Proposta de atividade para o 9ª ano
Pesquise e Responda.
Questão 01)
O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Esta observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.
Questão 02)
O que caracteriza e define um estado físico da matéria são as forças atuantes em seu interior; coesão, a qual tende a aproximar as partículas, e repulsão, a qual tende a afastá-las. Quando a força de coesão supera a de repulsão, a substância se apresentará na fase de agregação chamada de sólido, quando as forças apresentarem a mesma intensidade, teremos um líquido, quando a de repulsão superar a de coesão, teremos então um gás. Cada um desses estados físicos distingue-se dos outros, entre outros fatores, por sua forma e volume. O estado sólido apresenta forma e volume constante, o líquido apresenta forma variável e volume constante, e o gasoso, forma e volume variáveis.
Observe os seguintes fatos:
I - Uma pedra de naftalina deixada no armário.
II - Uma vasilha com água deixada no freezer.
III - Uma vasilha com água deixada no fogo.
IV - O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido.
Nesses fatos, estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. sublimação, II. solidificação, III. evaporação, IV. fusão;
b) I. sublimação, II. solidificação, III. fusão, IV. evaporação;
c) I. fusão, II. sublimação, III. evaporação, IV. solidificação;
d) I. evaporação, II. solidificação, III. fusão, IV. sublimação;
e) I. evaporação, II. sublimação, III. fusão, IV. solidificação.
Questão 03)
Veja na tabela abaixo as temperaturas de fusão e ebulição de algumas substâncias:
À temperatura de 80ºC, quais dessas substâncias estarão no estado líquido:
a) Álcool, Água e Clorofórmio;
b) Água, Ácido acético e Clorofórmio;
c) Água, Ácido acético e Fenol;
d) Ácido acético, Fenol e Clorofórmio;
e) Álcool, Fenol e água.
Questão 04)
O gráfico abaixo representa a variação de temperatura observada ao se aquecer uma substância X durante 7 minutos:
Qual a faixa de temperatura, em ºC, em que a sustância X permanece sólida?
a) 0 a 20
b) 10 a 20
c) 20 a 40
d) 20 a 60
e) 40 a 60.
Questão 05)
As propriedades físicas e químicas das substâncias estão diretamente ligadas às fases de agregação da matéria.
Analisando-se esse quadro, qual das alternativas descreve, respectivamente, a fase de agregação de cada substância quando expostas à temperatura de 30 ºC?
a) Sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) Líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) Sólido, gasoso, líquido e gasoso.
d) Gasoso, líquido, gasoso e sólido.
e) Líquido, gasoso, líquido e sólido.Questão 06)
Em uma noite de inverno rigoroso uma dona de casa estendeu as roupas recém lavadas no varal, expostas ao tempo. Pela manhã as roupas congelaram, em função do frio intenso. Com a elevação da temperatura no decorrer da manhã, começou a pingar água das roupas, em seguida elas ficaram apenas úmidas, e elas logo estavam secas. Ocorreram nestas roupas, respectivamente, as seguintes passagens de estados físicos:
a) solidificação, evaporação e fusão.
b) solidificação, fusão e evaporação.
c) fusão, solidificação e evaporação.
d) fusão, evaporação e solidificação.
e) evaporação, solidificação e fusão.
Questão 07)
Numa bancada de laboratório temos cinco frascos fechados com rolha comum que contêm, separadamente, os líquidos seguintes:
Frasco Líquido PF (1 atm) PE (1 atm)
1 Etanol – 112°C 78°C
2 n-pentano – 100°C 36°C
3 Anilina – 6°C 180°C
4 Benzeno 5°C 80°C
5 ácido acético 17°C 120°C
Num dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratório um estampido, produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto.
De qual dos frascos foi arremessada à rolha?
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Questão 08)
Os estados de agregação das partículas de um material indeterminado possuem algumas características diferentes, conforme mostra a Figura 1. Por outro lado, as mudanças de estado físico desse mesmo material são representadas por meio de uma curva de aquecimento que correlaciona valores de temperatura com a quantidade de energia fornecida sob a forma de calor, apresentada na Figura 2.
Uma relação entre os dados da Figura 2 e os estados de agregação da Figura 1 permite estabelecer que
a) B - gasoso, D - líquido, E - sólido.
b) A - sólido, C - líquido, E - gasoso.
c) A - sólido, B - líquido, C - gasoso.
d) C - sólido, D - líquido, E- gasoso.
e) E – sólido, D – gasoso, A – líquido.
Questão 09)
O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para recomeçar a subir para a atmosfera.
A transformação mencionada no texto é a:
a) Fusão.
b) Liquefação.
c) Evaporação.
d) Solidificação.
e) Condensação.
Questão 10)
Sendo o ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, e o ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, à determinada pressão. Analise a tabela abaixo, considerando os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE), a 1 atm de pressão, das substâncias a seguir.
Sendo assim, é correto afirmar que, a 50 C, ° encontram-se no estado líquido:
a) cloro e flúor.
b) cloro e iodo.
c) flúor e bromo.
d) bromo e mercúrio.
e) mercúrio e iodo.
Hoje vamos pôr em prática o que já vimos sobre
Narração, através da interpretação textual e,
em seguida, a produção de um g texto narrativo.
Será muito enriquecedor.
FELICIDADE CLANDESTINA
Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelosPouco aproveitava. E nós menos ainda:
Mas que talento tinha para a crueldade.
Até que veio para ela o magno dia de começar
Até o dia seguinte eu me transformei na própria
Mas não ficou simplesmente nisso. O plano
E assim continuou. Quanto tempo? Não sei. Ela sabia que era tempo indefinido,
Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua casa, sem faltar um dia sequer.
Até que um dia, quando eu estava à porta de sua casa, ouvindo humilde e
E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia
ser a descoberta horrorizada da filha que tinha. Ela nos espiava em silêncio:
a potência de perversidade de sua filha desconhecida e a menina loura em pé
à porta, exausta, ao vento das ruas de Recife. Foi então que, finalmente se
refazendo, disse firme e calma para a filha: você vai emprestar o livro agora mesmo.
E para mim: "E você fica com o livro por quanto tempo quiser." Entendem? Valia mais
do que me dar o livro: "pelo tempo que eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande
ou pequena, pode ter a ousadia de querer.
Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na
mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre.
Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos,
comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também
pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.
Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois
ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o
de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga,
fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes.
Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade.
A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia.
Como demorei! Eu vivia no ar… Havia orgulho e pudor em mim.
Eu era uma rainha delicada. Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com
o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.
Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.
Clarice Lispector
1º)A menina cruel do conto tinha:
Um pai dono de livraria.
Uma mãe muito gorda.
Uma amiga magrela.
Uma professora boazinha.
2º)“Ela era pura vingança”.
A professora.
A mãe da menina.
A filha do dono da livraria.
Todas as meninas do conto.
3º)“Fui a sua casa, literalmente correndo”:
Ela foi voando.
Ela foi de carro.
Ela foi realmente correndo.
Ela foi realmente devagar.
4º)O que a menina quis dizer ao falar que sentia as olheiras se cavando aos seus olhos?
Ela estava envelhecendo.
Estava muito deprimida, por não conseguir emprestado o livro.
Ela era muito magrinha.
Nenhuma das alternativas.
5º)A mãe boa entendeu tudo e:
Obrigou a menina má a emprestar i livro.
Admirou sua esperteza.
Castigou ambas.
Leu o livro.
6º)Ao chegar à sua casa com o livro ela:
Fingiu que não o tinha.
Emprestou para o vizinho.
Leu rapidamente.
Não leu porque estava cansada.
7º)O que a narradora quis diz no texto com
“êxtase puríssimo”:
Não está feliz.
Está feliz.
Está muito feliz.
Está extremamente feliz.
8º)A personagem central do conto gosta de:
Correr
Brigar
Balas
Ler
9º)A boa mãe descobriu que tinha:
Uma filha que não gostava de ler.
Uma filha perversa.
Uma filha cheia de amigas.
Uma filha com letra bordadíssima.
10º)A autora do conto é:
Clarice Lispector
Monteiro Lobato
Domingos Pellegrini
Não tem autoria
11º)A narradora-personagem desse conto relembra:
Sua infância nas ruas de Recife.
O livro que nunca devolveu.
A amiga dona de livraria.
A escola que estudou.
12º) A filha do dono da livraria se sentia:
Muito gorda.
Inferior as outras meninas.
A mais bonita.
A mais inteligente.
13º)( ... éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias,altinhas, de cabelos livres.)o que
a autora quis dizer no conto com as palavras em negrito?
Cabelos sem pentear.
Cabelos soltos e lisos.
Cabelos curtos.
Cabelos amarrados.
14º)Na frase “Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos ” essas palavras são:
Substantivos
Preposições
Verbos
Adjetivos
15º) “O plano secreto da filha do dono de livraria era tranquilo e diabólico” A frase está no:
Presente do indicativo
Pretérito imperfeito
Pretérito perfeito
Pretérito mais-que-perfeito
Futuro do presente
Agora é sua vez.
Produza um texto narrativo com o título Felicidade Clandestina. O texto não deve ser cópia, mas sim uma produção sua, original. Não esqueça de utilizar corretamente a estética do texto narrativo. Mínimo 20 – máximo 28 linhas.
ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e enviadas para
o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto.
O mesmo procedimento serve para a redação.
COLÉGIO
ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA
DATA:____/____/____ PROFª:
MARIA HELENA CARDOZO DISCIPLINA:
_____________
NOME:_______________________________________________ SÉRIE:__________________
Atividade
1 – Trabalho Científico
Questão 1. O que é
o método científico?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2. Quais são os passos do método científico?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3. Quais são as funções dos cientistas na sociedade?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4. Para qual estudo a ciência da química está voltada?
ESTADUAL
DE NOVA ESPERANÇA
DATA:____/____/____ PROFª:
MARIA HELENA CARDOZO DISCIPLINA:
_____________
NOME:_______________________________________________ SÉRIE:__________________
APOSTILA DE CONTEÚDOS
Como trabalham os cientistas?
Você já assistiu algum filme que possuía um
cientista maluco? Talvez devido à imagem passada por esses filmes, muitas
pessoas pensam que os cientistas são seres fantásticos, gênios ou loucos que
fazem tudo explodir.
Vamos discutir então quem são os cientistas e qual
é o seu papel em nossa sociedade. Os cientistas têm a tarefa de observar,
pesquisar, elaborar métodos classificatórios e, em colaboração com outros
profissionais, como os técnicos de laboratório e os estudantes das universidades,
criam instrumentos eficazes para conhecer melhor a natureza, especialmente os
seres vivos e as suas interações com o ambiente.
Método
científico
Os cientistas têm um método de trabalho - o método científico. Esse está dividido
em etapas:
• Observar um fato (ou um fenômeno) e
coletar os dados.
• Levantar um problema (uma dúvida ou um
questionamento).
• Formular uma hipótese (uma possível
resposta para o problema).
• Realizar experimentos controlados.
• Avaliar os experimentos e, se
necessário, testar novamente.
• Elaborar conclusões
Os cientistas são pesquisadores que buscam, por
meio do método científico, respostas para as questões relacionadas conosco e
com o mundo à nossa volta. Em geral, podem ser encontradas várias respostas
para a mesma pergunta.
Não
é necessário ser cientista para querer entender como e por que os fenômenos
ocorrem. A busca de compreensão do mundo é derivada basicamente da curiosidade
humana.
O ESTUDO DA FÍSICA E DA QUÍMICA
Por que estudar Física? Esta é uma pergunta que o
aluno deve tentar responder antes de iniciar o estudo dos conceitos da Física.
Uma das razões de estudar Física pode ser a de que cientistas de varias áreas
diferentes usam ideias da Física, outro motivo é que a Física é uma das bases
de toda Engenharia e tecnologia, pois, antes de projetar um dispositivo prático
o engenheiro deve primeiro entender os princípios básicos nele envolvidos. Seja
qual for a sua motivação, o aluno deve ter sempre em mente que a Física deve
ser usada para resolver problemas práticos e compreender fenômenos que ocorrem
no dia-a-dia. Durante o estudo o aluno deverá questionar, investigar, aprender
a fazer perguntas, analisar e tirar conclusões apropriadas dos resultados.
E a química? A Química contribui para a melhora da
qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro
depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química se relaciona com
outras ciências:
• Ciências Ambientais: Ecologia e
Poluição.
• Botânica: Agronomia.
• Biologia: Anatomia, biologia celular e
microbiologia.
• Medicina: Farmacologia, radioquímica.
• Física: Mecânica quântica, física
nuclear.
• Astronomia: Composição da galáxia.
• Geografia: Composição e estrutura de
regiões.
A ciência QUÍMICA está direcionada
para o estudo da matéria, qualquer que seja sua origem. Estuda a composição da
matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.
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Olá, Estudantes! Vamos dar
continuidade aos nossos estudos? O capítulo de hoje vai revisar “Concordância
Nominal”, algo que vimos no ano passado, mas precisamos retomar para darmos
continuidade . Vamos relembrar? |
CONCORDÂNCIA
NOMINAL
1.Observe:
A primeira cirurgia foi feita em
junho.
● O
adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome adjetivo concordam com o substantivo
em gênero e número.
2.Observe agora:
a)O rapaz e a
moça são simpáticos.
b)O médico e as
enfermeiras foram solidários.
● Um
adjetivo ligado a substantivos de gêneros diferentes vai para o masculino plural.
3.É PROIBIDO / É
NECESSÁRIO / É BOM / É PRECISO, ETC.
Ex: É proibido entrada. / É necessário prudência nesta estrada.
(sujeito) (sujeito)
● Nessas
expressões em que o sujeito não vem antecipado de artigo, o verbo e o adjetivo
ficam invariáveis.
Ex: A entrada é proibida. /
É necessária muita prudência.
● Se
o sujeito vier determinado por artigo, pronome ou adjetivo, tanto o verbo como
o adjetivo concordam com ele.
4.Palavras que têm concordância especial:
ANEXO / OBRIGADO
/ MESMO
● São
adjetivos e pronome (flexionam de acordo com o substantivo a que se refere).
Ex:Ela mesma veio aqui.
/ Muito obrigada, disse ela.
Trouxe anexas as
fotografias.
ALERTA /
MENOS
● São
invariáveis.
Ex:Tenho menos notas baixas que você. / Os soldados estavam alerta.
O
soldado estava alerta.
CARO / BARATO
/ MEIO
● Em
geral, funcionam como advérbio. Quando funcionam como adjetivo ou numeral,
concordam com o nome a que se referem.
Ex: Comi meia
pêra. / Ela está meio cansada.
CARO E BARATO : como
adjetivos, variam:
Comprou um sapato barato.
/ Comprou uma bolsa barata.
Comprou um sapato caro.
/ Comprou uma saia cara. / Os
sapatos são caros.
Só compra coisas caras. /
Só compra objetos caros. / As
saias são caras.
● Como
advérbios, são invariáveis:
Ex: Os sapatos custam caro.
/ Uma casa não sai barato.
Comprei muito barato esta casa. /
Cobra barato as aulas de redação.
OBS: É errado dizer “ preço caro” ou “preço barato”. O preço
pode ser “alto”, “baixo”...
ATIVIDADE DE
CONCORDÂNCIA NOMINAL
● Neste
exercício você responderá às questões e enviará para os canais já conhecidos:
email= th.thais.souza@gmail.com, ou
responder no caderno, tirar uma foto e enviar via whatsapp. ATENÇÃO! Ao responder para enviar, não
escreva apenas a alternativa correta. É necessário que além da alternativa,
escreva, também o conteúdo dela.
1º)O termo destacado está
flexionado incorretamente em:
a)Havia BASTANTES sepulturas
no cemitério.
b)Tenho-as ouvido MUITAS
vezes.
c)Eu PRÓPRIA sentia-me feliz.
d)TANTAS lutas para não serem
felizes.
e)Acrescentou, em voz MEIA
surda esta palavra de agradecimento.
2º)Em todas as frases, a
concordância do adjetivo ou pronome com o substantivo se fez CORRETAMENTE
EXCETO:
a)Enviamos-lhe anexo as
certidões de nascimento.
b)Para se lidar com crianças,
velhos ou doentes, é necessário paciência.
c)Na sacola que meu irmão
trouxe do sítio havia bastantes laranjas.
d)Prometi que estaria na
estação, impreterivelmente ao meio-dia e meia.
e)Nova data e local foram
determinados para a realização dos exames.
3º)Marque a alternativa cuja
sequência preenche corretamente as lacunas deste período:
“Muito __________________,
disse ela. Vocês procederam ________________
considerando meu ponto de vista e minha argumentação ___________________ .”
a)obrigado/ certos / sensata.
b)obrigada / certo / sensatos.
c)obrigada / certos / sensata.
d)obrigada / certos /
sensatos.
e)obrigado / certo / sensatos.
4º)Observe a concordância:
1)Entrada proibida. 2)É proibida a entrada.
3)A entrada é proibida.
4)Entrada é proibida. 5)Para quem a entrada é proibido?
a)apenas a 5 está errada. b)a 4 e a 5 estão erradas.
c)apenas a 2 está errada. d)todas estão certas. e)a2 e a 5 estão erradas.
5º) Marque a alternativa cuja
sequência preenche corretamente as lacunas deste período:
“Lucinha, você está _______,
mas como _____ apenas dois dias para o encerramento das inscrições, é melhor
você fazer sacrifício e ir ao colégio.
a)meio resfriada /falta. b)meia resfriada / falta. c)meio resfriada / faltam.
d)meio resfriado / faltam e)meia resfriada / faltam.
6º)As frases a seguir
apresentam concordância inadequada. Indique o erro e corrija as frases:
a)Eu mesmo faço isso - disse a garota.
_______________________________________________________________________
b)Muito obrigada - disse o rapaz à moça.
_______________________________________________________________________
c)A namorada falava consigo mesmo, apaixonadíssima.
_______________________________________________________________________
d)Neste recinto, é proibido a entrada de pessoas sem
documentos.
_______________________________________________________________________
e)Roberto está quites com o serviço militar.
_______________________________________________________________________
f)O primeiro e o segundo aluno desta fila irão ao quadro.
_______________________________________________________________________
g)Na próxima reunião, será necessário a sua presença.
_______________________________________________________________________
h)Foi desnecessário sua ajuda neste trabalho.
_______________________________________________________________________
i)Aquele casal tem bastante amigos.
_______________________________________________________________________
j)Depois do tombo, a mulher levantou meia tonta.
_______________________________________________________________________
h)Quanta menas gente, melhor.
_______________________________________________________________________
7º)Complete as frases com as palavras dos parênteses,
fazendo a devida concordância:
a)O honesto calabrês da quitanda não quis vender os limões (
* ). (amarelado)
_______________________________________________________________________
b)O Bixiga e a Barra Funda são (* ). (populoso)
_______________________________________________________________________
c)Os festejos e as procissões são ( * ) ao santo do dia. (oferecido)
_______________________________________________________________________
d)O pai e a filha pareciam ( * ). (desgostoso)
_______________________________________________________________________
e)No teatro eles ficaram com ( * ) lugar e companhia. ( péssimo)
_______________________________________________________________________
f)Procuravam demonstrar carinho e afeição ( * ). (materno)
_______________________________________________________________________
g)A vegetação rasteira e o cacto estavam ( * ) pelo sol escaldante. ( seco)
_______________________________________________________________________
h)O sorriso, o afeto e a emoção eram ( * ) com dificuldade. (demonstrado)
_______________________________________________________________________
grupos de países.
- Norte e Sul
- Oriental e Leste
- Oriental e Ocidental
- Ocidental e Norte
- Nenhuma das resposta.
no século XX tiveram mais influência sobre a configuração
dos limites entre os países da Europa.
importantes áreas econômicas, como o Sena , na Alemanha
e o Ruhr, na Alemanha.
Rio Volga , na Rússia.
da Europa.
naturais alteradas pela ação humana.
6ª) Qual fator contribuiu para o crescimento urbano de várias metrópoles da Europa Ocidental?
que compõem a Europa Ocidental? Por que ?
que sua economia retomasse o crescimento econômico.
Indefinidos: um / uns / uma / umas
____________________ XXXXXXX ____________________
- 6 . 62 . 63 . 67
- (-12)2 . (-12)3 . (-12 )4. (-12 )6
- 1512 : 152 : 154 : 153
- (- 5 )(-4) : ( -5 )6 : (- 5 )(-12): (- 5 )5
- {[(124)5](-2)}6
- [(187)(-5))(-3)]2
- 106
- 109
- 108
- 107
- 324.000.000.000.000
- 124.400.000
- 0,00009487
- 0,00000000654
- 3,45 . 104
- 4,5 . 10 -6
- 0,88888...
- 0,65656565...
- 3,45777777...
- 0,35555...
- 6473645 + 854756 + 64646
- 654648+ 85756
- 98534 – 3456
- 867634 – 6574
- 765367 . 67
- 987654 . 78
- 986453 : 56
- 973456: 35
___________________________________XXXXXXXXXX ______________________________
História - Profº Julio Hoios
Atividade para as turmas do 9° Matutino/Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.
_________________________XXXXXXX___________________________________________
Educação Física - Profº Etiene
Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo Data:
Alunos:
Serie: 9º ano Vespertino
Atividade
x 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A A A A A A A A A A A
B B B B B B B B B B B
C C C C C C C C C C C
D D D D D D D D D D D
E E E E E E E E E E E
Pesquise e responda as questões abaixo:
Questão 1
Qual das propriedades físicas abaixo é específica da matéria?
⦁ Cor
⦁ Massa
⦁ Volume
⦁ Ponto de Fusão
⦁ Temperatura
Questão 2
Em condições normais, o ponto de ebulição da água é 100 °C. Podemos afirmar que esta é uma propriedade:
a) específica
b) genérica
c) funcional
d) geral
e) organoléptica.
Questão 3
Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
a) densidade.
b) massa da amostra.
c) solubilidade em água.
d) temperatura de ebulição.
e) temperatura de fusão.
Questão 4
Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
⦁ Cor e densidade.
⦁ Cor e dureza.
⦁ Ponto de fusão e densidade.
⦁ Cor e ponto de fusão.
⦁ Densidade e dureza.
Questão 5
O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.
Questão 6
As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 ºC , são, respectivamente:
Tabela com pontos de fusão e ebulição de alguns materiais
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d) gasoso, líquido, gasoso e sólido.
e) sólido, gasoso, líquido e gasoso.
Questão 7
O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:
a) sólido, sólido, líquido, gasoso.
b) Sólido, sólido, sólido, sólido.
c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.
d) Sólido, sólido, sólido, líquido.
e) Sólido, líquido, líquido, gasoso.
Questão 8
Na tabela abaixo temos as densidades de alguns materiais sólidos. Se eles forem adicionados à água líquida e pura, à temperatura ambiente, qual deles flutuará?
Pau-brasil .............................. 0,4 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Carvão ..................................... 0,5 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3
Água ......................................... 1,0 g/cm3
Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 9
Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm3, quanto vale sua densidade?
a) 10 g/cm3
b) 4 g/cm3
c) 5 g/cm3
d) 15 g/cm3
e) 20 g/cm3
Questão 10
Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm3 e volume igual a 25 cm3.
a) 5 g
b) 45 g
c) 85 g
d) 300 g
e) 500 g
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Educação Física
Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
- Atividade de Educação física
Profº Etiene
Língua Portuguesa |
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Poxa O Meu N Que Ir
ResponderExcluirVou Fazer No Caderno Pq Eu Entro Mais Nn Que Ir
ResponderExcluirAs atividades de matemática nunca foram passadas na sala de aula, eu nem sei como responder às questões
ResponderExcluirA atividade mais recente de inglês não da para enxergar
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