COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

COLEGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

9º ano



                                                Proposta de atividade para o 9ª ano



OBS:  * As atividades deverão ser respondida e encaminhadas para o e-mail 
            esperanca.cene2020@gmail.com


         * Para  responder as  atividades, selecione o arquivo, copie e cole em outra página.  Após  responder,   encaminhe   para o e-mail disponibilizado.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - PROFº FERNANDO

























ATIVIDADE DE INGLÊS - PROF.ª EUGÊNIA

































ATIVIDADE DE CIÊNCIAS- PROF.º EDVALDO


Pesquise e Responda.

Questão 01) 

  

O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Esta observação pode ser explicada pelo fenômeno da:



a) fusão. 
b) sublimação. 
c) solidificação. 
d) liquefação. 
e) ebulição.



Questão 02)    

O que caracteriza e define um estado físico da matéria são as forças atuantes em seu interior; coesão, a qual tende a aproximar as partículas, e repulsão, a qual tende a afastá-las. Quando a força de coesão supera a de repulsão, a substância se apresentará na fase de agregação chamada de sólido, quando as forças apresentarem a mesma intensidade, teremos um líquido, quando a de repulsão superar a de coesão, teremos então um gás. Cada um desses estados físicos distingue-se dos outros, entre outros fatores, por sua forma e volume. O estado sólido apresenta forma e volume constante, o líquido apresenta forma variável e volume constante, e o gasoso, forma e volume variáveis.   

 Observe os seguintes fatos:

I - Uma pedra de naftalina deixada no armário.

II - Uma vasilha com água deixada no freezer.

III - Uma vasilha com água deixada no fogo.

IV - O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido.

Nesses fatos, estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:

a) I. sublimação, II. solidificação, III. evaporação, IV. fusão;

b) I. sublimação, II. solidificação, III. fusão, IV. evaporação;

c) I. fusão, II. sublimação, III. evaporação, IV. solidificação;

d) I. evaporação, II. solidificação, III. fusão, IV. sublimação;

e) I. evaporação, II. sublimação, III. fusão, IV. solidificação.  


Questão 03) 

Veja na tabela abaixo as temperaturas de fusão e ebulição de algumas substâncias:



 

Material

Temperatura de fusão °C

Temperatura de ebulição ºC

Água

0

100

Álcool

-114

78

Ácido acético (presente no vinagre)

17

118

Fenol

41

182

Clorofórmio

-63

61



À temperatura de 80ºC, quais dessas substâncias estarão no estado líquido:

a) Álcool, Água e Clorofórmio;

b) Água, Ácido acético e Clorofórmio;

c) Água, Ácido acético e Fenol;

d) Ácido acético, Fenol e Clorofórmio;

e) Álcool, Fenol e água.


Questão 04) 

O gráfico abaixo representa a variação de temperatura observada ao se aquecer uma substância X durante 7 minutos:

estado3

Qual a faixa de temperatura, em ºC, em que a sustância X permanece sólida?



a) 0 a 20

b) 10 a 20

c) 20 a 40 

d) 20 a 60

e) 40 a 60.


Questão 05) 


As propriedades físicas e químicas das substâncias estão diretamente ligadas às fases de agregação da matéria.



Analisando-se esse quadro, qual das alternativas descreve, respectivamente, a fase de agregação de cada substância quando expostas à temperatura de 30 ºC? 


a)    Sólido, líquido, gasoso e líquido. 

b)    Líquido, sólido, líquido e gasoso. 

c)    Sólido, gasoso, líquido e gasoso. 

d)    Gasoso, líquido, gasoso e sólido. 

e)    Líquido, gasoso, líquido e sólido.



Questão 06) 


Em uma noite de inverno rigoroso uma dona de casa estendeu as roupas recém lavadas no varal, expostas ao tempo. Pela manhã as roupas congelaram, em função do frio intenso. Com a elevação da temperatura no decorrer da manhã, começou a pingar água das roupas, em seguida elas ficaram apenas úmidas, e elas logo estavam secas. Ocorreram nestas roupas, respectivamente, as seguintes passagens de estados físicos:

 

a) solidificação, evaporação e fusão.

b) solidificação, fusão e evaporação.

c) fusão, solidificação e evaporação.

d) fusão, evaporação e solidificação.

e) evaporação, solidificação e fusão.



Questão 07) 


Numa bancada de laboratório temos cinco frascos fechados com rolha comum que contêm, separadamente, os líquidos seguintes:


Frasco           Líquido             PF (1 atm)            PE (1 atm)

1                    Etanol               – 112°C                    78°C

2                  n-pentano           – 100°C                    36°C

3                    Anilina               – 6°C                      180°C

4                  Benzeno                 5°C                        80°C

5                  ácido acético        17°C                      120°C



Num dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratório um estampido, produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto.

De qual dos frascos foi arremessada à rolha?

 

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.



Questão 08) 


Os estados de agregação das partículas de um material indeterminado possuem algumas características diferentes, conforme mostra a Figura 1. Por outro lado, as mudanças de estado físico desse mesmo material são representadas por meio de uma curva de aquecimento que correlaciona valores de temperatura com a quantidade de energia fornecida sob a forma de calor, apresentada na Figura 2.


Uma relação entre os dados da Figura 2 e os estados de agregação da Figura 1 permite estabelecer que

 a) B - gasoso, D - líquido, E - sólido. 

b) A - sólido, C - líquido, E - gasoso. 

c) A - sólido, B - líquido, C - gasoso. 

d) C - sólido, D - líquido, E- gasoso.

e) E – sólido, D – gasoso, A – líquido.



Questão 09) 

O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para recomeçar a subir para a atmosfera.

A transformação mencionada no texto é a:

a) Fusão.

b) Liquefação.

c) Evaporação.

d) Solidificação.

e) Condensação.


Questão 10) 

Sendo o ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, e o ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, à determinada pressão. Analise a tabela abaixo, considerando os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE), a 1 atm de pressão, das substâncias a seguir.


Sendo assim, é correto afirmar que, a 50 C, ° encontram-se no estado líquido: 

a) cloro e flúor. 

b) cloro e iodo. 

c) flúor e bromo. 

d) bromo e mercúrio. 

e) mercúrio e iodo.





ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA- PROFª THAÍS SOUZA

Hoje vamos pôr em prática o que já vimos sobre

Narração, através da interpretação textual e,

em seguida, a produção de um g texto narrativo.

Será muito enriquecedor.


FELICIDADE CLANDESTINA

        Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos
excessivamente crespos, meio arruivados.
Tinha um busto enorme; enquanto nós todas
ainda éramos achatadas. Como se não bastasse,
enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto,
com balas. Mas possuía o que qualquer
criança devoradora de histórias gostaria de ter:
um pai dono de livraria.
      Pouco aproveitava. E nós menos ainda:
até para aniversário, em vez de pelo menos um
livrinho barato, ela nos entregava em mãos um
cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima
era de paisagem do Recife mesmo, onde
morávamos, com suas pontes mais do que vistas.
Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras
como "data natalícia" e "saudade".
      Mas que talento tinha para a crueldade.
Ela toda era pura vingança, chupando balas com
barulho. Como essa menina devia nos odiar,
nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas,
esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo
exerceu com calma ferocidade o seu sadismo.
Na minha ânsia de ler, eu nem notava as
humilhações a que ela me submetia: continuava a
implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia.
      Até que veio para ela o magno dia de começar
a exercer sobre mim uma tortura chinesa.
Como casualmente, informou-me que possuía
As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.
 Era um livro grosso, meu Deus, era um livro
para se ficar vivendo com ele, comendo-o,
dormindo-o. E completamente acima de minhas
posses. Disse-me que eu passasse pela
sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria.
      Até o dia seguinte eu me transformei na própria
esperança da alegria: eu não vivia, eu
nadava devagar num mar suave, as ondas me
levavam e me traziam. No dia seguinte fui
à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava
num sobrado como eu, e sim numa casa.
Não me mandou entrar. Olhando bem para meus
olhos, disse-me que havia emprestado o
livro a outra menina, e que eu voltasse no dia
seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí
devagar, mas em breve a esperança de novo
me tomava toda e eu recomeçava na rua a
andar pulando, que era o meu modo estranho
de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez
nem caí: guiava-me a promessa do livro,
o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam
mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo
mundo me esperava, andei pulando pelas
ruas como sempre e não caí nenhuma vez.
 Mas não ficou simplesmente nisso. O plano
secreto da filha do dono de livraria era
tranquilo e diabólico. No dia seguinte lá estava
eu à porta de sua casa, com um sorriso
e o coração batendo. Para ouvir a resposta
calma: o livro ainda não estava em seu poder,
que eu voltasse no dia seguinte. Mal sabia eu como mais tarde, no decorrer da vida,
o drama do "dia seguinte" com ela ia se repetir com meu coração batendo.
      E assim continuou. Quanto tempo? Não sei. Ela sabia que era tempo indefinido,
enquanto o fel não escorresse todo de seu corpo grosso. Eu já começara a adivinhar
que ela me escolhera para eu sofrer, às vezes adivinho. Mas, adivinhando mesmo,
às vezes aceito: como se quem quer me fazer sofrer esteja precisando danadamente
que eu sofra.
        Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua casa, sem faltar um dia sequer.
Às vezes ela dizia: pois o livro esteve comigo ontem de tarde, mas você só veio de
manhã, de modo que o emprestei a outra menina. E eu, que não era dada a olheiras,
sentia as olheiras se cavando sob os meus olhos espantados.
        Até que um dia, quando eu estava à porta de sua casa, ouvindo humilde e
silenciosa a sua recusa, apareceu sua mãe. Ela devia estar estranhando a aparição
muda e diária daquela menina à porta de sua casa. Pediu explicações a nós duas.
Houve uma confusão silenciosa, entrecortada de palavras pouco elucidativas.
A senhora achava cada vez mais estranho o fato de não estar entendendo.
Até que essa mãe boa entendeu. Voltou-se para a filha e com enorme surpresa
exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!

 E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia

ser a descoberta horrorizada da filha que tinha. Ela nos espiava em silêncio:

a potência de perversidade de sua filha desconhecida e a menina loura em pé

à porta, exausta, ao vento das ruas de Recife. Foi então que, finalmente se

refazendo, disse firme e calma para a filha: você vai emprestar o livro agora mesmo.

E para mim: "E você fica com o livro por quanto tempo quiser." Entendem? Valia mais

do que me dar o livro: "pelo tempo que eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande

ou pequena, pode ter a ousadia de querer.
      Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na

mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre.

Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos,

comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também

pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.
      Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois

ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o

de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga,

fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes.

Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade.

A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia.

Como demorei! Eu vivia no ar… Havia orgulho e pudor em mim.

Eu era uma rainha delicada. Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com

o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.
        Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.

Clarice Lispector

1º)A  menina cruel do conto tinha:

  1. Um pai dono de livraria.

  2. Uma mãe muito gorda.

  3. Uma amiga magrela.

  4. Uma professora boazinha.


2º)“Ela era pura vingança”.

  1. A professora.

  2. A mãe da menina.

  3. A filha do dono da livraria.

  4. Todas as meninas do conto.


3º)“Fui a sua casa, literalmente correndo”:

  1. Ela foi voando.

  2. Ela foi de carro. 

  3. Ela foi realmente correndo.

  4. Ela foi realmente devagar.


4º)O que a menina quis dizer ao falar que sentia as olheiras se cavando aos seus olhos?

  1. Ela estava envelhecendo.

  2. Estava muito deprimida, por não conseguir emprestado o livro.

  3. Ela era muito magrinha.

  4. Nenhuma das alternativas.


5º)A mãe boa entendeu tudo e:

  1. Obrigou a menina má a emprestar i livro.

  2.  Admirou sua esperteza.

  3. Castigou ambas.

  4. Leu o livro.


6º)Ao chegar à sua casa com o livro ela:

  1. Fingiu que não o tinha.

  2. Emprestou para o vizinho.  

  3. Leu rapidamente.

  4. Não leu porque estava cansada. 


7º)O que a  narradora quis diz no texto com 

“êxtase puríssimo”:

  1. Não está feliz.

  2. Está feliz.

  3. Está muito feliz.

  4. Está extremamente feliz.


8º)A personagem central do conto gosta de:

  1. Correr

  2. Brigar

  3. Balas

  4. Ler

9º)A boa mãe descobriu que tinha:

  1. Uma filha que não gostava de ler.

  2. Uma filha perversa.

  3. Uma filha cheia de amigas.

  4. Uma filha com letra bordadíssima.


10º)A autora do conto é:

  1. Clarice Lispector

  2. Monteiro Lobato

  3. Domingos Pellegrini

  4. Não tem autoria


11º)A narradora-personagem desse conto relembra:

  1. Sua infância nas ruas de Recife.

  2. O livro que nunca devolveu.

  3. A amiga dona de livraria.

  4. A escola que estudou.


12º) A filha do dono da livraria se sentia:

  1. Muito gorda.

  2. Inferior as outras meninas.

  3. A mais bonita.

  4. A mais inteligente.

13º)( ... éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias,altinhas, de cabelos livres.)o que 

a autora quis dizer  no conto com  as palavras em negrito?

  1. Cabelos sem pentear.

  2. Cabelos soltos e lisos.

  3. Cabelos curtos.

  4. Cabelos amarrados. 


14º)Na frase “Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos ” essas palavras são:

  1. Substantivos 

  2. Preposições

  3. Verbos

  4. Adjetivos


15º) “O plano secreto da filha do dono de livraria era tranquilo e diabólico” A frase está no:

  1. Presente do indicativo

  2. Pretérito imperfeito

  3. Pretérito perfeito

  4. Pretérito mais-que-perfeito

  5. Futuro do presente


Agora é sua vez.

Produza um texto narrativo com o título Felicidade Clandestina. O texto não deve ser cópia, mas sim uma produção sua, original. Não esqueça de utilizar corretamente a estética do texto narrativo. Mínimo 20 – máximo 28 linhas.



ATENÇÃO: Estas questões deverão ser respondidas e enviadas para

o email th.thais.souza@gmail.com ou via whattsapp com foto.

O mesmo procedimento serve para a redação.



















COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

DATA:____/____/____        PROFª: MARIA HELENA CARDOZO           DISCIPLINA: _____________

NOME:_______________________________________________                  SÉRIE:__________________

 

 

Atividade 1 – Trabalho Científico

 

Questão 1. O que é o método científico?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2. Quais são os passos do método científico?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3. Quais são as funções dos cientistas na sociedade?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4. Para qual estudo a ciência da química está voltada?

__________________________________________________________________________________________________________________________


___________________ XXX ______________

ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

DATA:____/____/____        PROFª: MARIA HELENA CARDOZO           DISCIPLINA: _____________

NOME:_______________________________________________                  SÉRIE:__________________

 




 


APOSTILA DE CONTEÚDOS

 









 PARTE 1 – Trabalho Científico

Como trabalham os cientistas?

 

Você já assistiu algum filme que possuía um cientista maluco? Talvez devido à imagem passada por esses filmes, muitas pessoas pensam que os cientistas são seres fantásticos, gênios ou loucos que fazem tudo explodir.

Vamos discutir então quem são os cientistas e qual é o seu papel em nossa sociedade. Os cientistas têm a tarefa de observar, pesquisar, elaborar métodos classificatórios e, em colaboração com outros profissionais, como os técnicos de laboratório e os estudantes das universidades, criam instrumentos eficazes para conhecer melhor a natureza, especialmente os seres vivos e as suas interações com o ambiente.

Método científico

Os cientistas têm um método de trabalho - o método científico. Esse está dividido em etapas:

•        Observar um fato (ou um fenômeno) e coletar os dados.

•        Levantar um problema (uma dúvida ou um questionamento).

•        Formular uma hipótese (uma possível resposta para o problema).

•        Realizar experimentos controlados.

•        Avaliar os experimentos e, se necessário, testar novamente.

•        Elaborar conclusões

Os cientistas são pesquisadores que buscam, por meio do método científico, respostas para as questões relacionadas conosco e com o mundo à nossa volta. Em geral, podem ser encontradas várias respostas para a mesma pergunta.

Não é necessário ser cientista para querer entender como e por que os fenômenos ocorrem. A busca de compreensão do mundo é derivada basicamente da curiosidade humana.

 

O ESTUDO DA FÍSICA E DA QUÍMICA

 

Por que estudar Física? Esta é uma pergunta que o aluno deve tentar responder antes de iniciar o estudo dos conceitos da Física. Uma das razões de estudar Física pode ser a de que cientistas de varias áreas diferentes usam ideias da Física, outro motivo é que a Física é uma das bases de toda Engenharia e tecnologia, pois, antes de projetar um dispositivo prático o engenheiro deve primeiro entender os princípios básicos nele envolvidos. Seja qual for a sua motivação, o aluno deve ter sempre em mente que a Física deve ser usada para resolver problemas práticos e compreender fenômenos que ocorrem no dia-a-dia. Durante o estudo o aluno deverá questionar, investigar, aprender a fazer perguntas, analisar e tirar conclusões apropriadas dos resultados.

E a química? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química se relaciona com outras ciências:

 

•        Ciências Ambientais: Ecologia e Poluição.

•        Botânica: Agronomia.

•        Biologia: Anatomia, biologia celular e microbiologia.

•        Medicina: Farmacologia, radioquímica.

•        Física: Mecânica quântica, física nuclear.

•        Astronomia: Composição da galáxia.

•        Geografia: Composição e estrutura de regiões.

 

A ciência QUÍMICA está direcionada para o estudo da matéria, qualquer que seja sua origem. Estuda a composição da matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.




___________________________XXX ____________________



 

 

COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA ESPERANÇA

DATA:___________  SÉRIE: 9º TURMA: ___ TURNO:____
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

NOME:_____________________________________________

PROFESSORA:  THAÍS SOUZA   1ª UNIDADE


 

 

 

 




 






Olá, Estudantes!

Vamos dar continuidade aos nossos estudos? O capítulo de hoje vai revisar “Concordância Nominal”, algo que vimos no ano passado, mas precisamos retomar para darmos continuidade . Vamos relembrar? 

CONCORDÂNCIA NOMINAL

 

1.Observe:

A primeira cirurgia foi feita em junho.

 

●       O adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome adjetivo concordam com o substantivo em gênero e número.

 

2.Observe agora:

a)O rapaz  e a moça são simpáticos.         b)O médico  e as enfermeiras foram solidários.

 

●       Um adjetivo ligado a substantivos de gêneros diferentes  vai para o masculino plural.

 

3.É PROIBIDO /  É NECESSÁRIO  / É BOM / É PRECISO, ETC.

 

Ex: É proibido entrada.           /        É necessário   prudência nesta estrada.

                       (sujeito)                                              (sujeito)

●       Nessas expressões em que o sujeito não vem antecipado de artigo, o verbo e o adjetivo ficam invariáveis.

Ex: A entrada é proibida.       /    É necessária muita prudência.

●       Se o sujeito vier determinado por artigo, pronome ou adjetivo, tanto o verbo como o adjetivo concordam com ele.

 

4.Palavras que têm concordância especial:

ANEXO     /   OBRIGADO    /    MESMO

●       São adjetivos e pronome (flexionam de acordo com o substantivo a que se refere).

Ex:Ela mesma veio aqui.      /     Muito obrigada, disse ela.

     Trouxe anexas as fotografias. 

 

  ALERTA   /    MENOS

●       São invariáveis.

Ex:Tenho menos notas baixas que você.    / Os soldados estavam alerta.

                                                                       O soldado estava alerta.

CARO    /    BARATO    /     MEIO

●       Em geral, funcionam como advérbio. Quando funcionam como adjetivo ou numeral, concordam com o nome a que se referem.

 

Ex: Comi  meia pêra.    /      Ela está meio cansada.

CARO E BARATO  : como adjetivos, variam:

Comprou um sapato barato.     /   Comprou uma bolsa barata.

Comprou um sapato caro.  /   Comprou uma saia cara.  /   Os sapatos são caros.

Só compra coisas caras. /    Só compra objetos caros.   /   As saias são caras.

●       Como advérbios, são invariáveis:

Ex: Os sapatos custam caro.   /   Uma casa não sai barato.

Comprei muito barato esta casa.  /    Cobra barato as aulas de redação.

OBS: É errado dizer “ preço caro” ou “preço barato”. O preço pode ser “alto”, “baixo”...

 

ATIVIDADE DE CONCORDÂNCIA NOMINAL

 

●     Neste exercício você responderá às questões e enviará para os canais já conhecidos: email=  th.thais.souza@gmail.com, ou responder no caderno, tirar uma foto e enviar via whatsapp. ATENÇÃO! Ao responder para enviar, não escreva apenas a alternativa correta. É necessário que além da alternativa, escreva, também o conteúdo dela.

 

1º)O termo destacado está flexionado incorretamente em:

a)Havia BASTANTES sepulturas no cemitério.

b)Tenho-as ouvido MUITAS vezes.

c)Eu PRÓPRIA sentia-me feliz.

d)TANTAS lutas para não serem felizes.

e)Acrescentou, em voz MEIA surda esta palavra de agradecimento.

 

2º)Em todas as frases, a concordância do adjetivo ou pronome com o substantivo se fez CORRETAMENTE EXCETO:

a)Enviamos-lhe anexo as certidões de nascimento.

b)Para se lidar com crianças, velhos ou doentes, é necessário paciência.

c)Na sacola que meu irmão trouxe do sítio havia bastantes laranjas.

d)Prometi que estaria na estação, impreterivelmente ao meio-dia e meia.

e)Nova data e local foram determinados para a realização dos exames.

 

3º)Marque a alternativa cuja sequência preenche corretamente as lacunas deste período:

“Muito __________________, disse ela. Vocês procederam ________________   considerando meu ponto de vista e minha argumentação   ___________________  .”

a)obrigado/ certos / sensata.

b)obrigada / certo / sensatos.

c)obrigada / certos / sensata.

d)obrigada / certos / sensatos.

e)obrigado / certo / sensatos.

 

4º)Observe a concordância:

1)Entrada proibida.     2)É proibida a  entrada.    3)A entrada é proibida.

4)Entrada é proibida.     5)Para quem a entrada é proibido?

 

a)apenas a 5 está errada.       b)a 4 e a 5 estão erradas.

c)apenas a 2 está errada.       d)todas estão certas.        e)a2 e a 5 estão erradas.

 

5º) Marque a alternativa cuja sequência preenche corretamente as lacunas deste período:

“Lucinha, você está _______, mas como _____ apenas dois dias para o encerramento das inscrições, é melhor você fazer sacrifício e ir ao colégio.

 

a)meio resfriada /falta.         b)meia resfriada / falta.     c)meio resfriada / faltam.

d)meio resfriado / faltam      e)meia resfriada / faltam.

 

6º)As frases a seguir  apresentam concordância inadequada. Indique o erro e corrija as frases:

a)Eu mesmo faço isso - disse a garota.

_______________________________________________________________________

b)Muito obrigada - disse o rapaz à moça.

_______________________________________________________________________

c)A namorada falava consigo mesmo, apaixonadíssima.

_______________________________________________________________________

d)Neste recinto, é proibido a entrada de pessoas sem documentos.

_______________________________________________________________________

e)Roberto está quites com o serviço militar.

_______________________________________________________________________

f)O primeiro e o segundo aluno desta fila irão ao quadro.

_______________________________________________________________________

g)Na próxima reunião, será necessário a sua presença.

_______________________________________________________________________

h)Foi desnecessário sua ajuda neste trabalho.

_______________________________________________________________________

i)Aquele casal tem bastante amigos.

_______________________________________________________________________

j)Depois do tombo, a mulher levantou meia tonta.

_______________________________________________________________________

h)Quanta menas gente, melhor.

_______________________________________________________________________

7º)Complete as frases com as palavras dos parênteses, fazendo a devida concordância:

a)O honesto calabrês da quitanda não quis vender os limões ( * ). (amarelado)

_______________________________________________________________________
b)O Bixiga e a Barra Funda são (* ). (populoso)

_______________________________________________________________________
c)Os festejos e as procissões são ( * ) ao santo do dia. (oferecido)

_______________________________________________________________________
d)O pai e a filha pareciam ( * ). (desgostoso)

_______________________________________________________________________
e)No teatro eles ficaram com ( * ) lugar e companhia. ( péssimo)

_______________________________________________________________________
f)Procuravam demonstrar carinho e afeição ( * ). (materno)

_______________________________________________________________________
g)A vegetação rasteira e o cacto estavam ( * ) pelo sol escaldante. ( seco)

_______________________________________________________________________
h)O sorriso, o afeto e a emoção eram ( * ) com dificuldade. (demonstrado)

_______________________________________________________________________

 





______________ XXX _________
PROFESSOR:  WILTON          
MATÉRIA: GEOGRAFIA      9ºAMATUTINO/VESPERTINO
UNIDADE I  
MENSAGEM:  Viver é ser o artista da autocriação.
          EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA
QUESTÕES:
1ª)A Europa pode ser regionalizada em dois
 grupos de países.
É CORRETO AFIRMAR:
  1. Norte e Sul
  2. Oriental e Leste 
  3. Oriental e Ocidental
  4. Ocidental e Norte
  5. Nenhuma das resposta.

2ª) Cite quais conflitos ou embates geopolíticos ocorridos 
no século XX tiveram mais influência sobre a configuração
 dos limites entre os países da Europa.
4ª) Assinale ( V ) se Verdadeiro e ( F )  se Falso.
(     ) A grande maioria dos rios da Europa são navegáveis
(     ) Na Europa Ocidental, destacam-se os rios que percorrem
 importantes áreas econômicas, como o Sena , na Alemanha
 e o Ruhr, na Alemanha.
(     ) Na porção oriental do continente europeu destaca-se o
 Rio Volga , na Rússia.
(     ) Cordilheira é o nome que se dá a uma cadeia de montanhas.
(     ) i Rio Danúbio se conecta as porções oriental e ocidental 
da Europa.
(     ) A Europa possui quase todas as suas formações vegetais 
naturais alteradas pela ação humana.
(     ) Na maior parte do continente europeu predomina o clima úmido.
(     ) As Baixas taxas de natalidade no continente europeu são decorrentes da queda na taxa de fecundidade
(     ) Com o crescimento de número de idosos o sistema previdenciário europeu vem sendo comprometido.
(     ) A Europa Ocidental é considerada uma das regiões mais urbanizada do planeta.
5ª) Quais regiões do mundo apresentam os menores índices de população idosa? Cite alguns países.

6ª) Qual fator contribuiu para o crescimento urbano de várias metrópoles da Europa Ocidental?
7ª) As elevadas taxas de urbanização podem ser consideradas uniformes entre os países 
que compõem a Europa Ocidental? Por que ?
8ª) Cite os principais  motivos da recessão econômica da Rússia durante a década  de 1990.
9ª)Cite as principais medidas adotadas pela Rússia, no início do século XXI, que fizeram 
que sua economia retomasse o crescimento econômico.


















Atividade de Inglês
Profª Eugênia

Text: What is a coronavirus? 
Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)
2. Mark True or False 
A. The coronavirus causes respiratory problems. ( )
 B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. ( )
 C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. ( )

 D. The coronavirus has never killed anyone. ( ) 
_____________________ XXXXXXX _____________________
CENE – LÍNGUA PORTUGUESA 

REVISÃO (CLASSES GRAMATICAIS)

Professora Ana Araújo - 9º ano Vespertino

     Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:
   1- SUBSTANTIVO
6 - VERBO
2- ARTIGO
7 - ADVÉRBIO
3 - ADJETIVO
8 - PREPOSIÇÃO
4 - NUMERAL
9 - CONJUNÇÃO
5 - PRONOME
10 - INTERJEIÇÃO


SUBSTANTIVO é toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:
·                     Comum/ Próprio
·                     Concreto/ Abstrato
·                     Primitivo/ Derivado
·                     Simples/ Composto
·                     Coletivo

ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
 Os artigos classificam-se em:
Definidos: o / a / os / as
Indefinidos: um / uns / uma / umas

ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)

NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser: cardinal, ordinal, fracionário, multiplicativo

Três estudantes ficaram em primeiro lugarno concurso. (três – cardinal, primeiro – ordinal)

PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. O pronome pode ser: possessivo, demonstrativo, tratamento, indefinido, relativos

Aquele homem é o Senhor Eduardo! (aquele – demonstrativo, Senhor – tratamento)

VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. 

Os animais abriram o portão e fugiram.
(abriram e fugiram – verbos)
Os verbos são flexionados em pessoa, número, tempo e modos verbais.
1ª CONJ-AR
2ªCONJ-ER/OR
3ªCONJ-IR
cantar
ter
sorrir
falar 
perder
por
sonhar
escrever
dormir

ADVÉRBIO é a palavra invariável (não vai para o plural nem muda o gênero) que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio.
 Os principais advérbios indicam circunstâncias de:

 Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
 Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....
Negação: não, absolutamente...
Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
 Afirmação: sim, certamente, realmente....

PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essencias são:

A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS

Café com leite está sem açúcar (com e sem são preposições)

CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga:
 duas palavras com o mesmo valor, numa oração.
ou  duas orações entre si.

As conjunções podem ser:
Coordenativas – aditiva, adverstaiva, explicativa,alternativa e conclusiva
Subordinativas – causal, comparativa, condicional, conformativa, concessiva, consecutiva, final, temporal, proporcional e integrante

INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento.
As interjeições mais comuns são
De alegria: ah! oh! oba!
De aplauso: viva! bis! bravo!
De chamamento: oi!olá! alô!
De dor: ui! ai!
De silêncio: silêncio! psiu!
De surpresa: oh! ah!
De advertência: cuidado! atenção!
De alívio: ufa! arre!
De admiração: ah!oh! puxa! nossa!
De desejo: oxalá, tomara!
De saudação: salve! viva! olá!
De terror: ui! credo! cruzes!


                          ATIVIDADES
1) Localize  e circule os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.

2) Classifique os artigos conforme o modelo:
    O senhor me dá um presente de aniversário?
      o = artigo definido, masculino, singular
      um = artigo indefinido, masculino, singular

a) Ganhei uma caneta dourada. ______________________________
b) Os irmãos ganharam doces. _______________________________
c) A gaita era verde. _______________________________

3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a) camarada: __________________________________________
b) gesto: __________________________________________
c) roupa: __________________________________________
d) comida: __________________________________________

5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. __________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________

6) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: ___________________________
b) subiram: ___________________________
c) coube: _____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: ___________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: _________________________
h) amássemos: ________________________
i) perceberdes: ________________________
j) é: _________________________________

7) Elabore 1 oração com  verbo indicado e no tempo e pessoa indicado.
CANTAR – 3ª pess singular pretérito perfeito / indic
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________

FAZER – 1ª pess plural futuro do presente / indic
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
8) Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
a) Este animal não vai participar da exposição. __________________________________________
b) Vários atletas já chegaram. __________________________________________
c) Quantos ainda não votaram? __________________________________________
d)Há poucos erros na redação. __________________________________________
e) Ela sempre gostou de ler. __________________________________________
f) Nosso povo está despertando. __________________________________________
9) Identifique e classifique os advérbios conforme o exemplo.
Ex. Luíza e Mário viajaram bastante pelo mundo.
Resp.  bastante – Advérbio de intensidade

a) Não engoli coisa nenhuma.
__________________________________________
b) Convoquei imediatamente a família.
__________________________________________
c) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.
__________________________________________
d) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
__________________________________________
e) Os meninos hospedaram-se aqui.
__________________________________________

10) Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra  má vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) Você já viajou de avião?

11) Complete com a preposição adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns minutos.
c) Minha família morou __________ Pernambuco vários anos.
d) Minha mãe gostava __________ conversar __________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
f) Estarei __________ Curitiba na próxima quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________ observar o movimento ___________ pedestres.

12) Grife  as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, porém  ele não veio.

13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – advertência – admiração

a) Nossa! Como ela samba! _______________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _______________________________
c) Olá! Como passou a noite? ______________________________
d) Oba, as férias estão aí! ________________________________
 e) Xi! Esse cara aqui de novo. _____________________________

____________________ XXXXXXX ____________________
Atividade Matemática
( Turmas do Professor Adriano)
10 Calcule cada produto de potencia de mesmo expoente abaixo:
  1. 6 . 62 . 63 . 67 
  2. (-12)2 . (-12)3 . (-12 )4. (-12 )6
20 Determine cada quociente de mesma base abaixo:
  1. 1512 : 152 : 154 : 153
  2. (- 5 )(-4) : ( -5 )6 : (- 5 )(-12): (- 5 )5
30 Resolva cada potencia de potencia abaixo:
  1. {[(124)5](-2)}6
  2. [(187)(-5))(-3)]2
40 Resolva cada potencia de base 10 abaixo:
  1. 106
  2. 109
  3. 108
  4. 107
50 Transforme cada número abaixo em notação cientifica.
  1. 324.000.000.000.000
  2. 124.400.000
  3. 0,00009487
  4. 0,00000000654
60 Agora faça o inverso da 5a questão.
  1. 3,45 . 104
  2. 4,5 . 10 -6
70 Resolva a seguinte dízima simples abaixo:
  1. 0,88888...
  2. 0,65656565...
80 Determine a fração geratriz da seguinte dizima: 
  1. 3,45777777...
  2. 0,35555...
90 Resolva cada adição e subtração abaixo:
  1. 6473645 + 854756 + 64646
  2. 654648+ 85756
  3. 98534 – 3456
  4. 867634 – 6574
100 Resolva cada multiplicação e divisão abaixo:

  1. 765367 . 67
  2. 987654 . 78
  3. 986453 : 56
  4. 973456: 35

___________________________________XXXXXXXXXX ______________________________

História - Profº Julio Hoios
Atividade para as turmas do 9° Matutino/Vespertino
O conteúdo teórico para responder a atividade encontra-se nos seus cadernos.

Colégio Estadual Nova Esperança Data: Disciplina: História Série:
 Professor: Julio Cesar Hoios                            Turma : 
Nome(s):_____________________________________________  
Turno:                                                                                            Valor: 
Grupo: Ativ 1 

INSTRUÇÕES: 
ATIVIDADE DE HISTÓRIA I UNIDADE 

1. Pelo olhar do poeta, também é possível compreender determinados aspectos essenciais para a conceituação da História. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade: 
“Aconteceu há mil anos? Continua acontecendo. Nos mais desbotados panos Estou me lendo e relendo.” Ou, ainda, do mesmo autor: “O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida (presente.)” 
Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador. Coloque V verdadeiro ou F falso e depois marque a alternativa correta: 
a) Tendo por objeto o estudo do passado, a História parte das contingências da “vida presente” para inquirir aquilo que passou.
 b) Especialmente em épocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram.
 c) O quarteto acima traz a ideia de que o passado é continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a História conter um caráter científico. 
d) A reconstrução do passado, exatamente como ele ocorreu, é o que fazem os historiadores, independentemente de suas convicções ideológicas e pessoais. 

Marque a alternativa correta: 
a) V, V, F, F 
b) F, F, V, V 
c) F, V ,V, F
 d) V,F, F, V 

2. “Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionária Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de 
Salermo para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguia ter filho nenhum. Então o rapaz sabia que tinha uma irmã em Paola, que ele não conhecia e que era criada por um tio. Pediu consentimento para os oficiais e chegou em Paola, chegou lá para conhecer a irmã. Não sabia nem falar italiano, só falava português. Ninguém entendia nada. Aí procuraram o meu pai, que falava bem o português e meu pai serviu de intérprete para ele poder conhecer a irmã.” (Depoimento de Vicenzo Figlino) – (In: GOMES, A.C. (org). “Histórias de família entre a Itália e o Brasil”. Niterói: Muiraquitã, 1999.) 
Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento acima pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico. 
A alternativa que apresenta, respectivamente, a qualificação para este tipo de memória e uma referência relacionada ao depoimento é: 
a) social – imigração italiana 
b) oficial – Segunda Guerra Mundial
 c) oficial – Força Expedicionária Brasileira
 d) social – construção da cidadania italiana 

3. No limiar do século XX, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francês Ernest Lavisse fornecia as instruções para o ensino da História aos jovens de seu tempo, das quais reproduz-se o trecho seguinte: 
“Ao ensino histórico incumbe o dever glorioso de fazer amar e de fazer compreender a pátria, todos os nossos heróis do passado, mesmo envolto em lendas. Se o estudante não leva consigo a viva lembrança de nossas glórias nacionais, se não sabe que nossos ancestrais combateram por mil campos de batalhas por nobres causas, se não  aprendeu o que custou o sangue e o esforço para constituir a unidade da pátria e retirar, em seguida do caos de nossas instituições envelhecidas, as leis sagradas que nos fizeram livres, se não se torna um cidadão compenetrado de seus deveres e um soldado que ama a sua bandeira, o professor perdeu seu tempo.
Com o auxílio das ideias defendidas pelo historiador Lavisse, julgue os itens que se seguem. Coloque V para verdadeiro ou F para falso e depois marque a alternativa correta: 
a) A História é escrita pelos pesquisadores e deve ser ensinada pelos mestres com o compromisso de quem pesquisa e ensina as grandes questões de seu tempo
b) A visão excessivamente patriótica do autor expõe concepções que, no alvorecer do século XX, entendiam que o historiador tinha como função glorificar a nação, o Estado e as instituições
 c) O “ensino histórico”, no contexto do Brasil contemporâneo, deve ser, sobretudo, um instrumento de combate para fazer que as armas intelectuais estejam a favor da unidade da pátria e do amor de cada cidadão pela sua bandeira
 d) A revolução metodológica no ensino da História tornou-se, no fim do século XX, completamente racional e neutra, sem qualquer possibilidade de interferência da ideologia na teoria. 
 Marque a alternativa correta: 
a) F, F, V, V 
b) V, V, F, F
 c) F, V, V, F
 d) V, F, F, V 




4. Sobre as relações entre passado e o presente no trabalho do historiador, podemos afirmar corretamente que: 
a) é o presente que direciona todo o trabalho do historiador, fazendo-o escolher no passado somente aqueles fatos e documentos que interessam às suas opções políticas.
 b) o interesse por certos temas e as formas de abordar a história são influenciados pelas experiências diretas do historiador e suas opções políticas e sociais.
 c) o passado se impõe ao historiador através dos documentos, não importando as pressões nem os interesses do pesquisador.
 d) o historiador pode constituir quantos passados quiser, já que seu trabalho depende exclusivamente dos interesses mutáveis do presente. 
5. “A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas.” – Ferreira Gullar 
No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que: 
a) o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas.
 b) a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade.
 c) o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica. 
d) a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História.
 e) a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por “Heróis”, reforçando a ideologia da classe dominante. ______________________________________XXXXXXX ____________________________

_________________________XXXXXXX___________________________________________
Educação Física - Profº Etiene


Vídeo com exemplos da Web aula. 
Pedi para cada aluno mandar foros fazendo os seus exercícios.
Obs: 
Onde tem Resistência localizada, entendam como Resistência Muscular.
 Pra finalizar! 
Questionário para responder on line! 
Acesse o link:
 https://forms.gle/i7PRPjUqWpB3pB9N7
 Por fim! 
Questionário para reforçar o conhecimento
_____________________________________XXXXXXX   ______________________________
Escola Estadual Nova Esperança
Professor: Edvaldo                Data:
Alunos:
Serie: 9º ano Vespertino

Atividade
x    01    02    03    04    05    06    07    08    09    10
A    A    A    A    A    A    A    A    A    A    A
B    B    B    B    B    B    B    B    B    B    B
C    C    C    C    C    C    C    C    C    C    C
D    D    D    D    D    D    D    D    D    D    D
E    E    E    E    E    E    E    E    E    E    E






Pesquise e responda as questões abaixo:

Questão 1
Qual das propriedades físicas abaixo é específica da matéria?
⦁    Cor
⦁    Massa
⦁    Volume
⦁    Ponto de Fusão
⦁    Temperatura


Questão 2
Em condições normais, o ponto de ebulição da água é 100 °C. Podemos afirmar que esta é uma propriedade:
a) específica
b) genérica
c) funcional
d) geral
e) organoléptica.


Questão 3
Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
a) densidade.
b) massa da amostra.
c) solubilidade em água.
d) temperatura de ebulição.
e) temperatura de fusão.


Questão 4
Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
⦁    Cor e densidade.
⦁    Cor e dureza.
⦁    Ponto de fusão e densidade.
⦁    Cor e ponto de fusão.
⦁    Densidade e dureza.

Questão 5
O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.





Questão 6
As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 ºC , são, respectivamente:

Tabela com pontos de fusão e ebulição de alguns materiais
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d) gasoso, líquido, gasoso e sólido.
e) sólido, gasoso, líquido e gasoso.

Questão 7
O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:
a) sólido, sólido, líquido, gasoso.
b) Sólido, sólido, sólido, sólido.
c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.
d) Sólido, sólido, sólido, líquido.
e) Sólido, líquido, líquido, gasoso.






Questão 8
Na tabela abaixo temos as densidades de alguns materiais sólidos. Se eles forem adicionados à água líquida e pura, à temperatura ambiente, qual deles flutuará?
Pau-brasil .............................. 0,4 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Carvão ..................................... 0,5 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3
Água ......................................... 1,0 g/cm3

Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questão 9
Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm3, quanto vale sua densidade?
a) 10 g/cm3
b) 4 g/cm3
c) 5 g/cm3
d) 15 g/cm3
e) 20 g/cm3

Questão 10
Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm3 e volume igual a 25 cm3.
a) 5 g
b) 45 g
c) 85 g
d) 300 g
e) 500 g

_______________________________ xxxxxxx _______________________________________
Educação Física

Link : https://youtu.be/QK-QQxyCCAE
 - Atividade de Educação física
Profº Etiene


______________________________ xxxxxx _______________________________________

Língua Portuguesa
🚨 *ATENÇÃO*🚨
*MENSAGEM PARA OS ALUNOS DAS SEGUINTES TURMAS: 9° A-M/ 9° B-M / 1°A-M / 1° B- M/ 1° A-V / 2° A-V / 3° A-V*

Queridos estudantes, 

Como sabem , estamos passando por um momento delicado, de dimensão mundial, por isso, estamos em  isolamento social. Sendo assim, como sei que alguns já estão no tédio e outros estão preocupados com os estudos,  gostaria de passar algumas instruções sobre a atividade passada em nossa última aula presencial ( *com exceção da turma 9°B, a qual não tivemos aula no dia 13/03 e,  portanto , será novidade* ) : Trabalho sobre o coronavírus e medidas de prevenção. A data de entrega foi marcada para hoje, dia 26/3/2020, mas como não seria possível ,  estou reformulando a atividade para que fique mais viável e tranquila a elaboração, bem como sua entrega. 
Bem, antes vocês  fariam uma pesquisa, e dessa pesquisa é que produziriam o trabalho para entregar e/ ou apresentar. Desta vez , vamos fazer o seguinte: *Vocês poderão escolher APENAS UMA das opções abaixo para elaborar o trabalho e enviar para o meu email: th.thais.souza@gmail.com.* 
As opções são:
1° Fazer uma pesquisa escrita sobre o covid-19 e formas de prevenção ( seguindo as normas da ABNT). Não precisa imprimir, é só enviar;
2. Fazer uma apresentação de slides sobre o covid-19 e as formas de prevenção e enviar;
3. Fazer cartazes com desenhos criativos e frases de efeito sobre a prevenção contra o covid-19 (faz no computador e envia);
4. Criar uma paródia sobre prevenção ao covid-19 ( faz a música, grava e envia); 
5. Criar folheto informativo sobre o covid-19 e medidas de prevenção.
*Até o dia 03/04/2020*. 
*Poderão fazer individualmente,  em dupla ou até em grupos com 3 ou 4 componentes, no máximo.

Se ficar alguma dúvida, é só me procurar. 
Outros materiais  para estudos serão passados para vocês, como links de aulas, apostilas, exercícios,  etc. Mas não se preocupem, pois não será nada de mais. 

Um grande abraço a todos.
Professora Thaís Souza 
#fiquemtranquilos #fiquememcasa, #fiquemnapaz #estudememcasa

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

4 comentários:

  1. Reuma Cauane Villas Boas2 de abril de 2020 às 17:07

    Poxa O Meu N Que Ir

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  2. Reuma Cauane Villas Boas2 de abril de 2020 às 17:16

    Vou Fazer No Caderno Pq Eu Entro Mais Nn Que Ir

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  3. Anônimo9 de abril de 2020 às 14:53

    As atividades de matemática nunca foram passadas na sala de aula, eu nem sei como responder às questões

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  4. Anônimo20 de junho de 2020 às 04:06

    A atividade mais recente de inglês não da para enxergar

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
COLÉGIO EST. DE NOVA ESPERANÇA - CENE
Ver meu perfil completo

INFORMÇÃO!


http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/google-realiza-formacao-line-para-estudantes-e-professores-nestas-quinta-e-sexta-16-e17

CPF

Informação importante para quem ainda não tem CPF.


https://g1.globo.com/economia/
noticia/2020/04/13/receita-federal-libera-inscricao-de-novos-cpfs-por-e-mail-sem-custo-e-para-qualquer-idade.ghtmlhttps://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04

Pesquisar este blog

  • Página inicial
  • Equipe Gestora
  • Equipe Docente
  • Cene - Retrospectiva 2016, 2017 e 2018.
  • Planejando 2020
  • 6º ano
  • 7º ano
  • 8º ano
  • 9º ano
  • 1ª série do Ensino Médio
  • 2ª série do Ensino Médio
  • 3ª série do Ensino Médio
  •  Informação importante para quem ainda não tem CPF...

Denunciar abuso

Arquivo do blog

  • jun. 17 (1)
  • ago. 28 (1)
  • mai. 20 (1)
  • set. 28 (1)
  • ago. 07 (1)
  • mai. 11 (1)
  • abr. 29 (1)
  • abr. 02 (1)
  • mar. 24 (1)

ENEM 2020

Começa hoje (06/04 a 17/04/2020) pelo calendário do INEP, o prazo para justificativa de ausência no ENEM 2019 e a solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM 2020. Repassem para nossos estudantes, acesso através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Utilidade Pública


https://auxilio.caixa.gov.br/#/destinacao

*Este é o link para aqueles que não têm o Cadastro Único e nem o Bolsa Família se inscreverem para receberem o auxílio emergencial, é rápido e fácil*

Para realizar seu Cadastro tenha em mãos:

✅Documentos Pessoais, CPF principalmente de todos os membros da família (apenas os que possuem);
✅Caso possua conta no Banco do Brasil ou Caixa, tenha os dados de agência e conta. Se não possuir, poderá abrir a conta digital no momento do cadastro, tenha em mãos o RG.
✅O telefone informado precisa ter sinal, para recebimento do Código de acesso. Um *número de telefone só poderá ser utilizado uma única vez.*
✅Se for Mulher, chefe de Família, não esqueça de marcar a opção.

Não precisa baixar nada! É no próprio site da Caixa.

OBS: *VOCÊ NÃO DEVE PAGAR A NINGUÉM POR ESTE CADASTRO, EM CASO DE DÚVIDAS, FAÇA CONTATO COM OS SERVIÇOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÕES EM SEU MUNICÍPIO.*

DÚVIDAS ESTOU A DISPOSIÇÃO. 🙋🏻‍♀️

Inscrição do ENEM

Atenção!

Solicite isenção para o Enem 2020.
Você tem direito à gratuidade no Enem?
Lembre-se!
O pedido de isenção vem antes da inscrição.
Quando?
6 a 17 de abril
Onde?
Página do Participante
Quem?
Três perfis de participantes têm direito à gratuidade

https://enem.inep.gov.br/antes

Vamos Estudar!

Vamos estudar !!!

*Secretaria da Educação disponibiliza canal com atividades para estudantes*

Propor uma série de atividades diferentes, divertidas e com o uso das tecnologias. É com este objetivo que a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança nesta segunda-feira (30), sugestões de rotinas de estudos diferenciadas para os estudantes. As atividades estarão disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/rotinas-de-estudo) e serão atualizadas todas as sextas-feira.

O canal terá conteúdo para estudantes do fundamental I, fundamental II e ensino médio, com temas gerais que equilibram os estudos com atividades criativas, como construção de textos, atividades físicas, gravação de vídeos, leitura livros, pesquisa, criação, e revisão de assuntos estudados em sala de aula, entre outras.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, este é um momento que as tecnologias devem estar a serviço da aprendizagem. "Precisamos usar de todos os recursos disponíveis para que nossos estudantes continuem aprendendo e tendo acesso ao conhecimento sem por em risco à sua saúde ou de seus familiares", afirmou Jerônimo.

“Nessa situação, em que os estudantes estão fora das escolas, por conta da pandemia do Coronavírus, o papel da rotina de estudos é orientar atividades que podem ser feitas durante o dia em casa. São atividades educativas que não tem necessariamente relação direta com que eles estavam estudando na sala de aula, mas sim com a educação como todo e que pode fazer parte do processo de aprendizagem”, explicou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT.

"Além deste canal, iremos lançar ainda este mês, outros canais com conteúdos para educadores e gestores, utilizando não só a Plataforma Anísio Teixeira, mas também, as redes sociais", afirmou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim. Ele ainda lembra que toda a Formação Continuada, para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas acontecerá no formato a distância, visando atender às normas postas durante a pandemia.

*Plataforma Anísio Teixeira*
Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil Recursos Educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que possui conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio.

*Suspensão das aulas*
O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.






INFORMATIVO

TVE exibe conteúdos para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio a partir de segunda-feira*
A partir desta segunda (30), a TVE vai exibir, diariamente, a programação "Estude em Casa", das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura. A primeira 1h30 de conteúdo educativo atenderá aos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. A meia hora final vai trazer outros programas educativos variados. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC) e o Canal Futura.

Esta é uma das iniciativas adotadas pela SEC para apoiar estudantes e professores das redes pública e privada durante a suspensão das aulas, válida por 30 dias.

"A TVE já tem uma programação educativa. Pela manhã, a emissora traz uma programação infantil com muita qualidade, com desenhos educativos. Além disso, durante todo o dia, oferece uma programação com muita informação. Estamos exibindo na TVE vídeos de artistas, estudantes e professores com recomendações de leitura. Esta parceria com o Canal Futura vai ampliar a oportunidade de estudar em casa. Alem disso, nós estamos conversando, neste momento, para criar uma plataforma de conteúdos para estudantes e professores participarem ativamente. Não é obrigatório, mas é um espaço para quase cinco milhões de professores e estudantes que estão em casa neste momento, para ocupar o tempo com cultura, educação e lazer", disse o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Durante este período, a emissora pública também priorizou a produção de conteúdos informativos que orientam e educam a população em relação à pandemia do Coronavírus, com o objetivo principal de salvar vidas.

É possível acompanhar a programação ao vivo, no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Outra opção é acompanhar a programação do Canal Futura pelo www.futuraplay.org.

A TVE integra o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado.

*Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:*

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

COVID 19

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá pessoal. Aqui é Jeferson Simões.
Venho por meio desse pequeno texto falar sobre um assunto que está causando pânico e uma quarentena infernal.
Pessoal, a quarentena é eficaz para proporcionar que o vírus não se espalhe mais e mais. Segundo os estudos dos médicos especialistas de diversos países, os sintomas demoram de 2 a 14 dias para aparecerem, então nesses dias, se você não se proteger e não manter-se dentro de casa, você pode sem querer, sem intenções nenhuma, infectar outras pessoas e essas pessoas, sem a intenção, também vão passando a contaminação em diante, sem a consciência do que estão fazendo por mera desobediência.
Se você apresenta alguns sintomas da doença ( nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar) mantenha-se hidratado, lave bastante as mãos com água e sabão, use o álcool em gel; se está tossindo muito e espirrando, compre uma máscara para proteger você e seus entes queridos.

MAS UMA VEZ EU E TODOS QUE TE AMAM, PEDIMOS
#FIQUEMEMCASA
#JUNTOSVAMOSVENCEROCOVID19.

Ass: Jeferson Simões ( aluno da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)

CORONAVÍRUS

ATENÇÃO ALUNOS DO CENE!

Olá ,gente!

Venho aqui falar com vocês a importância sobre ficar em casa, por conta do CORONAVÌRUS.
Pode parecer besteira, mas não é. Pensem comigo: Se voçê tiver com sintomas e sair na rua. o que pode acontecer com as pessoas que estão ao seu redor? Simplesmente se contaminariam como o CORONAVÌRUS.
Fiquem em casa cuidem de si mesmos e cuide de sua família. Se sua mãe questiona dizendo: " Eu vou para a rua,porque todo mundo vai!"
Você vai dizer:" Mãe, você não é todo mundo".
FIQUE EM CASA
CUIDE DE SUA FAMÌLIA
EVITE SAIR PARA RUA.
DEUS TE GUARDA, MAS VOCÊ TEM QUE OBEDECER À LEI, POIS DEUS COLOCOU OS HOMENS NA TERRA E NÓS TEMOS QUE OBEDECER.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Ass: Ataisia Santana ( aluna da 1ª Série do Ensino Médio - Vesp)��

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Alunos Destque em Língua Portuguesa

Projeto Ciências sem Fronteira

Projeto Ciências sem Fronteira

Empoderamento do Conhecimento 2019

Empoderamento do Conhecimento 2019

Retrospectiva 2019

Retrospectiva 2019

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Parceria com a Ronda Escolar e o Posto de Saúde da Família

Equipe da Monitoria

Equipe da Monitoria

Equipe de Futsal Feminina 2019

Equipe de Futsal Feminina 2019

Comissão de Eventos 2019

Comissão de Eventos 2019
Comissão de Gestão CENE 2020. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.