Questão 1
“Os peixes estão morrendo porque a água do rio está sem oxigênio, mas, nos trechos de maior corredeira, a quantidade de oxigênio aumenta”. Ao ouvir esta informação de um técnico do meio ambiente, um estudante que passava pela margem do rio ficou confuso e fez a seguinte reflexão: “Estou vendo a água no rio e sei que a água contém, em suas moléculas, oxigênio; então como pode ter acabado o oxigênio do rio?”.
a) Escreva a fórmula das substâncias mencionadas pelo técnico.
b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?
Questão 2
Uma festa de aniversário foi decorada com dois tipos de balões. Diferentes componentes gasosos foram usados para encher cada tipo de balão. As figuras a seguir representam as substâncias presentes no interior de cada balão.
Questão 3
Dados os sistemas I, II e III a seguir, classifique-os quanto à sua constituição em homogêneo ou heterogêneo e indique o número de fases e de componentes de cada um.
Questão 4
Os béqueres I e II, que contêm volumes diferentes de água pura, são mantidos a mesma pressão e aquecidos por fontes de calor idênticas.
a) Indique em qual dos dois béqueres a água entrará em ebulição a uma temperatura mais alta e depois justifique.
b) Indique em qual dos dois béqueres a água entrará em ebulição primeiro. Justifique essa indicação.
Questão 5
Em um recipiente A, adiciona-se, cuidadosamente e sem agitação, água, álcool e óleo, nessa ordem. Em um recipiente B, adiciona-se, cuidadosamente e sem agitação, água, óleo e álcool, nessa ordem. Quantas e quais são as fases dos sistemas existentes em A e B.
Hoje vamos pôr em prática a leitura e produção textual,
iniciando com os textos abaixo e, em seguida, a
produção de um poema. Será muito enriquecedor.
Desigualdade no Brasil
“O conceito de desigualdade é um guarda-chuva que
compreende diversos tipos, desde desigualdade de
oportunidade até desigualdade de escolaridade, de
renda,de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade
econômica,a mais conhecida, é chamada de
desigualdade social, dada pela distribuição desigual
de renda. No Brasil,a desigualdade social tem
sido um cartão de visita para o mundo, pois é
um dos países mais desiguais.”
Quanta fome que há em nosso mundo
Também trabalho escravo e infantil
Que existe na África e América Central
Mas também acontecem aqui no Brasil
Quanto dinheiro se dá aos banqueiros
Quanto dinheiro se dá ao já ricoAlgumas migalhas que se dá aos pobres
Dizem que prejudica o patrimônio público
Este é o grande mal de nossa população
Não sabem que os ricos desviam milhões
Enquanto os pobres contam moedinhas
Eu me revolto sempre com esta situação
Porque a mídia só vê como boa ação
Os textos acima mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil.
O poema retrata que a desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela
existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco.
Um poema é uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes.
Verso é sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e
melódica, correspondente a uma linha do poema. Os versos organizam-se
em estrofes e estrofe é um agrupamento de versos. Por meio dessa afirmação
e de acordo com os textos acima, organize suas ideias e crie um poema que
retrate a desigualdade existente no Brasil.
ATENÇÃO: O poema que você produzir deverá ser enviado
para o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto.
O poema deve ser original, criado por você mesmo(a).
Atenção:
Lembre-se dos elementos que compõem um poema;
Faça um poema com cinco estrofes de quatro versos;
Cuidado com as margens;
Observe atentamente a ortografia e pontuação;
Passe seu poema a limpo à caneta.
OS SUBSTANTIVOS
São palavras que designam seres- visíveis ou não, animados
ou não, ações, estados, sentimentos, desejos, ideias.
CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS:
Quanto à existência, os substantivos classificam-se em:
1.Comuns: referem- se a qualquer ser de uma espécie,
sem particularizá-lo: açúcar, bolo.
2.Próprios: nomeiam um ser em particular, destacando-o
dentro da espécie ou do grupo ; são grafados com letra
maiúscula:
Japão, Salvador, Santo Inácio, Cabula, Bahia.
3.Concretos: nomeiam seres com existência própria, isto é,
que não dependem de outro ser para existir: lápis, gato,
cachorro.
4.Abstatos: nomeia ações, qualidades, estados, sentimentos,
isto é, seres que só existem em outros ou a partir da existência
de outros seres: ensino, aprendizagem, amor, paixão,
bravura,
pobreza, alegria, esperança, sucesso.
5.Coletivos: designam uma pluralidade de seres da mesma
espécie: multidão, enxame, resma.
CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS QUANTO À FORMAÇÃO
Quanto à formação da palavra, os substantivos classificam-se em:
Primitivos: são aqueles que dão origem a outras palavras:
livro, pedra, pão, flor, terra.
Derivados: são os que se originam de outras palavras:livraria,
pedreiro,padaria,florista,terreno.
Simples: são os formados por apenas uma palavra: terra,
homem, céu, mar.
Compostos: são os formados por mais de uma palavra:
lobisomem, extraescolar, ultrassom, antissocial, autorretrato,
planalto, minissaia, autoanálise, mandachuva, girassol, pontapé,
antirracista, antivírus, infraestrutura, autoescola.
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO
FLEXÃO DE GÊNERO DO SUBSTANTIVO:
A flexão de gênero é uma só, com pouquíssimas variações:
forma-se o feminino pela troca das vogais o e e por a ou
pelo acréscimo da desinência –a:
Lobo- loba mestre – mestra autor – autora
EXCEÇÕES: avô - avó; órfão – órfã; leão- leoa;
valentão – valentona.
GÊNERO FEMININO:
A agravante / a derme / a omoplata / a cal /A alface /
a couve-flor / a comichão / a ênfase
A aguardente / a dinamite
USADOS EM AMBOS OS GÊNEROS:
o/a aluvião o/a personagem o/a sabiá
o/a amálgama o/a suéter o/a tapa
o/a usucapião
SUBSTANTIVOS BIFORMES
Possuem uma forma para o masculino e outra para o feminino:
Ex.:aluno ⁄ aluna menino ⁄ menina
Bode ⁄ cabra homem ⁄ mulher
Cavaleiro ⁄ amazona carneiro ⁄ ovelha
SUBSTANTIVOS UNIFORMES
Apresentam única forma para o masculino e para o feminino.
EPICENOS: onça macho - onça fêmea
Jacaré macho - jacaré fêmea.
COMUNS DE DOIS GÊNEROS:
o artista⁄ a artista o dentista ⁄ a dentista
SOBRECOMUNS: a criança – a testemunha –
a pessoa – a criatura – o cônjuge.
SUBSTANTIVOS DE GÊNERO VACILANTE
Há substantivos cujo emprego, mesmo na língua culta,
apresenta oscilação de gênero. Em alguns casos, pode-se
recomendar a adoção de um dos dois gêneros; em outros,
consideram-se aceitáveis ambos os usos.
GÊNERO MASCULINO:
O aneurisma o matiz o guaraná o eclipse
o champanhe o magma o formicida o dó
O apêndice o plasma o eczema o clã
NÚMERO DO SUBSTANTIVO SIMPLES:
O plural dos substantivos simples se faz pelo acréscimo
da desinência –s:
Peixe – peixes
Há, entretanto, alguns substantivos simples que fazem
o plural de outras maneiras, dependendo de suas
terminações. Por exemplo:
Os substantivos terminados em –r , -s ou –z fazem
plural acrescentando –se “-es”:
Açúcar – açúcares ⁄ mês – meses ⁄ vez-vezes
Os substantivos terminados em –l fazem geralmente
o plural substituindo-se –l por –is:
Canal - canais ⁄ lençol - lençóis ⁄ anel - anéis
PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS:
Pluralizam-se as palavras variáveis (substantivo e adjetivo)
e não se pluralizam as invariáveis (verbos, advérbios e interjeições)
que compõem o substantivo composto:
Tenentes-coronéis pequenos -burgueses
Beija - flores
(SUBST.) (SUBST.) (ADJETIVO) (SUBST.)
(VERBO) (SUBST.)
Pode-se pluralizar apenas o primeiro substantivo se o segundo
funcionar como especificador, com ou sem o auxílio de preposição:
Pé- de – cabra ⁄ pés- de cabra Pombo-correio ⁄ pombos- correio
Banana – maçã ⁄ bananas-maçã
Fruta-pão ⁄ frutas- pão Escola-modelo ⁄ escolas-modelo
Nos substantivos compostos formados por palavras repetidas
ou onomatopeias, pluraliza-se o segundo elemento:
Corre- corres tico- ticos reco- recos
Não se pluraliza o adjetivo contraído “grã(o)”:
Grão- duque ⁄ grão-duques
Nos nomes dos dias da semana pluralizam-se os dois elementos:
Segundas-feiras terças-feiras quartas-feiras
Nos substantivos, a ideia de aumento ou diminuição das proporções
se expressa por meio de adjetivos ou de sufixos:
Homem grande: homenzarrão Homem pequeno: homenzinho
As ideias de grandeza e pequenez emprestam às vezes aos substantivos
um valor pejorativo ou depreciativo:
cabeçorra, politicão, livreco; Outras vezes, simpatia, afeição;
filhinha, benzinho, florzinha.
ATIVIDADE DE REVISÃO:
ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e enviadas
para o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto.
O mesmo procedimento serve para a redação abaixo.
1º)LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO:
“A moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira,
a fronte reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa,
escutava as falas de seu marido..” ALENCAR, José de. Senhora.
Agora, aponte a alternativa em que todas as palavras são substantivos:
a)moça – reclinada –cadeira – marido. b)talhe- recostado- cadeira- fronte.
c)cadeira – fronte- coalhados- ternura. d)olhos- ternura- maviosa – falas.
e)talhe- espaldar- ternura –falas.
2º)Aponte substantivos para:
a)conceder:______________________ b)possuir:_________________________
c)mudar:________________________ d)isentar:__________________________
3º)Qual o plural das seguintes palavras: terça-feira; desvão; mão-de-obra.
a)terças-feira; desvãos; mãos-de-obra.
b)terças-feiras; desvãos; mãos-de-obra.
c)terça-feiras; desvões; mãos-de-obra.
d)terças-feiras; desvães; mãos-de-obras.
e)terça-feiras; desvães; mãos-de-obras.
4º) LEIA:
“ O professor espera que todos os alunos cheguem.”
A alternativa cujo substantivo abstrato está substituindo devidamente o verbo destacado é:
a)O professor tem esperança de que os alunos tenham chegado.
b)O professor espera que todos os alunos chegassem.
c)O professor espera todos os alunos chegando.
d)O professor espera a chegada de todos os alunos.
e)O professor tem esperança no aparecimento de todos os alunos.
5º)Flexão é o processo de fazer variar um vocábulo, em sua estrutura interna, para nele
expressar dadas categorias gramaticais como gênero e número. A partir desse conceito,
a palavra sublinhada que admite flexão de gênero é:
“Fez-se de triste o que se fez amante.” (Vinícius de Moraes)
“Paisagens da minha terra, / Onde o rouxinol não canta.” (Manuel Bandeira)
“Sou um homem comum/ de carne e de memória / de osso e de esquecimento.” (Ferreira Gullar)
“Meu amigo, vamos cantar,/ vamos chorar de mansinho / e ouvir muita vitrola.”
(Carlos Drummond de Andrade)
6º)As lacunas da frase: “Os _________ procuram _________.” Estão corretamente preenchidas em:
alunos- educandos / escola -modelos. d)alunos –educandos / escolas-modelo
aluno- educandos / escolas-modelos. e)alunos -educando / escolas- modelos.
alunos- educando / escolas- modelo
7º)Pluralizam-se os dois elementos em todos os substantivos compostos do seguinte item:
a)cirurgião-dentista, guarda-roupa, reco-reco. b)obra-prima, tenente-coronel,capitão-mor.
c)pombo-correio,bota-fora,caneta-tinteiro. d)pé-de-moleque,padre-nosso,ave-maria.
e)pão-de-ló, caneta-tinteiro,beija-flor.
8º)Escreva os substantivos primitivos de:
a)verdadeiro:_____________________ b)juventude:__________________
c)realidade:_____________________ d)telefonema:_____________________
e)nervosismo:_____________________
9º)Classifique os substantivos em simples ou compostos:
a)passatempo:___________________ b)conquistador:__________________________
c):____________________ d)asa-delta:_______________________________
e)entrevista:____________________
10º)Classifique os substantivos a seguir em concreto ou abstrato:
a)aflição:__________________ b)nervoso:___________________________
c)homem:________________ d)aluno:_____________________________
e)coração:__________________
11º)Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales:
(Níquel Náusea –nº17 http://www.terra.com.br/niquel/niquel.htm>acesso em 24⁄04⁄09)
O substantivo “crianças”, no segundo quadrinho, classifica-se como:
a)Substantivo comum de dois gêneros.
b)Substantivo epiceno.
c)Substantivo sobrecomum.
d)Substantivo biforme.
e)Substantivo vacilante.
12º)Assinale o item composto exclusivamente com substantivos comum de dois:
a)cônjuge – consorte – carrasco.
b)algoz – testemunha – guia.
c)celetista – cliente – intérprete.
d)equilibrista – criança – pianista.
e)pessoa – nenê – poeta.
13º)E13º) Escreva os coletivos dos substantivos abaixo:
a)pássaros: ______________ b)flores:_______________
c)cães:_______________ d)ilhas:________________
e)cardume:____________ f)acervo:_______________
14º)Em cada alternativa, produza uma frase com:
a)Substantivo masculino:_______________________________________________
b)Substantivo derivado:________________________________________________
c)Substantivo abstrato:_________________________________________________
d)Substantivo comum:_________________________________________________
e)Substantivo coletivo:_________________________________________________
Olá, estudantes!
Durante a quarentena não precisamos ficar sem estudar um pouco, não é? Podemos organizar um tempinho dedicado aos nossos estudos em casa, organizando os conteúdos, as atividades para fixarmos o que estudarmos e aquelas que precisamos repassar aos professores depois de prontas, de maneira que possamos aprender sem prejuízos.
Então, vamos começar?
Em primeiro lugar, vamos relembrar LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO VERBAL?
A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Vejamos alguns exemplos:
POEMA:
Prazeres (Bertold Brecht)
O velho livro de novo encontrado
Rostos animados
Neve, o mudar das estações
O jornal
O cão
A dialéctica
Tomar duche, nadar
Velha música
Sapatos cómodos
Compreender
Música nova
Escrever, plantar
Viajar, cantar
Ser amável.
Note que Bertolt Brecht construiu o poema acima com a linguagem verbal. Isto é, ele usou as palavras para enumerar os prazeres da vida.
Se a linguagem verbal é o uso da palavra, a linguagem não verbal
é o não uso da palavra na comunicação.
Quem não conhece essas carinhas, hein? Esses elementos não verbais exprimem
diferentes sentimentos e pensamentos nas redes sociais, que são
marcadas pela agilidade na comunicação. Muito bonitinhas, não?
As expressões faciais, a pintura, a dança, os sinais, os desenhos... Todos eles são exemplos da linguagem não verbal:
Há textos que apresentam apenas a linguagem verbal e há textos que apresentam apenas a linguagem não verbal. Mas, há aqueles que misturam as duas! Nesse contexto, apresentam a linguagem mista. Veja:
Na tira do Armandinho, a linguagem verbal e a linguagem não verbal fundem-se de modo harmônico, compondo o texto que visa à critica social. Podemos citar outros textos que também empregam a linguagem mista: propagandas, notícias, reportagens, manuais de instrução, embalagens de produtos...
Enfim, a linguagem constitui-se de elementos (verbais e não verbais), que são instituídos pela sociedade, para a interação entre as pessoas nas diversas situações comunicativas. Portanto, a linguagem é uma atividade interativa, concretizada mediante os conhecimentos e valores de mundo compartilhados entre os sujeitos envolvidos.
Para reforçar:
Linguagem verbal: uso da palavra na comunicação.
Linguagem não verbal: o não uso da palavra na comunicação.
Linguagem mista: a união da linguagem verbal e da linguagem não verbal na comunicação.
ATIVIDADE:
1º)As mensagens meteorológicas a seguir estão expressas em linguagem não-verbal. Transforme cada uma delas em linguagem verbal.
2º)Transforme a mensagem de cada sinal de trânsito a seguir em linguagem verbal.
a) b)
3º)Transforme em linguagem verbal as mensagens das placas e, em seguida, explique o que elas comunicam.
| | |
4º)Indique com um ( X ) as situações em que a comunicação se dá predominantemente pela linguagem verbal.
Um espetáculo de mímica. ( )
Um concerto de piano. ( )
Um discurso de um político. ( )
uma exposição de pintura. ( )
5º)Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.
Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.
6º) Observe os quadrinhos:
Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.
OBSERVAÇÃO: Então, o que acharam? Nosso trabalho só está começando e não pode parar. Você pode responder às questões nesta atividade aqui e no seu caderno também. Depois de feita, envie o arquivo da atividade ou uma foto desta atividade no seu caderno para o email
th.thais.souza@gmail.com. Mas não esqueça de sempre estar atento e seguir as orientações da professora, principalmente na realização das tarefas, ok?
Bom estudos!!!
Atividade de Biologia – Prof Maria Helena
Células
1. Sobre o estudo das células, marque a alternativa
FALSA:
a) Todos os seres vivos são formados por células.
b) Somente os animais são formados por células.
c) Existem seres formados por uma célula e outros
formados pela união várias células.
d) As células possuem: núcleo, citoplasma e membrana
plasmática.
2. Como células tão pequenas conseguem formar
organismos tão grandes como os nossos? Marque a alternativa verdadeira.
a) As células aumentam de tamanho par formar o corpo.
b) Somente bactérias são formadas por células.
c) As células se multiplicam e, unidas formam os
tecidos que formam o corpo.
d) As células crescem, estouram e formam o corpo.
3. Explique o que são e qual a função das estruturas
listadas a seguir:
a) Membrana plasmática da célula
______________________________________________________________________________
b) Núcleo da célula
______________________________________________________________________________
c) Citoplasma
______________________________________________________________________________
4) Podemos afirmar corretamente que todos os seres
vivos são formados por células? O que isso quer dizer?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA
NOME:__________________________
DATA:__________ SÉRIE:__________ PROF.ª: THAÍS SOUZA
DISCIPLINA: REDAÇÃO
Olá, Estudantes! Vamos dar continuidade aos nossos estudos? O capítulo de hoje vai abordar as figuras de linguagem. Nós sempre utilizamos quando queremos explorar os aspectos conotativos das palavras e novas maneiras de construir as frases. Também chamamos de figuras de estilo. |
FIGURAS DE LINGUAGEM - I UNIDADE
● Com a finalidade artística ou retórica, o uso das figuras de linguagem torna-se um recurso que possibilita trazer à construção um efeito de sentido renovado. Esse procedimento é alcançado por meio de combinações, assim classificadas:
01.FIGURAS DE PALAVRAS (OU TROPOS)
EXEMPLOS |
|
COMPARAÇÃO: : é feita de forma “explícita”, ou seja, com uso de conectivo comparativo (como, tal qual, igual) |
Minha irmã é bondosa como um anjo.
|
METÁFORA: : é uma comparação abreviada, associação de ideias ou de característica comum entre dois seres. |
Minha irmã é um anjo.
|
METONÍMIA: é a utilização de uma palavra por outra, porque mantêm elas uma relação constante ou contiguidade de sentido. |
- o autor pela obra: Você já leu Camões? - o efeito pela causa: Respeite minhas rugas. - o instrumento pela pessoa: Júlio é um bom garfo. - o continente pelo conteúdo: Ele comeu dois pratos. - o lugar pelo produto: Ele gosta de um bom havana. - a parte pelo todo: Não tinha teto aquela família. - o singular pelo plural: O paulista adora trabalhar. - o indivíduo pela espécie ou classe: Ele é um judas. - a matéria pelo objeto: A porcelana chinesa é belíssima. - a marca pelo produto: pacote de bombril, fazer a barba com gillete, mascar um chiclete.
|
CATACRESE: metáfora tão usada que perdeu seu valor de figura e tornou-se cotidiana, não representando mais um desvio |
céu da boca; cabeça do prego; asa da xícara; dente de alho; pé da cadeira. |
ANTONOMÁSIA: é uma espécie de apelido que se confere aos seres, valorizando algum de seus feitos ou atributos. |
Leu a obra do Poeta dos Escravos (Castro Alves). O Rei do Futebol fez mais de mil gols (Pelé). Você gosta da Terra da Garoa (São Paulo)?
|
SINESTESIA: é a figura que proporciona a mistura de percepções, mistura de sentidos. |
Tinha um olhar gelado.
|
02.FIGURAS DE PENSAMENTO
EXEMPLOS |
|
PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA: atribuição de ações e pensamentos a seres inanimados. |
O sol disse- nos em segredo: -Vocês terão um grande futuro! |
IRONIA:palavras ou frases empregadas de modo a expressar o contrário do que parecem dizer. |
Sua terra é perfeita:pessoas passando fome, crianças sem escola e doentes morrendo sem auxílio médico. |
GRADAÇÃO: intensificação de uma ideia por meio de sequência de palavras. |
Sonhamos, pensamos, planejamos e, enfim, construímos o futuro. |
ANTÍTESE: oposição entre ideias de sentidos contrários. |
“hoje escuro O meu futuro é luz e calor”. |
EUFEMISMO: utilização de palavra ou expressão para amenizar uma ideia desagradável. |
Aproximaram- se indevidamente de muitas riquezas da terra do sol. |
HIPÉRBOLE:exagero na expressão de uma ideia. |
“Fiz mil amigos na cidade de lá.” |
PARADOXO (OXÍMORO): é o emprego de duas ideias antagônicas, que se excluem mutuamente, mas que aparecem em uma mesma frase. |
“Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente” (Camões) "Estou cego e vejo " (Carlos Drummond de Andrade) |
APÓSTROFE: invocação ou interpelação de ouvinte ou leitor, seres reais ou imaginários, presentes ou ausentes. Também é conhecido como vocativo. |
Ó Deus! Mereço tanto sofrimento? Tenha piedade, Senhor, de seus filhos.
|
03. FIGURAS DE SINTAXE (OU CONSTRUÇÃO)
EXEMPLOS |
|
ELIPSE:omissão de termo subtendido pelo contexto . Se o termo houver aparecido anteriormente, tem –se a figura chamada zeugma. |
“a vida inteira no sol” (vivi) O sol foi à direita e os Brasileiros, à esquerda. (foram) |
SILEPSE:concordância feita com a ideia expressa pelas palavras e não conforme as regras gramaticais. |
Os brasileiros vivemos ao sol. |
ANÁFORA:repetição de palavra ou palavras no início de duas ou mais frases. |
É triste ter pouco sol. É triste não ter o azul do dia. |
PLEONASMO: repetição de termo ou ideia já existente |
O sol. Eu o vejo em nosso futuro. Vi o sol com os meus próprios olhos. |
POLISSÍNDETO: repetição de conjunções (síndetos). |
Não sorriu, nem feliz ficou, nem quis me ver, nem se importou com a partida. E resmunga, e chora, e grita, e pula, e berra. |
REPETIÇÃO: é a repetição de palavras com o intuito de exprimir a ideia de progressão e intensificação. |
Aquela noite era linda, linda, linda. Enquanto tudo isso acontecia, a garota crescia, crescia. |
HIPÉRBATO: é a alteração da ordem direta dos termos ou das próprias orações. |
Aquela pessoa nunca mais quero ver. Da casa saíram as crianças. Da igreja estava ele na frente. |
SÍNQUISE: é a inversão muito violenta na ordem natural dos termos, de modo que a compreensão seja seriamente prejudicada. |
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante. (As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.) |
ASSÍNDETO: ausência da conjunção entre palavras ou entre orações de um período. |
Nunca tivemos glória, amores, dinheiro, perdão. Vim, vi, venci. |
04.RECURSOS DE LINGUAGEM POÉTICA
EXEMPLOS |
|
ALITERAÇÃO:repetição de sons de consoantes. |
O sábio sol seguiu sozinho. |
ASSONÂNCIA:repetição de sons vocálicos e sílabas parecidas. |
Ouço um sussurro: -Futuro escuro. |
Exercícios - Figuras de Linguagem
● Neste exercício você responderá às questões e enviará para os canais já conhecidos: email= th.thais.souza@gmail.com, ou responder no caderno, tirar uma foto e enviar via whatsapp. ATENÇÃO! Ao responder para enviar, não escreva apenas a alternativa correta. É necessário que além da alternativa, escreva, também o conteúdo dela.
1º) Indique qual resposta não possui coerência.
a) Em “Tinha cinco bocas para alimentar”, indica-se a parte pelo todo.
b) Em “Dê-me dois maços”, pede-se o continente (maço) pelo conteúdo (cigarro).
c) Em “Comprei um Portinari”, há uma troca do autor pela obra.
d) Em “O homem ficou sem teto”, indica-se a causa pela consequência.
e) Em “Tomavam um Porto”, tem-se o lugar pelo produto.
2º) Na frase abaixo, identifica-se qual figura?
“Em matemática, Maria é uma cobra.”
a) metáfora
b) metonímia
c) catacrese
d) antonomásia
e) onomatopeia
3º) No trecho: “Dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
4º) Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a figura de linguagem chamada:
a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número
5º) Que figura de linguagem encontramos em “Choram as ondas”?
a) catacrese
b) metonímia
c) hipérbole
d) prosopopeia
e) metáfora
6º) Na oração “Ele trazia na cabeleira a neve dos anos” temos qual figura de linguagem?
a) catacrese
b) metonímia
c) zeugma
d) hipérbole
e) metáfora
7º) No verso “A poesia – é uma luz... e alma – uma ave...” ocorrem:
a) prosopopeia e hipérbato;
b) metonímia e antítese;
c) hipérbole e eufemismo;
d) pleonasmo e silepse;
e) metáfora e zeugma.
8º) Em qual das opções há erro na identificação das figuras?
a) “Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono.”(eufemismo)
b) “A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.” (prosopopeia)
c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) “E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua...” (aliteração)
e) “Oh sonora audição colorida do aroma.” (sinestesia)
9º) Na frase “Ao pobre não lhe devo nada”, encontramos um caso de:
a) anacoluto
b) pleonasmo
c) elipse
d) zeugma
e) solecismo
10º) Na frase, “Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.”, temos aqui a seguinte figura de linguagem, típica do Barroco:
a) antítese
b) pleonasmo
c) elipse
d) hipérbole
11º) “Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
No texto de Cruz e Sousa temos exemplo de:
a) paralelismo
b) versos brancos
c) eufemismo
d) aliteração
e) hipérbole
12º) Indique a alternativa em que o exemplo dado não corresponde à figura de linguagem pedida:
a) Metonímia: Ele gosta de ler Jorge Amado
b) Assíndeto: Vim, vi, venci.
c) Metáfora: “Meu verso é sangue” (Manuel Bandeira)
d) Antonomásia: Estou morrendo de sede!
e) Onomatopeia: “...não se ouvia mais o plic-plic-plic-plic da agulha no pano”. (Machado de Assis)
13º) Em todos os itens, as figuras foram classificadas adequadamente, menos em:
a) “A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor” (Vinícius de Morais) – eufemismo.
b) Ele é um bom garfo – metonímia.
c) Ele não tem um níquel – sinédoque.
d) Sobre a mesa, garrafas vazias – elipse.
e) Gosto de ler Camões – metonímia.
14º) “E eu morro, Ó Deus! Na aurora da existência.” (Castro Alves)
Indique a alternativa que apresenta a correta classificação de duas figuras que aparecem no verso.
a) hipérbole – anáfora;
b) apóstrofe – antítese;
c) eufemismo – catacrese;
d) gradação – antonomásia;
e) perífrase – pleonasmo.
15º) Em “Meu coração não aprendeu nada”, a figura de linguagem é:
a) gradação
b) hipérbole
c) catacrese
d) prosopopeia
e) eufemismo
16º) “Mas seu Juveniano foi um vitorioso porque, de um jeito ou de outro, pôs um diploma na mão de cada filho. ”
A oração destacada assinala o emprego de:
a) metonímia
b) metáfora
c) silepse
d) hipérbole
e) pleonasmo
17º) Quando você diz que enterrou os pés na areia; que embarcou num ônibus; que chumbou o taco na parede, você recorre a uma figura de linguagem denominada:
a) metonímia
b) antítese
c) hipérbole
d) catacrese
e) metáfora
18º) Relacione as duas colunas, classificando as figuras de linguagem de acordo com a seguinte indicação, e assinale a alternativa correta:
(1) Faltaram braços para se concluir a obra.
(2) Não havia em casa um dente de alho sequer.
(3) A madrugada vem sorrindo atrás dos montes.
(4) O carro era um foguete passando por mim.
( ) metáfora
( ) prosopopeia
( ) catacrese
( ) metonímia
a) 3, 2, 1, 4
b) 2, 1, 3, 4
c) 4, 3, 2, 1
d) 2, 4, 1, 3
e) 3, 1, 4, 2
19º) Na frase: “O fio da ideia cresceu, engrossou e partiu-se”, ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
20º) Nos trechos:
“...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major.”
“...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja.”
encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a) prosopopeia e hipérbole
b) hipérbole e metonímia
c) perífrase e hipérbole
d) metonímia e eufemismo
e) metonímia e prosopopeia
21º) Observe as letras destacadas nos versos:
“O vento voa
a noite toda se atordoa...”
Na repetição das consoantes você vê:
a) aliteração
b) assonância
c) eco
d) rima
e) onomatopeia
22º) Nos trechos:
“O pavão é um arco-íris de pumas”
“...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira...”
como procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto.
b) comparação e repetição.
c) metonímia e aliteração.
d) hipérbole e anacoluto.
e) anáfora e metáfora.
23º) Em “Muitos adormeceram para sempre”, há:
a) perífrase.
b) metonímia.
c) eufemismo.
d) apóstrofe.
e) n. d. a.
24º) Identifique a alternativa que contém a figura de linguagem predominante em: “Partimos todos os alunos”.
a) pleonasmo.
b) silepse.
c) metáfora.
d) metonímia.
e) perífrase.
As questões 25 e 26 referem-se à estrofe do texto Soldados Verdes de Cassiano Ricardo. Leia-o atentamente para respondê-las.
O cafezal é a soldadesca verde
que salta morros na distância iluminada
um dois, um dois, de batalhão em batalhão
na sua arremetida acelerada contra o sertão
25º) O primeiro verso o poema apresenta o emprego da:
a) metonímia
b) catacrese
c) comparação
d) metáfora
e) onomatopeia
26º) “que salta morros na distância iluminada”. A figura de linguagem destacada no verso é:
a) prosopopeia
b) onomatopeia
c) metáfora
d) metonímia
e) eufemismo
27º) Indique a frase em que há um anacoluto.
a) Não sei se eles viajarão, aqueles preguiçosos.
b) A caçulinha, que tanto amava a seu pai, doeu-lhe muito a separação.
c) O Governo brasileiro, diante desta situação, não poderá deixar de se manifestar.
d) Vocês, que se dizem corajosos, por acaso se ofereceram para participar do salvamento?
e) Quando visito uma casa muito velha, penso nos que a deixaram para sempre.
- Todas estão corretas
- Somente as alternativas I e II
- Somente as alternativas II e III
- Somente as alternativas IV e V.
- Somente as alternativas III e V.
- Norte/sul d) Oeste/leste
- Sul/norte e) Oeste/oeste.
- Leste/oeste
- A latitude é o arco de equador entre o meridiano de Greenwiche o meridiano do lugar;
- A longitude é o arco de equador ou de paralelo entre o meridianode um lugar e o meridiano de Greenwich.
- A latitude é altura de um ponto em relação ao nível médio do mar;
- A latitude é o arco de um meridiano entre o equador e o paralelode um lugar;
- A longitude é a distância entre dois lugares.
- São corretas as afirmativas I e II.
- São corretas as afirmativas II E III.
- São corretas as afirmativas I e III.
- São corretas as afirmativas II e IV.
- São corretas as afirmativas IV e V.
- As estações do ano ocorrem em função do movimento de translaçãoe da inclinação de 23° 27’ do eixo da Terra em relação ao Sol.
- O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadasTrópico de Câncer , no hemisfério sul, e do Trópico de Capricórnio ,no hemisfério norte.
- Equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro,determinando, respectivamente, a primavera e o outono no hemisfério norte.
- Solstício significa dias e noites extremamente desiguais e ocorre em junhoe dezembro, determinando, respectivamente, o inverno e o verão no hemisfério sul.
- A zona situada próximo ao Equador quase não apresenta diferenças na inclinaçãodos raios solares.5ª) Sobre fusos horários é correto afirmar:
- Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 horas,cada fuso equivale a 15° no sentido das longitudes.
- O ponto de partida para a contagem das horas é o meridiano de 180°conhecido como Linha Internacional de Datas.
- As horas no Brasil estão atrasadas em relação a Greenwich porque todoo território brasileiro se situa ao leste desse meridiano.
- As cidades localizadas dentro de um mesmo fuso horário e situadas nohemisfério Norte terão horas diferenciadas daquelas situadas no mesmofuso no hemisfério Sul.a) Somente a I está corretab) I, II e III estão corretasc) II, III e IV estão corretasd) Somente a IV é falsae) Somente a III está correta.6ª)O espaço acrescido e modificado por sofisticadas técnicas, hojecomandado por poderosas incorporações transnacionais, é chamado como:a)Territóriob)Paisagemc) Espaço técnico-informacionald)Espaço Geográfico Lugar.7ª) A política adotada para ampliar os limites territoriais ou a influênciaeconômica de um país é conhecida como:a) Expansionistab)Hegemônicac) Deterministad) Possibilistae) Ideológica
- A sequência correta é:
- V- V-F-F-V
- F-F-V-V-F
- V-F-F-V-F
- F-V-F-V-F
- F-V-V-F-V9ª) O conjunto de símbolos que permitem a leitura do mapa éconhecido como:a) Fuso horáriob) Globo terrestrec) Projeçãod) Legendae) Latitude.
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Profº Juan
Questionário:
1º) O que é a Sociologia?
2º) Qual o alvo de investigação da Sociologia?
3º) Cite o objeto de estudo do psicólogo.
4º) Qual a missão do sociólogo?
5º) Cite os dois questionamentos do debate sociológico.
6º) O que a Sociologia nos ensina?
7º) Como o sociólogo define os comportamentos e instituições?
8º) O que é ser sociólogo?
9º) Qual o objeto de estudo da Sociologia?
10º) Do ponto de vista da Sociologia, o que nos torna conscientes?
11º) O que é a imaginação sociológica?
12º) Cite os aspectos presentes no ato de “tomar café”, observados por Anthony Giddens.
13º) O que um sociólogo poderia observar desse ato simples de “tomar café”?
14º) Que tipo de café os países desenvolvidos compram?
15º) Analisando ainda o ato de “tomar café”, de que forma esse gesto pode contribuir com a agricultura sustentável?
16º) o que na verdade refletem as nossas escolhas aparentemente individuais?
17º) O que os nossos atos refletem na verdade?
18º) Por que a Sociologia deve acolher uma imensidade de temas?
19º) Cite 04 desses temas.
20º) Por que a Sociologia é uma disciplina vasta?
Profº Julio
Profº Julio
- ser meramente animal, como todos os outros.
- não ser consciente da morte, como é o universo.
- ser inteligente é ser imortal.
- ter consciência da própria finitude.
- não conseguir dominar o universo.
- as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.
- a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
- a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.
- os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
- a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.
- lugar da memória na história nacional
- caráter espontâneo das festas populares
- lembrança da antiguidade da cultura local
- triunfo da nação sobre os países africanos
- declínio do regime de monarquia absolutista
- afirma que a globalização aumentou de modo sem precedentes, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais e evitando conflitos em todo o mundo
- critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
- indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de respeito à identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa próprias de cada povo
- nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais como algo muito salutar
- defende a padronização de um modelo cultural, consequência mais do que inevitável de um mundo globalizado
- Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos
- Perderam a relação com o seu passado histórico
- Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
- Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
- Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
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Indefinidos: um / uns / uma / umas
- 98764 + 64874 + 64647
- 98645 – 8476
- 76448 : 20
- 987364 . 65
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História - Profº Julio Hoios
Atividade para as turmas do 1ª Série Ensino Médio Matutino/Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.
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Educação Física - Profº Etiene 1º Ano Matutino
Química
Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo Data:
Alunos:
Serie: 1º ano
Atividade
x 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A A A A A A A A A A A
B B B B B B B B B B B
C C C C C C C C C C C
D D D D D D D D D D D
E E E E E E E E E E E
Pesquise e responda as questões abaixo:
Questão 1
As substâncias químicas podem ser classificadas em simples ou compostas. Indique a alternativa que apresenta três substâncias simples e duas compostas, respectivamente.
a) H2O, Hg, HI, Fe, H2S
b) Au, O2, CO2, HCl, NaCl,
c) S, O2, O3, CH4, CO2
d) H2SO4, Cu, H2, O2
e) Au, Ag, Cl2, H2CO3, H2
Questão 2
Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:
Exercício sobre misturas
I- óleo, água e gelo.
II- água gaseificada e gelo.
III- água salgada, gelo, óleo e granito.
a) 3,2,6.
b) 3,3,4.
c) 2,2,4.
d) 3,2,5.
e) 3,3,6.
Questão 3
Considere os seguintes sistemas:
I - nitrogênio e oxigênio;
II - etanol hidratado;
III - água e mercúrio.
Assinale a alternativa correta.
a) Os três sistemas são homogêneos.
b) O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples.
c) O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e composta.
d) O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas.
e) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio.
Questão 4
Com relação às substâncias O2, H2, H2O, Pb, CO2, O3, CaO e S8, podemos afirmar que:
a) todas são substâncias simples.
b) somente O2, H2 e O3 são substâncias simples.
c) todas são substâncias compostas.
d) somente CO2, CaO e S8 são substâncias compostas.
e) as substâncias O2, H2, Pb, O3 e S8 são simples.
Questão 5
O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.
Questão 6
As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 ºC , são, respectivamente:
Tabela com pontos de fusão e ebulição de alguns materiais
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d) gasoso, líquido, gasoso e sólido.
e) sólido, gasoso, líquido e gasoso.
Questão 7
O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:
a) sólido, sólido, líquido, gasoso.
b) Sólido, sólido, sólido, sólido.
c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.
d) Sólido, sólido, sólido, líquido.
e) Sólido, líquido, líquido, gasoso.
Questão 8
Na tabela abaixo temos as densidades de alguns materiais sólidos. Se eles forem adicionados à água líquida e pura, à temperatura ambiente, qual deles flutuará?
Pau-brasil .............................. 0,4 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Carvão ..................................... 0,5 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3
Água ......................................... 1,0 g/cm3
Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 9
Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm3, quanto vale sua densidade?
a) 10 g/cm3
b) 4 g/cm3
c) 5 g/cm3
d) 15 g/cm3
e) 20 g/cm3
Questão 10
Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm3 e volume igual a 25 cm3.
a) 5 g
b) 45 g
c) 85 g
d) 300 g
e) 500 g
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Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
- Atividade de Educação física
Profº Etiene
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Essas atividades do 1°ano matutino, podem ser feitas no caderno e enviados por email como foto?
ResponderExcluirPode sim, sem problemas.
Excluiri`ve heardt it.
ResponderExcluirWhat did you heart?
ExcluirPode fazer as atividades no cardeno e enviar como foto?
ResponderExcluir