entre ideias de sentidos contrários.

“hoje escuro

O meu futuro é luz e calor”.

EUFEMISMO: utilização de palavra ou expressão para amenizar uma ideia desagradável.

Aproximaram- se indevidamente de muitas riquezas da terra do sol.

HIPÉRBOLE:exagero na expressão de uma ideia.

“Fiz mil amigos na cidade de lá.”

PARADOXO (OXÍMORO): é o emprego de duas ideias antagônicas, que se excluem mutuamente, mas que aparecem em uma mesma frase.

“Amor é fogo que arde sem se ver;

é ferida que dói e não se sente” (Camões)

"Estou cego e vejo " (Carlos Drummond de Andrade)

APÓSTROFE: invocação ou interpelação de ouvinte ou leitor, seres reais ou imaginários, presentes ou ausentes. Também é conhecido como vocativo.

 

Ó Deus! Mereço tanto sofrimento?

Tenha piedade, Senhor, de seus filhos.

 

 

 

03. FIGURAS DE SINTAXE (OU CONSTRUÇÃO)

EXEMPLOS

ELIPSE:omissão de termo subtendido pelo contexto . Se o termo houver aparecido anteriormente, tem –se a figura chamada zeugma.                              

“a vida inteira  no sol”

                    (vivi)

O sol foi à direita e os

Brasileiros,   à esquerda.

                (foram)

SILEPSE:concordância feita com a ideia expressa pelas palavras e não conforme as regras gramaticais.

Os brasileiros vivemos ao sol.

ANÁFORA:repetição de palavra ou palavras no início de duas ou mais frases.

É triste ter pouco sol.

É triste não ter o azul do dia.

PLEONASMO: repetição de termo ou ideia já existente

O sol. Eu o vejo em nosso futuro.

Vi o sol com os meus próprios olhos.

POLISSÍNDETO:  repetição de conjunções (síndetos). 

Não sorriu, nem feliz ficou, nem quis me ver, nem se importou  com a partida.

E resmunga, e chora, e grita, e pula, e berra.

REPETIÇÃO:  é a repetição de palavras com o intuito de exprimir a ideia de progressão e intensificação.

Aquela noite era linda, linda, linda.

Enquanto tudo isso acontecia, a garota crescia, crescia.

HIPÉRBATO:  é a alteração da ordem direta dos termos ou das próprias orações.

Aquela pessoa nunca mais quero ver.

Da casa saíram as crianças.

Da igreja estava ele na frente.

SÍNQUISE:  é a inversão muito violenta na ordem natural dos termos, de modo que a compreensão seja seriamente prejudicada.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante.

(As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.)

ASSÍNDETO:  ausência da conjunção entre palavras ou entre orações de um período.

Nunca tivemos glória, amores, dinheiro, perdão.

Vim, vi, venci.


04.
RECURSOS DE LINGUAGEM POÉTICA

EXEMPLOS

ALITERAÇÃO:repetição de sons de consoantes.                                                  

O sábio sol seguiu sozinho.

ASSONÂNCIA:repetição de sons vocálicos e sílabas parecidas.

Ouço um sussurro:

-Futuro escuro.

 

Exercícios -   Figuras de Linguagem

●     Neste exercício você responderá às questões e enviará para os canais já conhecidos: email=  th.thais.souza@gmail.com, ou responder no caderno, tirar uma foto e enviar via whatsapp. ATENÇÃO! Ao responder para enviar, não escreva apenas a alternativa correta. É necessário que além da alternativa, escreva, também o conteúdo dela. 

1º) Indique qual resposta não possui coerência.

a) Em “Tinha cinco bocas para alimentar”, indica-se a parte pelo todo.

b) Em “Dê-me dois maços”, pede-se o continente (maço) pelo conteúdo (cigarro).

c) Em “Comprei um Portinari”, há uma troca do autor pela obra.

d) Em “O homem ficou sem teto”, indica-se a causa pela consequência.

e) Em “Tomavam um Porto”, tem-se o lugar pelo produto.

 

2º) Na frase abaixo, identifica-se qual figura?

“Em matemática, Maria é uma cobra.”        

a) metáfora

b) metonímia

c) catacrese

d) antonomásia

e) onomatopeia

3º) No trecho: “Dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáfora

b) hipérbole

c) hipérbato

d) anáfora

e) antítese

4º) Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a figura de linguagem chamada:

a) silepse de pessoa

b) elipse

c) anacoluto

d) hipérbole

e) silepse de número

5º) Que figura de linguagem encontramos em “Choram as ondas”?

a) catacrese

b) metonímia

c) hipérbole

d) prosopopeia

e) metáfora

6º) Na oração “Ele trazia na cabeleira a neve dos anos” temos  qual figura de linguagem?

a) catacrese

b) metonímia

c) zeugma

d) hipérbole

e) metáfora

7º) No verso “A poesia – é uma luz... e alma – uma ave...” ocorrem:

a) prosopopeia e hipérbato;

b) metonímia e antítese;

c) hipérbole e eufemismo;

d) pleonasmo e silepse;

e) metáfora e zeugma.

8º) Em qual das opções há erro na identificação das figuras?

a) “Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono.”(eufemismo)

b) “A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.” (prosopopeia)

c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)

d) “E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua...” (aliteração)

e) “Oh sonora audição colorida do aroma.” (sinestesia)

9º) Na frase “Ao pobre não lhe devo nada”, encontramos um caso de:

a) anacoluto

b) pleonasmo

c) elipse

d) zeugma

e) solecismo

10º) Na frase, “Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.”, temos aqui a seguinte figura de linguagem, típica do Barroco:

a) antítese

b) pleonasmo

c) elipse

d) hipérbole

11º)     “Vozes veladas, veludosas vozes,

            Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

No texto de Cruz e Sousa temos exemplo de:

a) paralelismo

b) versos brancos

c) eufemismo

d) aliteração

e) hipérbole

12º) Indique a alternativa em que o exemplo dado não corresponde à figura de linguagem pedida:

a) Metonímia: Ele gosta de ler Jorge Amado

b) Assíndeto: Vim, vi, venci.

c) Metáfora: “Meu verso é sangue” (Manuel Bandeira)

d) Antonomásia: Estou morrendo de sede!

e) Onomatopeia: “...não se ouvia mais o plic-plic-plic-plic da agulha no pano”. (Machado de Assis)

13º) Em todos os itens, as figuras foram classificadas adequadamente, menos em:

a) “A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor” (Vinícius de Morais) – eufemismo.

b) Ele é um bom garfo – metonímia.

c) Ele não tem um níquel – sinédoque.

d) Sobre a mesa, garrafas vazias – elipse.

e) Gosto de ler Camões – metonímia.

14º) “E eu morro, Ó Deus! Na aurora da existência.” (Castro Alves)

Indique a alternativa que apresenta a correta classificação de duas figuras que aparecem no verso.

a) hipérbole – anáfora;

b) apóstrofe – antítese;

c) eufemismo – catacrese;

d) gradação – antonomásia;

e) perífrase – pleonasmo.

15º) Em “Meu coração não aprendeu nada”, a figura de linguagem é:

a) gradação

b) hipérbole

c) catacrese

d) prosopopeia

e) eufemismo

16º) “Mas seu Juveniano foi um vitorioso porque, de um jeito ou de outro, pôs um diploma na mão de cada filho. ”

A oração destacada assinala o emprego de:

a) metonímia

b) metáfora

c) silepse

d) hipérbole

e) pleonasmo

17º) Quando você diz que enterrou os pés na areia; que embarcou num ônibus; que chumbou o taco na parede, você recorre a uma figura de linguagem denominada:

a) metonímia

b) antítese

c) hipérbole

d) catacrese

e) metáfora

18º) Relacione as duas colunas, classificando as figuras de linguagem de acordo com a seguinte indicação, e assinale a alternativa correta:

(1) Faltaram braços para se concluir a obra.

(2) Não havia em casa um dente de alho sequer.

(3) A madrugada vem sorrindo atrás dos montes.

(4) O carro era um foguete passando por mim.

(  ) metáfora

(  ) prosopopeia

(  ) catacrese

(  ) metonímia

a) 3, 2, 1, 4

b) 2, 1, 3, 4

c) 4, 3, 2, 1

d) 2, 4, 1, 3

e) 3, 1, 4, 2

19º) Na frase: “O fio da ideia cresceu, engrossou e partiu-se”, ocorre processo de gradação. Não há gradação em:

a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.

b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.

c) O balão inflou, começou a subir e apagou.

d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.

e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.

20º) Nos trechos:

“...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major.”

“...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja.”

encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopeia e hipérbole

b) hipérbole e metonímia

c) perífrase e hipérbole

d) metonímia e eufemismo

e) metonímia e prosopopeia

21º) Observe as letras destacadas nos versos:

“O vento voa

a noite toda se atordoa...”

Na repetição das consoantes você vê:

a) aliteração

b) assonância

c) eco

d) rima

e) onomatopeia

22º) Nos trechos:

“O pavão é um arco-íris de pumas”

“...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira...”

como procedimento estilístico, temos, respectivamente:

a) metáfora e polissíndeto.

b) comparação e repetição.

c) metonímia e aliteração.

d) hipérbole e anacoluto.

e) anáfora e metáfora.

23º) Em “Muitos adormeceram para sempre”, há:

a) perífrase.

b) metonímia.

c) eufemismo.

d) apóstrofe.

e) n. d. a.

24º) Identifique a alternativa que contém a figura de linguagem predominante em: “Partimos todos os alunos”.

a) pleonasmo.

b) silepse.

c) metáfora.

d) metonímia.

e) perífrase.

As questões 25 e 26 referem-se à estrofe do texto Soldados Verdes  de Cassiano Ricardo. Leia-o atentamente para respondê-las.

O cafezal é a soldadesca verde

que salta morros na distância iluminada

um dois, um dois, de batalhão em batalhão

na sua arremetida acelerada contra o sertão

25º) O primeiro verso o poema apresenta o emprego da:

a) metonímia

b) catacrese

c) comparação

d) metáfora

e) onomatopeia

26º) “que salta morros na distância iluminada”. A figura de linguagem destacada no verso é:

a) prosopopeia

b) onomatopeia

c) metáfora

d) metonímia

e) eufemismo

27º) Indique a frase em que há um anacoluto.

a) Não sei se eles viajarão, aqueles preguiçosos.

b) A caçulinha, que tanto amava a seu pai, doeu-lhe muito a separação.

c) O Governo brasileiro, diante desta situação, não poderá deixar de se manifestar.

d) Vocês, que se dizem corajosos, por acaso se ofereceram para participar do salvamento?

e) Quando visito uma casa muito velha, penso nos que a deixaram para sempre.

 

 

____________________________________ XXX ________________________________

PROFESSOR: WILTON      MATÉRIA: GEOGRAFIA   
  CURSO 1º ANO- A- MATUTINO/VESPERTINO
UNIDADE I 
MENSAGEM: “Quem é corajoso não foge da batalha da vida.”
                                                       EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA

QUESTÕES:
1ª) Como um solitário no meio do deserto que vê ao longe a silhueta das dunas
 projetadas no horizonte azul, o planeta Terra é o centro imaginário da esfera
 celeste, de onde se vislumbram desenhos sobre o fundo escuro do céu
 pontilhado de estrelas. Vistos da Terra, o Sol, a Lua e os planetas movem-se
 em relação a esse fundo estrelado...
*Com base nos conhecimentos sobre a Terra no espaço, é correto afirmar:
I ) O sistema Terra-Lua executa em torno do Sol os movimentos de rotação e
 de rotação em 365 dias e 5 horas.
II) Nos solstícios, devido à inclinação do eixo da Terra, os dois hemisférios 
recebem quantidades iguais de calor.
III) Denomina-se equinócio o instante em que o Sol, aparentemente, atravessa
 a eclíptica, determinando dias iguais às noites, durante o verão.
IV) A localização dos astros na esfera celeste modifica-se ao longo dos séculos
 pela precessão dos equinócios.
V) O Trópico de Câncer e o Trópico de capricórnio marcam os limites do
 caminho aparente do Sol na esfera celeste.
# Estão corretas:
  1. Todas estão corretas
  2. Somente as alternativas  I e II
  3. Somente as alternativas  II e III
  4. Somente as alternativas  IV e V.
  5. Somente as alternativas  III e V.
2ª) “Casa que não entra sol, entra médico”.

Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos
 orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo 
conforto térmico e salubridade.
Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico
 de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir
 a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, 
respectivamente, para os pontos cardeais:
  1. Norte/sul                                           d) Oeste/leste
  2. Sul/norte                                           e) Oeste/oeste.
  3. Leste/oeste

3ª) As coordenadas geográficas, designadas pelos pares de elementos 
dominados de latitude e longitude, permitem determinar as posições 
de pontos na superfície terrestre, onde:
  1. A latitude é o arco de equador entre o meridiano de Greenwich 
    e o meridiano do lugar;
  2. A longitude é o arco de equador ou de paralelo entre o meridiano 
    de um lugar e o meridiano de Greenwich.
  3. A latitude é altura de um ponto em relação ao nível médio do mar;
  4. A latitude é o arco de um meridiano entre o equador e o paralelo 
    de um lugar;
  5. A longitude é a distância entre dois lugares.

  1. São corretas as afirmativas I e II.
  2. São corretas as afirmativas II E III.
  3. São corretas as afirmativas I e III.
  4. São corretas as afirmativas II e IV.
  5. São corretas as afirmativas IV e V.


4ª)Sobre o movimento de translação da Terra, é FALSO afirmar:
  1. As estações do ano ocorrem em função do movimento de translação
     e da inclinação de 23° 27’ do eixo da Terra em relação ao Sol.
  2. O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadas 
    Trópico de Câncer , no hemisfério sul, e do Trópico de Capricórnio , 
    no hemisfério norte.
  3. Equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro, 
    determinando, respectivamente, a primavera e o outono no hemisfério norte.
  4. Solstício significa dias e noites extremamente desiguais e ocorre em junho 
    e dezembro, determinando, respectivamente, o inverno e o verão no hemisfério sul.
  5. A zona situada próximo ao Equador quase não apresenta diferenças na inclinação 
    dos raios solares.
     5ª) Sobre fusos horários é correto afirmar:
  6. Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 horas, 
    cada fuso equivale a 15° no sentido das longitudes.
  7. O ponto de partida para a contagem das horas é o meridiano de 180° 
    conhecido como Linha Internacional de Datas.
  8. As horas  no Brasil estão atrasadas em relação a Greenwich porque todo
     o território brasileiro se situa ao leste desse meridiano.
  9.  As cidades localizadas dentro de um mesmo fuso horário e situadas no 
    hemisfério Norte terão horas diferenciadas daquelas situadas no mesmo
     fuso no hemisfério Sul.
    a) Somente a I está correta
    b) I, II e III estão corretas
    c) II, III e IV estão corretas
    d) Somente a IV é falsa
    e) Somente a III está correta.
     6ª)O espaço acrescido e modificado por sofisticadas técnicas, hoje
     comandado por poderosas incorporações transnacionais, é chamado como:
    a)Território
    b)Paisagem
    c) Espaço técnico-informacional
    d)Espaço Geográfico Lugar.
    7ª) A política adotada para ampliar os limites territoriais ou a influência
     econômica de um país é conhecida como:
    a) Expansionista
    b)Hegemônica
    c) Determinista
    d) Possibilista
    e) Ideológica
8ª) Analise as afirmações abaixo marcando (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
(     ) A linha do Equador é a única coordenada que mantém a
 dimensão original.
(     )O mapa é a representação mais fiel do planeta.
(     ) A teoria Geocêntrica defende o continente europeu como centro do
 planeta, uma visão de mundo que prevalecia na Grécia Antiga.
(     ) O formato quase esférico da Terra equivale a uma circunferência de 360°
(     ) Longitude é a distância em graus de um ponto da Terra até a linha do Equador.
  • A sequência correta é:
  1. V- V-F-F-V
  2. F-F-V-V-F
  3. V-F-F-V-F
  4. F-V-F-V-F
  5. F-V-V-F-V
    9ª)  O conjunto de símbolos que permitem a leitura do mapa é 
    conhecido como:
    a) Fuso horário
    b) Globo terrestre
    c) Projeção
    d) Legenda
    e) Latitude.



______________________ XXXXX _______________________ 

]Atividade de Sociologia
Profº Juan
O que é Sociologia?

A Sociologia é a disciplina que se ocupa de estudar a vida social humana, analisando as dinâmicas da sociedade como um todo e dos grupos singulares que a compõem. Utilizando de suas ferramentas específicas, é o campo do conhecimento que investiga as relações sociais entre diferentes grupos humanos, seus conflitos e conexões. Assim como o psicólogo se dedica a conhecer os elementos que regem o comportamento de um indivíduo, os sociólogos têm como missão compreender o funcionamento do comportamento coletivo. Porque a sociedade é como a conhecemos? Porque é tão diferentes de como era poucos séculos atrás? Essas são algumas questões centrais que animam o debate sociológico.A Sociologia nos ensina a observar o mundo a nossa volta sob um novo ângulo. Comportamentos e instituições que aparecem como naturais – como algo que sempre foi igual – aos olhos do sociólogo são fenômenos dotados de influências históricas e sociais. Ser sociólogo é aprender que algumas coisas, que percebemos como experiências individuais, na verdade são ações influenciadas pelo meio social em que crescemos e vivemos. As formas como refletimos essas profundas influências é objeto de estudo da Sociologia. A primeira vista, essa abordagem parece nos destituir de autonomia sobre nossas ações, mas a verdade é que ocorre o contrário. Ao conhecer as forças sociais que atuam sobre a nossa vida, ganhamos mais liberdade para tomar decisões de forma consciente.Essa operação – em que deixamos de lado as aparências imediatas das coisas para compreender o contexto amplo em que estão inseridas – é o que chamamos de imaginação sociológica. Ao abordar o ato, aparentemente efêmero, de tomar uma xícara de café, Anthony Giddens nos dá um exemplo interessante do exercício dessa imaginação. De quantos ângulos sociológicos podemos abordar esse gesto cotidiano? Em primeiro lugar, poderíamos dizer que as pessoas se reúnem para tomar café em um ritual social, que tem muito mais a ver com a socialização do que com o café em si. Poderíamos refletir também sobre o fato de que a cafeína, bem como o álcool, são substâncias aceitas no ocidente, ao passo que outras culturas condenam seu uso e não apresentam restrições com outras drogas. Um sociólogo também poderia discutir as relações de produção implicadas no cultivo e comércio do café, que interligam diferentes regiões do globo, sendo um produto cultivado em países pobres e distribuído em sua melhor qualidade aos países desenvolvidos. Por fim, poderíamos ainda pensar nos estilos de vida que se organizam ao redor do hábito de tomar café, como a tendência, por exemplo, de consumir café orgânico como forma de estimular a agricultura sustentável. Enfim, as possibilidades da imaginação sociológica são infinitas quando passamos a entender que escolhas aparentemente individuais refletem questões amplas. O que fazemos ou deixamos de fazer diz muito sobre o ambiente social que habitamos.Com a diversidade de culturas e de grupos sociais que temos no mundo, é necessário que a Sociologia acolha uma imensidade de temas. Alguns desses temas centrais, que irão definir as áreas de pesquisa dos sociólogos, são: a política, o trabalho, a economia, a religião, a educação, as raças e etnias, a pobreza, as classes sociais, a ecologia, a comunicação e a mídia, os crimes e o sistema punitivo, o convívio entre diferentes gerações, o gênero e a sexualidade, os movimentos sociais e muitos outros. Essas áreas de pesquisa nem sempre são homogêneas, pois englobam diferentes interpretações e formas de abordar os fenômenos sociais, fazendo da Sociologia uma disciplina bastante vasta e envolvente.
Questionário:
1º) O que é a Sociologia?
2º) Qual o alvo de investigação da Sociologia?
3º) Cite o objeto de estudo do psicólogo.
4º) Qual a missão do sociólogo?
5º) Cite os dois questionamentos do debate sociológico.
6º) O que a Sociologia nos ensina?
7º) Como o sociólogo define os comportamentos e instituições?
8º) O que é ser sociólogo?
9º) Qual o objeto de estudo da Sociologia?
10º) Do ponto de vista da Sociologia, o que nos torna conscientes?
11º) O que é a imaginação sociológica?
12º) Cite os aspectos presentes no ato de “tomar café”, observados por Anthony Giddens.
13º) O que um sociólogo poderia observar desse ato simples de “tomar café”?
14º) Que tipo de café os países desenvolvidos compram?
15º) Analisando ainda o ato de “tomar café”, de que forma esse gesto pode contribuir com a agricultura sustentável?
16º) o que na verdade refletem as nossas escolhas aparentemente individuais?
17º) O que os nossos atos refletem na verdade?
18º) Por que a Sociologia deve acolher uma imensidade de temas?
19º) Cite 04 desses temas.

20º) Por que a Sociologia é uma disciplina vasta?

____________________ XXXXX ________________________

Profº Julio


ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE


1.  (Ufpe) - "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura". Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta? 


a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química. 
b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra. 
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas. 
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura. 
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.


2. (UFRGS-RS) - Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico: 


a) a utilização de metais como cobre e bronze. 
b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores. 
c) a revolução agrícola. 
d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos. 
e) a formação de religiões monoteístas.


3. (UFPE-1996) - Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica? 
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. 
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo. 
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. 
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.


4. (IFSP 2016) - Segundo o historiador Guglielmo, “o período mais longo e a mais antiga era da pré-história é chamada de Paleolítico. Iniciou-se há pelo menos 2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos [...] encontrados no sítio de Hadar, Etiópia, e pode ser estendido há cerca de 10.000 anos”. 
(Fonte: GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-História. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 35 e 36).


Considerando a Pré-história e a passagem do texto, é correto o que se afirma em: 


a) Durante o Paleolítico Inferior ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra. 
b) Durante o Paleolítico Superior foi produzido os primeiros instrumentos de pedra. 
c) No decorrer da transição do Mesolítico para o Médio Paleolítico, ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra. 
d) Foi durante o Paleolítico Inferior que houve a produção dos primeiros instrumentos de ossos e chifres. 
e) Durante o Paleolítico Inferior houve a produção de lâminas e agulhas, que possibilitou o surgimento da Idade dos Metais.


5. (Ufg 2010) - As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois:


a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 
e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 

___________________ XXXXX _________________

Profº Julio

ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE



Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta:
O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo. Um vapor, uma gota d' água, é o bastante para matá-lo. Mas, quando o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que o que o mata, porque sabe que morre; e a vantagem que o universo tem sobre ele, o universo a ignora. (PASCAL, Blaise. Pensamentos, XI).
O texto do matemático e filósofo Pascal diz que o homem é nobre porque sabe que morre. “Saber que se morre”, do ponto de vista da temporalidade humana, do tempo propriamente histórico, quer dizer:
QUESTÃO 1:
  1. ser meramente animal, como todos os outros.
  2. não ser consciente da morte, como é o universo.
  3. ser inteligente é ser imortal.
  4. ter consciência da própria finitude.
  5. não conseguir dominar o universo.
QUESTÃO 2:
A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.
Disponível em:
.Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).
O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que: 

  1. as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.
  2. a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
  3. a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.
  4. os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
  5. a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.

QUESTÃO 3:
A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés 111. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real.
NOBLAT, R. Disponivel em: www.oglobo.com. Acesso em: 12 dez. 2012.

A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a):
  1. lugar da memória na história nacional
  2. caráter espontâneo das festas populares
  3. lembrança da antiguidade da cultura local
  4. triunfo da nação sobre os países africanos
  5. declínio do regime de monarquia absolutista
QUESTÃO 4:
“Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” (GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. )
Considerando-se as ideias pressupostas, o texto
  1. afirma que a globalização aumentou de modo sem precedentes, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais e evitando conflitos em todo o mundo
  2. critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
  3. indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de respeito à identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa próprias de cada povo
  4. nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais como algo muito salutar
  5. defende a padronização de um modelo cultural, consequência mais do que inevitável de um mundo globalizado
QUESTÃO 5:
A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreende-lo historicamente. 
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. 
Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas.
  1. Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos
  2. Perderam a relação com o seu passado histórico
  3. Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
  4. Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
  5. Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.




_______________________XXXXXXX_____________________

Atividade de Inglês
Profª Eugênia

Text: What is a coronavirus? 
Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)
2. Mark True or False 
A. The coronavirus causes respiratory problems. ( )
 B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. ( )
 C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. ( )


 D. The coronavirus has never killed anyone. ( ) 

_____________________ XXXXXX _____________________

CENE – LÍNGUA PORTUGUESA 

REVISÃO (CLASSES GRAMATICAIS)

Professora Ana Araújo - 1ª Série A e B Matutino

     Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:
   1- SUBSTANTIVO
6 - VERBO
2- ARTIGO
7 - ADVÉRBIO
3 - ADJETIVO
8 - PREPOSIÇÃO
4 - NUMERAL
9 - CONJUNÇÃO
5 - PRONOME
10 - INTERJEIÇÃO


SUBSTANTIVO é toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:
·                     Comum/ Próprio
·                     Concreto/ Abstrato
·                     Primitivo/ Derivado
·                     Simples/ Composto
·                     Coletivo

ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
 Os artigos classificam-se em:
Definidos: o / a / os / as
Indefinidos: um / uns / uma / umas

ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)

NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser: cardinal, ordinal, fracionário, multiplicativo

Três estudantes ficaram em primeiro lugarno concurso. (três – cardinal, primeiro – ordinal)

PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. O pronome pode ser: possessivo, demonstrativo, tratamento, indefinido, relativos

Aquele homem é o Senhor Eduardo! (aquele – demonstrativo, Senhor – tratamento)

VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. 

Os animais abriram o portão e fugiram.
(abriram e fugiram – verbos)
Os verbos são flexionados em pessoa, número, tempo e modos verbais.
1ª CONJ-AR
2ªCONJ-ER/OR
3ªCONJ-IR
cantar
ter
sorrir
falar 
perder
por
sonhar
escrever
dormir

ADVÉRBIO é a palavra invariável (não vai para o plural nem muda o gênero) que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio.
 Os principais advérbios indicam circunstâncias de:

 Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
 Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....
Negação: não, absolutamente...
Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
 Afirmação: sim, certamente, realmente....

PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essencias são:

A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS

Café com leite está sem açúcar (com e sem são preposições)

CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga:
 duas palavras com o mesmo valor, numa oração.
ou  duas orações entre si.

As conjunções podem ser:
Coordenativas – aditiva, adverstaiva, explicativa,alternativa e conclusiva
Subordinativas – causal, comparativa, condicional, conformativa, concessiva, consecutiva, final, temporal, proporcional e integrante

INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento.
As interjeições mais comuns são
De alegria: ah! oh! oba!
De aplauso: viva! bis! bravo!
De chamamento: oi!olá! alô!
De dor: ui! ai!
De silêncio: silêncio! psiu!
De surpresa: oh! ah!
De advertência: cuidado! atenção!
De alívio: ufa! arre!
De admiração: ah!oh! puxa! nossa!
De desejo: oxalá, tomara!
De saudação: salve! viva! olá!
De terror: ui! credo! cruzes!


                          ATIVIDADES
1) Localize  e circule os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.

2) Classifique os artigos conforme o modelo:
    O senhor me dá um presente de aniversário?
      o = artigo definido, masculino, singular
      um = artigo indefinido, masculino, singular

a) Ganhei uma caneta dourada. ______________________________
b) Os irmãos ganharam doces. _______________________________
c) A gaita era verde. _______________________________

3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a) camarada: __________________________________________
b) gesto: __________________________________________
c) roupa: __________________________________________
d) comida: __________________________________________

5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. __________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________

6) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: ___________________________
b) subiram: ___________________________
c) coube: _____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: ___________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: _________________________
h) amássemos: ________________________
i) perceberdes: ________________________
j) é: _________________________________

7) Elabore 1 oração com  verbo indicado e no tempo e pessoa indicado.
CANTAR – 3ª pess singular pretérito perfeito / indic
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________

FAZER – 1ª pess plural futuro do presente / indic
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
8) Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
a) Este animal não vai participar da exposição. __________________________________________
b) Vários atletas já chegaram. __________________________________________
c) Quantos ainda não votaram? __________________________________________
d)Há poucos erros na redação. __________________________________________
e) Ela sempre gostou de ler. __________________________________________
f) Nosso povo está despertando. __________________________________________
9) Identifique e classifique os advérbios conforme o exemplo.
Ex. Luíza e Mário viajaram bastante pelo mundo.
Resp.  bastante – Advérbio de intensidade

a) Não engoli coisa nenhuma.
__________________________________________
b) Convoquei imediatamente a família.
__________________________________________
c) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.
__________________________________________
d) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
__________________________________________
e) Os meninos hospedaram-se aqui.
__________________________________________

10) Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra  má vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) Você já viajou de avião?

11) Complete com a preposição adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns minutos.
c) Minha família morou __________ Pernambuco vários anos.
d) Minha mãe gostava __________ conversar __________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
f) Estarei __________ Curitiba na próxima quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________ observar o movimento ___________ pedestres.

12) Grife  as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, porém  ele não veio.

13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – advertência – admiração

a) Nossa! Como ela samba! _______________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _______________________________
c) Olá! Como passou a noite? ______________________________
d) Oba, as férias estão aí! ________________________________
 e) Xi! Esse cara aqui de novo. _____________________________


________________________ XXXXXXX _____________________________


Atividade de matutino para a 1ª Série Matutino
Professor Adriano
10 Pedro tem R$ 170,00 em dois meses conseguiu quadruplicar esse número, com quanto ele ficou?
20 determine o resultado de cada operação abaixo:
  1. 98764 + 64874 + 64647
  2. 98645 – 8476
  3. 76448 : 20
  4. 987364 . 65
30 João, tem o triplo da idade de seu filho Carlos, somando-se suas idades tem-se 60, qual a idade de Carlos?
40 Sabendo-se que Bruno tem R$380,00 e pretende triplicar esse valor  em 4 meses. Quanto Bruno precisa ganhar por mês para obter o triplo desse valor?
50 O quíntuplo de um número, somado com o dobro desse mesmo número é igual a 343, que número é esse?
60  João vendeu seu carro por 12 prestações iguais de R$ 2.730. Qual foi o valor total recebido por João?

___________________________ XXX ___________________________________


História - Profº Julio Hoios

Atividade para as turmas do 1ª Série Ensino Médio  Matutino/Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.

Colégio Estadual Nova Esperança Data: Disciplina: História Série:
 Professor: Julio Cesar Hoios                            Turma : 
Nome(s):_____________________________________________  
Turno:                                                                                            Valor: 
Grupo: Ativ 1 

INSTRUÇÕES: 
ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE 

1. Pelo olhar do poeta, também é possível compreender determinados aspectos essenciais para a conceituação da História. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade: 
“Aconteceu há mil anos? Continua acontecendo. Nos mais desbotados panos Estou me lendo e relendo.” Ou, ainda, do mesmo autor: “O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida (presente.)” 
Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador. Coloque V verdadeiro ou F falso e depois marque a alternativa correta: 
a) Tendo por objeto o estudo do passado, a História parte das contingências da “vida presente” para inquirir aquilo que passou.
 b) Especialmente em épocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram.
 c) O quarteto acima traz a ideia de que o passado é continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a História conter um caráter científico. 
d) A reconstrução do passado, exatamente como ele ocorreu, é o que fazem os historiadores, independentemente de suas convicções ideológicas e pessoais. 

Marque a alternativa correta: 
a) V, V, F, F 
b) F, F, V, V 
c) F, V ,V, F
 d) V,F, F, V 

2. “Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionária Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de 
Salermo para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguia ter filho nenhum. Então o rapaz sabia que tinha uma irmã em Paola, que ele não conhecia e que era criada por um tio. Pediu consentimento para os oficiais e chegou em Paola, chegou lá para conhecer a irmã. Não sabia nem falar italiano, só falava português. Ninguém entendia nada. Aí procuraram o meu pai, que falava bem o português e meu pai serviu de intérprete para ele poder conhecer a irmã.” (Depoimento de Vicenzo Figlino) – (In: GOMES, A.C. (org). “Histórias de família entre a Itália e o Brasil”. Niterói: Muiraquitã, 1999.) 
Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento acima pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico. 
A alternativa que apresenta, respectivamente, a qualificação para este tipo de memória e uma referência relacionada ao depoimento é: 
a) social – imigração italiana 
b) oficial – Segunda Guerra Mundial
 c) oficial – Força Expedicionária Brasileira
 d) social – construção da cidadania italiana 

3. No limiar do século XX, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francês Ernest Lavisse fornecia as instruções para o ensino da História aos jovens de seu tempo, das quais reproduz-se o trecho seguinte: 
“Ao ensino histórico incumbe o dever glorioso de fazer amar e de fazer compreender a pátria, todos os nossos heróis do passado, mesmo envolto em lendas. Se o estudante não leva consigo a viva lembrança de nossas glórias nacionais, se não sabe que nossos ancestrais combateram por mil campos de batalhas por nobres causas, se não  aprendeu o que custou o sangue e o esforço para constituir a unidade da pátria e retirar, em seguida do caos de nossas instituições envelhecidas, as leis sagradas que nos fizeram livres, se não se torna um cidadão compenetrado de seus deveres e um soldado que ama a sua bandeira, o professor perdeu seu tempo.
Com o auxílio das ideias defendidas pelo historiador Lavisse, julgue os itens que se seguem. Coloque V para verdadeiro ou F para falso e depois marque a alternativa correta: 
a) A História é escrita pelos pesquisadores e deve ser ensinada pelos mestres com o compromisso de quem pesquisa e ensina as grandes questões de seu tempo
b) A visão excessivamente patriótica do autor expõe concepções que, no alvorecer do século XX, entendiam que o historiador tinha como função glorificar a nação, o Estado e as instituições
 c) O “ensino histórico”, no contexto do Brasil contemporâneo, deve ser, sobretudo, um instrumento de combate para fazer que as armas intelectuais estejam a favor da unidade da pátria e do amor de cada cidadão pela sua bandeira
 d) A revolução metodológica no ensino da História tornou-se, no fim do século XX, completamente racional e neutra, sem qualquer possibilidade de interferência da ideologia na teoria. 
 Marque a alternativa correta: 
a) F, F, V, V 
b) V, V, F, F
 c) F, V, V, F
 d) V, F, F, V 




4. Sobre as relações entre passado e o presente no trabalho do historiador, podemos afirmar corretamente que: 
a) é o presente que direciona todo o trabalho do historiador, fazendo-o escolher no passado somente aqueles fatos e documentos que interessam às suas opções políticas.
 b) o interesse por certos temas e as formas de abordar a história são influenciados pelas experiências diretas do historiador e suas opções políticas e sociais.
 c) o passado se impõe ao historiador através dos documentos, não importando as pressões nem os interesses do pesquisador.
 d) o historiador pode constituir quantos passados quiser, já que seu trabalho depende exclusivamente dos interesses mutáveis do presente. 
5. “A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas.” – Ferreira Gullar 
No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que: 
a) o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas.
 b) a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade.
 c) o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica. 
d) a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História.
 e) a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por “Heróis”, reforçando a ideologia da classe dominante.

________________________ XXX _____________________________

Educação Física - Profº Etiene 1º Ano Matutino

Vídeo com exemplos da Web aula. 
Pedi para cada aluno mandar foros fazendo os seus exercícios.
Obs: 
Onde tem Resistência localizada, entendam como Resistência Muscular.
 Pra finalizar! 
Questionário para responder on line! 
Acesse o link:
 https://forms.gle/i7PRPjUqWpB3pB9N7
 Por fim! 
Questionário para reforçar o conhecimento

______________________________ XXX ______________________________

Química


Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo                Data:
Alunos:
Serie: 1º ano

Atividade
x    01    02    03    04    05    06    07    08    09    10
A    A    A    A    A    A    A    A    A    A    A
B    B    B    B    B    B    B    B    B    B    B
C    C    C    C    C    C    C    C    C    C    C
D    D    D    D    D    D    D    D    D    D    D
E    E    E    E    E    E    E    E    E    E    E






Pesquise e responda as questões abaixo:

Questão 1
As substâncias químicas podem ser classificadas em simples ou compostas. Indique a alternativa que apresenta três substâncias simples e duas compostas, respectivamente.
a) H2O, Hg, HI, Fe, H2S
b) Au, O2, CO2, HCl, NaCl,
c) S, O2, O3, CH4, CO2
d) H2SO4, Cu, H2, O2
e) Au, Ag, Cl2, H2CO3, H2


Questão 2
Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:

Exercício sobre misturas
I- óleo, água e gelo.
II- água gaseificada e gelo.
III- água salgada, gelo, óleo e granito.
a) 3,2,6.
b) 3,3,4.
c) 2,2,4.
d) 3,2,5.
e) 3,3,6.


Questão 3
Considere os seguintes sistemas:
I - nitrogênio e oxigênio;
II - etanol hidratado;
III - água e mercúrio.
Assinale a alternativa correta.

a) Os três sistemas são homogêneos.
b) O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples.
c) O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e composta.
d) O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas.
e) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio.


Questão 4
Com relação às substâncias O2, H2, H2O, Pb, CO2, O3, CaO e S8, podemos afirmar que:

a) todas são substâncias simples.
b) somente O2, H2 e O3 são substâncias simples.
c) todas são substâncias compostas.
d) somente CO2, CaO e S8 são substâncias compostas.
e) as substâncias O2, H2, Pb, O3 e S8 são simples.

Questão 5
O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.





Questão 6
As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 ºC , são, respectivamente:

Tabela com pontos de fusão e ebulição de alguns materiais
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d) gasoso, líquido, gasoso e sólido.
e) sólido, gasoso, líquido e gasoso.

Questão 7
O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:
a) sólido, sólido, líquido, gasoso.
b) Sólido, sólido, sólido, sólido.
c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.
d) Sólido, sólido, sólido, líquido.
e) Sólido, líquido, líquido, gasoso.






Questão 8
Na tabela abaixo temos as densidades de alguns materiais sólidos. Se eles forem adicionados à água líquida e pura, à temperatura ambiente, qual deles flutuará?
Pau-brasil .............................. 0,4 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Carvão ..................................... 0,5 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3
Água ......................................... 1,0 g/cm3

Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questão 9
Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm3, quanto vale sua densidade?
a) 10 g/cm3
b) 4 g/cm3
c) 5 g/cm3
d) 15 g/cm3
e) 20 g/cm3

Questão 10
Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm3 e volume igual a 25 cm3.
a) 5 g
b) 45 g
c) 85 g
d) 300 g
e) 500 g


______________________________ xxxxxxxx _____________________________________

Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
 - Atividade de Educação física
Profº Etiene



_______________________________ xxxxxxxx ______________________________________
🚨 *ATENÇÃO*🚨
*MENSAGEM PARA OS ALUNOS DAS SEGUINTES TURMAS: 9° A-M/ 9° B-M / 1°A-M / 1° B- M/ 1° A-V / 2° A-V / 3° A-V*

Queridos estudantes, 

Como sabem , estamos passando por um momento delicado, de dimensão mundial, por isso, estamos em  isolamento social. Sendo assim, como sei que alguns já estão no tédio e outros estão preocupados com os estudos,  gostaria de passar algumas instruções sobre a atividade passada em nossa última aula presencial ( *com exceção da turma 9°B, a qual não tivemos aula no dia 13/03 e,  portanto , será novidade* ) : Trabalho sobre o coronavírus e medidas de prevenção. A data de entrega foi marcada para hoje, dia 26/3/2020, mas como não seria possível ,  estou reformulando a atividade para que fique mais viável e tranquila a elaboração, bem como sua entrega. 
Bem, antes vocês  fariam uma pesquisa, e dessa pesquisa é que produziriam o trabalho para entregar e/ ou apresentar. Desta vez , vamos fazer o seguinte: *Vocês poderão escolher APENAS UMA das opções abaixo para elaborar o trabalho e enviar para o meu email: th.thais.souza@gmail.com.* 
As opções são:
1° Fazer uma pesquisa escrita sobre o covid-19 e formas de prevenção ( seguindo as normas da ABNT). Não precisa imprimir, é só enviar;
2. Fazer uma apresentação de slides sobre o covid-19 e as formas de prevenção e enviar;
3. Fazer cartazes com desenhos criativos e frases de efeito sobre a prevenção contra o covid-19 (faz no computador e envia);
4. Criar uma paródia sobre prevenção ao covid-19 ( faz a música, grava e envia); 
5. Criar folheto informativo sobre o covid-19 e medidas de prevenção.
*Até o dia 03/04/2020*. 
*Poderão fazer individualmente,  em dupla ou até em grupos com 3 ou 4 componentes, no máximo.

Se ficar alguma dúvida, é só me procurar. 
Outros materiais  para estudos serão passados para vocês, como links de aulas, apostilas, exercícios,  etc. Mas não se preocupem, pois não será nada de mais. 

Um grande abraço a todos.
Professora Thaís Souza 
#fiquemtranquilos #fiquememcasa, #fiquemnapaz #estudememcasa
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

5 comentários:

  1. Vinicius de jesus22 de abril de 2020 às 07:32

    Essas atividades do 1°ano matutino, podem ser feitas no caderno e enviados por email como foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE11 de maio de 2020 às 13:41

      Pode sim, sem problemas.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Unknown7 de maio de 2020 às 16:17

    i`ve heardt it.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE11 de maio de 2020 às 13:39

      What did you heart?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  3. Unknown30 de junho de 2020 às 12:04

    Pode fazer as atividades no cardeno e enviar como foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE
Ver meu perfil completo

INFORMÇÃO!


http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/google-realiza-formacao-line-para-estudantes-e-professores-nestas-quinta-e-sexta-16-e17

CPF

Informação importante para quem ainda não tem CPF.


https://g1.globo.com/economia/
noticia/2020/04/13/receita-federal-libera-inscricao-de-novos-cpfs-por-e-mail-sem-custo-e-para-qualquer-idade.ghtmlhttps://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04

Pesquisar este blog

  • Página inicial
  • Equipe Gestora
  • Equipe Docente
  • Cene - Retrospectiva 2016, 2017 e 2018.
  • Planejando 2020
  • 6º ano
  • 7º ano
  • 8º ano
  • 9º ano
  • 1ª série do Ensino Médio
  • 2ª série do Ensino Médio
  • 3ª série do Ensino Médio
  •  Informação importante para quem ainda não tem CPF...

Denunciar abuso

Arquivo do blog

  • jun. 17 (1)
  • ago. 28 (1)
  • mai. 20 (1)
  • set. 28 (1)
  • ago. 07 (1)
  • mai. 11 (1)
  • abr. 29 (1)
  • abr. 02 (1)
  • mar. 24 (1)

ENEM 2020

Começa hoje (06/04 a 17/04/2020) pelo calendário do INEP, o prazo para justificativa de ausência no ENEM 2019 e a solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM 2020. Repassem para nossos estudantes, acesso através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Utilidade Pública


https://auxilio.caixa.gov.br/#/destinacao

*Este é o link para aqueles que não têm o Cadastro Único e nem o Bolsa Família se inscreverem para receberem o auxílio emergencial, é rápido e fácil*

Para realizar seu Cadastro tenha em mãos:

✅Documentos Pessoais, CPF principalmente de todos os membros da família (apenas os que possuem);
✅Caso possua conta no Banco do Brasil ou Caixa, tenha os dados de agência e conta. Se não possuir, poderá abrir a conta digital no momento do cadastro, tenha em mãos o RG.
✅O telefone informado precisa ter sinal, para recebimento do Código de acesso. Um *número de telefone só poderá ser utilizado uma única vez.*
✅Se for Mulher, chefe de Família, não esqueça de marcar a opção.

Não precisa baixar nada! É no próprio site da Caixa.

OBS: *VOCÊ NÃO DEVE PAGAR A NINGUÉM POR ESTE CADASTRO, EM CASO DE DÚVIDAS, FAÇA CONTATO COM OS SERVIÇOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÕES EM SEU MUNICÍPIO.*

DÚVIDAS ESTOU A DISPOSIÇÃO. 🙋🏻‍♀️

Inscrição do ENEM

Atenção!

Solicite isenção para o Enem 2020.
Você tem direito à gratuidade no Enem?
Lembre-se!
O pedido de isenção vem antes da inscrição.
Quando?
6 a 17 de abril
Onde?
Página do Participante
Quem?
Três perfis de participantes têm direito à gratuidade

https://enem.inep.gov.br/antes

Vamos Estudar!

Vamos estudar !!!

*Secretaria da Educação disponibiliza canal com atividades para estudantes*

Propor uma série de atividades diferentes, divertidas e com o uso das tecnologias. É com este objetivo que a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança nesta segunda-feira (30), sugestões de rotinas de estudos diferenciadas para os estudantes. As atividades estarão disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/rotinas-de-estudo) e serão atualizadas todas as sextas-feira.

O canal terá conteúdo para estudantes do fundamental I, fundamental II e ensino médio, com temas gerais que equilibram os estudos com atividades criativas, como construção de textos, atividades físicas, gravação de vídeos, leitura livros, pesquisa, criação, e revisão de assuntos estudados em sala de aula, entre outras.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, este é um momento que as tecnologias devem estar a serviço da aprendizagem. "Precisamos usar de todos os recursos disponíveis para que nossos estudantes continuem aprendendo e tendo acesso ao conhecimento sem por em risco à sua saúde ou de seus familiares", afirmou Jerônimo.

“Nessa situação, em que os estudantes estão fora das escolas, por conta da pandemia do Coronavírus, o papel da rotina de estudos é orientar atividades que podem ser feitas durante o dia em casa. São atividades educativas que não tem necessariamente relação direta com que eles estavam estudando na sala de aula, mas sim com a educação como todo e que pode fazer parte do processo de aprendizagem”, explicou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT.

"Além deste canal, iremos lançar ainda este mês, outros canais com conteúdos para educadores e gestores, utilizando não só a Plataforma Anísio Teixeira, mas também, as redes sociais", afirmou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim. Ele ainda lembra que toda a Formação Continuada, para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas acontecerá no formato a distância, visando atender às normas postas durante a pandemia.

*Plataforma Anísio Teixeira*
Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil Recursos Educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que possui conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio.

*Suspensão das aulas*
O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.






INFORMATIVO

TVE exibe conteúdos para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio a partir de segunda-feira*
A partir desta segunda (30), a TVE vai exibir, diariamente, a programação "Estude em Casa", das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura. A primeira 1h30 de conteúdo educativo atenderá aos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. A meia hora final vai trazer outros programas educativos variados. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC) e o Canal Futura.

Esta é uma das iniciativas adotadas pela SEC para apoiar estudantes e professores das redes pública e privada durante a suspensão das aulas, válida por 30 dias.

"A TVE já tem uma programação educativa. Pela manhã, a emissora traz uma programação infantil com muita qualidade, com desenhos educativos. Além disso, durante todo o dia, oferece uma programação com muita informação. Estamos exibindo na TVE vídeos de artistas, estudantes e professores com recomendações de leitura. Esta parceria com o Canal Futura vai ampliar a oportunidade de estudar em casa. Alem disso, nós estamos conversando, neste momento, para criar uma plataforma de conteúdos para estudantes e professores participarem ativamente. Não é obrigatório, mas é um espaço para quase cinco milhões de professores e estudantes que estão em casa neste momento, para ocupar o tempo com cultura, educação e lazer", disse o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Durante este período, a emissora pública também priorizou a produção de conteúdos informativos que orientam e educam a população em relação à pandemia do Coronavírus, com o objetivo principal de salvar vidas.

É possível acompanhar a programação ao vivo, no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Outra opção é acompanhar a programação do Canal Futura pelo www.futuraplay.org.

A TVE integra o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado.

*Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:*

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

COVID 19

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá pessoal. Aqui é Jeferson Simões.
Venho por meio desse pequeno texto falar sobre um assunto que está causando pânico e uma quarentena infernal.
Pessoal, a quarentena é eficaz para proporcionar que o vírus não se espalhe mais e mais. Segundo os estudos dos médicos especialistas de diversos países, os sintomas demoram de 2 a 14 dias para aparecerem, então nesses dias, se você não se proteger e não manter-se dentro de casa, você pode sem querer, sem intenções nenhuma, infectar outras pessoas e essas pessoas, sem a intenção, também vão passando a contaminação em diante, sem a consciência do que estão fazendo por mera desobediência.
Se você apresenta alguns sintomas da doença ( nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar) mantenha-se hidratado, lave bastante as mãos com água e sabão, use o álcool em gel; se está tossindo muito e espirrando, compre uma máscara para proteger você e seus entes queridos.

MAS UMA VEZ EU E TODOS QUE TE AMAM, PEDIMOS
#FIQUEMEMCASA
#JUNTOSVAMOSVENCEROCOVID19.

Ass: Jeferson Simões ( aluno da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)

CORONAVÍRUS

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá ,gente!

Venho aqui falar com vocês a importância sobre ficar em casa, por conta do CORONAVÌRUS.
Pode parecer besteira, mas não é. Pensem comigo: Se voçê tiver com sintomas e sair na rua. o que pode acontecer com as pessoas que estão ao seu redor? Simplesmente se contaminariam como o CORONAVÌRUS.
Fiquem em casa cuidem de si mesmos e cuide de sua família. Se sua mãe questiona dizendo: " Eu vou para a rua,porque todo mundo vai!"
Você vai dizer:" Mãe, você não é todo mundo".
FIQUE EM CASA
CUIDE DE SUA FAMÌLIA
EVITE SAIR PARA RUA.
DEUS TE GUARDA, MAS VOCÊ TEM QUE OBEDECER À LEI, POIS DEUS COLOCOU OS HOMENS NA TERRA E NÓS TEMOS QUE OBEDECER.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Ass: Ataisia Santana ( aluna da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)��

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Projeto Ciências sem Fronteira

Projeto Ciências sem Fronteira

Empoderamento do Conhecimento 2019

Empoderamento do Conhecimento 2019

Retrospectiva 2019

Retrospectiva 2019

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Equipe da Monitoria

Equipe da Monitoria

Equipe de Futsal Feminina 2019

Equipe de Futsal Feminina 2019

Comissão de Eventos 2019

Comissão de Eventos 2019
Comissão de Gestão CENE 2020. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.